quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Pinto da Costa completa hoje 69 anos

É ISTO QUE LHES DÓI...

Prestes a completar um quarto de século na liderança do FC Porto, Pinto da Costa cruzou-se com quinze presidentes diferentes Lampiões e Lagartos.

Espremendo os quase 25 anos de presidência que cabem nos 69 que Pinto da Costa completa hoje, há uma série de duelos particulares assinalados no percurso. Lampiões e Lagartos ganham de goleada no número de presidentes acumulados nesse intervalo, mas, mesmo juntos, perdem para o FC Porto nos títulos conquistados: 10 campeonatos contra 14 e um empate de nove Taças. Personalizando o um contra todos, que neste caso será Pinto da Costa contra os quinze presidentes dos dois rivais mais directos que se cruzaram com ele no percurso, o saldo é-lhe francamente favorável.

Dos quinze capítulos dessa história de hegemonia - ou monotonia, dirão alguns - sobram relações diversificadas, umas mais pacíficas do que outras. E não deixa de ser curioso que o mais amigo dos presidentes rivais, Fernando Martins, tenha sido o único a ganhar-lhe nos cinco anos de competição particular entre ambos. Nesse período, os Lampiões conquistaram três campeonatos e quatro Taças, duas delas em finais com o FC Porto. Pinto da Costa contrapôs com dois campeonatos; uma Taça de Portugal e todas as razões para lembrar esse período com um sorriso esticado de orelha a orelha. Afinal, chegou, nessa altura, a duas finais europeias e acabou consagrado em Viena como presidente do campeão europeu.

Em todo o caso, Fernando Martins foi, internamente, o maior adversário que teve, sem que tal tenha beliscado a amizade fora de campo. Talvez a única amizade sólida que o próprio reconhecerá no meio de tantas caras que lhe foram passando pela frente; de tantas mãos que foi apertando ou ignorando.

Da amizade com Kadafi dos Pneus, dos tempos do Alverca, restam as cinzas; com Filipe Soares Franco o azedume inicial abriu espaço a um relacionamento cordial. São esses os rivais da actualidade. A mais curiosa das relações talvez tenha sido a que manteve com Santana Lopes, que iniciou o mandato presidencial no Sporting numa cruzada contra Pinto da Costa e acabou, já como Primeiro Ministro, a condecorá-lo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Este homem dura dura e dura!
Verguem-se infiéis!

http://rascordonline.planetaclix.pt

(revisto e actualizado!!) :-)

Anónimo disse...

E outro grande rival do PC...

O auto-proclamado Pinto da Costa vermelho, - Vale e Azevedo !!

Que cromo... Passa a vida a ser preso. Ainda hoje, outra notícia de mais 6 anos a cumprir, pois já não pode recorrer para lado nenhum.

Quando é que chegará a vez do orelhas ?!

lucho disse...

grande 2007 para todos!

Joaquim Varela disse...

69, mas sózinho.

O que com essa idade, já não deve ser coisa que se faça nas calmas, digo eu...