quinta-feira, 17 de março de 2005

QUE DIZER DISTO?

"Presidente da República homenageia João Manuel
João Manuel, antigo jogador de futebol, vai ser recebido na próxima segunda-feira no Palácio de Belém pelo Presidente da República. Jorge Sampaio, que foi advogado do Sindicato dos Jogadores de Futebol na década de 70, vai entregar ao ex-futebolista um alfinete em ouro com o símbolo do Sindicato.

Recorde-se que João Manuel foi obrigado a deixar de jogar por sofrer de uma grave doença do foro neurológico e tem vindo a ser alvo de várias acções de solidariedade, entre as quais um jogo de futebol organizado recentemente no Estádio Municipal de Coimbra e em que estiveram presentes muitas figuras do futebol nacional."

Fonte:O Jogo

Antes de mais, convém dizer-se que estou obviamente solidário com o João Manuel, assim como com qualquer outra pessoa que por motivos de saúde não possa mais exercer a sua profissão. Não é isso que está em questão. O problema é o seguinte: qual a justificação encontrada pelo Sr. Presidente da República para homenagear um jogador mediano de futebol, cujos 5 minutos de fama nfelizmente são devidos a uma doença incapacitante e não homenagear o clube campeão da europa e do mundo na mais importante modalidade desportiva a nível internacional? Mesmo que o Porto não tivesse ganho o que ganhou nos últimos tempos, já acharia ridículo, pela pieguice injustificada, que o Chefe de Estado se prestasse a estas cenas sem justificação, só porque acha que lhe dá um ar mais humano. Agora, marimbar-se por completo para êxitos assinaláveis de um clube nacional, que muitas potências estrangeiras invejam e derreter-se todo com o infortúnio de um desgraçado da mesma área, não pode ser visto como um descuido. Sim como mais uma constatação de que semos indesejados no nosso próprio país.

Sem comentários: