segunda-feira, 11 de julho de 2005

"Raciocínio" por José Manuel Ribeiro in "o Jogo"

Benfica e Sporting contrataram reforços para a equipa que já têm. O FC Porto tentou comprar uma equipa para os reforços que sobraram da tentativa anterior.
É por esta razão - e nenhuma outra - que os portistas arrancam em desvantagem esta época.
No entanto, há leituras diferentes. Numa análise muito lúcida que li ontem descubro um novo motivo hipotético: o Benfica é o clube que melhor está a reforçar-se, em contraste com o FC Porto, que só compra em quantidade. Está bem. Mas porquê? Foi o Mourinho que disse? Os reforços do campeão têm mais estrelinhas no "Championship Manager"?
Não. Porque as contratações do Benfica são um internacional russo (Karyaka), um internacional brasileiro (Anderson) e "um produto interessante do mercado nacional" (Beto).
Exactamente assim, sem um único argumento adicional, de qualquer forma dispensável porque o ponto de vista é, de facto, imbatível: o Benfica está a comprar melhor porque compra internacionais dos países certos e bons produtos do mercado nacional, de acordo, respectivamente, com o último ranking da IFHSPC (International Federation of History & Statistics dos Países Certos) e a tabela de preços actualizada do Continente.
Ficámos a saber que Lucho Gonzaléz, Lisandro López (tão internacional argentino como Anderson é internacional brasileiro), Sokota ou Fatih Sonkaya são de uma estirpe inferior de futebolistas internacionais e que Jorginho e Helton - para mencionar os menos desprezíveis - também moram uns bons patamares abaixo de Beto enquanto produtos do mercado nacional.
O FC Porto beneficia apenas de uma pequenina desculpa: teve azar num caso. Em Janeiro, Lisandro ainda era "o melhor ponta-de-lança a jogar na Argentina", segundo o mesmo jornal em que li a análise, mas baixou muito de cotação depois disso, o que fez o Benfica desinteressar-se, felizmente a tempo de evitar uma mancha no imaculado lote de reforços que agora apresenta.
Por mim, como praticamente nunca vi jogar grande parte destes fulanos, tenho de confiar na opinião dos colegas habilitados a tirar conclusões a respeito de jogadores que não conhecem de lado nenhum

Sem comentários: