segunda-feira, 27 de junho de 2005

2005 - Médios

Esta parte vamos dividir por sectores: os defensivos, os centro e os ofensivos. Uma das dificuldades é conseguir prever quem e quantos serão os eleitos para ficar após o estágio. A minha ideia é que serão 3 "trincos", 3 médios ala e 3 médios ofensivos.


Trincos

Raul Meireles - Na parte final da época foi o jogador mais utilizado como alternativa ao Costinha. A dúvida é se fica ou se é emprestado para rodar, já que demonstra algumas qualidades para a função. Se não houver nenhuma contratação de última hora de algum nome mais sonante, talvez fique no plantel e tenha algumas oportunidades.

Paulo Assunção - Depois de uma fugaz passagem por cá há uns anos atrás, com cerca de 18 anos e depois de há duas épocas se ter destaado no Nacional, o FC Porto recuperou-o e emprestou-o para rodar no AEK. Em todo o caso, julgo que poderá ser uma forte opção para o sector defensivo do meio campo.

Sandro - É um claro erro de casting, que pode trazer alguns problemas e é mais um jogador para dispensar (já, em Dezembro ou na pior das hipóteses no fim da época).


Assim, nesta zona do terreno falta um bom jogador, daqueles que fazem a diferença. a não ser que o Paulo Assunção seja uma surpresa... Mas o Fernando Meira ou o Pedro Mendes eram bem vindos...


Médios ala (ou extremos...)

Quaresma - Está na altura de deixar de ser um semáforo amarelo! Não pode fazer uma grande jogada num jogo e passar ao lado o resto dos 89,5 minutos... Ou se assume como o grande jogador que a momentos se mostra ou está na altura de recuperar o investimento feito nele (avaliado em 6 milhões de Euros na venda do Deco...).

Alan - Parece-me ser um novo erro de casting. Nunca mostrou nada de especial nestes vários anos que leva de campeonato português (pelo menos, o Marco Feerreira, o César Peixoto e o Maciel mostraram-se muito mais, por exemplo) e julgo que não vai trazer nada que qualquer um destes não trouxesse. Desconfio que não acaba a época por aqui...

Lucho Gonzalez - Já mostrou nalguns jogos da selecção argentina o jogador excepcional que é. Consiga fazer uma rápida adaptação à Europa e ao FC Porto e temos um jogador para encher o campo e não só nas alas...

(Ivanildo - Deverá manter-se por aqui mas integrado na B, a não ser que consiga dar o salto e mostrar uma classe extra para se fixar. Julgo que não entrará nas contas do plantel, mas deverá ter a sua oportunidade mais cedo ou mais tarde.)


Julgo que nesta zona (e se se confirmar a possibilidade do Lisandro encostar à esquerda) a equipa poderá não ter muitos problemas.


Médios ofensivos

Diego - O míudo maravilha fez uma época em crescendo e acredito que esta época será a explosão dele.

Jorginho - Se mantiver a regularidade exibicional e o empenho que apresentou na passada temporada, terá uma palavra importante a dizer na equipa. Acho que foi uma boa contratação.

Ibson - No final da época acabou por ser um jogador fundamental na equipa. Boa contratação, adaptou-se muito rapidamente ao nosso futebol e agora só temos a esperar mais dele.

(Bonfim - Poderá ficar, embora me acredite mais que vá rodar num clube de média dimensão, talvez que lute ou até esteja nas competições europeias.)


Aqui estamos seguros, qualquer um dos jogadores assume esta posição e outras mais recuadas se para tal for escalado.

Sem comentários: