terça-feira, 26 de setembro de 2006

Quem tem medo compra um cão...

Este foi o título que acabei por por neste post. Mas outros poderiam ser.
Desde logo também poderia ser: "Jesualdo, típico treinador português".
E posta esta introdução, vou passar a explicar porquê.
Ainda vinha nas filas de trânsito quando ouvi a constituição da equipa do Porto. Logo nesse momento enviei um sms ao Azulão e ao Grande Portista do seguinte teor "puto de treinador" e porquê? Porque tal qual os treinadores das equipas adversárias do Porto no campeonato nacional, apresentamos uma equipa defensiva, cheia de medo, à espera do 0-0 e do massacre do adversário.
Alteramos a tática num jogo em que a deviamos ter mantido e em que deviamos ter mantido os jogadores, embora eu até não concorde com o Hélder Bostiga, tal como é público.
Mais, com uma táctica que é criticada por todos nós, em relação aos nossos adversários quando actuam no Dragão, o Porto entrou logo a perder.
Porquê inventar desde logo com um jogador que não tem lugar num jogo da Liga a defesa esquerdo, Ricardo Costa de seu nome. Porquê meter um jogador muito fraco para o Porto, tal como sempre o disse e que mais uma vez o provou?
Assim, desde logo perdemos uma peça influente no meio-campo, até porque Marek Chec tinha de vir sempre ajudar o coxo do Ricardo Costa.

Assim se transmitiu o medo aos jogadores. O medo de jogar contra uma equipa inglesa, como se fossem uns papões. E apenas o foram tanto porque assim o quisemos.
Jesualdo provou neste jogo que, como qualquer um, serve para os confrontos internos, mas que é um daqueles portuguesinhos de segunda que tremem mal vêm um estrangeiro pela frente, só porque ele tem aspecto de mau.

Para culminar a sua brilhante actuação, manteve Lucho em campo os 90 minutos, típico de treinador que fazem primas-donas nas equipas, mesmo que estejam a fazer o seu pior jogo. Assim previ quando meteu de imediato na equipa, sem qualquer jogo de pré-época, quando o Ibson havia feito um início de época brilhante.
Depois, qual leitura perfeita de jogo, tira o Anderson, que entre os maus, ainda havia sido aquele que mais lutou por mais qualquer coisa.

Por último, e apesar de pensar que tal atitude também foi devido à imagem transmitida pelo treinador, uma desanca completa nos jogadores. Não correram, não quiseram, não lutaram, numa atitude indigna para quem ostenta tão nobre símbolo.
O Grande Portista que está em Espanha e viu o jogo pelo Canal Plus espanhol, disse-me que os jornalistas espanhois estavam chocados. Que não imaginavam um Porto tão fraco e com tão pouca atitude. Disseram mesmo que "a jogar assim não merecem continuar na Liga dos Campeões".

E talvez tenham razão. O nosso Mágico Porto não merece este comportamento de segunda.
Enfim, uma miséria autêntica...

P.S. - só após publicar este post verifiquei que o Azulão já havia escrito. Pelos vistos em sintonia até no facto de chamarmos coxo ao Ricardo Costa. Vimos o mesmo jogo, de certeza...

10 comentários:

Anónimo disse...

Foi mauzinho o jogo, foi.
De facto faltou muita coisa ao Porto, já não digo para ganhar, mas para ser um Porto capaz de não nos envergonhar. Por vezes, chegou a doer, ver os ingleses a joagar contra nós. Éramos assim uma espécie de Beira-Mar da Champions League ou talvez nem tanto!
De facto a atitude da equipa não foi a melhor e mesmo jogadores importantes como o Pepe, sempre tão atento e eficaz, pareciam meninos acabados de chegar à 1ª Divisão.
O Lucho, que é um grande jogador, este anos não está a jogar nada, mas mesmo assim os jornais dizem sempre que é o melhor. Não entendo.
Esperemos ao menos que o Hamburgo vá perdendo, que é para ver se pode ir à UEFA.
Tenhamos esperança que as coisas melhorem, mas a nivel europeu talvez seja bom ir baixando as perspectivas.
Saudações Portistas.
Dragão Maronês

MT disse...

Eu já tinha avisado com o CSKA. Este treinador é muito pior que o Adriaanse

Anónimo disse...

Deprimente! O FCPorto desceu á 2ª divisão na Europa.
Arsenal dominou e só espanta que não tenha sido mais expressiva a derrota...
Enquanto isso, clubes de 3ª ou 4ª divisão europeia (i.e. benfas e lagartos), convencem-se que podem ganhar alguma merda (um tareião na 2ª volta, é o que vaticino); e tudo graças ao FCPorto.
Um pouco mais de atitude s.f.f. ,é o que se pede!
Mr. Jesualdo: O FCPorto não deve ter medo de ninguém!

Anónimo disse...

O Jesualdo a mim já não engana desde os tempos do Benfas. Ele foi, é e (infelizmente parece assim) será sempre um medroso.

Da nervos 1 tipo ouvir a constituição do mágico Porto contra o Arsenal. Puxa, nestas alturas gostaria que o gajo tivesse uns 30% das ideias suicidas do H3N1. Pelo menos assim não jogávamos na retranca.

Saudações Portistas

Anónimo disse...

Ai se o Jesualdo não convocava o Lucho, então o k é k não vinhas a dizer dele...

Anónimo disse...

Acho que deviamos estar na mesma fila de trânsito...eu pensei o mesmo assim que ouvi a constituição da equipa no rádio..."lá está este cagão cheio de medo...já nos fodemos" - pensei eu...


Como dizes, voltamos ao típico treinador tuga que sempre q joga na Europa muda a a táctica que anda a treinar todos os dias...e mete-se a jogar à defesa...

Ainda se ele tivesse defesas pra jogar à defesa...Bruno Alves, Ricardo Costa? Faltam qualidade à defesa do Porto...falta a experiencia do Pedro Emanuel...falta um BOM central...lamentavelmente o Pepe tb descambou e da defesa apenas se safou o Zé...

Espero, sinceramente, que fiquemos em 3.º pra jogarmos na Uefa pois aí, na 2.ª divisão da Europa, já podemos fazer mais qlq coisa...não temos equipa nem jogo nem treinador pra Champions...

Excelente análise Dragão!

Anónimo disse...

Yha! Nem com ajuda da arbitragem conseguimos dar a volta ao Arsenal, digo conseguimos porque contra os estrangeiros sou Português. Só falta o SCP salvar a honra dos Portugueses desta semana.

bLuE bOy disse...

Poix... 90 minutos de total NULIDADE!!
É este o FC Porto que queremos?... não!!!... eu não quero!!!
Aquilo mais parecia a equipa dos «passarinhos da Ribeira»... de completos amadores!!
O Prof Jesualdo... lá deu a sua ajudinha tb ao inventar e não foi pouco... logo de inicio com o Ricardo Costa!...quem?... nem comento sequer... depois a meio, com a saida do Anderson, apenas e só o único que mesmo mal, conseguia transportar a bola para a frente.... nem comento.
Depois, a linha avançada... desculpem-me os puristas, mas não me venham mais com histórias de Lisandros e meios Lisandros... em que é que ele é diferente, actualmente e já desde o final da época passada, de Adriano, de Postigas, etc, etc???... nada... todos juntos, não dão UM!!!
Que saudades do «contrariado» McCarthy!!!
Bem... depois desta miséria que me envergonhou... resta-me dizer que estamos mesmo na fronteira de mais um ano, voltarmos a ser o «bombo da festa»!
Nós?... o FC Porto?... isso deve-se ao treinador MEDROSO que temos (mto tipico dos portugueses; salva-se o special one) e aos jogadores que já não lhes chega sequer defrontar o Arsenal para se sentirem motivados... concerteza, devem sentir-se mais motivados com «as verdes», digo eu!!
Para terminar... lamentável e sinto-me envergonhado!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Anónimo disse...

Lembro-me de uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões há já uns bons anos em que tinhamos ganho em casa ao Feyenoord por 1-0 e fomos lá jogar com 4(!!!) centrais e 2 laterais. Era o IVIC o treinador. Mas nessa altura os centrais eram José Carlos, Fernando Couto, Aloísio e Jorge Costa. Agora é só comparar com o nível dos centrais que temos actualmente e constatar o quanto andámos pra trás nesse departamento.
Como alguém já disse, se ao menos tivéssemos bons centrais, até compreendia que se usasse + 1. Agora pra pôr lá o Ricardo "CV" Costa...
Com treinadores cagões como este, até o 3º lugar já parece difícil.

Anónimo disse...

GRANDE DIA PARA OS PORTISTAS DE TRAS OS MONTES CASA DO DRAGÃO DE MIRANDELA ABERTURA DIOA 30 DE SETEMBRO JUNTO AO PAVILHÃO DA REGINORDE. JUNTA-TE A NÓS. MAIS INFORMAÇÕES NO BLOG

WWW.FCPMIRANDELA.BLOGS.SAPO.PT