terça-feira, 26 de setembro de 2006

Quem tem medo compra um cão...

Este foi o título que acabei por por neste post. Mas outros poderiam ser.
Desde logo também poderia ser: "Jesualdo, típico treinador português".
E posta esta introdução, vou passar a explicar porquê.
Ainda vinha nas filas de trânsito quando ouvi a constituição da equipa do Porto. Logo nesse momento enviei um sms ao Azulão e ao Grande Portista do seguinte teor "puto de treinador" e porquê? Porque tal qual os treinadores das equipas adversárias do Porto no campeonato nacional, apresentamos uma equipa defensiva, cheia de medo, à espera do 0-0 e do massacre do adversário.
Alteramos a tática num jogo em que a deviamos ter mantido e em que deviamos ter mantido os jogadores, embora eu até não concorde com o Hélder Bostiga, tal como é público.
Mais, com uma táctica que é criticada por todos nós, em relação aos nossos adversários quando actuam no Dragão, o Porto entrou logo a perder.
Porquê inventar desde logo com um jogador que não tem lugar num jogo da Liga a defesa esquerdo, Ricardo Costa de seu nome. Porquê meter um jogador muito fraco para o Porto, tal como sempre o disse e que mais uma vez o provou?
Assim, desde logo perdemos uma peça influente no meio-campo, até porque Marek Chec tinha de vir sempre ajudar o coxo do Ricardo Costa.

Assim se transmitiu o medo aos jogadores. O medo de jogar contra uma equipa inglesa, como se fossem uns papões. E apenas o foram tanto porque assim o quisemos.
Jesualdo provou neste jogo que, como qualquer um, serve para os confrontos internos, mas que é um daqueles portuguesinhos de segunda que tremem mal vêm um estrangeiro pela frente, só porque ele tem aspecto de mau.

Para culminar a sua brilhante actuação, manteve Lucho em campo os 90 minutos, típico de treinador que fazem primas-donas nas equipas, mesmo que estejam a fazer o seu pior jogo. Assim previ quando meteu de imediato na equipa, sem qualquer jogo de pré-época, quando o Ibson havia feito um início de época brilhante.
Depois, qual leitura perfeita de jogo, tira o Anderson, que entre os maus, ainda havia sido aquele que mais lutou por mais qualquer coisa.

Por último, e apesar de pensar que tal atitude também foi devido à imagem transmitida pelo treinador, uma desanca completa nos jogadores. Não correram, não quiseram, não lutaram, numa atitude indigna para quem ostenta tão nobre símbolo.
O Grande Portista que está em Espanha e viu o jogo pelo Canal Plus espanhol, disse-me que os jornalistas espanhois estavam chocados. Que não imaginavam um Porto tão fraco e com tão pouca atitude. Disseram mesmo que "a jogar assim não merecem continuar na Liga dos Campeões".

E talvez tenham razão. O nosso Mágico Porto não merece este comportamento de segunda.
Enfim, uma miséria autêntica...

P.S. - só após publicar este post verifiquei que o Azulão já havia escrito. Pelos vistos em sintonia até no facto de chamarmos coxo ao Ricardo Costa. Vimos o mesmo jogo, de certeza...

ALGUÉM LHE DIGA QUE ISTO NÃO É O BRAGA...

...e a competição não é a Taça de Portugal.
Vira o disco e toca o mesmo. Estou até à ponta dos cabelos com treinadores de segunda apanha sem perfil para treinar o Porto.
Quem começa com três centrais e dois laterais só merece um destino - perder o jogo. A figura que fizemos hoje é a figura que faz o Penafiel quando vai ao Dragão. Aceitava-se perfeitamente que tivesse algumas cautelas face ao poderio adversário. Essas cautelas passariam por, relativamente ao último onze, trocar Bostiga e Adriano por Lisandro e Raul Meireles. Povoava assim mais o meio campo, que é onde se ganham jogos, com um jogador combativo, que recupera bolas, mas que não descura o ataque, aparecendo muitas vezes em posição frontal para mandar um dos seus balázios. Ainda por cima, Meireles é o único jogador do plantel forte na meia distância. Com a entrada de Lisandro, jogávamos com três jogadores velozes no ataque - para além do Argentimo, Quaresma e Anderson.
Este tipo de treinadores cagarolas, sem qualquer experiência ou coragem fez o que faria qualquer treinador de fundo de tabela. Meteu um terceiro central que nunca jogara, fingindo que era lateral e fingindo que Marek Cech era centro campista. Ou seja, Jesualdo foi duplamente cobarde. Primeiro porque meteu cinco defesas. Depois porque não o assumiu. Com a brilhante inovação, usou um fraco central como fraquíssimo lateral e um bom lateral como sabe-se lá o quê. No momento da verdade, víamos o Arsenal central bolas para Henry, no meio de cinco defesas.
Quando se viu a levar no pêlo - porque seria? - colocou a equipa que devia ter jogado de início. Com a substancial diferença que já só tinha uma parte, estava a perder e esgotara duas substituições. O Arsenal marcou o segundo e o que Jesualdo fez? O que faz qualquer treinador do seu nível. Meteu mais um ponta de lança à toa, armando-se em macho de barba rija quando o jogo estava perdido, para poder dizer que arriscou tudo.
Disto já vi anos a fio e cheirou-me a engenheiro. Que diabo, o Porto é respeitado por esse mundo fora. Custa assim tanto jogar para ganhar? Coloque o melhor onze, mande jogar o que sabem e se perdermos encolhemos os ombros, damos os parabéns ao adversário e ficamos resignados. Agora assim todos nós percebemos que começamos a perder antes do jogo começar.
Se alguma alma caridosa fizer estatísicas de quantos jogos estes treinadores de segunda ganham nestas circunstâncias, ou até empatam, chegaremos a resultados confrangedores. Mas eles insistem. Está-lhes na massa do sangue. Entram petrificados de medo, com receio de perder por muitos. E depois ficam secretamente à espera dum milagre. Ora, quando o milagreiro dá pelo nome de Hélder Postiga, o Unigolo, e quando o Unigolo já esgotou para um ano o que sabe fazer, tal não seria um milagre. Seria magia negra.
Todos nós sabemos que Ricardo Coxo é mau. Que entre ele e o Bruno Alves venha o diabo e escolha e só temos que rezar para o Pedro Emanuel e o João Paulo recuperarem depressa. Mas estes treinadores é que sabem. Hão de ter estudado por algum manual secreto que lhes diga como transformar um mau central sem ritmo de jogo num fabuloso defesa esquerdo.
Também todos nós vemos que o único extremo no plantel capaz de secundar Quaresma é Vieirnha. Mas Jesualdo consegue ver que este não tem talento sequer para ser convocado, porque há um génio marroquino de 29 anos que um dia destes, em pleno Ramadão, há de soltar a magia que há em si. Apesar de o ter tentado enquanto jovem no Marítimo, tendo sido dispensado. E porque há também outro estrondoso extremo vindo do mesmo clube e que um dia há de acordar e perceber o que é uma bola anda a fazer no relvado que ele pensa que serve apenas para correr.
Todos nós vemos que Lisandro neste momento é o melhor avançado do Porto. E por aí fora.
Enfim, resignemo-nos desde já. Este plantel chega e sobra para ganhar o campeonato, apesar de Jesualdo não repetir um onze e até dá para o Unigolo e o Unifinta jogarem. Até para o Bruno ALves parecer que é bom central. Que diabo, apesar de tudo, este treinador não é tau mau como o H3N1. Todavia, para a Liga dos Campeões estamos conversados. Com treinadores formatados desta maneira nunca ganharemos a uma grande equipa fora de casa e raramente empataremos. Não vale a pena sequer ter ilusões...
Pode ser que daqui a dezassete anos apareça outro Mourinho.


PS - quase me esquecia. Fantástica a substituição de Anderson por Adriano.

domingo, 24 de setembro de 2006

TUDO NORMAL

No mesmo dia em que o Dream Team, futuro colosso Mundial, quicá Europeu, de 2011, atingiu mais um resultado digno daquilo que vale, o nosso clube, normalmente, despachou o Beira - Mar.
O jogo podia só ter tido a segunda parte, já que a 1ª valeu apenas pela defesa do guarda-redes do "escrete".
Na segunda com Andershow a comandar, tudo foi diferente. Até o Harry Potter ficou contagiado e os dois juntos cilindraram aquela defesa, bem coadjuvados pela raça argentina de Lisandro, que nessa noite reclamou lugar no onze já em Londres.
Saúda-se o regresso de Postiga aos golos (e que grande golo), mas não tenho fé que seja para ter continuidade. De resto, uma menção para a estrondosa ovação de pé a que Jardigolo teve direito. O povo não esquece, eu também não. E também não esqueço a forma estúpida como ele aterrou vindo da Turquia de cachecol do Porto no pescoço, para assinar pelos lagartos - graças a Octávio Machado.
Uma última nota para manifestar um receio - as entradas com que Andershow é brindado sistematicamente. Um dia, uma há de dar cabo dele. Uma como a do Alcaraz, por exemplo. Em Inglaterra, daria direito a meia dúzia de jogos de suspensão.
E agora... teste de fogo em Londres. O meu onze seria:
Helton - Bosingwa - Pepe - R. Costa - Cech - Lucho - Andershow - Meireles - Harry Potter - Vieirinha - Lisandro. Mas já sei que vai ser bastante diferente...

sexta-feira, 22 de setembro de 2006

O nosso contributo...

Este lampião de um costado e meio

aparece na televisão e parece um anjinho.
Aparece com a maior lata do mundo a dizer que se vai recandidatar pois não pode trair os inúmeros lampiões que acreditam nele e que só decidiu na quarta-feira, logo depois da vitória que obtiveram, segundo ele. A vitória ( não podia ser no relvado, é claro) foi o resultado da exposição à CD da Liga sobre o processo "Apito Dourado".

Depois, vejam a coerência de discurso:
"Porque razão se recandidata, depois de ter ameaçado, muitas vezes, que não o iria fazer?
Quem está perto de mim sabe por que razão tomei esta decisão. Não vou esconder que estou desencantado com o futebol. Tudo o que se passou comigo também me desencantou... "
Pois, coitado, anda desencantado e continua.
Não será para evitar o mesmo caminho do Vale Tudo que só foi para o canil depois de largar a presidência?

Continuando com aquela cara de choro e perante a pergunta "No passado, era amigo e aliado de Pinto da Costa. O que mudou?" responde:
"Nunca fui aliado de ninguém. Aquilo que se passou, reservo-o para mim próprio."
Pois, não foi não. Nós até não sabemos nada. Obrigado pela jogada do Deco. Foi muito grande e deu-nos muitos êxitos.

Mas mais à frente, ainda com aquela cara de salvador do mundo, falando do dossiê que entregou na Liga, a Judite (não a PJ) de Sousa pergunta-lhe :
"Em que circunstâncias é que esse dossiê lhe chegou às mãos?
Chegou a minha casa, de forma anónima, depois de ter mudado de residência. Trata-se de um dossiê amarelo, com perto de mil páginas. "
Ora bem, então não é que o Kadafi tinha mudado de casa por causa das ameaças e só dois ou três amigos é que sabiam onde ele morava? Afinal há mais quem saiba.
Quem sabe não será alguém ligado aos tribunais a quem os Arguidos têm de indicar a mudança de residência... Quem sabe...

Judite continua:
"Como explica que tenha escolhido o árbitro da meia-final da Taça de Portugal da época 2003/04?
Não escolhi árbitro nenhum. Quem ler com atenção a transcrição da escuta telefónica, repara que há uma revolta muito grande..."
Pois há revolta, mas é nossa que lemos muito bem aquilo que lá está e vimos como ganhaste a Taça... E para que não se esqueça aqui está o meu post sobre essa escuta com as transcrições da mesma...

Quanto à Liga, vejam lá bem a lata de um condenado por roubo de um camião:
"Por que é que diz que a Liga de Clubes não serve para nada quando, há cerca de três anos, disse que era mais importante ter alguém influente na Liga do que um reforço no plantel?
Quando o" Benfas" decidiu apoiar Valentim Loureiro, foi com base no princípio de que o líder da Comissão de Arbitragem deveria ser escolhido pela APAF e não por um agente desportivo. Foi nesse ponto fundamental que apoiámos o major. "
Bem, a resposta tem tudo a ver com a pergunta, não acham. Mas continuando...
"Mas como apoia Hermínio Loureiro num primeiro momento e, passados poucos dias, chega à conclusão de que ele não é a pessoa certa para liderar o futebol português?
Houve coisas que nos fizeram reconsiderar, quando detectámos que havia acordos com alguns presidentes com a indicação de pessoas para integrarem alguns lugares.
Um desses presidentes, presumo que seja Pinto da Costa?
Está sempre na primeira linha."
Coerência acima de tudo!!!
Alguém sabe se me dizer quantos do FC Porto foram para a Liga? Não terão sido ZERO, ZERINHO?

Depois passa para uma parte em que nós, os Dragões, estamos todos de acordo, a saber:
"Está satisfeito com o trabalho desenvolvido por Fernando Santos?
Todos os" lampiões "devem estar bastante orgulhosos pela obra que fizemos. Sinto-me muito feliz por termos um treinador e um homem com o seu perfil.
Apoia incondicionalmente Fernando Santos?
Incondicionalmente."
Nós também. Renova por mais 10 anos que nós também apoiamos incondicionalmente.

Depois, claro, a anedota de sempre:
"A dívida do Benfica não assusta, e, com o projecto que temos, vamos chegar a 2011 ou 2012 e seremos um grande colosso europeu, para não dizer mundial."
Ora deixem-me cá ver.
Então não era em 2006?

Ora bem, como nós aqui no odragao.blogspot.com somos sensíveis às suas palavras e queremos a verdade desportiva, vamos também promover o envio de um pequeno dossiê à Liga.
Ora bem, sugiro que carreguem neste link. Que copiem a imagem para o computador e depois o ponham num email a enviar a LFPF.
O meu terá o seguinte texto:
"Ex.mos Senhores,
Tendo chorado ao ver a entrevista à RTP1 do Sr. Presidente Kadafi dos Pneus em que o mesmo se sentia desencantado com o futebol (e chorei muitas mais vezes e muito mais copiosamente do que quando vi o filme "World Trade Center" de Oliver Stone ), venho por este meio contribuir para que se puna exemplarmente quem pretende destruir o futebol português através de jogadas de bastidores.
Assim sendo, sou a enviar excerto de escutas telefónicas que constam do processo apito dourado.
Como sei que neste Conselho Disciplinar têm uma particular apetência para punir tudo o que vem escrito com a palavra Porto, chamo a particular atenção para o facto de, nesta situação, quando se fala em Porto, não há nenhum jogador que tenha encostado o dedo mindinho em quem quer que seja, mas apenas e só que nada tem a ver com a situação e que não quer intrometer. Mais, se repararem bem, é uma conversa entre terceiros estranhos ao FC Porto. Sei que é difícil, mas façam um esforço.
Chamo, ainda, particular atenção para o facto de onde constar LFV, não significa "Lá Fomos de Vela", mas quer-se referir ao senhor que deu a entrevista na RTP1 e que se pretende recandidatar ao SLB (também não confundir com o Seremos Leiloados Brevemente, pois esses já receberam castigos que chegue com a vossa confusão, que claro, tenho toda a certeza que tem sido feita negligentemente).
Espero, assim, contribuir para que este homem não se sinta mais desiludido e que todos os que escolhem árbitros sejam banidos deste nosso futebol, para que haja mais homens condenados a quererem ser Presidentes de Clubes.
Com os melhores cumprimento,
O Dragão"

Assim até já me sinto melhor com a minha consciência. É que me dói o coração a ver um homem quase a chorar, tão desolado, sendo tão honesto...

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

PARABÉNS, HELTON!



Helton acaba de ser convocado para a selecção do Brasil. O sorriso dele neste momento deve ser mais ou menos este.
Feliz do Clube que tem como dois guarda-redes o melhor de Portugal e o melhor do Brasil!

PARABÉNS HELTON!

ESTÁ-SE A VER, NÃO ESTÁ?

Que o mundo do futebol anda pôdre, já há muito o sabíamos.
Que precisa da vassourada ( de que falava o MST) que limpasse do mapa os corruptos, os desonestos, os hipócritas, os farsantes e «tutti quanti» há muitos que o desejam, incluindo eu.
Que a operação "Apito Dourado" teve como principal objectivo caçar Pinto da Costa nas malhas da justiça não me restam quaisquer dúvidas e isso por variadas razões:
1- Há um espinho atravessado na "entente" vermelha - o único presidente condenado por vigarices e falcatruas é lampião, depois de ter sido sufragado por quase toda a nação vermelha como o líder que iria pôr a nu as terríveis e macabras manobras de bastidores do odiado presidente portista.
2- O Ministério Público fica surpreendido, quando desencadeia o processo, porque em vez de lhe cair na rede o tubarão, aparece-lhe peixe graúdo, é certo, mas de grande impacto político e, para mais, afim da governação na época.
3- Apesar disso o Ministério Público não desanima e procura (com a conivência de quem?...),através de oportunas fugas de informação, condenar " na praça pública " o referido dirigente.
4- O Ministério Público, numa atitude discriminatória inqualificável, procura incriminar, com base nas escutas telefónicas, o presidente PdC e deixa de lado sem qualquer pronúncia outras de maior gravidade do presidente lampião. Porquê?
5- Como o processo não tinha pernas para andar, essencialmente porque assente em equívocos resultantes de má-fé e ressentimento, e tende a desmoronar-se como um castelo de cartas, o recalcamento e a frustração dos ressabiados viram-se agora para a justiça da Liga, no pressuposto de que o conselho disciplinar castigue sem dó nem piedade quem a justiça civil deixou escapar.
E o conselho disciplinar, sem qualquer pingo de vergonha, ordena de imediato a instauração de um inquérito, mesmo sabendo que:
1- Está em fase de transição.
2- O órgão ligueiro de momento não tem todos os seus elementos.
3- Depois da tristíssima figura que fez com o «caso Mateus», devia meter o rabinho entre as pernas e estar muito bem caladinho.
4- Os sumaríssimos de triste memória e a perseguição frenética ao FCP, pela falta de isenção e pela sua parcialidade nojenta, são máculas que marcam para sempre a sua função de magistrados.
5- Toda a campanha persecutória um dia se virará contra eles.

Para me não alongar em considerações sobre «esta apagada e vil tristeza» de que fala o épico, resta-me perguntar: "Quem é que nestes meandros todos está por trás? O que pretendem? "
Está-se a ver,não está?

Mais um ano

É nosso patrocinador desde há 25 anos e esteve sempre connosco nas grandes vitórias.


É uma marca indissociável do Mágico Porto.
Que continuem com muito sucesso...

Um ponto (e dos grandes) a favor do Jesualdo!!!

Tal como já diziamos há muito tempo, um dos nossos pontos fracos são as bolas paradas, sendo certo que o ano passado se verificava que era tudo feito às três pancadas, o que até foi facto que originou aqui grandes criticas ao H3N1.
Ontem, Jesualdo Ferreira disse-nos que os golos de bola parada estariam a caminho. E mais, disse que os golos de bola parada, quer os sofridos quer os marcados, são-no por uma questão táctica e de trabalho de laboratório, coisa que o H3N1 demonstrou muito bem que não fazia.
Até Jesualdo mandou uma farpa ao H3N1, pois ele próprio disse aquilo que muitos viam e que outros se limitavam a não querer ver: "Não me parece que tenha sido muito forte a esse nível na época passada".
A verdade é que me parece que falta muito deste trabalho no nosso Mágico Porto, até porque não temos nenhum exímio marcador de livres directos há muitos e longos anos.
Jesualdo Ferreira ao afirmar que os golos de bola parada estão a caminho, dá-nos um sinal de confiança até porque o mesmo põe mesmo a fasquia elevada ao dizer "não tenham dúvidas disso".
Começo a ganhar uma certa simpatia por este treinador (no entanto continua em estudo da minha parte), até na forma como sempre se apresenta: sisudo e com cara de poucos amigos.
Do que falou ontem, também ficamos a saber que Jesualdo Ferreira tem em boa conta o nosso tão conhecido Jardigol e que sabe que teremos de ter todos os cuidados com ele.
Quem sabe, se ele continuar assim, não o veremos ainda mais uma época de azul e branco?
Ah, e espero que o homem seja recebido no nosso estádio como merece: com uma ovação do estádio, não só pelo que fez com o nosso símbolo ao peito, mas também para lhe dar ainda mais força para se recuperar como homem, num momento em que ele bem precisa. Devemos-lhe pelo menos isso, até porque somos gente de bem que assim o deseja.

P.S.: Fizeram-se umas referências aqui a mim por ser defensor do Diego, pelo facto de ter acontecido um desentendimento entre Diego e outro jogador do Werder Bremen e eu não o ter referenciado.
Desde já digo que não tinha conhecimento do facto e que só tive aquando do comentário crítico de um Dragão aqui no blog
Pois bem, a esses que me criticaram quando falei dos primeiros dois jogos do Diego no WB, porque ainda era muito cedo para se falar devolvo uma pergunta. E agora? Já passou a muito tempo? É que só passaram mais 15 dias...
Mais, não os ouvi comentar o facto de o Diego ter sido o melhor jogador da Bundesliga no mês de Agosto.
Não, não se preocupem que não me calo perante as situações. Continuo e continuarei a gostar do Diego, pois pelo que vi no ano passado, foi dos jogadores mais injustiçados do plantel. E podem ter a certeza que se o H3N1 me fizesse o que lhe foi fazendo a ele, aí não poria o meu pai a falar, falaria eu e bem alto.
Mas os defensores do H3N1 vão acabar por chegar à terra, tenho a certeza.
Um abraço...

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

ENTENDIDO???



Assino por baixo sobre o que diz o MST:
"Jogo após jogo, vou cimentando a minha opinião, manifestada logo após o primeiro jogo que lhe vi fazer: este gauchinho do Anderson, a menos que alguma coisa de muito má e muito estranha lhe aconteça, está destinado a vir a ser um dos melhores jogadores do Mundo, não tarda nem um par de anos.
E, se dúvidas houvesse, aí está já o baile dos vampiros voando sobre a sua cabeça para ficarmos esclarecidos.
E lá vamos nós, portistas, viver a habitual saga que já conhecemos do Jorge Andrade, do Ricardo Carvalho, do McCarthy ou do Deco: cada vez que há um fora de série na equipa, ninguém nos dá tréguas, no desejo expresso de o ver rapidamente pelas costas, exportado à primeira oferta.
Mas, neste caso, ficaria bem um pouco de pudor: o miúdo tem só 18 anos, chegou há apenas um ano e foi preciso esperar seis meses para que começasse a jogar. Dêem-lhe ao menos tempo de aquecer a camisola e não o queiram ensinar já a transformar-se num mercenário!"

terça-feira, 19 de setembro de 2006

VOLTEMOS ÀS NOSSAS ANDANÇAS

Passada a efeméride, é tempo de voltarmos ao nosso campeonato e ao que mais se avizinha.
Relativamente ao jogo com a Naval, apesar do PORTO ter ganho bem, a equipa ainda não me satisfez. Se bem que a defesa tenha melhorado imenso com a entrada do Marek Cech, o Bruno tarda em se soltar e deixar de jogar como se a bola lhe queimasse os pés. Eu sei que não tem grande técnica (para não estar sempre a falar do Tonel que, com o Pepe, julgo fariam uma dupla a relembrar as que já tivemos, ainda ontem no jogo de Braga registei o jogão que fez o Marcos António e o jeitão que nos faria...) mas, com os diabos, não é preciso estar a jogar sobre brasas, porque são maiores os riscos da asneirada.
Quanto à linha média, embora o Anderson tivesse jogado em inferioridade física, pareceu-me o Lucho muito macio e com índices físicos em baixa. Pendular e seguro foi o Paulo Assunção, transmitindo, quanto a mim, ainda mais segurança defensiva do que o Raúl Meireles. É certo que o Raúl talvez possua maior capacidade ofensiva, mas, com o meio campo macio como esteve na Figueira, o Paulo é mais consistente.
No que diz respeito aos avançados: o Tarik não fez falta nenhuma e espero que o Jesualdo se tenha dado conta disso; o Quaresma já está a subir de forma, o que é um bom prenúncio; o Postiga, não sei o que anda lá a fazer, daqui a vinte anos ainda andará à procura da confirmação como jogador ( a propósito podíamos fazer um totogolo entre os frequentadores deste Blog para ver quantos golos ele vai marcar ao longo da época!...) e o Adriano precisa de acertar. Julgo que se tivesse a seu lado um outro tipo de jogador, que o ajudasse a abrir as defesas, seria muito mais eficaz. Quanto ao Lisandro também está em défice. É preciso dar mais oportunidades ao Vieirinha.
Alguns dos nossos consócios visitantes apontam, o que eu acho impossível, o Linz como reforço de Janeiro. Quando aqui há tempos, antes do começo do campeonato, vigorava ainda a novela Hesselink, o apontei como um bom reforço, houve quem discordasse por ter vindo do Rapid de Viena, mas, pelos vistos, até agora, não me enganei.
Um jogador que estou a gostar de ver, nos três jogos disputados e, se mandasse, dava de bandeja por ele o Alan, o Tarik e o Ezequias, todos juntos, é o Sougou do Leiria. Velocíssimo, bons pés, bons centros, entrega e capacidade de recuperação. Este seria uma escolha acertada. Mas isto sou eu a dizer.

Pois é meu caro Bart Simpson...


agora chegou-te a mostarda ao nariz?

Recoredem-me. Por acaso não será o mesmo treinador que esteve no jogo da semana passada no banco, na Madeira, em que o seu golo decorreu de uma jogada irregular e nada disse?
Não foi ele que à pergunta sobre o lance, no final do jogo, apenas disse, passo a citar: "Não me pareceu. Pareceu-me uma jogada boa em termos defensivos da nossa parte, retirando os dividendos ofensivos."

Não foi este o mesmo treinador que se estreou à frente dos lagartos num jogo em que a bola esteve um metro dentro da baliza? E não foi ele que nesse caso também nada disse sobre o golo e que o plantel do Leiria, no dia seguinte, estaria a trabalhar e que havia perdido o jogo, nada podendo fazer contra isso.

E não foi a sua equipa que jogou 90 minutos contra o Paços de Ferreira e não marcou nenhum golo? É verdade ou não é? Como queria ganhar um jogo se nem um golo marcou?
Esta é que é a verdade que se tenta escamotear.
Concordo que o golo foi irregularíssmo.
Concordo que as declarações do Ronni são do mais estúpido do que já tenho visto.
Concordo que sem aquele golo o Paços Ferreira dificilmente ganharia o jogo.
O que não posso concordar é que os Lagartos não tenham ganho o jogo à conta daquele golo. Quando muito empatavam.
E ao mesmo tempo convém ser coerente, caro Bart Simpson. É que o ano passado, naquele golo escandaloso para qualquer um, não o vi dizer uma só vez aos adeptos do União de Leiria que tivessem paciência porque aquilo acontecia.

Ah, e já agora aconselha a SAD a pedir a repetição desse jogo contra o Leiria no ano passado. Não seria de mau tom.

É que, sabes, Bart Simpson, vou-te explicar uma coisa que ainda não atingiste.
É que os pasquins querem-te pôr nas estrelas mas não é pelo teu lindo penteado.
Eles querem-te lá em cima porque já viram que os lampiões não valem nada e como tal têm de arranjar um concorrente á altura ao nosso Mágico Porto, nem que seja maquinado.
Até ganhaste ao Inter de Milão (agora um resultado do outro mundo e o ano passado um resultado banalíssimo apesar de os termos mandado com duas batatas sem espinhas para casa e quando só lá perdemos graças às magníficas invenções do H3N1)e tinhas ganho os primeiros jogos do campeonato, mas só isso não chega. É preciso muito mais.
Por isso, cuidado. É que quanto mais alto nos põem, mais alto é o tombo.

Ah, Bart que eu quase tenho a certeza que o Homer, ao ouvir-te, reagiu assim:

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

RECORDAR É VIVER - CHAPA CINCO

O Novo Hino da Maria da Fonte

Portugueses, celebremos
O dia da redenção
Em que os mouros lampiões
Sofreram dura lição.

Foi há dez anos precisos
Mais pareceu um furacão
Levaram só cinco golos
Como os dedos de uma mão.

Foram só cinco golitos
Não foram precisos mais
Deu pr'ó luto nacional
Nas notícias dos jornais.

E quem assim concretiza
Alarmando os seis milhões
Foram jogadores portistas
Verdadeiros campeões.~



Este dia está a ser celebrado em colaboração com os seguintes amigos:
Pobo do Norte:
http://pobodonorte.weblog.com.pt
Portogal:
http://portogal.blogspot.com
FêCêPê:
http://fecepe.blogspot.com
Blog do Lucho:
http://sergiopmgomes.blogspot.com
Apre:
http://apre.blogspot.com
Tapirus:
http://tapirus.blogspot.com ;
http://fcporto.blogspot.com
Blue Boy:
http://www.bibo-porto-carago.blogspot.com
Dragalhadas do Dragão:
www.flthedragon.blogspot.com
Gil:
http://www.ogil.blogspot.com
Portista Orgulhoso:
http://www.souportistacomorgulho.blogspot.com
Barbeiros:
http://barbeiros.blogspot.com
Curva:
http://curva.blogspot.com

domingo, 17 de setembro de 2006

AFINAL...

... a equipa boa, tão boa, mas mesmo boa, mas mesmo mesmo boa, que nem que quisesse perder de propósito não conseguia, de tão boa que é... perdeu em casa!
Daqui a pouco começo a convencer-me que afinal as chamadas da PT não são asim tão grátis..

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Podiamos ter feito melhor...


Desculpem-me todos aqueles que até acham que o Porto fez ontem uma boa exibição e que só falhou na finalização.
Desculpem-me todos os que acham que o Porto teve azar e desculpem-me também aqueles que acham que o treinador esteve bem nas substituições.
Por este início irão pensar que vou desancar no treinador, mas não.
Apenas vou chamar a atenção de alguns pontos em que acho que esteve mal.
Na equipa principal e face às lesões do plantel, pouco poderia alterar, mas lá que podia, podia.
Manter o unifinta em jogo, é um erro em que insiste. O Marroquino não finta um único só pinheiro e os melhores passes que faz são para a defesa. Não sei porque se insiste neste jogador quando temos um Vieirinha com vontade de jogar e talento que sobra. Foi um autêntico jogador a menos. É um jogador que não sabe jogar sem bola e insiste nas jogadas individuais. Não tem que estar na equipa.
Fiquei surpreendido com a entrada do Ezequias, mas aqui o Mister nada podia fazer. É fraco, muito fraco. Não tem lugar no plantel. Tal como dizia no início da época, o Leandro seria uma boa opção em vez deste Ezequias.
Agora as substituições:
Não entendi a entrada do Postiga (ou Bostiga como eu lhe chamo). Precisavamos era de um flanqueador rápido e não outro jogador para o meio e ainda por cima que não pressiona, porque pensa que é vedeta para andar a correr atrás da bola. Postiga até fez umas coisnhas jeitosas de bola nos pés e foi 10 vezes melhor que o unifinta (o que não é difícil), mas não chega. Precisavamos de outro jogador (o Vieirinham desculpem-me a insistência).
A entrada do Alan para o lugar do Quaresma não lembra ao diabo. Quaresma, como se viu ontem, pode não estar no seu melhor, mas a qualquer momento resolve um jogo destes. E se iriamos mandar as bolas lá para cima da área, nada melhor que os centros do Quaresma. Sim, porque se estavamos à espera dos centros do Alan...
Quanto à última substituição estou de acordo que o Adriano não estava a render grande coisa, mas será que tenho de ser eu a abrir os olhos ao Mister e dizer-lhe que o Lisandro Lopez não é extremo em nenhum lugar do mundo?
O que é certo é que temos um grande jogador que carregou a equipa durante toda a primeira parte e a espaços na segunda. O rapazinho com a bola nos pés é um jogador genial. E notou-se a quebra na equipa quando este se apagou.
Penso que o treinador aqui não encontrou alternativas ao apagãozinho do Andersson, embora reconheça que também era difícil arranjar para ali alguém, até porque o Ibson não estava no banco.
Nota-se que temos potencialidade, mas também se nota que não somos equipa de sonho. Para consumo interno basta e sobra. Na Europa, vamos fazer o que pudermos. E quem sabe se com a equipa toda, sem lesões não fazemos uma perninha.
A ver vamos...

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

O CONTRATO DE MICCOLI

Refere hoje o "Notícias em Directo" de "o JOGO" que as autoridades italianas querem investigar o contrato de Miccoli. A determinada altura da notícia refere o jornal «...os investigadores deram já conhecimento às autoridades judiciárias portuguesas da sua intenção de se deslocarem a Lisboa,no âmbito das investigações que dizem respeito ao negócio da compra e venda de passes de jogadores do Calciocaos...»
Se as autoridades portuguesas fizessem o mesmo relativamente a todas as contratações efectuadas para os lampiões pelo conhecido «veigarista» (devo andar distraído,mas nunca vi referência ao valor das aquisições feitas pelos lampiões!) muita coisa havia a descobrir. Mas não. Nesse clube não se toca.
A propósito do que ontem afirmei relativamente aos corredores da corrupção, leia-se hoje "o Jornal de Notícias" a respeito da notícia que refere que «Moura Santos perde recurso no Supremo». Veja-se onde ele se movimentava.
E, como ele, são todos os outros. Porque é que respingam todos aqueles que na capital se sentem ameaçados? O maior cego é aquele que não quer ver.

terça-feira, 12 de setembro de 2006

INQUIETAÇÃO

Depois de quinze dias na torreira do sol alentejano e da Beira-Baixa, eis-me de regresso à fresca brisa nortenha, aos mexericos e controvérsias do mundo do futebol tão bem retratados nos comentários deste blog, em suma, eis-me de novo com as nossas gentes.
E se nas curtas férias estive afastado de todas as notícias (soube os resultados do nosso Porto via telemóvel) deliciei-me, quando cheguei, a ler os posts deste blog e os respectivos comentários sobre as revelações que a notícia do PÚBLICO trouxe a lume.
Não foi nada que me surpreendesse ( sobre o assunto escrevi muito antes diversos comentários ), mas deu-me um certo gozo as intervenções dos Bakeros e dos Varelas a quererem justificar o injustificável. Aliás não são só esses incontornáveis invasores. Veja-se a pressa e a preocupação com que os órgãos de comunicação social procuram lavar a imagem das falcatruas que o kadafhi dos pneus e o Veigarista fizeram, procurando atirar a lama para o outro lado. E eram estes moralistas de meia tigela que andavam a apregoar mundos e fundos!
Duas coisas, porém, me fazem espécie:
1ª- Sendo a escuta telefónica do pneumático orelhas muito mais elucidativa e gravosa do que aquela que a comunicação social reproduz relativamente a Jorge Nuno Pinto da Costa,por que motivo o Ministério Público não indicia criminalmente o kadafhi e age contra PdC?
2º - A comunicação social não acha estranho e não vai indagar o que é que o presidente dos benfas quer dizer quando afirma «eu resolvo por outro lado»?
Pudera, não lhes convém.
É que estas palavras num charlatão que se arma em moralizador não estão nada mal.Fossem proferidas pelo PdC e caía o Carmo e a Trindade, assim...
Do que não há dúvidas é que o Expresso, a Focus, os canais de televisão, a imprensa escrita e a falada,desportiva ou pseudo-desportiva, andam inquietos. Muito inquietos mesmo. Os ventos não lhes correm de feição. Tanto estardalhaço fizeram e agora está a virar-se o bico ao prego.
E se aparecesse alguém que,tendo-os no sítio, resolvesse fazer a sério uma operação "apito encarnado", então é que iriam ser elas !É claro que isso, não acontece,porque estão todos conluiados e bem protegidos. Mas seria o bom e o bonito na gestão da moirama vermelha, o país a saber onde está e como é feita a corrupção por aquelas bandas! Em que moldes são feitas as traficâncias e as trocas de influências que tenho a certeza existem em todas as instâncias lá para as bandas da capital. Já o disse mais do que uma vez e servindo-me da História que me prezo de saber um pouco, a corrupção está sempre onde está o poder político e económico e não me consta que tais poderes se encontrem na cidade do Porto.
Por isso é de bradar aos céus o desplante destes famigerados e desbocados lampiões que, tendo visto o seu clube a ser levado ao colo pelas arbitragens ao longo de épocas sucessivas ( e se não fosse isso, algumas vezes nem ao 10º posto tinham chegado),virem,feitos virgens impolutas, dizer que tentaram prejudicar o Benfica. E o Porto,não? E o Sporting,não? E os clubes mais pequenos também não? As decisões do Conselho de Disciplina da Liga foram para beneficiar o Porto, não é verdade? Os sumaríssimos foram para prejudicar os lampiões, não foram?
Eu bem dizia que não cuspissem para o ar! Se um dia se sabe! Ainda o Vale e Azevedo iria ter companhia para fazerem negócios de pneus!

domingo, 10 de setembro de 2006

TRIGO LIMPO, FARINHA AMPARO

Cresci a ouvir esta expressão e penso que se aplica ao jogo de sentido único a que assistimos hoje. Toda a gente sentiu que, mais cedo ou mais tarde, a fruta haveria de cair de podre. Confesso que não gosto muito dessa atitude, porque roça a displicência. Se o 1º golo tardasse mais um pouco, de repente o que foi muito fácil podia tornar-se perigoso. De qualquer forma, é apenas o 2º jogo. Espero que a atitude dominadora se mantenha, mas aliada a mais pressão e corrida.
De realçar, pela positiva um golaço de Raul Meireles. Se vestisse de verde e branco, há muito que estaria na selecção. Assim... De resto, para além de Anderson que de novo carregou a equipa às costas com detalhes de pura classe, gostei muito do Bosingwa. Não escondo que gosto muito de o ver jogar, ao contrário de outros. É irrepreensível tacticamente, tem pulmão que nunca mais acaba e sabe atacar, parecendo por vezes um extremo. A única pecha são os cruzamentos. Para mim, faz todo o sentido o rótulo de inegociável que o Presidente lhe colocou. De resto, Lucho a subir claramente de forma. Com Anderson ao lado, temos uma das melhores duplas da Europa.
Os destaques, pela megativa: Tarik Sektioui. Podem achar que é perseguição. Não é. Este não engana ninguém, nem a si próprio. A unifinta não lhe saíu, os cruzamentos foram disparatados, não tem sentido de colocação porque só sabe (mal) jogar com bola. Isto leva-me ao outro ponto negativo. Já não entendi algumas opções do Mister na 1ª jornada, agora muito menos. Do tridente ofensivo na 1ª parte, Lisandro foi claramente o melhor. Porque foi substituído então, em vez do marroquino?
Atenção, não estou já a malhar no treinador. Tenho perfeitamente consciência que ele não viu a pré-temporada do clube como nós. É natural que tenha outras ideias e algumas dúvidas. Acredito que ele rectificará o necessário depois de algum tempo. Como o fará no caso do Bruno Alves, que só não asneirou o que costuma face à total ausência de perigo que o adversário causou. Mais importante ainda, tenho a certeza absuluta que é muito melhor treinador do que aquela coisa indescritível que o antecedeu. Este sabe o que quer, sem ser arrogante e estupidamente teimoso. Não inventa, que é o que me parece mais importante neste momento para um treinador do Porto.
Concluindo: boa vitória e fácil. Moralizador para a próxima 4ª feira, onde já contaremos com o Mustang.


PS - ia-me esquecendo do mágico Ibson. A música torna-se melhor sempre que ele entra. Espero que a lesão não seja grave, porque classe e talento como o dele não abundam por aí.

E O APITO APITOU MESMO ... 6 VEZES

O Kadhafi pneumático teve a premonição. O apito ia apitar. Mais do que premonição, ele garantiu-o. Pois bem, o Dream Team do reumático viu o apito apitar 6 vezes na noite de ontem. 3 vezes quando a bola bateu nas redes, outras tantas quando os caceteiros cacetaram. Vou passar a levar o kadhafi mais a sério.
Ah e por favor, não punam nenhum dos 3 caceteiros, sobretudo o meio cérebro Petit. Convém que eles joguem sempre com a mesma equipa de ontem, para termos mais alegrias destas.

PS - desta vez fiquei impressionado com os trauliteiros da Avenida. Traulitaram q.b, mas desta vez parece que jogam à bola. O Mister Jesualdo tem obviamente dedo nas acertadas contratações. Espero que tenha o mesmo dedo para comandar os nossos destinos e se aperceba que não é com Brunos Alves e Tariks que lá vamos. A ver vamos.

sexta-feira, 8 de setembro de 2006

"Garanto-lhe que o apito vai apitar mesmo"

Em título meti as declarações do Kadafi dos Pneus em telefone no "Prós e Contras", isto porque ele deve andar bem informado.
Então não é que o apito apitou mesmo?
Afinal o impoluto que manda postas de pesacada para todos os lados também está no Apito? ohhhh, que desagradável... É mais uma cabala, são os assaltantes que vão a casa dele para não lhe roubar nada e apenas para o amedrontar, que arranjaram estas escutas do processo...
Mais mais do que as escutas que aqui transcrevo do jornal o público, ninguém fala do que lá vem no final da transcrição e que vou pôr a letras garrafais para ninguém se esquecer.
"O PORTO QUER LÁ SABER DISSO".
Pelos vistos, só fala quem tem que se lhe diga:

Acresce que, aquando da chamada à colação do jogo Benfas-Belenenses da meia-final da Taça que os levou à final, diz o Público que os Lampiões ganharam o jogo de forma serena!!!!!!
Serena, com aquele roubo do Lucílio Calabote? Não há dúvida que a saga continua...
Mas espero que depois desta os lampiões comecem a cantar o "APITA O COMBOIO, LÁ VAI A APITAR E LÁ NA CAPITAL, NINGUÉM O VAI PARAR... "
Bakero!!! Andas por aí??? Eh Eh Eh

quinta-feira, 7 de setembro de 2006

ALGUNS PENSAMENTOS

Depois de um período de férias e depois de serenada a confusão laboral que se lhe seguiu, não podia deixar de, penitenciando-me pela demora, deixar algumas notas sobre a actualidade do futebol luso.
Sem qualquer ordem cronológica, começo por falar do "apito dourado". Tal como todos nós sabemos, no início do processo, os multi-orgasmos sucediam-se ao mesmo ritmo alucinante em que as primeiras páginas e os longos minutos de reportagem televisiva se sucediam. Já se especulava, em êxtase, sobre a longuíssima pena de prisão com degredo e trabalhos forçados a que Pinto da Costa seria sujeito. Ponderava-se a possibilidade de descida de divisão do Porto, quiçá até a sua extinção.
Após um período longo que em sexologia se designa por período refractário, (período de acalmia pós orgasmo), eis que chega a impotência - Pinto da Costa ilibado de todos os processos. Tal facto merece apenas breves comentários noticiosos.
Porém, como hoje existe a milagrosa pílula azul (tinha que ser azul), depressa a impotência se torna em nova e potente excitação. Os mesmos factos que originaram a impotência - o arquivamento - servem agora para concluir, sem necessidade de mais investigações, nem perdas de tempo com essa coisa escusada chamada julgamento com contraditório, que o benfas e agora a lagartagem foram prejudicados nos anos em que ficaram dezenas de pontos atrás do campeão da Uefa e da Europa. Sim, é a comunicação social portuguesa no seu melhor. Repare-se - os factos em causa são peneirados pelo Tribunal, que arquiva os processos. Esses mesmos factos, todavia, permitem concluir que há uma mega campanha para prejudicar esses clubes recreativos! Se eu fosse má língua, coisa que obviamente não sou, diria que as "notícias" que dão conta que o benfas foi prejudicado com os trauliteiros da avenida, apenas servem para condicionar o jogo da próxima jornada, no qual, coincidência das coincidências, ambos se defrontam. Já no caso da lagartagem - curioso é o destino - as notícias são que Paulo Paraty os prejudicou num qualquer jogo. Paraty esse que vai apitar o próximo jogo ... do Sportem...
De tudo isto se conclui que a comunicação social está em grande forma neste início de época. E por falar em forma, o Team Escarrolari continua em grande e vai no quinto jogo consecutivo sem ganhar. Após o jogo com a Dinamarca - jogo marcado pelo lançamento de uma nova campanha publicitária:"Pelo preço de uma, leve três coxinhas de frango" - o Abominável Homem Gaúcho referiu que se tratara de um bom treino. Com a potência finlandesa, objectivo plenamente conseguido. O empate era bom à partida e foi conseguido. Assim vai e Equipa de Todos Eles.
Já relativamente ao impagável Fiúza e ao craque Mateus, discordo do Dragão. As críticas à Fifa corroboro-as todas, mas de facto o futebol é uma ordem jurídica autónoma. E tem que ser. Não se pode esperar anos que um Tribunal decida um caso destes. O que se faz entretanto? Não se joga? E se se joga e o Gil Vicente ganha o processo 4 anos depois? Anula-se 4 campeonatos? E depois, caro Dragão, se os Clubes forem livres de pleitear nos Tribunais comuns, então esse direito será, ou terá que ser pleno. Ou seja, terão também o direito de aí discutir tanto o caso Mateus como o cartão vermelho. Tal qual eu posso discutir se uma pessoa me deve um cêntimo ou dez milhões de contos. Por último mas não menos importante, nenhum cidadão pediu para nascer e muito menos no seu País. No entanto, sem essa escolha, tem que cumprir as Leis que lhe impõem. O mesmo não sucede no Desporto. Quem entra nessa ordem jurídica, fá-lo de livre vontade e escolhe as suas próprias leis. A sua obrigação é cumpri-las.
Isto não invalida que ache o comportamento do Belenenses miserável. Legal, mas obsceno. Constrói o que seria uma super equipa, que o Carvalhal e o Couceiro enterraram. Marimbam-se como qualquer outro clube para o recurso do GIl Vicente para os Tribunais. Descem de divisão, curiosamente perdendo com o Gil, e um qualquer espertalhaço lança o caos no futebol. Se é assim que querem ficar na 1ª divisão, rogo-lhes desde já uma praga. Eu até tenho uma simpatia pelo CLube da Cruz de Cristo. Mas enquanto esta direcção lá estiver, haviam de chegar aos regionais, com calabotagens nos jogos todos!

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Há mesmo quem pense que manda em tudo...

Ontem assistia serenamente ao programa "Prós e Contras" quando ouço a voz de um papagaio que telefonou para o mesmo.
Afinal era o Kadafi dos pneus, que ligou para o programa fazendo-se de homem mais sério do mundo, para repor uma suposta verdade, acabando por confirmar as palavras de Valentim que queria desmentir.
Num determinado momento da ligação começa a espingardar, pensando que faria aquilo que bem queria e desejava como costuma fazer com a quase totalidade dos jornalistas deste País.
Eis que uma grande mulher, de seu nome Dr.ª Fátima Campos Ferreira,
lhe manda cortar o pio, sem direito a resposta, pois não estava para ouvir tricas naquele seu programa.
E o que dizia o Kadafi dos Pneus? Isto:
"O senhor disse que ouviu o apito a apitar. Garanto-lhe que o apito vai apitar mesmo[risos de Valentim Loureiros]. Não se ria que isto é muito grave.""
Pois, se calhar vai mesmo. Mas para o teu lado, por causa do milhão do jogador puzzle, mais conhecido pelo homem dos 18 milhões de contos.
E convém não esquecer que já tens cadastro, uma vez que já foste condenado pelo roubo de um camião de pneus.
Quanto ao que aponta o dedo, esqueceu-se de ler a notícia do post anterior...
E fiquei com uma dúvida. Será que ele quando falou do apito, não se referia à música: "Apita o comboio, lá vem a apitar...". Se calhar, com mais uma vigarice e ajuda dos jornalistas seguidistas, ainda queria era vender pneus para o comboio...

Agora esqueceram-se das letras garrafais nas 1.ªs páginas

A notícia é esta:
"Já não restam acusações de crimes de corrupção desportiva activa no processo que liga Pinto da Costa ao "Apito Dourado"."

Jorge Maia, no jornal O Jogo, mete o dedo na ferida:

"Justiça à justa

Há cerca de dois anos, mais mês menos mês, quando algumas pessoas foram arrastadas com chinfrim e espalhafato pela Polícia Judiciária para prestarem declarações no âmbito do processo Apito Dourado, houve meia-dúzia de almas que deram alvíssaras pelo funcionamento imaculado da nossa Justiça. Alimentadas a conta gotas pelas fontes no Ministério Público e na própria Judiciária, sem os limites impostos pela necessidade de apresentação de provas, foram lavrando processos à medida do único veredicto que lhes enchia as medidas, trocando a presunção de inocência a que qualquer arguido tem direito, pela presunção de culpa que lhes acalmava as últimas duas décadas de azia controlada a anti-ácidos. O tempo tratou de acalmar a euforia com que receberam a humilhação pública de que foram alvo a maioria dos arguidos do processo Apito Dourado. A Justiça, inicialmente tão celebrada por tão célere, começou a merecer reparos pela demora em fazer sangue. Afinal, para quê perder tempo como a audição de testemunhas ou com a recolha de provas? Não se podia resolver tudo com a eficácia de um processo sumaríssimo? Não se podia passar logo para a leitura da sentença? Pelos vistos não. A Justiça, cega para aquilo que qualquer idiota pode claramente ver - muito idiotas viram mesmo - já arquivou uma mão-cheia de processos por falta de provas. Falta de provas, vejam lá, como se isso tivesse alguma coisa a ver com Justiça a sério, daquela que se faz nas colunas de opinião, onde as suspeitas não precisam de passar das insinuações ou de uma piscadela de olho cúmplice, do género "vocês sabem do que eu estou a falar".
"

sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Deixem-me dar a minha opinião...

Já desde há muito tempo que a arrogãncia e prepotência da FIFA me mete nojo.
Tomam-se como um Estado sem território completamente "sui generis", ainda por cima acham-se supra Estaduais em relação aos Estados propriamente ditos e não admitem qualquer interferência no seu Reino de forma a manterem o seu potencial económico a seu bel prazer. Isto, também, porque não querem deixar as vidas abastadas que levam, com direito a todas as mordomias, cartões de crédito e coisas que tal.

E porque será que a FIFA não admite intervenções nos tribunais comuns?
A FIFA não admite intervenções nos tribunais comuns a coberto de serem questões de indole meramente desportiva, porque sabe que não ficaria pedra sobre pedra da sua instituição. Porque tal como no caso do Acordão Bosman, levar um processo judicial destes até às últimas consequências poderá ter efeitos nefastos sobre a FIFA.

E em que termos? Fácil, muito fácil.
Até hoje os clubes são obrigados, repito, obrigados a autorizar os seus jogadores a representar as selecções nacionais sob pena de pesadas sanções sobre os mesmos.
Acresce que, os jogadores, mesmo contra a sua vontade, se forem convocados estão obrigados a jogar pelas Seleções Nacionais, sendo certo que normalmente estes não se importam de jogar pelo seu País, visto que continuam a ser pagos principescamente pelos seus clubes e ainda ganham uns cobres a mais por representarem as seleções.

E o que faz a FIFA com as seleções e com estes jogadores a quem não paga salários e os trata como escravos?
Organiza Campeonatos do Mundo, em que ganha quantias astronómicas de dinheiro, distribui umas míseras coroas pelas Federações suas submissas para que estas as ajudem na manutenção deste estado de alma (tal como está agora a acontecer) e aos clubes, principais pagadores desses jogadores e que por muitas vezes os recebem lesionados, nada, nem um vintém.
Os próprios jogadores também nada recebem da FIFA e no entanto são os principais artistas.
Apenas recebem uma ameaça de suspensão no caso de não jogarem nas seleções e deixam mesmo de poder jogar pelos clubes, pasme-se, mesmo sendo estes que lhes pagam e lhes dão os contratos e todas as mordomias.
Estranho, não será?

E porque não deixam recorrer aos tribunais civis? Ora essa, porque em qualquer Estado do Mundo (ou quase todos, certo?) lhes seria reconhecido o direito à liberdade de escolha de jogar ou não jogar sem qualquer tipo de sanção.

No plano estritamente desportivo, é lógico que não se pode recorrer aos tribunais civis, pois não se poderia discutir o penalti e o cartão vermelho. Mas quanto ao resto, não me venham com histórias.
Não se poder recorrer a um Tribunal quando há injustiças, se mexe com uma empresa (que é o que é hoje o futebol), com trabalhadores, com a viabilidade financeira, com contratos da mais variada índole, com milhões de contos, etc, etc, será normal? Existe em qualquer outra actividade que não o futebol? Arranjem-se só uma outra situação em que isso aconteça.

Mais!!! Na situação actual, a FIFA ameaça a suspensão dos clubes portugueses das provas europeias pelo facto do Gil Vicente ter recorrido aos Tribunais Civis.
Certo é que o Gil Vicente recorreu da primeira vez aos Tribunais para tratar de um caso de foro laboral e da irregularidade de um regulamento que deve obedecer às leis imperativas deste País.
E ameaça outros clubes portugueses de suspensão naquelas provas, como se estes fossem culpados do que quer seja, tentando que estes, por alguma forma exerçam coacção psicológica sobre o Gil Vicente, pois só assim tal suspensão se compreende.
Que culpa tem o Porto que o Gil Vicente siga a sua saga nos Tribuanis comuns e que não desista? No caso de suspensão o Porto será indemnizado pela perda de milhões de Euros da Liga dos Campeões e pelos danos na sua imagem? Não poderá recorrer aos Tribunais Civis para o efeito?

Isto é mas é uma pouca vergonha de senhores que pensam que mandam em tudo.
Por mim o G14 arrumava já com essa FIFA em três tempos e aí veríamos quem tinha o poder. Uma Liga Internacional feita por clubes e veriam como eles iriam ao sítio em três tempinhos, mansinhos e com bolinha baixa, pois aí eles veriam quem realmente
é importante no mundo do futebol.

O tempo da ditadura nos paises desenvolvidos já lá vai, essa é que essa..