segunda-feira, 28 de maio de 2007

A vitória dos Lagartos, dos lampiões e os Superdragões...

Ainda não se falou na vitória dos Lagartos, nem sequer se deveria falar sobre tal tema, aqui, no seio de Dragões.
No entanto, por uma questão de justiça e coerência, não poderia deixar de dar os parabéns aos lagartos por um único motivo: o facto de terem vencido o caneco após uma aposta imensa nas suas camadas jovens.
E faço-o porque entendo que os Lagartos nos têm dado lições sobre como aproveitar os jogadores da sua formação, nestes últimos anos. Uma equipa com jovens de reconhecida craveira (outros apenas feitos pela imprensa, também desde já se diga), de um querer e vontade de fazer inveja e que já chegaram a títulos.
E relembro aqui os Lagartos porque também eu quero que o nosso Porto volte a lançar jogadores da nossa "cantera", que sintam o clube e que amem a nossa camisola mais que qualquer outra.
Sim, porque pensemos bem. Quem é que o nosso clube neste momento tem na sua equipa que nos faça sentir descansados para a transmissão da mística do clube e que seja um daqueles jogadores que nós nunca teremos medo de meter o seu nome numa camisola que acabamos de comprar!!! Sim, como tivemos o Vitor, o Jorge, o comendador João Pinto, o Lima Pereira, o Rodolfo (o único que jogador que envergou apenas e só a camisola Azul e Branca e mais nenhuma)?
Será que o Mágico Porto terá algum jogador destes? (Não é que os dos Lagartos sejam deste calibre, mas que começaram por enfiar jovens na equipa, que é um começo, lá isso não tenhamos dúvidas).

E não falo de juventude, porque juventude na equipa temos nós que chegue. Falo em olhar para a camisola e senti-la como eu a sinto, como todos vocês a sentem. Está na hora de voltarmos a meter mais algum sangue Azul na equipa e parece-me que, relativamente a isto, ninguém discordará.

Os Lampiões, mais um ano, ganharam outro campeonato e outra taça... O campeonato do atira areia para os olhos do patego e a Taça da fanfarronice.
Acabado o campeonato, atiraram areia para os olhos dos bi-dentes, falando de acções na Bolsa, continuando a falar no dia seguinte, mas calando-se ao terceiro dia (talvez conforme as escrituras) uma vez que as acções, afinal, eram feitas de papel de chumbo, tal a velocidade a que desceram.
Acabado este episódio, passa-se a outro, o de dizer perante os seus bi-dentes que perante tanta gente, que lhe parecia que quem tinha ganho o cameponato haviam sido os lampiões. O que fizeram os bi-dentes? Saltaram e agraciaram o seu Presidente, batendo-lhe palmas... Não há dúvida... Grandes Campeões...
E lá continua a Taça da Fanfarronice... Pelos vistos as eliminatória desta Taça não tem fim. Cada dia que se passa, um novo episódio se abre. E não se esqueça, está quase a começar a época do "Dream Team" que, normalmente, se situa entre a pré-época e o mês de Fevereiro...
De início tem uma super-equipa do quase. Lembrem-se doa quase contratados que têm...
Depois vêm a fase do jogos de pré-época em que são autênticos Maradonas... Lembro-me muito bem de um post que escrevi sobre a forma como descreviam o Grego assassino (vejam aqui)...
E depois a desculpabilização de tudo e o transformar de derrotas em vitórias...
Enfim, nada que vocês não saibam...

Por último falarei da questão dos Super Dragões, como se impõe, dando a minha opinião sobre o assunto:
Por um lado, condeno desde já a atitude dos Superdragões no jogo de basquetebol. Mas por outro, não posso deixar de dizer que não sou dos que passa de 8 para 80, ou seja, chamar-lhes bestiais e depois bestas...

Posta esta introdução, deixem-me que vos diga o seguinte: considero o apoio dos Superdragões bastante importante durante os jogos. Não sou, nem nunca fui sócio de qualquer claque, mas sou um aficionado das claques...

É fantástico ver um jogo no meio das claques, como cheguei a ver muitos juntos dos famigerados Dragões Azuis que se posicionavam na parte inferior da Arquibancada...
E para quem gosta de ver um jogo, onde se possa cantar e gritar pelo nosso clube durante um jogo inteiro, não há dúvida, dadas as características da cultura futebolística dos portugueses, só no meio da claque.

Quantas vezes me recordo do célebre jogo da meia-final da Liga dos Campeões na Corunha, em que, mais que um jogo, foi uma execelente montra de demonstração de amor ao clube. Nas ruas, nas tabernas espanholas, à passagem da camioneta para o Estádio, durante os 90 minutos, no final do jogo e regresso para Portugal... Fantástico e quem estava na linha da frente a incentivar os cânticos, dentro do Estádio, eram os Superdragões e o Colectivo.
E eu estava lá no meio, como estive em Paços de Ferreira.
Negativo é os Superdragões pensarem que eles, por si só, dão títulos ao clube, menosprezando os outros adeptos. Recordo-me de terem dito que apenas eles foram os heróis naquele jogo, esquecendo-se de todos os outros que ali estavam...

E nisso os Superdragões estão errados. Porque são como nós, nós os adeptos anónimos portistas. Têm é a diferença de estarem organizados.
Quanto ao facto de retirarem benefício do facto de apoiarem o clube, apenas condeno (e não propriamente a eles) o facto de serem beneficiados pela SAD Portista. Porque como em qualquer outra actividade económica, eu sou a favor que edifiquem o negócio que bem quiserem e bem entenderem. Dá dinheiro? Melhor para quem arriscou em tal negócio, pois foram astutos ao ponto de verificarem que ali estava uma actividade rentável e investiram...

Assim, só posso estar contra o previlégio dado pela SAD portista às claques. Até estou de acordo que lhes seja dado um espaço próprio nas bancadas, desde que os mesmos sejam pagos ao preço que todos os outros pagam e desde que cumpram o requisito de ser associado do FC Porto.
Quanto ao que se passou no basket, tenho a condenar o que se lá passou. Totalmente...
Porque estavam dentro de um pavilhão e um petardo não é propriamente uma brincadeira... Imagens de violência e de petardos que deveriam ser condenadas por todos, até mesmo, e principalmente, pelos dirigentes das claques.
E também não quero deixar de referir as bocas de alguns comentadores, que se afirmavam superdragões. Não é com esse tipo de ameaças que se ganha o respeito dos adeptos do FC Porto ou de qualquer outro. Bem pelo contrário. É por esse motivo que muitas vezes as claques não são bem vistas. Porque querem é violência e insultos. E o apelo à violência feito por estes comentadores só dá razão a quem vos critica.

E é por esse motivo que se gosta ou se deixa de gostar dos Superdragões. As claques e os Superdragões em particular, ganham o respeito de todos os adeptos com comportamentos iguais aos que tiveram no jogo de Paços de Ferreira, no jogo de Coimbra, no jogo contra o Aves. E foram acarinhados e reconhecidos por isso.
Com essa razão, todos os adeptos do Mágico Porto estariam incondicionalmente ao vosso lado. Assim, passam de bestas a bestiais e vice-versa no espaço de 1 minuto. E como dizia o Diácono: "Não havia necessidade"

2 comentários:

Anónimo disse...

gostei mt deste comentario mas o anterior nada tinha aver com este...aki ouve respeito no outro nao!!!e eu fui um dos k falei mas só pela maneira cm nos identificaram e crucificaram.saudaçoes

Anónimo disse...

Sobre o petardo, tens carradas de razão. Não há qualquer razão para a claque levar essas coisas para dentro do Pavilhão.
O que não concordo, porque estava lá, não no meio da claque mas vi, que o lider da claque estava apenas a tentar apaziguar os animos, foi com o espectáculo do o prenderem, vinda duma policia que não serve para nada de util aos seus cidadãos, mostrando-se mais como vedetas de telenovela do que com agentes de autoridade.