terça-feira, 31 de agosto de 2004

ALGUMAS REFLEXÕES...

Mal soube da provável vinda do Fabuloso, apressei-me a mandar uma mensagem ao Dragão, que dizia "até os derretemos".
À primeira vista e tendo no plantel Baía, Seitaridis, Quaresma, Carlos Alberto, Diego, Fabuloso, Postiga, MacCarthy, Derlei, Maniche e Costinha, mais os outros todos, estaríamos perante o melhor e mais espectacular plantel aluma vez visto para as bandas da Lusitânia. O autêntico Dream Team, nome que alguns jornalistas já chamaram a equipinhas lagartas e lampionas e que ficaram a dezenas de pontos do nosso clube. Agora não chamam ao Porto, mas chamo eu. E mesmo a nível internacional, poucas existem com esta qualidade. Sejamos realistas e não tenhamos medo das palavras. A nível individual nunca foi e penso que não será mais, possível juntar num só clube português estes jogadores, da maneira que o acabámos de fazer. Os magníficos jogadores que sempre tivemos foram feitos cá e depois vendidos quando atingiam este nível. Agora foi o contrário. Contratámos dois ao escrete, um ao Barça, outro ao Totenham, por valores altíssimos. Parecemos o Manchester ou o Real Pesetas. E isto assusta a concorrência e os seus moços de recados dos Avantes.
Mas, bem vistas as coisas e pensando friamente nelas e depois de vistos os últimos acontecimentos, a mim também me assusta. Exemplos não faltam por esse mundo fora de que ter "galácticos" só por si não é suficiente. É rpeciso um grande treinador, que ao mesmo tempo seja um disciplinador e condutor de homens. Não é Real Pesetas e Capataz Moçambicano? Aliás, nós sempre fomos a oposição aos ricaços. Humildes, formando excelentes jogadores e aproveitando desperdícios de outros, pela calada e conscientes que não poderíamos contratar galácticos, a todos fomos surpreendendo até chegar a este nível. Agora passámos definitivamente para o lado de lá. Claro que estamos longe de termos o dinheiro de Chelsea, Manchester, Barça, Real e outros. Mas nunca estivemos tão perto. A diferença para a Mouraria é a mesma que vai de nós para o Chelsea. E aqui pode residir o problema. Num onze possível que inclua Baía, Seitaridis, Pepe, J. Costa, N. Valente, Costinha, Maniche, Diego, Carlos Alberto, Derlei e Fabiano, ficam de fora Quaresma e Postiga, contratdos por muito dinheiro e que não vieram para se sentar no banco. Se eles entrarem, quem sai? Será que vamos conseguir aguentar com isto tudo? Com esta pressão e eventuais problemas disciplinares? Eu confio cegamente no Presidente. A ver vamos...
Entretanto e como este blog não serve para lamber as botas ao Clube, mas para expressar a opinião sincera, detecto algumas incongruências incompreensíveis. Por exemplo, se veio o Fabiano, porquê ter vindo o Postiga em troca do Pedro Mendes? Preferia sinceramente ter o Fabiano e o Pedro Mendes do que o Fabiano e o Postiga, até porque já tínhamos o Benni, Derlei e Hugo Almeida. O Pedro Mendes, face à razia no centro e ao seu valor, seria imprescindível. Pensei eu que, com esta vinda, cortávamos as pernas de novo ao Hugo Almeida. Mas não, parece que o nosso Big Mac nos deixa, o que a mim me entristece e faz perguntar porquê. Claro, as incompatibiliddes trazidas de Vigo entre o Mister e ele. Mas trazer o Fabiano para dispensar o responsável pela nossa qualificação para a Uefa que ganhámos, melhor marcador do campeonato passado, autor de golos importantes na Liga dos Campeões que ganhámos, jogador que marca por época o dobro dos golos do Postiga, que no ano passado era a 1ª, 2ª e 3ª, escolha do Mourinho, desculpem lá, mas não gostei. Até porque, sinceramente, não vejo que precisássemos de mais avançados..
Depois, o Rossato. Magnífico lateral/extremo, que poderia à vontade destronar o Nuno Valente, ou substitui-lo nas lesões e castigos. Exímio marcador de livres e rematador de longa distância. Contratado esta época sem jogar um jogo oficial, dispensam-no. Quando na extrema esquerda só temos o descerebrado do César Peixoto e mais nenhum? Descerebrado este que vai ficar no plantel depois de tudo oque (não) fez? E ficamos com o Areias? Não bate certo, até porque o negócio foi uma ninharia.
Por último, o desiquilíbrio nas alas. Se do lado esquerdo só temos o diminuído, do lado direito temos o Quaresma e o Maciel. Meu Deus, que diferença. E do lado direito da defesa, se começámos com dois magníficos laterais (o outro era o Ibarra) ficámos só com um. Com lesões, castigos e idas à selecção vai jogar quem? O Ricardo Costa? Ou seja, na pré temporada tínhamos a defesas direitos Ibarra e Seitaridis e esquerdos Rossato e Nuno Valente. Agora temos Seitaridis de um lado N. Valente e Areias no outro. Espero que o Presidente e o Mister pensem nisto e estejam atentos, porque não quero ver o Porto transformado em "pseudo galácticos" de 2ª, possuidor de linhas atacantes demolidoras, mas com fragilidades na defesa ou noutros sectores, formando assim 1 plantel desiquilibradíssimo. Os outros é que têm que aprender connosco e não nós com eles. Afinal, nas duas últimas temporadas, pobres mas honrados, ganhámos duas competições europeias. A ver vamos no que isto dá, esperando sinceramente que o Fabuloso desate a marcar golos em catadupa. Em Portugal, este plantel chega e sobra para ser campeão em Dezembro, face até aos fraquíssimos planteis adeversários. E na Europa, o que isto vai dar? Vamos deixar o nosso Mister ter tempo para treinar com todos e daqui a um mês tiraremos mais conclusões.

Sem comentários: