quinta-feira, 7 de julho de 2005

2005 - Sobras...

O FC Porto tem ainda um excesso de jogadores com vinculo contratual. Muitos nunca passarão da mediania, outros poderão ser erros de avaliação, como o foram o Pedro Barbosa, o Sá Pinto, João Vieira Pinto ou o Pauleta, por exemplo, que por diversos motivos foram dispensados das camadas jovens ou nem chegaram a ser lá admitidos no FC Porto.

Assim, julgo que o clube deveria, por um lado, ter uma política de contratações um pouco mais conscienciosa, para evitar os Pitbull's desta vida... E por outro lado deveria livrar-se de todos os jogadores dos quais se possa dizer que na próxima época não deverão ter quaisquer possibilidades de entrarem no plantel principal.

Assim, julgo que à excepção do Bruno Alves, Hugo Almeida, do César Peixoto, do Paulo Assunção, do Bonfim, do Bruno Morais, do Paulo Machado e do Bruno Vale, o resto é para dispensar. Estou a falar do Pitbull, Jankauskas, Marco Ferreira, Areias, Leandro, Léo Lima e de todos os ex-juniores, incluindo o Tonel que não me parece excepcional para um dia vestir a camisola do FC Porto ao mais alto nível.

Parece-me mais sensato dispensar os jovens "lobos" a clubes amigos com a condição contratual de os recuperar por um determinado preço ao fim de algum tempo, assumindo esses clubes o pagamento dos ordenados e a função de os lançarem do que manter até aos 23 anos jogadores sob contrato porque aos 19 se fez isso para não os perder caso se venham a revelar excepcionais.

É que eles não enganam muito... O Ricardo Costa ou o Ivanildo já mostraram a fibra de que são feitos... Podem nunca vir a ser titularíssimos, um novo Fernando Couto ou um novo Futre, mas serão sempre peças excelentes para o plantel e têm o carisma de jogadores formados na casa que são fundamentais.


Por último, e com algum atraso, o ANDERSON. Parece que é médio-ofensivo, mas também já li que é atacante. Não sei, nem sei se aos 17 anos ele também já sabe... E estou com receio que estejam a fazer dele algo que ele poderá nunca vir a ser. Estas comparações são quase sempre prejudiciais para o novo qualquer-coisa. Espero que o Anderson demonstre na Europa o talento que no Brasil lhe reconheçem já. Espero que seja um bom jogador para a equipa e se possivel, que nos divirta a nós, adeptos, como fez o Deco estes anos todos desde que descobriu que trabalhando para a equipa crescia como jogador. Mas nunca vou depositar grandes emoções nele, de paixão estou a falar, porque desengane-se quem pensar que ele veio para ficar. Ele veio para procurar uma porta de entrada na Europa e quem sabe um passaporte português para depois seguir caminho para um qualquer Chelsea ou Milan ou outro clube que o alicie com alguns trocos a mais... Porque o amor à camisola não é ao FC Porto, quando muito será ao Grémio...

Sem comentários: