domingo, 26 de junho de 2005

2005 - Defesas

Bosingwa - Este ás do volante ainda não se definiu nem como trinco nem como extremo direito nem como defesa direito. Apesar disso, parece-me que a posição de defesa direito é a que se enquadrará melhor nas suas qualidades, para o que deveria ser treinado em exclusivo nessa posição. Com a sua idade e um bom "professor" poderá vir a ser o futuro defesa direito do FC Porto. Mas esta é a sua época de afirmação. Ou sim, ou sopas!

Jorge Costa - O n.º 2, o "capitão", está próximo do final de carreira mas todo o seu passado e importancia no balneário deixam sempre aberta a porta para continuar. Se será titular ou começará a ver mais jogos na qualidade de "adjunto" a partir do banco logo se verá. Mas o "Bicho" (carinhoso nome que Fernando Couto lhe deu) tem sempre um lugar no plantel e no coração dos adeptos.

Pedro Emanuel - Com o declinio do Jorge, talvez esta seja a época de afirmação de um dos mais injustiçados jogadores portugueses da última década. Primeiro porque jogava nos trauliteiros da avenida com tudo o que isso cataloga qualquer jogador. Depois porque sendo um bom central e muito regular, teve o azar de ver surgir à sua frente nomes dos mais velhos como o Fernando Couto e o Jorge Costa e uma geraação mais nova excepcional como o Ricardo Carvalho, o Jorge Andrade ou o Fernando Meira. Espero muito dele este ano.

Ricardo Costa - Esta é uma esperança enorme para o futuro do FC Porto, um Jorge Costa em potência, um futuro capitão que sente a camisola como poucos. Espero que a administração da SAD perceba a importancia deste jogador, um verdadeiro líder no campo e balneário, e não ceda às propostas que vão aparecer com toda a certeza. Acho que a dupla este ano será o Pedro Emanuel e o Ricardo Costa.

Pepe - Ou evoluiu muito rapidamente e demonstra em campo o potencial que a espaços mostrou no Maritimo (e que levou o Ricardo Gomes, então seleccionador das camadas jovens do Brasil, a ponderar a sua convocação) ou então o melhor é o empréstimo para rodar e ver o que realmente vale. A sua polivalencia é importante, pode ser central, trinco e até médio ofensivo.

Bruno Alves - Do que vi dele, parece-me um bom jogador, talhado para ser lançado no FC Porto. Julgo que o treinador talvez lhe dê uma oportunidade em troca com o Pepe.

Nuno Valente - É o melhor defesa esquerdo português. E só isso já diz tudo. Se este ano não tiver uma época azarada com lesões como o ano passado, não é por este lado que vai haver problemas defensivos...

Leandro - Parece um bom médio ofensivo, um fraco médio e um péssimo defesa. Lembra-me o Rúbens Junior. A descartar... quando encontrar melhor!


O Seitaridis parecia ser um bom jogador, mas com a excepção de um jogo ou outro esta época, nunca demonstrou as qualidades de quem o viu jogar com a camisola da selecção grega. Talvez um caso de inadaptação.
Falta, por isso, um defesa direito - e isto partindo do principio que o Bosingwa vai mesmo ser desviado em definitivo para esse lugar, senão faltam dois! - que se fala poder ser o holandês Kromkamp ou o brasileiro Cicinho. Poucos jogos vi de ambos, mas ser titular na selecção brasileira (e logo a substituir o mitico capitão Cáfu) parece-me melhor curriculo...
E se arranjar um defesa esquerdo também não era mau, porque vivermos dependentes do Nuno Valente uma época inteira outra vez é perigoso.
Em resumo, com a entrada de um defesa direito e com o Bruno Alves, a defesa não deverá dar grandes problemas, desde que o treinador este ano treine jogadas de bola parada como livres e cantos, que eram o nosso calcanhar de aquiles o ano passado.

Sem comentários: