domingo, 26 de setembro de 2004

TUDO VOLTOU AO NORMAL

Após o jogo e a vitória de ontem, parece ter voltado tudo à normalidade.
Em primeiro lugar, voltaram as boas exibições e as vitórias. Fomos mais consistentes durante os 90 minutos e mais uma vez passámos ao lado da goleada. O miúdo Diego demonstrou aquilo que Mourinho diz dele: é o maior talento brasileiro da actualidade. Com os problemas físicos já quase debelados, foi só espalhar magia na cidade-berço, repartindo o seu reportório por fintas, arrancadas fulgurantes para a baliza, desmarcações e assistências de calcanhar e até balázios. Faltou só o golito que bem merecia. Quase ao mesmo nível, Quaresma voltou a mostrar que é o jogador mais em forma neste momento.
Em segundo lugar, a calabotagem. Se passámos ao lado da goleda, também se deveu ao homem do apito. Depois do roubo de Braga, onde o bastardo do gelinho inventou um penalty e escamoteou outro, apareceu ontem outro despudorado que inventou a 12ª regra do futebol: por cada 3 golos marcados, só pode ser sancionado um ao Porto. O primeiro golo anulado é uma anedota. Até os jogadores do Vitória ficaram mudos e quedos, sem esboçar o mínimo protesto. O bandeirinha já corria para o centro do campo, mas o chefe resolveu aplicar essa sua nova regra. Não contente, a seguir anula o golo ao Ministro. Se o Fabuloso tem tocado na bola, era fora de jogo evidente. Como não tocou, o fora de jogo tem que ser aferido no momento do centro. E aí, como demonstrou a TVI (única a ter essa repetição...) estavaem jogo. Parecida esta decisão com a do Simulão em Coimbra na semana passada....
Em terceiro lugar, a comunicação social. Como disse em cima, só a TVI demonstrou que o golo foi mal anulado. Com estas duas calabotagens, mais a de Coimbra, parece que nada se passa. Não há programas especiais, parangonas, debates públicos, nada. Estão a guardar-se para quando o Porto tiver um lançamento lateral a seu favor mal assinalado que dá golo 5 minutos depois. E continuo à espera de ver se o lance do Maciel com o Leiria no último minuto é penalty ou não. Por aqui, tudo voltaou à normalidade também. Aliás, veja-se a apreciação do Avante Lampião ao trabalho do árbitro:

"DUARTE GOMES (7) Óptimo trabalho do árbitro lisboeta, critérios de análise certos em quase todos os lances e decisões correctas nos momentos-chave: dois golos anulados ao FC Porto ainda durante a primeira parte. A expulsão de Hélder Postiga, já no final do jogo, foi um fait-divers à margem do jogo, pois a chamada de atenção foi feita pelo árbitro auxiliar."

Por falar em Postiga, a TVI mostra o que ele disse: "vai para a p**** que te pariu". Ora, sendo assime objectivamente foi bem expulso. O problema é que isso acontece 20 vezes em cada jogo de futebol. Basta estarmos atentos às transmissões televisivas para disso nos apercebermos. Resta saber é quantos mais jogadores vão ser expulsos nestas condições até ao fim do campeonato. E resta saber quantos jogos ele vai apanhar. Eu aposto nos dois, não sei porquê...

Falar-se na comunicação social é falar-se sobretudo nos Avantes. Ora, este ano já batemos o recorde de primeiras páginas a que temos direito numa só época desportiva. Este ano já tivemos 6, o que dá direito ao Guiness. Foi na derrota no Mónaco, nos quatro empates e quando o Benni se queixa do clube. Com o retorno à normalidade de exibições e resultados no dia de ontem, eis as capas dos Avantes:


Sem comentários: