segunda-feira, 27 de junho de 2005

O embuçado por JOSÉ MANUEL RIBEIRO in "OJOGO"

"Mais detalhes da entrevista de Scolari ao jornal online "Maisfutebol", desta vez tirados do capítulo dedicado à ficção científica. Se o leitor não a leu, aconselho-o a engolir esse último pedaço de torrada. Agora acabe a meia de leite. Certificou-se de que o esófago está desimpedido? Então siga. O seleccionador nacional diz que já "deve" ter assistido a dez ou doze jogos no Estádio do Dragão, onde até agora todos pensávamos - incluindo o FC Porto, como pude confirmar - que ele não tinha o hábito de lá pôr os pés. Se não for a aldrabice mais desavergonhada, irresponsável e sem escrúpulos da história, sendo que não tenho o hábito de tomar as pessoas por mentirosas (nem por estúpidas, já agora), é um mistério impenetrável: Scolari esteve uma dezena de vezes no Dragão absolutamente incógnito. Nenhum convite foi pedido, nenhum porteiro deu por ele, nenhum adepto o viu, nenhum VIP o cumprimentou, nenhuma fonte deu com a língua nos dentes, nenhum jornalista registou e, o que é mais curioso, a Federação prescindiu da habitual informação à Imprensa, como esta, de Maio:
"O Seleccionador Nacional, Luiz Felipe Scolari, irá observar esta tarde o dérbi entre SL Benfica e Sporting CP, no Estádio da Luz".
Ou esta:
"Luiz Felipe Scolari estará na quarta-feira à noite em Alvalade para assistir à final da Taça UEFA".
Posta de parte, como escrevi, a hipótese de estarmos perante a patranha mais descarada e ultrajante desde a invenção do "wonderbra", porquê o secretismo? Por que motivo terá feito questão de vir ao Porto pelo menos uma dezena de vezes sem ninguém saber? Por que razão nos deixou, de propósito, pensar que se baldava ao trabalho? Quem lucraria com estas viagens do seleccionador, como se fosse o embuçado da Sandeman? Porquê permitir de forma tão leviana que crescesse o ressentimento do FC Porto? A "verdade" de Scolari é mesmo mais estranha do que a ficção. Explica ele:
"Só que alguém disse que eu não ia. E em determinado momento não fui mais."
Este é o determinado momento em que são postos à vista os chifres retorcidos do nosso diabo de sempre, o FC Porto. Recapitulando, Scolari veio ao Estádio do Dragão dez ou doze vezes e ninguém se apercebeu da presença dele porque o FC Porto encobriu as visitas ganhando com isso sabe-se lá o quê. Entretanto, durante todo este tempo, a FPF nunca se lembrou, nem à terceira, nem à quarta, nem à décima segunda ocasião, de informar os jornalistas do facto que o FC Porto tentava mascarar.
Se o seleccionador não está apenas a levar demasiado a sério as anedotas brasileiras sobre portugueses, aí está um esquecimento grave.
Não será devia? "

Sem comentários: