segunda-feira, 20 de fevereiro de 2006

SE EU FOSSE UM VERDADEIRO PORTISTA...

Como sentenciado por muitos anónimos que comentam os meus posts, se eu fosse um verdadeiro portista, o que obviamente não sou, estaria agora aqui a exaltar uma brilhante vitória contra o portentado Marítimo, que havia vendido nas duas últimas jornadas, cara a derrota mediante os dois últimos calssificados. Exaltaria o magnífico exercício de rotatividade do plantel, nomeadamente o demonstrado por Alan, Ivanildo e Jorginho. Sublinharia vezes sem conta os oito pontos de vantagem sobre os lampiões e choraria o azar do míssil enviado ao poste por McCarthy, que só por infelicidade consegue ter metade dos golos do que Adriano, que jogou cinco vezes menos.
Mas como sou um mau portista, quase um lampião infiltrado, atrevo-me a discordar dos exemplares seguidores da causa azul e branca. Assim, direi que jogámos miseravelmente e que, deste vez, a sorte e um espantoso Helton garantiram três imerecidos pontos. Direi também que um sistema no qual não cabe um jogador como Diego (um criador de jogo), dependerá sempre de dois bons extremos, que poderão ser todos menos Alan e até Ivanildo. Para além do mais, Pedro Emanuel encostado à linha é um atentado à inteligência de qualquer um. Concluirei dizendo que substiuir o melhor dos dois pontas de lança (Adriano) pelo amante Jorginho e depois Ivanildo por Hugo Almeida em vez de pura e simplesmente trocar Ivanildo pelo amante e deixar estar Adriano quieto é de bradar aos céus. Por último (agora é mesmo), será que o H3 não percebe que jogar num sistema de 3 defesas em que o central é Pepe e o defesa do lado esquerdo é Marek Cech é muito diferente de jogar com Bruno Alves e Pedro Emanuel?
Pronto, podem apedrejar-me e atirar-me à cara os oito pontos. No meu estertor pode ser que vos consiga dizer que com outro treinador, ou melhor, que com um treinador os oito pontos seriam 20, os cinco 17 e que na próxima quarta feita teríamos um jogo às 19h45m. Não me interessa ganhar campeonatos por demérito dos outros e muito menos me contento só com o campeonato nacional, depois de andar habituado à Liga dos Campeões. Sobretudo quando o nosso orçamento é o dobro do dos directos adversários e quando o nosso plantel é incomparavelmente superior.

26 comentários:

Anónimo disse...

Pois pois,
O FCP joga tão mal que me dá mais alegria festejar os golos do Guimarães do que os do porto...


Adriaanse OUT!

Pinto Azul

Nuno disse...

Não diria melhor... nesta altura, festejo mais o demérito dos outros do que o nosso mérito (de cama, doente, até adormeçi a ver o nosso FC POrto!)... Azulão, Dragão, disseram tudo!

Paulo Marques Pinto disse...

Os exageros neste blog continuam.
"Jogo miserável"
Tudo bem que não tivemos 90 m de consistência e não foi um grande jogo, mas a vitória foi justa e existiram momentos de bom fultebol.
"Trocar o Adriano pelo Jorginho"
Obviamente que naquele momento do jogo, era a solução mais adequada e não é nece´ssário perceber muito de futebol para o entender.

mas pronto, de adeptos que assobiam um jogador da casa aos 2 m de jogo por falhar uma intersecção, quando nesse jogo a equipa tem possbilidade de ficar distanciada do principal rival 8 pontos antes de o visitar, não se pode esperar muito.

Anónimo disse...

Ponto 1 - O Helton é muito melhor guarda-redes que o Vitor Baía.
Ponto 2 - Os adeptos do FC Porto que criticam o treinador deviam beijar os pés de Adrianse (já mostrou que percebe muito mais de futebol do que muitos adeptos de bancada que se acham "letrados")
Ponto 3- O FCP a jogar com 3 defesas, cilindrou o Maritimo, que podia saír do Dragão goleado.
Ponto 4- Ganhem juízo e pensem na epoca anterior.

Anónimo disse...

Dizes bem:
"SE EU FOSSE UM VERDADEIRO PORTISTA... "

A uma conclusão consegue-se chegar facilmente, não és.

Concerteza tu e outros como tu estão tristes com estas vitórias do FCPorto e com a diferença pontual. Por isso: Chupa!!! Ainda vão ter que aguentar muito tempo com as vitórias do FCPorto e na próxima jornada prepara-te para engolir mais um enorme sapo.

Azulao disse...

ponto 1 - claro qe sim. O baía é o pior guarda redes da história do futebol.

ponto 2- não beijo os pés da minha mãezinha, muito menos os desse camafeu. quanto a perceber de futebol, tem tempo para o fazer. afinal,as folgas generosas que dá aos jogadores, bem como a eliminação precoce da CL concedem-lhe tempo suficiente para estudar.
ponto 3 - claro que cilindrou. 1 bola ao poste para cada lado, duas defesas de golo eminente do Helton contra duas defesas muito mais simples de Marcos, um remate para as couves do Hugo Almeida contra uma bola a passar pela grande área ao qual o Zé Carlos não chegou por um triz configuram o maior massacre da história do Dragão.
ponto 4 - Pois penso. Um penico com bosta até meio é melhor do que um penico a transbordar de bosta. MAs, tirando o penico e a quantidade, não deixamos de estar a falar de bosta.

Tabua Raza disse...

Resposta do anonimo das 4:02 :

Ponto 1- Dizer que o Helton é muito melhor guarda-redes que o Vitor Baía, não é igual a dizer k o VB é o pior guarda-redes do mundo. O facto é, que dessas "2 defesas de golo eminente" (palavras tuas) foram só um prequeno cheirinho do que ele é melhor k o VB.
Ponto 2- Evidente k, peço desculpa, julgava k estava a falar com 1 individuo k percebesse Kd se fala em sentido figurado, já percebi k não. Ou melhor, agora percebo pk não percebes a táctica do Mister.
Ponto 3- Hás-de dizer aqui neste blog, kal é o teu conceito de "cilindrar", para te poder explicar como é k o FCP cilindrou o Maritimo.
Ponto 4- Esse, meu caro amigo, é um problema teu k só tu podes resolver...

D2 disse...

O Bruno Alves desta vez estragou os planos a alguns... Há muita azia por aí graças ao bom jogo que ele fez.

Há uns tempos atrás era frequentador assíduo deste blog. Já me revi muitas vezes nos posts aqui deixados mas a partir de certa altura passou a ser difícil de suportar.

A ideia com que fico ao ler os posts mais recentes é que durante os jogos do Porto os bloguistas (principalmente o Azulão, que só se pronuncia quando o FCP não joga bem) estarão em casa, em frente à TV a esfregar as mãos e a dizer "Anda lá Pepe, falha pra eu depois poder dizer "EU NÃO TINHA RAZÃO?"". Eu sei que é "alucinação" minha mas é mesmo esta a ideia que passa. (e pelos outros comentários estou certo que não só a mim).

Este blog hoje em dia é o símbolo maior daquilo que eu considero o "Anti-Adriaanismo", em que os seus seguidores torcem por um mau jogo, um falhanço deste ou daquele jogador do FCP para terem argumentos para os criticar nos seus blogs. Por exemplo, jogo contra o Belenenses quase passou despercebido por este blog e terá uma explicação óbvia: o Porto ganhou e jogou bem.

E são vários os exemplos que me levam a pensar isto. Eu sei que o meu comentário não vai mudar em nada a vossa maneira de ver as coisas (assim como os vossos posts não mudam a minha), mas apenas quis deixar aqui a minha humilde opinião.

Azulao disse...

Caro d2:

A tua opinião é bem vinda, como qualquer outra bem educada. Aqui não há ditadores, mas também não há carneiros. Acima de tudo, pensadores livres.
Quanto ao "Anti- Adrianismo", se este conceito se plasma em:
1.Porto - Artmedia.
2. Artmedia - Porto.
3. Inter - Porto.
4. Porto - lampiões.
5. Porto - Rangers.
6. Rio Ave - Porto.
7. Porto - Lagartos.
8. Porto - Braga.
9. Porto - naval.
10 - Porto - Marítimo.
11- marítimo - Porto.
12- Jorge Costa no Standard
13. Baía no banco;

então sou um "Anti-adrianista" convicto (o termo mais correcto seria anti-adriaansista, porque contra o Adriano nada tenho, antes pelo contrário).

1 abraço

O Dragao disse...

Engraçado como as pessoas são?
Primeiro ainda não repararam que o que pretendemos é um Porto cada vez maior.
Nenhuma vez, mas nenhuma vez, o Azulão esperou o erro do Pepe ou de qualquer outro. Bem pelo contrário. Tenho sms´s do mesmo em que me diz "PEPE ESTÁ UM MONSTRO".
Depois, ao contrário de muitos que falam, o Azulão não costuma estar a ver no sofá em frente à televisão. Costuma estar ao meu lado, no Estádio, a torcer pelo Porto tal como eu. E a sofrer, bastante.
Se alguns preferem assobiar para o ar, dizendo que eles é que são os verdadeiros portistas, façam-no. Ponham em causa o Portismo de cada um que não alinha convosco.
Por mim, apenas continuarei a escrever o que me vai na alma, quer haja leitores, quer não haja.
O que me interessa é ter onde desabafar o que me vai na alma. Foi o propósito da criação deste blog.
Outros, entram no insulto fácil, na fuga pra frente.
Eu nunca direi que sou mais ou menos Portista que os outros.
E nunca torci contra o meu Mágico Porto, nem nunca nenhum dos que aqui escrevem o fizeram, porque preferem não ter razão e que o Porto ganhe.
Se há outros que apenas gozam o jogo e os golos do Porto em função da defesa ou ataque ao treinador, isso é lá com eles.
Se estivesse à espera de um falhanço do Porto não iria à Luz na próxima semana, como vou...
Ficaria em casa, como muitos, a ver no que é que dá...
E não ia dar o meu rico dinheirinho à corja lampionica.
O que para muitos é dificil de suportar, é que o treinador não vale um chavo, depois de o terem defendido. Eu também o defendi, mas depois do que vi, meus amigos, é impossivel.
E depois, alguém dizer que o Porto cilindrou o Marítimo, enfim, que me desculpem mas só se viu algum jogo na RTP memória...

D2 disse...

Eu também não gosto do Adriaanse, tenho noção que na leitura de jogo ele é muito fraco, é teimoso e casmurro, mas também sei ver que o ele faz de bem. É redutor compararmos o Porto deste ano com o do ano passado, até porque esse Porto era mau demais, mas na minha opinião este Porto é melhor que, por exemplo, o Porto de Fernando Santos (até o que ganhou o Penta). Este Porto tem automatismos, os jogadores sabem ocupar os espaços, defendem bem... e isso também é mérito do treinador. Nem sempre tudo tem corrido bem, mas não acho que o Porto esteja tao mal como querem fazer parecer. Teve jogos miseráveis (benfica, Artmedia os 2, Estrela fora, Inter fora, Glasgow em casa) mas também teve boas exibições, mais até do que as más. A meu ver a grande diferença em relação aos outros anos foi a vergonha nas competições europeias.

Outro aspecto positivo são as melhorias de Quaresma, Pepe (até parece outro), Raul Meireles, até mesmo o Bosingwa parece estar melhor. Se isto tivesse acontecido no tempo do Mourinho o mérito iria todo para ele; neste caso vai para os jogadores. Acho que há demasiada incoerencia. O seu a seu dono. Se é culpado pelo que há de mau, também o será pelo que há de bom.

Na situação do Baia acho que o Adriaanse falhou apenas no timming. Não coloco em causa a substituição, porque quem assiste aos treinos não sou eu, logo não sei quem estará melhor, até porque em termos de qualidade nesta altura Baía e Hélton são equiparáveis. Foi na altura da substituição que Adriaanse falhou. Mas felizmente Baía é um grande Senhor e soube aguentar a situação, caso contrário poderia haver uma divisão estilo "Quim-Moretto" no nosso balneário.

A situação do Jorge Costa é diferente. Pepe tem dado conta do recado em campo, mas no balneário fará toda a falta. Mas também foi o JC quem quis sair. Por exemplo, as últimas 3 épocas do Paulinho Santos foram praticamente passadas na bancada, isto porque o Paulinho teve sempre noção da falta que faria no balneário. Jorge Costa não teve isso em consideração.

Quanto a ver o jogo no sofá e torcendo contra, fiz questão de frisar que me referia a uma "alucinação" minha, não disse que os bloguistas o faziam literalmente.

Apre disse...

Tens alguma razão no caso do Diego em especial, isso é escandaloso, mas os adversários estão lá para o mesmo.

Anónimo disse...

Meus amigos
Portistas somos todos!
Somos Portistas todos aqueles que se regozijam com as vitórias do nosso club, sejam elas obtidas como um golo nos descontos, em fora de jogo e marcado com a mão, ou através de uma jogada de sonho e concluida com arte sublime.
Andam para aí uns a reclamar-se Portistas de uma maneira que parece que quem não concorda com eles é um infiltrado.
Desculpem lá, mas parecem-me uns partidecos comunistas ou como tal se reclamavam que apareceram a seguir ao 25 de Abril e para demonstrarem que o eram mais puros que os outros, acrescentavam à sigla partidária um (ML),(MLP)e outras e desatavam a dizer o pior possivel dos (afinal)seus irmãos "inimigos"ideológicos.
Deixemo-nos de merdas. Podemos discordar uns dos outros quanto a aspectos da vida do nosso clube e da maneira de jogar da nossa equipa, mas SOMOS TODOS PORTISTAS!
Eu também não gosto do Adriensen.
Eu também não gosto do Jorginho, pelo menos enquanto ele não mostrar que é capaz de fazer mais de que tem feito.
Eu também não gosto do Bruno Alves!
Eu também não acredito que o Hugo Almeida seja aquele goleador que precisamos.
Eu também destesto a mulher do Presidente.
De Agosto de 2004 para cá, há,infelizmente, muita coisa de que discordar no nosso club.
MAS SOMOS TODOS PORTISTAS!
As vezes ao ver jogar a n/equipa até sou capaz de insultar (em pensamento) , o treinador, os jogadores, o presidente e até os progenitores de todos eles, mas uma vitória sua, mesmo obtida através de um jogador que deteste, deixa-me sempre feliz.
As unicas derrotas que me deixam feliz são as do club do galináceo com fabre aviar, que tem a sua copoeira ali para os lados de Benfica.
VIVA O F.C.PORTO!
VIVA O F.C.PORTO!
VIVA O F.C.PORTO!
Dragão Maronês

cafajeste disse...

Concordo com tudo o que escreveste no post.

Bruno disse...

Anonymous said...
Azulão ... fazias um favor ao mundo portista ... CALA-TE!
pela má educaçao pdias ser 1 kk desses lampioes totos...mas se é suposto seres portista aproveita e mete-te dentro do carro do adriaanse e com sorte tb te fazem a folha..
n se trata apenas de anti-adriaanse cm se fala por aí...kk adepto portista espera k o seu clube entre em campo pra ganhar e n para jogos miseraveis cm os de ontem (coisa ja mt habitual esta epoca).. n é o ganhar por 1-0 k me incomoda..é passar 90m a espera k o jogo acabe pk ja n ha unhas nem coraçao k aguente os calafrios k esta ekipa dá..alguem k pra conseguir treinar uma ekipa tem k por de parte os 2 capitaes demonstra mm uma grande prepotencia e falta de liderança...com esses 2 mesmos capitaes fomos campeoes europeus e do mundo..ainda ng percebeu o kek supostas promessas adiadas fazem no porto (tais como jorginho, sokota, alan) ou jogadores com posiçoes trocadas (p. emanuel k ontem a jogar a eskerda conseguiu dobrar o bosingwa pelo menos 2x)..n percebo tambem o kek o benny ainda faz no porto a n ser a comer um belo ordenado..e tb assistir à convocatoria do porto é cm assistir ao euromilhoes (sao remotas as hipoteses de acertar em kk uma delas)..hoje pds ser convocado e amanha ja tas a assistir a 1 jogo na bancada..por isto e por mt + k n me apetece escrever é k sou cm mts..sou anti-adriaanse..eskema de jogo? ng sabe o k é...11 amigos reunem-se pra uma peladinha e o resultado final é o menos importante..sofrer por sofrer prefiro ver os jogos do setubal k pelo menos tem razoes pra ter um estilo de jogo sofrivel (com jogadores a 1 euro) e mesmo assim faz melhor figura k o porto..serei + um dakeles k vcs xamam anti-portista? se ser anti-portista é criticar o clube pelos milhares d erros k tem cometido..entao sou 1 desses...mas eu kero continuar a dizer k "as memorias do meu clube sao a cores ao contrario dakeles k vivem na sombra do eusebio k nem o meu pai se lembra d o ver jogar"...ontem, hoje e sempre DRAGAO

Olho Vivo disse...

Até custa ler os comentários de alguns sabedores da bola que por aqui passam. Não sei como não são censurados, pois não têm pés nem cabeça.

Helton muito melhor que o Baía?! Vamos ver durante quanto tempo (espero que muito, pois o Vítor não vai durar para sempre). Contem pelas mãos dos vossos dedos quantos guarda-redes com a idade do Vítor E SUBMETIDOS ÀS OPERAÇÕES, TRATAMENTOS E ENXOVALHAMENTOS constantes do pistoleiro do pantanal conseguiram resistir e mantém os reflexos como os que ele tem aos 36 anos de idade, a competir com um colega muito mais jovem.

Concordo inteiramente com a opinião dos autores deste blog. Não me revejo neste estilo *esmagador* do FCPorto 2005/2006. É por isso que sofro muito a ver os jogos nestes últimos dois anos. A comparação com o Mourinho é incontornável. Porquê? Ele está a anos-luz desta tulipa negra que nos saiu na rifa e nós tivemos o privilégio de o ter durante dois anos.

Cilindrar o adversário ? para mim Não é o resultado pesado que interessa. É a superioridade. O FCPorto de há dois anos ainda conseguia PRESSIONAR mais com DEZ jogadores do que com onze. Se bem se lembram os lampiões ganharam a taça de portugal com um dos maiores pirocos da história do futebol. O FCPorto com DEZ desde o princípio da 2ª parte (culpa do Jorge Costa, que andava a ser provocado pela menina e pelo calabote) encostou completamente às cordas os lampiões. Perdemos, é verdade, mas senti orgulho pois a nossa equipa com menos um jogador deixou-os borradinhos, encostados às cordas até ao apito final. Para mim, cilindrar um adversário é mais desta maneira, a superioridade da nossa equipa ser tão grande que o adversário sente MEDO e refugia-se onde pode. Não é o que tenho visto estes dois anos.

Helena Henriques disse...

Percebo o que diz o post, se percebo, já tive várias crises de azia à custa dessas coisas. Parece-me é que a esta altura do campeonato não há nada a fazer senão confiar (ou rezar) no treinador, vai-se fazer o quê? Eu não acho que o homem não perceba nada de futebol, mas estou convencida que não é um vencedor, e mais, acho que como gestor de pessoas e dos conflitos que ele próprio cria é muito fraco - toma posições de força mas depois não tem estofo para segura-las. Posso estar enganada e espero que sim, mas o homem pode ser excelente para trabalhar em formação, mas numa equipa de alta competição, não tem nervos para aguentar a pressão - e o que é pior, ao querer mostrar o contrário violenta-se. Ora o jogo com o Marítimo, concordo, não foi brilhante, mas admito que mostrou que há possibilidades naquela estratégia aplicada ao colectivo - se podiamos ter perdido, podiamos sim.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Anónimo disse...

"Sinceramente não se compreende porque razão os adeptos do FCP vaiam sistematicamente o treinador que leva somente 5 pontos de vantagem sobre o Sporting e 8 sobre o Benfica. Não se percebe. O campeonato está na fase decisiva e os adeptos da equipa que vai em 1º, optam por uma estratégia de desunião.

Será que este clima se deve apenas ao facto de Pinto da Costa ter retirado apoio às claques, precisamente por confrontarem o treinador principal? Quero ver a coerência dos adeptos portistas em caso de vitória na Luz.

Nota: Adriaanse tem também recebido "maus tratos" da comunicação social. Seria mais um motivo para os adeptos se unirem em torno da equipa e do seu mister. Mas parece que a vantagem que levam não é suficiente. Problema deles..."

http://sectorb32.blogspot.com/

E isto foi escrito por um não portista. Sinceramente alguns adeptos do meu clube envergonham-me.

Isabel Pinheiro disse...

Sinceramente só acho que O Porto está à frente por mérito... e se o gajo é inovador, porque não dar-lhe o benefício da dúvida???

Bem, mas de mais a mais, para o ano já cá não vai estar... ;)

Beijos

isa

CJ disse...

Posso não concordar com as opções do Co Adriannse, posso duvidar do valor de certos jogadores contratados pela SAD, posso discordar de politicas de gestão que a SAD tem levado acabo...... NÃO posso é concordar com o ambiente hostil que se cria no estádio do Dragão sempre que a equipa lá joga!!!

Sou de Lisboa e se a saga do assobio continua no estádio do Dragão mais vale transitar os jogos para o Sul do país. Assisti ao jogo do FCP no Restelo e foi uma festa indiscritivel!!

Para a semana estarei na luz PARA APOIAR INCONDICIONALMENTE O FCP, mesmo que discorde de muitas coisas, similares até ao que se escreveu neste post.


É inconcebivel assobiar jogadores mesmo antes de eles entrarem......

Saudações portistas.

Pedro Bessa disse...

Pois, muito se escreve... Ninguem deve mandar ninguem calar. É feio.

Respeito a opinião dos que são contra o Adriaanse, mas não posso colaborar com elas.

Sei que custa muito ver o Vitor no banco, mas que se há-se fazer!? é ou não um grande GR o Helton!? Para mim o melhor da superliga. Isso não quer dizer que o Vítor seja o pior de todos os tempos...

Quanto ao Pepe, gostaria de ver falar agora os que tanto o criticaram!! Agraceçam ao Mourinho por termos aquele que, para mim, é o melhor defesa central portista de sempre. Qual Beckenbauer!? :)

E quanto aos que criticam o Adriaanse, não se esqueçam que o homem está a fazer destes miúdos uns autenticos campeões. São miudos de 21, 22 anos de idade na sua grande maioria! Temos treinador, aliás, um grande treinador!! Alguem que conseguirá -finalmente - fazer esquecer o Mourinho.

Paulo Marques Pinto disse...

Emiti a minha opinião no início da "saga" de comentários a este post, manifestando aquilo que achei e acho que foi um exagero no texto.
Coerentemente, também tenho que apontar o mesmo defeito ao Pedro Bessa; Pepe- o melhor defesa central de sempre do Porto???
Adriaanse-Fazer esquecer Mourinho???

Calma; Serenidade para os dois lados, necessita-se!!!

Olho Vivo disse...

É, concordo com o paulo marques pinto. Pepe, o melhor central de sempre do FCPorto? Afinal que idade é que vocês têm?

este treinador fazer esquecer o Mourinho?! Impossível. Estou convencido que nunca mais teremos dois anos como aqueles. Pode ser que voltemos a ser campeões europeus, etc, etc. Mas daquela forma... não, ninguém fará esquecer o Mourinho, assim como outros treinadores que passaram pelo Porto, como Pedroto, Bobby Robson, cada um à sua maneira marcou o clube - pela positiva. Este - até ver - marca pela negativa. Devo estar velho pois não consigo vislumbrar os objectivos a longo prazo, embora aceite que por motivos disciplinares ou de forma física, coloque de parte jogadores da qualidade do Diego.

Repito: até posso vir a arrepender-me mas até agora este treinador mostrou falta de qualidades que me parecem cruciais para treinar uma equipa com os pergaminhos do FCPorto.

Pedro Reis disse...

Azulão,
Tocaste nos pontos todos. Só não acho que a vitória não tenha sido merecida. À tangente, sem brilho, mas mesmo assim fomos melhores e a vitória não nos assenta mal.
Mas em tudo o resto tens razão: a miséria está para durar, o treinador não há semana em que não invente (e mal) e se não forem os nossos rivais a darem baldas, duvido que festejemos no final...

SLB AMO TE disse...

OLÁ, TRISTES. TAL COMO DISSE HA UNS DIAS E VCS APAGARAM, BEM VINDOS AO RESTAURANTE DA LUZ PARA O SEGUNDO PRATO. PRINCIPALMENTE DE FRANGO À BAÍA! PALHAÇOS. LEVARAM 2 NA PÁ, NO ESTADIO DO MORCÃO. ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DE COMER MAIS. ATE BREVE, BRONCOS. SLB AMOTE AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH