quarta-feira, 13 de julho de 2005

COM A DEVIDA VÉNIA

O Dragão do Estoril publicou isto no seu blog. Já me tinha feito a mim mesmo a pergunta que ele agora responde. Já agora, gostava de saber se os seus irmãos nasceram portistas graças a ele... se assim for, é um autêntico missionário. É uma lança em África. Um verdadeiro cruzado dos tempos modernos.

" O Porquê De Ser Lisboeta, Portista e Anti-benfas
Certas pessoas perguntam-me não poucas vezes como é que eu, nascendo em Lisboa e vivendo praticamente toda a minha vida no Estoril, à excepção de uns anos que passei na universidade em Inglaterra, me tornei em tão ferrenho Portista e acima de tudo Anti-benfas.

A explicação é simples, mas comecemos pelo princípio...

Por influências de terceiros, e muito infelizmente, lembro-me de até aos meus 7 anos de idade aproximadamente, ser adepto do benfas... é verdade... infelizmente, e durante os meus anos de inocência infantil, fiz parte dessa corja e essa é a vergonha que carrego às minhas costas...
Como referi anteriormente, tendo nascido em Lisboa, e vivendo no Estoril, estava e ainda hoje estou rodeado de benfiquistas, pelo que só ouvia falar de benfas, benfas, benfas... tinham-se passado menos de 10 anos desde o 25 de Abril, portanto eles ainda viviam das glórias relativamente recentes. Sendo assim, é óbvio que nem sequer conhecia mais clube praticamente nenhum... aliás, segundo o que ouvia naqueles tempos, o benfas e o esportem eram os únicos clubes que existiam, portanto eram os únicos que ganham o campeonato português pois era jogado a dois.... ora um, ora outro... mas como era considerado crime e traição ao estado português não ser adepto do benfas, só isso me passava pela cabeça.

Os anos passaram, e apesar da minha juventude e inocência, comecei a aperceber-me que existiam mais clubes, inclusivamente havia esta equipa chamada FC Porto que tinha o descaramento de ter roubado o lugar ao esportem e ter comecado a ganhar campeonatos, e que vinha tirando o lugar ao benfas como grande dominador do futebol português. Para além disso, também me constou, se bem que ainda hoje tenha muitas dúvidas se será verdade ou não, que afinal não era crime de estado ser-se adepto de outro clube que não o Benfica... então, lá comecei eu a prestar mais atenção ao futebol e decidi escolher por mim mesmo qual o clube por que eu iria torcer. Foi assim, que depois de muitas horas a ver muitos jogos de futebol na TV e analisar as jogadas todas qual Gabriel Alves, me decidi pelo Porto.

Os anos foram passando e cada vez me convencia mais que tinha feito a escolha exacta, o Porto ia ganhando campeonatos, ou era bi-campeão ou alternava com o benfas (o esportem já tinha passado à história), ganhou a Taça dos Campeões Europeus, a Supertaça Europeia, a Taça Intercontinental, o Penta Campeonato e por aí adiante ganhando a Taça Uefa, Liga dos Campeões e nova Taça Intercontinental.

No entanto, à medida que todos estes êxitos iam sendo alcançados, eu ia testemunhando o desprezo, azia, inveja e desrespeito SOBRETUDO dos adeptos do benfas... A tudo isso juntava-se a arrogância, juntava-se a media portuguesa, com especial relevo para o jornal Record e SIC, tendo a agora a TVI engrenado por um caminho ainda mais tortuoso. Inclusivamente lembro-me de ter torcido efusivamente pelo benfas num jogo contra o Bayern Leverkusen em que o resultado final foi 4-3 ou 4-4 para o benfas, não me lembro bem... no entanto, dos adeptos do benfas nunca vi o mesmo relativamente ao Porto. É óbvio que fui abrindo os olhos, e todos esses actos de desrespeito para com o FC Porto e seus adeptos foram tornando-me cada vez mais Anti-benfas. Hoje em dia posso dizer que abomino completamente a maioria dos adeptos do benfas, e sublinho que não há regra sem excepção (na qual volto a incluir os meus amigos), mas também são essas excepções que confirmam a regra! Essa maioria são vermes e parasitas da sociedade assim como aquele a quem eles chamam de presidente. Sinceramente, não consigo ter palavras de agrado para com a maioria dos adeptos do benfas, pois eles de facto são baixos, são seres rastejantes, nojentos, porcos, descerebrados, trogloditas e analfabetos.

E para culminar, temos a cereja no cimo do bolo que me fez olhá-los ainda com mais desprezo, que é um episódio que relatei para o Blog do Dragão, e que se passou na noite em que o Porto ganhou a Champions League:

Ontem, após a estrondosa conquista da Liga dos Campeões Europeus pelo Mágico Porto, a minha irmã (portista à nascença) e a namorada do meu irmão (portista convertida), extasiadas de alegria por aquele momento único, resolveram ir fazer a festa delas a Lisboa na esperança de encontrarem mais portistas com quem pudessem festejar tamanho feito. Pegaram nos cachecóis e chapéu do Porto e meteram-se à estrada (de referir apenas que vivem no Estoril). Quando chegaram lá, ficaram um pouco decepcionadas ao verificarem que poucas eram as pessoas a partilhar a sua alegria. Ainda andaram por lá às voltas, cruzavam-se ocasionalmente com outro carro que também ostentava as cores do Porto, trocavam umas buzinadelas e nada mais... Até que, quando já se aprestavam para voltar, dada a pobreza de espírito da maioria das gentes de Lisboa (e devo dizer que eu, o meu irmão e minha irmã nascemos os três em Lisboa), ouvem um forte estrondo vindo da parte da frente do carro. Encostam, e o carro que vinha atrás também pára logo de seguida. Enquanto a minha irmã e namorada do meu irmão saiem do carro para tentarem aperceber-se do que tinha passado, os passageiros do outro carro que também tinha parado acercam-se de ambas e avisam-nas que um grupo de indíviduos que se encontrava do outro lado da rua lhes tinha atirado com duas ou três pedras da calçada fugindo de imediato para a Estação de Metro dos Restauradores. Uma dessas pedras acertou na área entre o espelho retrovisor e o guarda lamas da roda da frente do lado direito deixando uma forte amolgadela no carro. Há que ter em atenção que as janelas do carro estavam abertas pois elas vinham com os cachecóis de fora, e a zona onde essa pedra acertou fica a sensivelmente 30 ou 40 cm da janela do condutor. Esta acção podia ter colocado em risco de vida duas raparigas inocentes, de somente 20 e 24 anos. Por outras palavras, esses animais irracionais que decidiram atacar um carro de forma tão violenta e irresponsável somente porque este ostentava as cores do Porto, mostra bem a baixeza, o despudor, a ignorância, a covardia de todos os anti-portistas. Mas este episódio não se ficou por aqui... depois do incidente elas dirigiram-se para a estação da polícia para apresentar queixas. A polícia apresentou-se extremamente desinteressada e com pouca vontade de ajudar dizendo logo desde o início que "ataques contra o património nunca são penalizados". Talvez uma vez mais tivessem a mente afectada pelos cachecóis azuis e brancos que elas ostentavam. É incrível como classificam um incidente deste género de "crime contra o património", a meu ver foi uma tentativa de agressão colocando em risco a vida de duas cidadãs inocentes. De seguida, e tendo em conta que o grupo de indivíduos que efectuaram o ataque fugiram para a estação do metro onde existem camaras de segurança, elas ainda mencionaram se não podiam ver os vídeos dessas camaras. A polícia uma vez mais disse que não ia levar a lado nenhum... mencionaram que tinham testemunhas, mas a polícia continuou sem demonstrar interesse e a tentar evitar que fosse apresentada queixa... só ao fim de muita insistência se dignificaram a registar a ocorrência... Se algo pior tivesse acontecido quem ia assumir responsabilidades? O que iria a polícia fazer?É este o triste país em que vivemos, é este o triste país dos 6 milhões em que uma pessoa somente por defender as cores de um clube dito regional, mas que leva mais longe as cores de Portugal, é automaticamente discriminada. É esta a sina de um Portista que vive em Lisboa e arredores... Para terminar, gostava apenas de desafiar os autores desses actos, e caso este comentário chegue ao seu conhecimento, a darem a cara e assumirem responsabilidades como homens.

Foi este o episódio que veio demonstrar uma vez mais o nível ou falta dele dessa raça nojenta e que contribui para que Portugal esteja na situação que está. É o Zé Povinho no seu verdadeiro esplendor!!

Para terminar, deixo-vos somente uma foto tirada com dois primos meus no mais belo Estádio do Mundo e onde espero poder festejar muitas mais vitórias do sempre grande e sempre eterno FC Porto."

Sem comentários: