domingo, 8 de agosto de 2004

O Peter Sellers italiano

Abstive-me até agora de fazer grandes comentários sobre o ex-novo treinador porque acho que é sempre melhor ver qualquer coisa antes de criticar. Mas a verdade é que aquele ar meio lunático nunca me convenceu. Tive sempre a sensação que o homem não sabia bem como é que tinha vindo aqui parar e que estava a passar umas férias e a fazer umas experiências, como se estivesse a jogar Championship Manager ou outro jogo que tal. "Ora deixa-me cá pegar numa equipa campeã europeia e fazer aqui umas mexidas, só para ver o que é que isto dá, assim só para experimentar se consigo estragar tudo o que o meu antecessor fez só porque eu nunca lhe vou chegar aos calcanhares e quero fazer tudo ao contrário". Enganou-se foi no clube onde podia fazer experiências. Alguém o devia ter avisado que há pessoas com quem não se brinca (acho que ele não deve ter lido muitos jornais espanhóis ultimamente).

Ainda que a comparação me custe um bocadinho a compreender, a minha cara-metade, (lagarto dos 4 costados que não tem parado de me chagar o juízo "ai se isto fosse noutro clube já era um grande escândalo" desde que se soube que o homem tinha ido de patins) diz que o actual momento de Porto se pode explicar assim: é como uma corrida de Fórmula 1 em que o carro que tem a pole position tem um problema qualquer e no momento de arranque para a volta de apresentação fica parado a ver os outros todos passar e vai ter de começar a corrida nas boxes e largar só após os outros passarem. Vai começar com um atraso visível, prejudicado em relação aos outros carros todos, mas não é nada que não seja recuperável (esta última parte acho que ele acrescentou só para eu não lhe atirar com uma cadeira à cabeça).

Mudando de assunto, o que é certo é que o plantel foi apresentado ontem à noite, houve uma semi-surpresa, correu tudo muito bem, com os jogadores todos muito bem dispostos (hum, I wonder why...) e as capas dos jornais desportivos de hoje, como não podia deixar de ser porque, de facto, é a notícia desportiva mais importante do dia, dão honras a Luís Filie Vieira com uma frase sábia: Se fosse eu já estavam a dizer que era um incompetente.

Mas ele é um incompetente, será que só agora percebeu? Alguém dê os comprimidos ao senhor!

Sem comentários: