sexta-feira, 27 de agosto de 2004

Não dizem eles, mas lembramos nós...


O Mágico Porto, dominou a cerimónia de entrega dos Prémios do Futebol Europeu da UEFA, na gala realizada ontem no Mónaco.
Vítor Baía foi considerado o melhor guarda-redes da Europa, Ricardo Carvalho o melhor defesa e Deco ficou com o prémio do melhor médio.O Mágico Deco recebeu ainda o prémio de melhor jogador da Europa.
A imprensa de merda que temos, subserviente aos clubes da capital do império, mete nojo pela forma como dimunui os êxitos do nosso Mágico Porto.
Têm de ser os de fora a reconhecer-nos o mérito e a galardoar-nos com prémios do mais alto quilate.
Alguns desses filhos da puta, engoliram mais uma vez em seco, não se coibindo de continuar o seu "belíssimo" trabalho, escamoteando mais uma vez, como se vê pelo post anterior do Azulão, tudo aquilo que conquistamos no dia de ontem e o que podemos conquistar hoje.
Mais, podem ter a certeza que será enviado, por parte do Dragão, um email à Administração da SAD do Mágico Porto, dando conta da insatisfação dos adeptos face ao comportamento destes vendidos.
Ao que eles chegaram. Um simples joguito de Superliga, ultapassa na 1.ª página os galardões dos jogadores do Mágico Porto e a final da Supertaça Europeia.
Uma vergonha.
Como dizia o meu avô: "ESSES FILHOS DA PUTA SÓ LÁ VÃO À BASE DA PORRADA".
Era o que mereciam...
No entanto, como não posso meter todos no mesmo saco, aqui vai a opinião do Manuel Tavares. Simplesmente brilhante:
Ridículo
MANUEL TAVARES

Será que homens lendários do futebol europeu como Rinus Michels, o pai daquele Ajax que jogava o futebol total, Stojkovic, Simonsen, Berti Vogts, Iordanescu, Fachetti, ou Venglos deixaram de compreender a essência do jogo? Será que eles sabem que Scolari acha que a selecção de Portugal dispensa bem o valor de Vítor Baía?

Quem é que elege os melhores jogadores da Europa: o porteiro da UEFA? O presidente? Algum comité de bons garfos? A pergunta só é pertinente pelo facto de Vítor Baía ter sido ontem distinguido com o galardão de melhor guarda-redes da Europa.

Ajudado por um jovem jornalista cá da casa, a pesquisa não demorou muito e redundou num quadro muito objectivo. Podem os portugueses ficar descansados que o prémio de melhor guarda-redes europeu foi atribuído a Vítor Baía por um conjunto de treinadores graduados. Gente que ajuda a UEFA a traçar e aplicar as linhas e os projectos de desenvolvimento técnico destinados à formação permanente de treinadores e jogadores das federações associadas, dar opiniões em várias matérias de gestão como regras das competições ou transferências e, claro, decidir quem são os melhores futebolistas da Europa.

Ontem, na sua sétima edição, pudemos gozar o prazer de ver o nosso Deco ser considerado o jogador mais valioso do Velho Continente e Ricardo Carvalho o melhor defesa. Uns mais outros menos, todos nós tínhamos a expectativa de que o futebol português seria honrado com estes três galardões. Menos claro era se Vítor Baía também ganharia. Apesar de todos termos visto a época incrível que o guarda-redes do FC Porto fez -- incluindo uma exibição imaculada que ajudou a conquistar a Taça dos Campeões --, havia aquela opinião do próprio seleccionador de Portugal. Confesso que cheguei a pensar que a exclusão do Euro'2004 tinha sido um engano e que Scolari iria rectificá-lo já na primeira convocatória da fase de qualificação para o Mundial de 2006. Que diabo!, se até Pinto da Costa confessa que às vezes se engana...

Pois, meus caros amigos, pensei mal. O seleccionador de Portugal é um daqueles homens que nunca têm dúvidas e raramente se enganam. Por isso voltou a não convocar Vítor Baía. Desta vez com o ridículo suplementar de a exclusão ter sido anunciada poucas horas antes de o guarda-redes português receber a mais alta distinção individual da UEFA. Aliás, Scolari escolheu o dia de ontem para anunciar a sua primeira lista de convocados porque não se passava nada na Europa do futebol. Era o dia ideal para dar visibilidade à Selecção.

Será que homens lendários do futebol europeu como Rinus Michels, o pai daquele Ajax que jogava o futebol total, Stojkovic, Simonsen, Berti Vogts, Iordanescu, Fachetti, ou Venglos deixaram de compreender a essência do jogo? Será que eles sabem que Scolari acha que a selecção de Portugal dispensa bem o valor de Vítor Baía?

Sem comentários: