quinta-feira, 25 de março de 2010

O inicio da reposição da verdade

Como qualquer pessoa de bom senso esperava, a FPF através do seu órgão de justiça veio fazer a leitura da lei que qualquer pessoa dotada desse dom faria, aliado a uma imparcialidade de que padece imenso o CD da Liga, dando os castigos devidos aos jogadores do FC Porto.

Da leitura da lei, conforme já aqui falei, percebe-se claramente duas coisas. Que os stewards não são agentes desportivos e que não podiam estar naquele local. Porque estando autorizados a substituírem os agentes da autoridade (que podiam estar naquele local) apenas os podem substituir para controlar o público. Ora como naquele local não há público porque tambem decorre da lei que lá só podem estar pessoas credenciadas pela Liga/FPF e agentes da autoridade, os stewards não deveriam estar naquele local. Mas não é por abusivamente lá estarem que passam automaticamente a ser agentes desportivos ou de autoridade.

Como tal, o que aconteceu é que existiram agressões a pessoas estranhas ao local, que não são nem agentes de autoridade, nem agentes desportivos.

O CD da Liga ao fazer a "chico-espertice" de encontrar neles agentes desportivos só veio armar confusão e arranjar forma, pôr-se a jeito, de ser o bode expiatório dos problemas do futebol português - dos quais é uma parte mas não é única.

No restante, tudo normal. A manutenção do castigo de Vandinho é normal, pois ele agrediu um treinador adjunto, isto é, um agente desportivo. E assim sendo, o castigo dele recai sobre o famigerado artigo que foi usado para os jogadores do FC Porto. Discutível é se houve uma agressão ao dito elemento dos lampiões ou não... E se foi a única... E ainda se poderá perguntar como é só viram agressões de jogadores do Braga e não viram nenhuma dos trauliteiros dos lampiões... Ou porque é que esperaram até ao fim do período de inscrições para anunciar o castigo ao jogador... Mas em relação ao enquadramento legal, nada há a discutir sobre isso!

Acima de tudo, há agora que estudar a lei muito bem e ver o que pode ser feito para lá das compensações financeiras ao clube e jogadores pelo erro cometido. Porque o importante é que o FC Porto se defenda de ter sido prejudicado desportivamente. E se não é possível repetir todos os jogos em causa onde a participação do Hulk e do Sapunaru foi indevidamente impedida (segundo o Guilherme Aguiar, não sei se é assim ou não) deverá o clube estudar se é possivel ser ressarcido desportivamente por isso: explicando claramente, o que quero dizer é que a não presença na LCE pode ser causa directa da não utilização dos 2 jogadores em diversos jogos. Não sei como resolver o imbróglio, não sou jurista. Mas tenho a clara ideia de duas coisas: ainda vai correr muita tinta sobre este caso e que financeiramente a Liga vai ter pesadas consequências...

Por último, os lampiões vieram lamentar a demissão do presidente da Liga. Só isso já diz tudo sobre quem é que estava a tirar partido da sua presença no cargo. Mais palavras para quê?
E porque não se demitiu o presidente do CD da Liga? A resposta também é muito simples: porque os lampiões ainda não foram declarados campeões e para isso a sua presença lá é fundamental, não se vá dar o caso da classificação final ser impugnada e não houvesse uma classificação oficial do campeonato para transmitir aos órgãos da UEFA de forma a serem comunicados os clubes que representam o país em cada competição... Capito??

Sem comentários: