terça-feira, 19 de setembro de 2006

VOLTEMOS ÀS NOSSAS ANDANÇAS

Passada a efeméride, é tempo de voltarmos ao nosso campeonato e ao que mais se avizinha.
Relativamente ao jogo com a Naval, apesar do PORTO ter ganho bem, a equipa ainda não me satisfez. Se bem que a defesa tenha melhorado imenso com a entrada do Marek Cech, o Bruno tarda em se soltar e deixar de jogar como se a bola lhe queimasse os pés. Eu sei que não tem grande técnica (para não estar sempre a falar do Tonel que, com o Pepe, julgo fariam uma dupla a relembrar as que já tivemos, ainda ontem no jogo de Braga registei o jogão que fez o Marcos António e o jeitão que nos faria...) mas, com os diabos, não é preciso estar a jogar sobre brasas, porque são maiores os riscos da asneirada.
Quanto à linha média, embora o Anderson tivesse jogado em inferioridade física, pareceu-me o Lucho muito macio e com índices físicos em baixa. Pendular e seguro foi o Paulo Assunção, transmitindo, quanto a mim, ainda mais segurança defensiva do que o Raúl Meireles. É certo que o Raúl talvez possua maior capacidade ofensiva, mas, com o meio campo macio como esteve na Figueira, o Paulo é mais consistente.
No que diz respeito aos avançados: o Tarik não fez falta nenhuma e espero que o Jesualdo se tenha dado conta disso; o Quaresma já está a subir de forma, o que é um bom prenúncio; o Postiga, não sei o que anda lá a fazer, daqui a vinte anos ainda andará à procura da confirmação como jogador ( a propósito podíamos fazer um totogolo entre os frequentadores deste Blog para ver quantos golos ele vai marcar ao longo da época!...) e o Adriano precisa de acertar. Julgo que se tivesse a seu lado um outro tipo de jogador, que o ajudasse a abrir as defesas, seria muito mais eficaz. Quanto ao Lisandro também está em défice. É preciso dar mais oportunidades ao Vieirinha.
Alguns dos nossos consócios visitantes apontam, o que eu acho impossível, o Linz como reforço de Janeiro. Quando aqui há tempos, antes do começo do campeonato, vigorava ainda a novela Hesselink, o apontei como um bom reforço, houve quem discordasse por ter vindo do Rapid de Viena, mas, pelos vistos, até agora, não me enganei.
Um jogador que estou a gostar de ver, nos três jogos disputados e, se mandasse, dava de bandeja por ele o Alan, o Tarik e o Ezequias, todos juntos, é o Sougou do Leiria. Velocíssimo, bons pés, bons centros, entrega e capacidade de recuperação. Este seria uma escolha acertada. Mas isto sou eu a dizer.

4 comentários:

Anónimo disse...

Há uns tempos saiu uma estranha noticias,trancrita de um jornal senagalês(???),que dava conta de uma entrevista de Sougou a dizer que tinha sido contratado pelo GIGANTE FC Porto e emprestado por 2 épocas ao Leiria...Não me recorso onde saiu,mas desafio todos os amante do nosso clube a pesquisarem.
Pensei que tinhamos uma grande equipa europeia,mas na realidade falta-nos um bom ponta-de-lança-por mais que custe o adriasno tinh razão-,espero e desejo que Bruno Moraes volte em grande!

Anónimo disse...

Para quem perceber francês: http://www.lobservateur.sn/articles/showit.php?id=8473&cat=sports

Vale o que vale, mas atendendo a que o Maciel não quis ficar em Leiria, não me admirava nada que para o substituir/compensar o Leiria, o FCP tenha entrado no negócio Sougou (ou seja, tenha pago a transferência) do Setúbal para a U. Leiria

bLuE bOy disse...

Francisco...
Análise pragmática... onde em parte concordo, noutras nem tanto.
Bem sei que o FC Porto ainda não está a carburar a 100%, mas tb não está assim tão mal, porquanto, basta recuarmos um pouco e perceber as alterações tácticas que estão em cima da mesa de uma época para a outra... e as coisas demoram o seu tempo... não basta carregar num botão.
Na defesa, acredita que quando o João Paulo estiver OK, é titular de caras ao lado do Pepe...
No meio campo, tem de haver uma alternância entre Raul Meireles e Paulo Assunção... no 1º caso, para jogos de ataque... no 2º caso, para jogos de algum retraimento ou mesmo contenção...
Para a frente, bem, aí, as coisas nem estão bem nem mal, estão assim assim... apostava mais em Vieirinha e Quaresma nas alas e logo que o Bruno Moraes esteja OK, por mim, era uma aposta total... pq Adriano, está fraco... Postiga, é o que se sabe, mto esforçado mas trapalhão e pouquissimo eficaz, Lisandro claramente em decréscimo de jogo para jogo... resta quem?... Bruno Moraes, jovem e com provas já dadas de ser uma excelente aposta!... se não resultar, em Dezembro, logo se vê... Jardel se estiver mais leve e limpo das ideias ou Linz.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Francisco disse...

Quero agradecer ao «JS» a prestimosa informação que deu e que eu desconhecia por completo.
Blue Boy, se as alternativas corresponderem, até concordo.