terça-feira, 14 de junho de 2005

ALGUNS PENSAMENTOS SOLTOS

As últimas atenções do nosso Clube prendem-se com Lucho e Benni. O primeiro, pelo que foi dado ver, é de facto e, passe o trocadilho fácil, um luxo. Resta ver se vai pegar de estaca. Isso depende sobretudo do seu período de férias e da data de apresentação. Para que a coisa corra bem, resta-nos torcer para que o River Plate seja eliminado da Libertadores. Caso chegue à final, só será libertado a 18 de Julho, ou seja, 14 dias depois do início dos trabalhos. Junte-se umas feriazitas e teremos a coisa a começar a correr mal. Por outro lado, não queremos que aconteça o mesmo que o Diego e o Fabiano - jogadores com dezenas de jogos nas pernas e sem férias.
Quanto ao Benni, é adorado por todo a gente. Também o tenho como um dos meus preferidos e fico com pena se for embora. Raras vezes me lembro de me ver um jogador tão bom à frente. Do mesmo nível, mas diferentes, só Fernando Gomes, Domingos, Kostadinov e Mário Jardel. Para além do mais, foi autor do melhor golo de cabeça que alguma vez vi na vida - o 2-1 contra o Manchester. Visto e revisto, continuo com a mesma impressão com que fiquei no Estádio - parece que o sul-africano ficou suspenso uns segundos no ar, qual personagem do Matrix. Este é o coração a falar. Se for a razão a falar, temos os seus actos de indisciplina da pretérita época, elevados à quinta potência pelos Torquemadas da Comissão Disciplinar. A realidade faz-me constatar que na próxima época a inquisição o há-de queimar em praça pública, provavelmente na 2ª circular. E depois, 8 ou 9 milhões é muito mais do dobro do que pagámos por ele. É um bom negócio. Isto dito, uma coisa é certa. Se ele for, resta o Postiga, dando de barato que regressou ao normal, depois da época de estupidez a que assistimos. O Chacota não conta, de tão mau que é, e o Lisandro, para além de uma incógnita, não parece sequer ser ponta de lança. Por isso, ou se aposta de vez no Hugo Almeida, ou é impretrível que se vá buscar um excelente ponta de lança ao estrangeiro. E é preciso não esquecer de se colocar uma clausula que inviabilize o regresso do Benni a Portugal para outro clube. Já agora, porque não pegar nessa quantia e roubar o enganador aos lagartos?
Uma última nota para o lampião Amoreirinha. A crónica de hoje do MST fez-me lembrar algo a que não o associava. Este parte pernas foi expulso há poucos dias em Toulon, por ter esmurrado um mexicano. O que eu já não me lembrava era que tinha sido ele o autor da mais sanguinária agressão jamais vista num relvado. Foi também em Toulon, há dois anos. MST recorda esse facto e insurge-se contra a impunidade da Federação. Tem razão. Um jogador destes, que escapou à irradiação pela FIFA talvez pela idade, deveria ter sido afastado da selecção para todo o sempre, pela vergonha que fez passar o pais e pela indesculpabilidade do seu acto. Isso não aconteceu, e temos o caceteiro a reincidir, de novo com as quinas ao peito. Não me espanta. A FPF já passou uma esponja à destruição do balneário por outra selecção jovem, também em França. A FPF estende a passadeira vermelha ao peseteiro, depois de este ter preterido a selecção em prol do Real Pesetas. E depois do mesmo peseteiro ter fugido para o balneário em pleno Euro, em vez de, como capitão, estar junto dos companheiros que iriam disputar prolongamento e, depois, penalties. É a lógica psicadélica da FPF a funcionar. O saneamento das selecções é só para os grandes jogadores recordistas mundiais em títulos, galardoados constantemente no estrangeiro e que ao mesmo tempo sejam cavalheiros e se mostrem sempre disponíveis, apesar de tudo, para ir à selecção, seja em que circunstância for, sem que lhes escute uma única palavra depreciativa relativamente ao seleccionaor ou à própria FPF. Se ainda por cima forem, de longe, os melhores nas suas posições, melhor ainda. É saneá-los sem pestanejar!

Sem comentários: