domingo, 22 de agosto de 2004

OS RESSABIADOS ASQUEROSOS DO COSTUME

Depois de chegar a casa vindo de Coimbra, li as edições on-line dos Avantes. Ainda doentes pela derrota, escreveram coisas do género "Na parte final do encontro, o Benfica carregou, mais parecendo um massacre". Escreveram todos ainda que o Porto não convence, é uma sombra do que era e que a lampionada mereceu ganhar. Ora, esqueceram-se de referir que:
- 3 jogadores do nosso onze chegaram na noite de quinta feira, depois de jogarem pelas selecções na quarta - feira - Seitaridis, McCarthy e Ricardo Costa. Este último nem sequer conhecia o Treinador...
- utilizando a táctica do estaleiro, arrumaram com o Diego aso 21 minutos de jogo. Primeira substituição forçada, obrigando à mudança de estratégia. Sai um maestro, entra um extremo.
- O substituto do Benni - Postigol - fez o primeiro jogo, vindo de uma lesão.
- Só faltavam neste onze o Bicho, o Pepe, o Maniche e o Derlei. Coisa pouca...
- O Mustang saíu também lesionado depois do golo. 2ª substituição forçada.
- O Treinador só chegou há uma semana, recomeçando a pré-temporada de novo. Nem sequer conhece todos os jogadores.
Apesar de tudo isto que preferem esquecer, optam por tentar fazer passar a imagem de que este ano não jogamos nada e que nada vamos ganhar. Azar nítido, ganhámos o jogo. Ora, como disse no anterior post, se estamos reconhecidamente a 10% e eles também notoriamente não valem mais do que isto, então este ano também não vai haver história no campeonato. O nosso Mister é o primeiro a dizer que a equipa está muito longe do que ele exige e os jogadores estão fora de forma. Ou seja, tem os pés assentes na terra e não é por se ter ganho que vai embandeirar em arco. Perceberam, Avantes? Daqui a umas semanas, com os jogadores em forma, com todos disponíveis e rotinados, vão ver o que a coisa doí. Ou acham que um onze mais ou menos parecido com Baía, Giourkas, Pepe, Bicho, Valente, Ministro, Maniche, Feijão, Diego Derlei e Benni é fraquito? Se preferirem, pode sair o Feijão ou o Diego e entrar o Harry Potter. Ou fazer-se descansar o Benni e aí entra o Postigol. E que tal o Raul Meireles para as ausências do Ministro?
Gosto particularmente da apreciação aos nossos jogadores. Nota negativa ao Diego, por exemplo. O que o Harry Potter faz agora é ser brinca - na - areia e rodriguinhos desnecessários. Há dois anos atrás, os mesmos escribas diziam que eram toques de génio dum menino prodígio. O que não diriam se aquele gozo de finta no golo tivesse sido feito pelo Simulão?
Se tivessem vergonha na cara e deixassem passar uns dias, tomando os míticos Kompensans pelo meio, talvez não escrevessem tantas asneiras. Sobretudo quando a Mouraria é uma miséria, como se viu ontem. Ou gostaram da exibição deles? Eu gostei. Se as circunstâncias fossem ao contrário, teríamos uma re-edição do Pesadelo em Balaídos Street...
Ainda em matéria de vómitos jornalísticos, hoje tivemos um exemplo da pior espécie. Ao assistir ao Birmingham - Chelsea na Sportv, deparei-me com um comentador que parecia ter nascido em Birmingham. Aos 25 minutos de jogo, depois de um falhanço clamoroso para cada lado e quando as estatísticas apontavam para uma posse de bola favorável ao Chelsea de 60%, o mesmo ressabiado dizia que, a continuarem as coisas assim, muito dificilmente José Mourinho ia conseguir evitar a derrota. Quanto ao Paulo Ferreira, disse o piorio dele - que estva a passar uma tarde de terror e outras coisas no género. Chegou ao cúmulo de afirmar determinadamente que ficou por marcar um penalty contra o Chelsea por mão do Paulo, que não se vê bem (nem bem nem mal) na repetição. Logo a seguir, numa jogada em que ele queira canto contra o Chelsea, depois do árbitro marcar pontapé de baliza disse: "Mais uma decisão controversa do árbitro". Por último, depois de na 2ª parte assinalarem a única falta que o Kaiser (brilhante jogo, como sempre) fez no jogo tudo, esse senhor disse que a sorte era que aquele era o árbitro mais dócil de Inglaterra e só isso o fazia livrar-se do amarelo. Meus amigos, estes nojentos não perdoam tudo aquilo que o Zé fez no Porto. Ainda lhes dói as nossas inúmeras conquistas. Estes abutres, não tendo tido o prazer de ver o Zé estrepar-se com o Porto, desejam agora ardentemente o insucesso em Inglaterra, para virem dizer que afinal ele não é assim tão bom e que lá não há sistema, como cá. O mesmo suposto comentador fartou-se de falar nas inúmeras vozes críticas do Mourinho em Inglaterra, fazendo passar a imagem que ele tem lá má fama , por supostamente ter defendido o resultado contra o querido Manchester. Querido, pois claro, porque está lá o mimado Ronaldo, esse sim, um génio. E claro, o Capataz Moçambicano, o melhor colocador de cones nos treinos do Mundo, coisa que o José nunca há de ser... O mais grave é que lhes pagam para dizerem esses disparates. E eu contribuo. Mas a continuar assim, deixo de pagar Sportv. É que eu posso ser quão parcial quiser, porque a mim ninguém me dá nada nem vivo disto. Só perco tempo e queimo pestanas. Mas esses sujeitos vivem e não têm vergonha na cara. Até as prostitutas têm mais dignidade do que eles.


PS - o Chelsea parace que conseguiu afinal evitar a derrota. Até ganhou 1-0 e tudo...

Sem comentários: