quinta-feira, 14 de julho de 2005

NEC 0 x FC Porto 1

Teste de qualidade

Um primeiro teste, cumprido a fechar um dia que principiou de forma intensa, provou que o trabalho que o F.C. Porto está a desenvolver na Holanda tem tudo para ser profícuo e para colocar a equipa a praticar o futebol que Co Adriaanse preconiza. Esta quarta-feira, frente a uma equipa da I Divisão holandesa, o Dragão já exibiu pormenores de qualidade inequívoca. O esforço diário está a ser premiado com uma evolução gradual. A vitória é um estímulo suplementar.
O F.C. Porto apresentou-se no estádio do NEC com um onze de clara vocação ofensiva. Co Adriaanse posicionou os atletas num 4x3x3 muito móvel, virado para a baliza contrária, destino procurado com sequências de passes acelerados e trocas de posições constantes.
Com Paulo Assunção muito activo no meio-campo, Lucho Gonzalez a distribuir e Lisandro Lopes a criar rupturas, os Dragões cedo assumiram o controlo absoluto do desafio, num ritmo que até se pode considerar bem vivo face ao esforço que tem sido despendido. Jorginho, à direita, e César Peixoto, do lado oposto, cuidaram de estender a equipa nas laterais, flanqueando o oponente e abrindo brechas para os médios e para Ricardo Costa, que apareceu amiúde a combinar em terrenos avançados.
Lucho Gonzalez e Hélder Postiga foram os remadores da primeira parte. O avançado esteve mesmo em plano de destaque, marcando à terceira tentativa, após um passe muito bom de Jorginho, e garantindo que o F.C. Porto ia sair para o intervalo com a justa sensação da vitória parcial.
Após o descanso, Co Adriaanse lançou Helton, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Areias, Ibson, Quaresma, McCarthy e Sokota e manteve a estratégia. O F.C. Porto, apesar de ter criado menos vezes perigo, esteve sempre à frente do adversário, cuidando de cumprir o figurino traçado pelo treinador. McCarthy, num remate poderoso e, mais tarde, numa maquinação com Lisandro Lopez que o guarda-redes contrário anulou, podia mesmo ter engordado o marcador. O principal, porém, já era demasiado inequívoco. A exibição foi interessante e a qualidade do trabalho foi premiada.

FICHA DO JOGO

McDOS Goffertstadium, em Nijmegen (Holanda)
Árbitro: P. VinkAssistentes: J. Van Dijk e G. Siebert
NEC: Gabor Babos; Nalbantoglu, Wisgerhof «cap.», Ebbinge e Valencia; Wilaert, Barreto e Boutahar; Worm, Grot e Niedzielan
Jogaram ainda: Prente, Leiwakabessy, Tininho, Van der Doelen, Pothuizen e Mormon
Treinador: Cees Lok
F.C. Porto: Vítor Baía; Sonkaya, Ricardo Costa «cap.», Pepe e Nuno Valente; Paulo Assunção, Lucho Gonzalez e Lisandro Lopez; Jorginho, Hélder Postiga e César Peixoto
Jogaram ainda: Helton, Jorge Costa, Pedro Emanuel, Areias, Ibson, Quaresma, Sokota e McCarthy
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Hélder Postiga (41m)

Sem comentários: