quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O PLANTEL

É da praxe chegar-se a esta altura e mandar-se nos blogs os habituais bitaites acerca da constituição do plantel para a época que aí se avizinha. Aqui ficam os meus.

Tal como é quase unanimemente apontado, a grande dúvida prende-se com a substituição do traidor Paulo "O escroque" Assunção. Sendo o único trinco de raiz Fernando, este ainda me parece verde de mais para assumir o lugar. Assim, de todos os jogos que vi (e foram todos o que deram na televisão), Guarin não serve para o lugar. Este jovem parece-me claramente que serve para jogar mais à frente. Julgo ser uma potencial grande contratação, desde que, aliado ao físico impressionante se junte inteligência. Tem tudo para ser um novo Emerson. A técnica está lá, no entanto parce-me também que precisa de amadurecer e ser burilado. Se começar a acertar os passes e aprender a largar atempadamente a bola, será um caso sério. E só assim perdoarei a sua troca pelo craque caseiro Paulo Machado, exemplo flagrante do desperdício de jovens formados em casa.
Parece-me então que a solução mais óbvia passará por recuar Meireles para essa função de trinco, uma vez que tem inteligência e sentido táctico para dar e vender. Eu formaria assim um meio campo com Meireles, Lucho e, para já, Tomás Costa em vez de Guarin, uma vez que me impressionaram a raça, a qualidade do passe e a grande inteligência deste argentino.
Quanto à defesa, Sapunaru, não sendo o meu menino Zé, parece ter sido mais uma excelente aquisição. A sua rotina a central deu-lhe a particularidade de atacar cantos e livres de cabeça, o que é surpreendente num lateral. Defende bem e sem faltas e parece ser bastante razoável a atacar. Aquele lugar é seu, de caras, sendo o de Fucile, de novo, o lado esquerdo. Este é um jogador que bastante aprecio e que me parece ser bastaste menosprezado. Esteve ofuscado pelo grande Zé e é pena que tenha de ser adaptado ao lado esquerdo, por falta de mais soluções. Técnica extraordinária, raça de dragão - tem que jogar. As outras opções para defesa esquerdo são Lino, que deve ter um padrinho poderoso no clube e Benitez. Este, ao contrário da miséria dos primeiros jogos fez um jogo surpreendente contra o Leixões. Duro o suficiente, antecipou-se bastantes vezes ao adversário e ainda fez uma boa perninha no ataque, culminada com uma assistência para Licha. É a única alternativa credível para aquele lugar, já que Lino, enfiim, só lá está para engrossar o anedotário recente dos defesas esquerdos contratados. A propósito, será qualquer um destes dois melhores que Marek Cech? Já quanto a centrais, Rolando parece-me mais um tiro certeiro.
Quanto ao ataque, fabulosa aquisição essa que dá pelo nome de Cristian Rodriguez. Se na mouraria já me parecia bom, numa equipa como deve ser parece outro - talvez também pelo entusiasmo. Não consigo perceber como é que o kadhafi dos pneumáticos estoura rios de dinheiro em aquisições e não paga esta jóia. Se nada lhe acontecer, será sério candidato a vedeta do ano. É um regalo ver as suas explosões atacantes. Põe-me já a sonhar com um tridente ofensivo composto por ele, Licha e Hulk. Quanto a este último, li muita coisa na blogosfera e tenho a minha opinião própria. A mim, não me incomoda rigorosamente nada que tenha vindo do Japão. Quem marca 37 golos em 42 jogos tem que ser bom. Quem os marca como demonstra o víedo do youtube não os mete por engano. Lembram-se de Mário Jardel? Pois bem, porque é que os grandes do futebol mundial não o contrataram quando jogava no Porto? Pelo mesmo motivo dos que agora desconfiam de Givanildo. Também diziam que só marcava carradas de golos por ser em Portugal. Porque é que o enganador também não sai dos lagartos? Porque as grandes equipas europeias não compram pontas de lança em Portugal, ponto final. Por preconceito. Isto dito, gostei da sua estreia contra o Leixões, a confirmar as credenciais. Nunca vi um avançado no Porto com estas características. Aquele físico impressiona e não o torna lento. Em forma poderá ser difícil de parar. Tem que ser trabalhado, de forma a aprender a jogar na Europa e em sintonia com os colegas. Demonstrou, em Braga, alguma lafuguice, para mim perfeitamente normal em quem quer mostrar que não tem apenas um nome folclórico. No segundo jogo, não esteve tão bem, mas molhou a sopa com classe, sentando o guarda redes. Temos que lhe dar tempo, mas que tenho fezada, tenho.

Isto posto, o meu onze ideal para a próxima época seria algo como:

Nuno, Sapunaru, Bruno Alves, Rolando e Fucile; Lucho, Meireles e Tomás Costa; Rodriguez, Lisandro e Hulk. Escolho Nuno em vez de Helton, porque este continua a defender remates para a frente e não há quem lhe corrija isso, nem as más saídas da baliza. Pura e simplesmente, Nuno está em forma, é praticamente da casa e é português. E para mim, é o melhor que temos.

Quanto aos que não estão a fazer nada no plantel, é justo que se diga que este ano, ao contrário do ano passado, acertou-se, até ver, em todas as contratações. As minhas ovelhas negras são, em primeiro lugar, Bolatti, que claramente não vai a lado nenhum, porque ainda nem sequer percebeu onde está e Mariano Gonzalez. Ele corre, certo. Ele esforça-se, é verdade. Mas é patético e é incrível como, depois da época passada, se gasta 3 milhões com ele e se manda o Hélder Barbosa para o Trofense. Sendo que ainda há Candeias, que no pouco que jogou, mostrou ser incomparavelmente melhor que este argentino trapalhão, que, ora cai sozinho, ora faz uma finta a mais, ora não sabe o que fazer à bola. Mau de mais e exasperante. E o mais grave, é que me parece que vai ser titular... Volta, Unifinta, estás perdoado! Temos ainda o mágico Lino, do qual nada mais tenho a dizer do que aquilo que já disse.

Com isto, parece-me claramente que o plantel é muito superior, pelo que as expectativas na Liga dos Campeões tem que ser elevada este ano. Cabe a Jesualdo mais uma oportunidade de demonstrar que é algo mais do que um treinador banal a quem calhou em sorte treinar um clube que até sem treinador era campeão português.


Ps - para quando o fim da ridícula novela Quaresma?

8 comentários:

Anónimo disse...

Gosto muito do novo visual do blog, so uma pergunta porquê o Hulk no onze inicial?

Abraço,
http://varanda-do-dragao.blogs.sapo.pt

Costa disse...

E continuam as tuas referências ridiculas ao Tarik...

Parece que ainda não digeriste convenientemente a excelente época que ele fez...

Já devias ter ultrapassado isso...

dragaovenenoso disse...

Não sei se já repararam na revista que o jornal desportivo vermelho lançou para o mercado. Pois esses filhos da puta colocaram na primeira página o Lucho com o equipamento alternativo, enquanto que os panões do benfas e do sportém estão com o equipamento habitual.

Realmente o azul deve dar-lhes um nó na garganta...

Dá pena...e pena temos dos cães.

Anónimo disse...



ALGUEM ME PODE EXPLICAR O SEGUINTE??

Sempre que aparece uma reportagem sobre os atletas que vão participar NO TORNEIRO DOS DOPADOS DE PEQUIM, quando aparece um atleta aparece por debaixo na Tv: Nome+Atleta Portugues.

Quando aparece a Vanessa Fernandes Aparece:
NOME+ATLETA DO BENFICA.

será que o benfica vai ser o primeiro clube mundial a participar nos Jogos Olimpicamente Dopados?

Anónimo disse...

O Lucho está com o alternativo por causa do patrocionador. Este ano é a TMN. Como os gajos ainda não tinham fotos dos novos equipamentos, colocaram o alternativo da época passada, onde o patrcionador era a TMN. Este ano o alternativo tem o patrocinio da SAPO adsl

Anónimo disse...

Uma ATLETA DO BENFICA depois de perder um combate de judo veio queixar-se do árbitro. Ainda bem que não foi uma ATLETA PORTUGUESA a fazer esta triste figura.
Será um apito amarelado? Haverá por lá uma Dona Xingiolina e uma Dr.ª Mingogado? Será que o Pinto da Costa comprou o árbitro?

Anónimo disse...

Estou para ver a condecoração que o CD da Liga vai retribuir ao Rochemback pela patada no jogador italiano. O Pedro Silva com certeza nõ vai ser punido para o jogo da Supertaça. O ano passado com o Lizandro todo O MUNDO não ficou chocado com suspensão de 1 jogo para a Liga.O katsouranis foi louvado publicamente pelos tabloídes mouriscos pela entrada assasína que quase arrumava um dos futuros craques mundiais e assobiava-se para o ar.O futebol português está condenado pela falta de competência dos intervenientes a comerçar pela imprensa que só comenta o que lhe interessa.

Anónimo disse...

Parece que o seleccionador argentino concorda com a opiniao expressa aqui e por isso mesmo convocou o Mariano Gonzalez.