quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

CARTA ABERTA À SAD

Exmºs. Senhores Administradores:

Eu sei que as minhas míseras 10 acções da SAD em nada contam para as decisões da mesma. Sei também que as minhas quotas em dia do clube pouco mais direitos me dão do que ter bilhetes mais baratos do que aqueles que não são sócios. De qualquer forma, um direito tenho - o de interromper o vosso árduo trabalho para colocar algumas questões. Tenho consciência que, aproximando-se o Natal, estarão certamente embrenhados nas negociações do Lucho, do Diego e do Quaresma para o Dínamo de Moscovo. Mas rogo-vos o obséquio de interromperem por cinco minutos. Até porque, para além do direito, têm Vªs. Exª.s o dever moral de me responderem. É que eu não ganho milhares de contos por mês. Face às desavenças conjugais por causa da equipa, face a todo o dinheiro e tempo gastos no acompanhamento da equipa, o mínimo que podem fazer é responder-me.
Assim, gostaria que me explicassem o seguinte: No ano passado, Victor Fernandez chegou a uma semana do início da época. Não fez pré-temporada com a equipa, não contratou ninguém nem despachou ninguém. No dia em que chegou, Toñito desfez a perna do Derlei. Tinha o Maniche e o Costinha presos por arames e sem vontade de jogar. Não tinha Luchos nem Lisandros nem Ibsons. Ficou sem o Diego, recém chegado, na Supertaça que ganhou, uma semana depois. Ganhou a Taça Intercontinental, já agora. Na Liga dos Campeões, quando se viu apertado, ganhou fora, com neve e frio, ao futuro vencedor da Taça Uefa. A seguir, ganhou ao Chelsea e qualificou-se para a ronda seguinte. Não tinha Artmedias nem Rangers no grupo. Pelo meio, ganhou na Luz e cilindrou a lagartada em casa. Apesar disto, foi corrido da equipa. Eu próprio exigi essa decisão, face á pobreza das exibições, sobretudo em casa para o campeonato.
Este ano, o treinador foi contratado, ainda o seu antecessor disputava até à última o campeonato. Fez a pré temporada onde quis. Contratou quem quis e despachou quem quis. Deram-lhe o Lucho e o Lisandro e o Diego estava descansado. O plantel é incomparavelmente melhor. No entanto, conseguiu ser o 1º treinador em 13 anos a perder com os lampiões em casa. Conseguiu ser o 1º treinador em muitos anos a não ganhar nenhum derby caseiro. Consegiu a pior humilhação uefeira depois do Wrexham. Consegiu a pior campanha uefeira, desde 98. Conseguiu correr com o maior símbolo da história do clube, sem direito a despedida no Dragão perante os adeptos. Isto com o vosso beneplácito. No entanto, Vªs. Exª.s prolongam-lhe o contrato. No fundo, a dúvida que vos coloco é: porquê? Porque correram com o 1º treinador menconado (atenção, não digo que ele era bom) e prolongam o contrato ao segundo, contribuindo para que muitas pessoas, não só deixem de ir ao estádio como não tencionem renovar os lugares anuais? Tenho consciência que essa não será a vossa principal preocupação. Como estamos em época Natalícia, há que fazer contas aos prémios estatutários pelos lucros nas vendas de jogadores. Mas, fazendo apelo ao mesmo espírito da época, rogava uma resposta, ainda que breve, o que ficarei a aguardar.
Despeço-me com cordiais saudações portistas,
Azulão.

14 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo quantas vezes for preciso e escrevo em letras garrafais:

CO ADRIAANSE, PINTO DA COSTA E RESTANTES MEMBROS DA SAD VÃO-SE EMBORA QUE NÂO FAZEM CÁ FALTA NENHUMA!

E têm sorte porque eu sou uma pessoa educada, porque a minha vontade era dizer: VÃO-SE FODER E VÃO PARA A PUTA QUE PARIU!

Pronto já estou aliviado.

Anónimo disse...

Renovaram-lhe o contrato porque ele é 100% profissional (ele é que diz), e como tal, se é realmente profissional o trabalho dele é desgraçar o nosso clube. Talvez a finalidade de Pinto da Costa seja pôr o clube da mesma forma que o encontrou e abandonar. Nesse caso o treinador tem razão, ele é 100% profissional.

Sr. Pinto da Costa reforme-se que estamos a ficar mais que fartos de chulos.

Anónimo disse...

Caro associado:

Em resposta à sua carta aberta, que mereceu a nossa melhor apreciação, vimos informar:

1- Tem razão que Fernandez por esta altura tinha ganho os jogos importantes e vencido dois troféus, um deles bem prestigiante, a Taça Intercontinental.Mas se bem se recorda, o treinador era insultado,acusado de que a equipa não jogava a pona de um corno, assobiado por todos, sendo que a maior crítica era que não tinha mão no balneário, um "manso ".

2-Ficámos então com a ideia de que os adeptos e sócios deste nosso grande clube não queriam só resultados, queriam também espectáculo e disciplina no balneário. Por isso mandámos embora Fernandez, e não me lembro da sua voz, nem de muitos outros, contra tal atitude. Adivinho que até aplaudiu.

3- Logo nessa altura estabelecemos o perfil do que pretendíamos, um treinador para fazer um trabalho de limpeza de balneário, onde as pandeiretas e as vedetas jogassem mais e andassem menos na noite e nas borgas.Um treinador habituado a trabalhar com jovens de elevado potencial pois pensamos que mais vale investir em Quaresmas, Diegos, Andersons e Ibsons, do que continuar a pagar a jogadores que ganharam tudo e estiveram-se a cagar para o clube na era pós-Mourinho ( Costinha, Maniche e Derlei).

3- Sucede que este treinador que o senhor diz que não vale nada não pôde vir logo pois estava a surpreender a Europa na Taça Uefa com a sua equipa o AZ, jogando um futebol elogiado por todos, chegando às meias finais da competição. Daí que tivessemos contratado Couceiro com o objectivo de ir preparando terreno, o que veio a fazer com a aposta de alguns jovens da casa, até que o novo treinador chegasse.

4-É certo que lhe demos Lucho e Lisandro Lopez, mas o Ibson e o Diego já lá estavam e havia, na altura, o Costinha e o Maniche que o senhor diz terem sido tão importantes para o clube no ano passado.

5-Deus queira que aconteça o que aconteceu no ano da dita humilhação uefeira com o Whrexahm, em que fomos campeões nacionais com larga vantagem ao comando de um treinador tambe´m sempre muito criticado pelos experts como o sr e que depois festejaram nos Aliados como se nada tivesse acontecido. O mesmo treinador que nos tornaria, no ano seguinte , Campeões Europeus. Talvez não estivesse recordado disto.

6-Espanta-nos pois que tendo assistido (presumo) aos diversos ciclos de diversos FCP vitoriosos, não tenha ainda percebido que estamos a tentar construir uma equipa totalmente nova. Não sei se reparou qual a média de idades da equipa e quantos jogadores, tirando Baía e Pedro Emanuel, ganharam alguma coisa em termos de títulos. Poucos não é? É assim que os queremos, ambição e não comodismo, ao contrário do que nos acusa.

7-Porque prolongamos o contrato ao treinador? Porque sabemos bem como funciona a irracionalidade dos adeptos quando não se ganha e porque sabemos como construímos ciclos vitoriosos de 3 anos, garantidamente sem mudar de treinador todos os anos. O resto, basta ler as ejaculações da Bola, Record e quejandos para perceber que se este treinador fosse assim tão mau a preocupação de o derrubarem não seria tão grande. Veja lá se se preocuparam tanto com o Couceiro no ano passado, e que eu saiba, levar 4-0 em casa do Nacional não é menos humilhante que perder com o Artmedia.

8- Despeço-me com um convite, apareça nas Assembleias Gerais, apareçam novos projectos, digam quem está em condições de fazer melhor que nós, dêm-nos nomes credíveis, treinadores credíveis, porque nós já andamos um bocadinho fartos de ter adeptos de memória curta que não se lembram como isto era há 25 anos e de quantas vezes fomos obrigados a dar dois passos atrás para reconstruir grandes equipas equipas europeias como o fizemos não uma, nem duas, nem três, mas várias.

Pronto, tentaremos provar que o poderemos fazer uma vez mais, apesar da vossa dúvida constante, isto se os senhores adeptos deixarem e assim quererem.

Cumprimentos e saudações portistas

O Dragao disse...

Ciclos de três anos? Estará este senhor que se intitula da SAD, mas que é anónimo e que nem sequer sei se accionista é, a falar dos três anos do Fernando Santos?
Foi o único com ciclo de três anos além de Artur Jorge, e que me lembre FS foi uma boa besta e que quando fui para os Aliados festejar, o assobiei quando apareceu na varanda. Isto no 1.º ano, pq nos outros não houve nada a festejar...
Quanto ao prolongar o contrato do treinador, irracional é quem o faz, porque essa cláusula foi accionada muito antes do tempo.
Se não sabe de Gestão, meta-se num curso de formação básico, pois mesmo nesses lhe darão as indicações que necessita quanto a irracionalidade de actos de gestão...
Quanto ao perfil do0 treinador para limpeza de balneário, também o definiram aquando da busca do Octávio Machado, com os "brilhantes" resultados que se viram...

Eterno Dragao disse...

Parabéns pelo "post". Subscrevo-o na íntegra. Como também tenho escrito sobre o tema, aqui fica a referência a um outro blog em que esta discussão também aquece...
http://bicampeoesdomundo.blogspot.com/

Anónimo disse...

Este anónimo que fala como se fosse membro da administração da SAD,tem razão!
Quem ganha aquilo que eles ganham, conforme o relatório de contas e,se calhar,mais alguma coisa pelas contratações estapafúrdias que se têm feito, sabe-se lá porquê,(Leos Limas, Sandros,etc.etc. etc.)bem pode falar assim.Várias vezes afirmei que deveremos estar gratos a Pinto da Costa pelo que fez pelo nosso club, mas a verdade é que nos últimos anos, ele e os elementos que compõem a administração da Sad só têm feito asneiras. O Mourinho foi uma feliz excepção e vejam como lhe soltaram os cães, quando se tornou visível que não ficaria no nosso club.
Mais que dirigir bem o club, parece-me que os elementos da Sad o que querem é sacar o máximo enquanto lá estiverem.
Vejam as percentagens sobre os lucros do ano passado, sem que tivessem descontado os prejuizos acumulados nos anos anteriores.
É que não se pode errar tanto sem consequências!
Quando contrataram aquele agricultor de Palmela, julguei não se podia chegar mais baixo, mas nestes últimos anos a Sad tem-nos mostrado que o fundo onde tínhamos batido, ainda é mais fundo...
Saudações Portistas
Dragão Maronês

Anónimo disse...

Eu cá para mim, penso eu de que, o promongamento do contrato à laranja podre é uima tentativa de gerir a crise.
Passo a explicar:
- os adeptos não gostam do tipo (é claro de ver);
- o trabalho do tipo não satisfaz a direcção do club (é claro de ver);
- isto dá azo a que alguns jogadores descontentes por não serem utilizados estraguem o ambiente do grupo.

E vai daí, zás, prolonga-se-lhe o contrato!

O não sei quantos de Matos, o dos truques, não faria melhor.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Atenção:

Que tal fazer um abaixo-assinado e entregar à SAD, pedindo a demissão da besta holandesa?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

E que tal um baixo assinado para que a besta anonymous deixar de postar merda neste poste?

Anónimo disse...

Isso era o que vocês queriam.

Ponham um letreiro a dizer :

Aqui só posta quem for para dizer mal do treinador, da SAD, etc, etc.

Enquanto não tiverem essa coragem, venho aqui fazer contra vapor as vezes que eu quiser, nenhum de vós é mais portista do que eu e passo-me dos carretos quando vêm anormais como esse Daniel insultar só porque lhe falta argumentos.

Argumentem mais e melhor sem recorrerem a baixarias, porque se tal acontecer toco a música que vocês quiserem.

Tenho muita pena que vocês pensem que resolvem o assunto desta forma, não houve um treinador e um jogador que eu invectivasse ou insultasse só porque não gosto dele ou me enerva solenemente. Basta envergarem aquela camisola sagrada para terem toda a minha tolerância.

São maneiras diferentes de sentir o clube que ninguém tem o direito de querer calar!!

Anónimo disse...

É mesmo triste... o mais triste é ouvir as palavras deste treinador nas conferências de imprensa.

Já agora, só por curiosidade, quantos anos levou ele a construir a TAL equipa do AZ Alkmaar que foi eliminada no último minuto das meias-finais da taça Uefa, em casa, pelo Sporting ? Nessa altura eu achei que o fulano tinha perdido por burrice. Agora tenho mesmo a certeza. Mas voltando à questão... três anos ?! É só para eu ter uma ideia dos anos que vamos penar...