sexta-feira, 24 de setembro de 2004

Explicando...

Tenho assitido a vários comentários de milhafres lampiões neste blog.
Apraz-me verificar que gostam de passar por este blog dos Dragões, principalmente aqueles que se escondem atrás de um anonimato, sem escrever email e o seu blog.
Mas por um lado até percebo.
Como já por algumas vezes disse, não sou da cidade do Porto e na minha cidade tenho um clube que joga na Superliga e que quando ganham ao Mágico Porto (naquelas raras vezes que isso acontece) ou quando vão em primeiro na Superliga naquelas primeiras jornadas, ficam com um excitação que só Deus sabe.
Nesses escassos períodos de tempo pensam que são os maiores do mundo e tentam tudo por tudo para, como Dragão, me provocar pelo facto de estarem à frente do grandioso Mágico Porto. Isto acontece porque eles sabem que só podem gozar uns raros momentos de alegria e que é a única hipótese que têm de o fazer.
Naturalmente que eu mantenho a minha calma, dizendo-lhes para gozarem e festejarem tudo já, como normalmente uma pessoa com uma doença fatal o faria, pois pouco tempo de vida lhes resta.
Ora, quando vejo estes milhafres lampiões todos inchados, revejo-os como os adeptos de uma equipa pequena, tal qual os da minha cidade, que andam em extase no início do campeonato só porque ocupam o primeiro lugar. Vêm aqui ao blog mais vezes do que eu, com vontade de escrever e comentar, tentando provocar os Portistas com o seu primeiro lugar.
Isto apenas acontece porque não têm hábito de frequentar os primeiros lugares (excepto nas questões de dívidas e benefícios dos árbitros, honra lhes seja feita), porque se tivessem estariam calmos e serenos à espera do desenrolar das coisas até final. Mas não. Isso não é o que acontece.
Sentem é uma necessidade de aproveitar a oportunidade escassa, porque sabem que não durará muito tempo e depois lá terão que se esconder novamente no seu cantinho, sem poderem falar.
Acresce que, como vivem de glórias do tempo do Eusébio e apenas o passado recente que mais lhes interessa, ou seja ontem, esquecem-se que já este ano enfardaram nos dois jogos mais importantes que tiveram, como foi o Argelecht, desculpem, Anderlecht e contra o Mágico Porto para a Supertaça, mesmo o Mágico Porto tendo jogado com a equipa que eles apelidam de coitada.
Falam habitualmente no Mourinho, como se o Mágico Porto não sobrevivesse sem o Mourinho, quando eles sabem muito bem que desde 1974 para cá, isto é, desde o 25 de Abril, o Mourinho só cá esteve duas épocas e a nossa época dourada dura há já trinta anos.
Falam também no facto de agente falar de que "para semana é que é", como se a gente falasse no "para o ano é que é". A diferença é esta, uns sabem que a qualquer momento se volta a entrar no trilho das vitórias , outros esperam anos e anos para que isso aconteça e é por isso que aproveitam os seus raros momentos de pseudo-vitórias.
Também entendo e penso que devem passar por este blog, para aprender como se deve lidar com um momento mau do clube amado. Para aprenderemm como se faz, para utilizarem daqui a dois meses o mesmo estilo de reacção quando estiverem por baixo. É que aprender com os melhores faz sempre bem e dá-nos algum rumo para quando se anda à deriva. Assim poderão adoptar um comportamento de fino recorte e tentarão assemelhar-se a esta gloriosa e tão dedicada massa adepta do Mágico Porto, embora não o consigam porque nós somos diferentes e diferentes para melhor. Porque somos os mais fiéis adeptos de um clube e os mais dedicados. Porque somos feitos de vinho de outra pipa. Uma pipa de alto quilate e reconhecida internacionalmente como a melhor pipa no mundo. Mas o facto de tentarem aprender, neste facto e aspecto, tenho de lhes reconhecer alguma perspicácia e inteligência.
Mas eles que não se iludam. Como disse, como nós não há igual. Porque, acima de tudo nunca conseguirão dizer aquilo que nós tão orgulhosamente dizemos e podemos dizer:
SOMOS PORTISTAS,
SOMOS DRAGÕES

Sem comentários: