sexta-feira, 21 de novembro de 2003

Uma dúvida...

O Francisco colocou-nos esta dúvida...

Caros amigos:
Venho incomodá-los, porque tenho um problema que se vai arrastando há muito tempo e para o qual não vejo modos de encontrar solução, pelo que recorro à vossa habitual sagacidade no sentido de pôr cobro a tal angústia existencial. A questão prende-se com o modo de identificar os nossos arqui-inimigos, sitos lá pela 2ª circular lisboeta e aos quais julgo que nenhuma nomenclatura se ajusta. Senão vejamos: ' benfiquistas' não, porque, apesar de serem milhões, (seis,.'stete',dez,mil...enfim, uma multidão ainda maior do que a dos eleitos de todas as nações de que fala o Apocalipse ), e de serem histericamente levados ao colo pelo media, o que é certo é que raramente 'ficam bem´. Benfiquistas, portanto, não pode ser. Malfiquistas?! Era mais acertado. Quanto a 'lampiões' também não é correcto. Alumiam o quê? Quando dão alguma luzinha, pouco mais bruxuleante que a de uma candeia com o pavio em extinção é só para mostrarem sombras e fantasmas do passado. Disso vivem e disso se alimentam. Ah, se fosse há quarenta anos! Parecem os velhotes quando passa uma rapariga nova e jeitosa: «se fosse no meu tempo!». Lampiões, francamente, parece-me excessivo. Ainda se fossem velinhas.'Encarnados' ? Encarnados, porquê? Os russos, os cubanos, os chineses, quando eram ou são comunistas, não eram ou são os 'vermelhos'? As equipas estrangeiras com equipamento dessa cor não sao apodadas de 'red'? Mas estes são todos 'devil'. Os de cá são todos anjinhos com asas e tudo. Encarnados, pelos vistos, também não pode ser. Estão agora a ver qual é o meu problema? É que eles são tantos, tantos, dá-se um pontapé numa pedra e sai logo uma chusma deles e a gente não sabe como lhes há-de chamar. Ou melhor, eu sei,mas não digo, porque tenho vergonha.
Disse que tinha um problema, mas afinal são dois. O segundo prende-se com uma situação que me choca imenso: é a corja de benfiquistas nortenhos que renegam as origens e se fincam no vermelho como se se tratasse da muleta de um toureiro. Enfim, são gostos! Mas pior ainda são os que, sendo naturais da nossa invicta cidade, tercem armas por adversários que se vangloriam do desprezo por tudo quanto é do Norte ou portuense. Quem vos diz isto viveu quase quarenta anos entre eles e sabe o que pensam dos de cá de cima. Há muita gente que conhece a Europa inteira, mas em Portugal, de Coimbra para cima, sóquando o rei faz anos. E como não temos rei...No entanto, alguns da capital quando cá vêm (noblesse oblige), tudo são falinhas mansas, tudo bajulações, porém mal viram as costas...
E alguns portuenses, muitos deles disfarçados de adeptos de outros clubes da cidade, ficam muito contentes, porque lhes fazem promessas e mais promessas...
Ah. Ainda outra coisa. Uma vez disse aqui que ma parecia que o Dias da Cunha me parecia o único inteligente do Sporting. Retiro o que disse. Nem esse. Afinal é como os outros e quando pode espeta a faca. Não vai longe.
Pronto. Tenho dito.
Francisco Salgado

Pois bem, meu caro Francisco. Quando lhes chamo lampiões, penso sempre num lampião com a lampada fundida, até porque já não há o dinheiro do antigo regime para a trocar.
Mouros também não será o termo mais correcto, até porque os mouros foram expulsos e só lá ficaram os camelos...
Águias também não, porque essa também já foi para o canil fazer companhia ao ex-presidente...
Infiéis parece-me bem... mas ao mesmo tempo também penso que nem os devemos identificar. É que também não costumo identificar, com nome, o excremento quando faço as minhas necessidades fisiológicas...

Sem comentários: