terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mercado de Inverno



Pela primeira vez nos últimos anos, a janela de transferências de Janeiro não trouxe caras novas ao plantel do FC Porto, já que a inscrição do Mariano não é novidade.

Não sei se terá sido bom ou mau.

O historial das contratações de Inverno diz que normalmente não têm sido grande aposta. Mas quando é excepção à regra, é excelente.

Analisando apenas o plantel do FC Porto, continuo a pensar que há ali umas posições algo mais pobres de possibilidades e que mereciam alguma atenção por parte desta janela de transferências. Em especial, com as lesões de Palito, Rafa e Falcão. Acho que esses desequilíbrios, que se vão continuar a notar no resto da longa época pela frente (ainda temos Fevereiro, Março, Abril, Maio e inicio de Junho pela frente, espero eu) com jogos do campeonato (12 jogos), Liga UEFA (pelo menos 2 jogos) e Taça de Portugal (pelo menos 2 jogos), serão ainda 16 jogos em pouco mais de 4 meses onde os castigos e as lesões se vão começar a sobrepor.

Por isso um defesa-esquerdo e um ponta de lança pareciam-me peças que poderiam ainda equilibrar o plantel e dar alguma folga física aos habituais titulares dessas posições.

Mas não houve nada de novo.

Em relação aos nossos adversários, a conclusão é que todos estão mais fracos. Os lagartos venderam o melhor ponta de lança deles, não entrando ninguém para o seu lugar. Os lampiões venderam o melhor central, entrando um Jardel que evita golos em vez de os marcar como fazia o nosso, mas sem a qualidade para um clube de topo. O Braga vendeu um dos melhores atacantes e manteve um jogador que está em colisão com o treinador, está cada vez mais fora do baralho.

Por último, vamos desmistificar o "bom" negócio dos lampiões ao vender o caniche ao Chelsea. Eles só detinham 75% do passe e em dinheiro foram 20 milhões, logo só 15 milhões são para eles e o caniche custou 4 milhões. Lucro: 11 milhões. Não foi o "grande" negócio que apregoam... ainda têm muito que andar para fazer negócios à FC Porto!

1 comentário:

P. Ungaro disse...

Boas,

Por vezes mais vale nõ comprar do que comprar mal ... fundamentalmente neste periodo de crise. E onde iriamos arranjar um bom defesa esq. ou um ponta de lança a preço convidativo ??? só se fossemos buscar o Evaldo aos lagartos (estão cada vez pior).
Quanto ao Side Show Bob ... tenho pena dele ter saido estava a espera que logo o Incrivel o partisse todo outra vez.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/