domingo, 21 de janeiro de 2007

Balanço

Finalizada a primeira volta, temos, globalmente, que estar satisfeitos. Em primeiro destacados na Liga e com 7 e 8 pontos de vantagem para os primeiros dos últimos; estamos nos oitavos de final da Liga dos Campeões e vamos defrontar o Chelsea que se apresenta na pior forma desde que o Mourinho lá chegou e com problemas internos graves.

Apesar do precalço que foi a eliminação da Taça de Portugal às mãos (pés?) desse colosso que é o Atlético, julgo que temos motivos para nos sentirmos algo optimistas em relação ao futuro.

De negativo, para além da já referida má prestação na prova menor da nossa época (ou será a Supertaça?, que até ganhamos...) fica os casos extra-futebolisticos que continuam a assediar as portas do nosso clube, agora pelas mãos da mulher do contabilista do Luis dos Camiões... É claro que isso acontece também porque o nosso presidente abre o flanco a pessoas como a Carolzinha... e ao Madureira... e ao Teles... tudo gente do mais alto estrato social e recomendável... Enfim, quem não quer ser gaiteiro não abre uma loja na rua dos Gaiteiros... ele meteu-se com o diabo e queimou-se, como seria de esperar! O que não me interessa nada até ao momento em que as queimadelas deles atingem o nosso clube (mais uma vez...).

Já antes o disse e volto a repetir, não é pelo livro da rameira que ele se deve demitir. Mas por tudo o que se vem passando nos últimos anos, nomeadamente com a SAD e as suas constantemente defecitárias contas, ele devia ponderar - mesmo! - em retirar-se, talvez no final do ano, aproveitando a paragem de Dezembro da nossa Liga para ceder o lugar a outro, de preferencia muito mais novo, com formação de gestão de empresas - que é o que a SAD é - mas que saiba reconhecer as especificidades de uma empresa de futebol.

Por último, o plantel.

Que continua com alguns desequilibrios. Parece-me que o problema dos laterais está resolvido, não com nenhum fora de série mas com 4 jogadores regulares e que asseguram a qualquer momento os serviços minimos.

Já no centro da defesa, e com o final da carreira do capitão Pedro Emanuel a aproximar-se depois da operação desta semana, acho que precisamos - mesmo! - de um novo central de qualidade. Foi um erro libertarmos o Tonel, que seria para mim o par ideal do Pepe. O Bruno Alves continua a despachar as bolas para onde está virado, não tem classe nem categoria para jogar no mágico FC Porto. O Ricardo Costa tem estaleca mas falta-lhe qualquer coisa... O João Paulo é voluntarioso mas é mais opção para médio defensivo do que para central. Por isso, a ser verdade o que vem hoje n'O Jogo (um central americano com 1,90m de altura, 24 anos e a jogar no Standart de Liége), essa poderá ser uma hipótese mas o ideal é que fosse já em Janeiro e não no final da época. O ataque também carece de um verdadeiro matador, na senda do Gomes e do Jardel, mas esses não aparecem com facilidade e não me parece que seja um míudo frances que marcou 3 golos esta época que venha fazer a diferença. Nem o Sokota, que milagrosamente jogou 45 minutos sem se lesionar, marcou o golo, festejou e nem sequer se lesionou aí! E continuam a ser princepescamente pagos com as minhas quotas e as minhas acções essas pérolas do Alan e do Tarik, que para além disso ainda tapam espaço de afirmação de jovens talentosos como o Vieirinha.

Enfim, espero que no final da época possamos comemorar mais um titulo nacional (e então eu que estou em Angola mais ainda anseio por isso...) e uma boa presença na Liga dos Campeões (mesmo com o optimismo do Prof. aqui plasmado pelo Dragão acho que uma ida aos quartos de final já é um enorme sucesso) e que não se repitam contratações de Tariks a gosto do treinador e que os jovens dos escalões de formação voltem a ser mais aproveitados do que estão a ser actualmente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Bruno Alves é pretendido,desde há uns anos pelo Inter e que a SAD está em negociaçõs para o vender para lá.Outra coisa.TAmbém ouvi dizer que vai ser convocado para o proximo jogo da selecção contra o Brasil.Deves ser daqueles que preferias o Ricardo Rocha ao Bruno Alves e que criticaste e enxovalas-te o Pepe.Agora deves ser daqueles que não deve sair por menos de 30 milhões,tal e qual o Ricardo Carvalho.Este também deve ter sido ferosmente criticado quando no seu primeiro jogo contra o Salgueiros se fartou de meter água e foi depois emprestado ao ALverca,ou o Leça.Já não me recordo.Enfim,...

Apre disse...

A vossa caixa de entrada é um bom dissuasor para quem vem com a Tapadinha na mente para gozar convosco.
A Taça é a competição dos pequenos diz um amigo Sportinguista.