quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

A piada do Luísinho

O ridículo tem destas coisas. Quando julgamos que não pode surpreender-nos, tal o cúmulo que atinge em episódios recorrentes, eis que surge nova tirada para provar que, afinal, é sempre possível soltar mais gargalhadas. Desde já, obrigado! Rir é bom para desanuviar.

Desta vez fala-se de «fraude» e defende-se que «os jogos ganham-se dentro das quatro linhas». Dá para rir. Nem La Palisse teria dito melhor na defesa cínica do futebol. Já agora, a bola é obrigatoriamente redonda e têm de ser 11 jogadores para cada lado? «E a relva é verde!», acrescentará o falso moralista.

É interessante como a ausência de um atleta num jogo de campeonato pode originar tanta piada. É curioso detectar a gritaria ofendida de quem é tolhido pela falta de memória. Se agora inventa esta pérola de humor, que peça maquinaria se, por exemplo, recordasse a época passada e desse de caras com um exemplo refinadíssimo de absurdo?

Será que toda a gente se esqueceu que um clube dito grande tinha como dirigente alguém com influência num concorrente? Alguém que pode ter escolhido directores, treinadores e atletas e que definiu projectos? Riam! Esta também é uma bela anedota, um hino ao humor negro que, pasme-se, até motivou uma estranha mudança de estádio. Ainda hoje, alguns meses mais tarde, se fica com a barriga a doer de tanto rir. Não é que uma equipa de bem perto de Lisboa decidiu receber um vizinho no Algarve, num palco muito melhor que o seu e, por conseguinte, em desvantagem? Não configurará esta situação uma das tais «fraudes», uma criação que pode ter valido um título? O humor é criativo...

E fê-lo para beneficiar quem? O turismo da região mais a sul de Portugal e os turistas nórdicos? Não é plausível. Como também não é admissível que o humorista ficasse calado caso o tal atleta que o inspirou jogasse e marcasse um golo na própria baliza. Aí, seguramente, a piada seria outra. Mas na mesma ridícula.

3 comentários:

Aníbal Letra disse...

Não sei quem foi o autor deste texto do site do F.C.Porto, mas para ele vão os meus aplausos e considerações: BRRAVÔ!!! BRRAVÔ!!! BRRAVÔ!!! BRRAVÔ!!! BRRAVÔ!!!

Anónimo disse...

Poisss, poisssss. Quer-me parecer que algo vai mal no reino do nosso Dragão - estas picardias tinham piada quando acompanhadas de uma estratégia clara e com qualidade para ser vencedora. Assim, volto ao pois, pois

E Henriques
PS - Aproveito para desejar felicidades ao Jorge Costa e nem vale a pena dizer o que acho d forma como saiu.

Anónimo disse...

será q o facto de terem ganho tanto num jogo do q o orçamento deles num ano terá tido alguma influencia? Hmmmmmm...nao! eu é q estou a divagar! O pinto da Costa é q é um santo! O FCP é que é fair-play e ganha os jogos dentro das 4 linhas por exemplo denunciando duas vezes jogadores do benfica! uma vez antes dum jogo no dragao a ver se conseguiam qq coisita! tomem lá o troco! mouhahahahaha...campeoes!campeoes!nos somos campeoes!