terça-feira, 30 de janeiro de 2007

por ANTÓNIO SIMÕES

"Lacroix e Quaresma nutrem velho "ódio de estimação"

Sérgio Lacroix e Quaresma uma relação antiga da qual o avançado do F. C. Porto sempre saiu a perderAlmiro FerreiraJesualdo Ferreira passou-se com a arbitragem de Leiria e, talvez porque esteja na moda, sugeriu "Investiguem!".

Antes dele, outro treinador do F. C. Porto, José Couceiro, já avisava: "É evidente que há muitos condicionalismos dos árbitros em relação ao F. C. Porto. Temos sido muito prejudicados e sabemos que os árbitros têm problemas em actuar nos nossos jogos, principalmente desde que o processo Apito Dourado foi desencadeado".
O treinador que chegara de Setúbal falava assim após um jogo no Estoril, onde fora descoberto um absurdo penálti por mão involuntária de Costinha, assinalado por... Sérgio Lacroix, o mesmo árbitro auxiliar que, nessa época de 2004/2005, expulsou Quaresma de um jogo em Moreira de Cónegos, por dá-cá-aquela-palha.

O mesmíssimo que anteontem voltou a cruzar-se no caminho do extremo portista.
O "liner" que comunicou a Elmano Santos a susposta agressão de Quaresma a Tixier é o mesmíssimo Sérgio Lacroix que, a 2 de Dezembro último, passou pelo Estádio do Dragão, à 12.ª jornada da liga, e não viu um violento pontapé de Linz num joelho de... Quaresma. Elmano também não viu.
Usou "um critério largo", como se diz agora, e a equipa do Boavista lá escapou com três singelos cartões amarelos.

Esta época, Sérgio Lacroix foi nomeado para cinco jogos e três deles do... F. C. Porto. Tanta atracção, só com Elmano (seis jogos na primeira liga e três a apitar o... F. C. Porto).
O magnetismo entre o assistente da Madeira e o Dragão voltou a cruzá-los à nona jornada, em Setúbal. Os jogadores do Vitória viram nos do Porto canelas até ao pescoço. Lucho, Paulo Assunção e Quaresma foram alvo de entradas violentíssimas, mas em nenhuma ocasião Lacroix alertou o árbitro Duarte Gomes.

Para o início da segunda volta, a dupla madeirense lá reapareceu, em Leiria. Postiga foi o primeiro a queixar-se de um penálti e Lisandro fez ar de espanto por Elmano não ter visto a mão de Renato impedir que a bola chegasse às redes.
Lacroix também não viu, ele que, no tal Estoril-F. C. Porto, em Fevereiro de 2005, descortinou e assinalou uma mão irreflexa de Costinha mas não enxergou que o lance procedia de uma mão grosseira e voluntária do avançado Moses.Anteontem, quando saiu do campo, Quaresma deve ter-se lembrado que Lacroix lhe anulou um golo limpo nesse mesmo jogo do Estoril.

A expulsão de Quaresma relembra outro episódio, ocorrido na primeira jornada desta liga, no Estádio do Dragão, com a mesma Leiria e outra vez com Tixier.
Nessa ocasião, o francês atingiu violentamente Quaresma, fracturando-lhe um maxilar.
O árbitro Duarte Gomes nem falta marcou. O jogador do F. C. Porto parou duas semanas e falhou um jogo da selecção.

Quis a ironia que Tixier e Quaresma voltassem a encontrar-se e que o juiz da refrega fosse o intrépido Lacroix, com a sentença que se conhece.
À falta de cadafalso nas leis da bola para jogadores do F. C. Porto, outros julgadores antecipam a sentença dois jogos de suspensão! Se assim for, Quaresma só voltará a jogar com o Chelsea."

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto vai ser assim até que o FCPorto jogue com o benfas. Se o resultado for mau para os lampiões, acaba-se a roubalheira. Se não for, aí é que vamos assistir a outros jogos do tipo Estoril-Benfas, num estádio, árbitros e público que lhes dê jeito. Eu nem me importo que joguem onde quiserem, vão todos os parolinhos assistir ao seu querido benfas, mas ao menos não tentem tapar os olhos assobiando para o lado quando se assiste a roubalheiras descaradas como aquela em Leiria. Também apreciei muito a parte final da arbitragem no jogo do restelo, com uma porrada de cartões amarelos e vermelhos para o Belenenses e... jogo parado. Aliás, depois do golo do Belenenses só se assistiu a jogadores do benfas pelo chão.

Anónimo disse...

Uns têm a fama o os proveitos sempre os mesmos !
Este texto devia ter sido publicado antes do jogo xde Leiria mal se soube que eram os encornados elmano e lacroix a roubar!