segunda-feira, 8 de maio de 2006

RESPOSTA A ALGUNS LEITORES

Tenho sido criticado pelo teor de alguns posts mais recentes. Apenas me sinto na obrigação de responder aos que me criticam com elevação, pois os taberneiros que procurem feed back nas estrebarias que costumam frequentar.
Assim, antes de mais, eu sou um livre pensador. Nao me pagam para aqui escrever, sendo certo que este blog só me faz perder tempo precioso. Escrevo pelo gosto de o fazer, e, sobretudo, pelo prazer de desabafar entre gente da minha cor. Significa isto que o que escrevo não me é encomendado, mas sim fruto do que sinto em cada momento. Ninguém é obrigado a ler ou a concordar. O estilo em que o faço é o mesmo desde sempre - irónico e cáustico e cheio de hipérboles Ora, se é assim para gozar com o benfas, também o é para criticar os Calabotes ou o que se passa de menos bom no Clube.
As discussões mais estéreis e parvas entre adeptos do mesmo Clube são aquelas que visam demonstrar quem gosta mais do clube. Por aí não vou. Vou antes afirmar que dizer que alguém não é portista porque critica o Clube é o mesmo que dizer que não é português quem critica o Governo. Gostar dum Clube é saber discordar do que está mal, não é dizer cegamente amen a tudo. Não há nem deve haver intocáveis no Futebol Clube do Porto. Por isso, nem Pinto da Costa se livra das nossas críticas (como se ele se importasse) se acharmos que está errado em alguma coisa.
Posto isto, direi que neste Clube estou habituado a comer caviar e a ver os outros comerem pão com manteiga. Se este ano comi sardinhas e os outros continuaram a comer pão com manteiga, que atitude devo tomar? Ficar feliz da vida por continuar a comer melhor do que os outros ou protestar porque a minha comida desceu significativamente de qualidade? Bem, sou um inconformado e não me contento com sardinha...
Se muitos portistas ficam todos contentes porque ganhámos o campeonato, eu apenas oo fico moderadamente. Estou acostumado a tal... Mas também estou acostumado a lutar condignamente pela Liga dos Campeões e não a ser humilhado e muito menos a extrair satisfação dessa competição apenas porque o benfas foi eliminado.
Assim, se no sábado muitos derem pulos de alegria pela dobradinha, eu apenas direi que não fizemos mais do que a obrigação. E lembrarei que, se em vez Jorginhos e Alans jogássemos com Lisandros, Ibsons e Andersons, golearíamos e jogaríamos muito melhor. Paciência. É uma questão de exigência...

14 comentários:

Anónimo disse...

São tb esses os princípios por que me guio. Na generalidade das situações assino por baixo, mas é claro que há excepções, como esta da convocatória. Mas daí a dizer palermices anónimas em maiúsculas...
Enfim, é cada vez mais difícil encontrar quem saiba trocar ideias e opiniões de forma civilizada. É raro, mesmo muito raro.

Anónimo disse...

Ouça, com essa atitude poderá até ser portista, mas nunca um adepto. Acabe-se com a caça às bruxas. Eu cá se vir o Co Adriaanse no supermercado em vez de lhe dar porrada vou cumprimentá-lo. Em primeiro lugar e mais importante, porque é o treinador do mágico Porto. Em segundo lugar, porque é um grande treinador, com personalidade e ética, que deu uma lição a muita gente. Vamos conseguir este ano a dobradinha, creio, mas com uma equipa disciplinada e de futuro. Tudo isto com futebol de ataque e com as melhores estatísticas de jogo desde há muito. Felizmente acabou-se o futebol "de contenção", de "aproveitar o erro do adversário". É ridículo. Uma equipa ganhadora começa e acaba o jogo a querer vencer. Esqueça o Mourinho e o passado, o que está a ver é o futebol do futuro. Se isto é sardinha, o que é o caviar? Ah, a sardinha tem bom colestrol e faz bem à saúde. Cumprimentos portistas.

Anónimo disse...

O Caviar é feito de ovas salgadas de esturjão, o maior peixe de água doce do mundo. O caviar mais raro (e caro) é o beluga, retirado do esturjão com o mesmo nome. O Esturjão é um peixe velho e primitivo que provavelmente existe na terra desde a época em que os dinossauros desapareceram. Velhas e primitivas também serão as suas ideias caso não acompanhe ou não compreenda que esta "vida nova" é o que o nosso glorioso precisa. Cumprimentos portistas.

Anónimo disse...

Se este é o futebol do futuro, porque é que Adrianse com a idade que tem só agora ganhou 1 titulo.
É por sermos criticos e pedirmos sempre mais que temos ganho, como diz a letra de o Porto está na rua.

PEDIMOS A TERRA E A LUA.

Eu como o Azulão vou sempre, sempre criticar aquilo que acho estar mal, e tal como ele acho que Ibson tem lugar de caras neste plantel, mas cada um tem a sua opinião e apenas um manda, mas todas as opiniões dvem ser respeitadas.

Saudações Portistas

Anónimo disse...

Shulary é o próximo treinador.

Guto disse...

Este ano fomos campeões e podemos fazer a dobradinha, tivemos boas exibições, fizemos boas contratações, tivemos jogadores a render mais do que tinham rendido até então (Quaresma, Pepe, R. Meireles, P. Assunção, etc) e mesmo assim neste blog (à excepção dos posts d'O Dragão) só leio críticas negativas, o típico comentário do "botabaixo".

O ano passado ganhamos a Supertaça e fomos Campeões do Mundo (este ano não disputamos nenhuma destas competições, logo não as poderíamos ganhar... ou perder), fizemos um campeonato miserável, não tivemos sequer uma boa exibição, levamos 4-0 em casa de uma equipa mediana, fomos eliminados na primeira eliminatória da Taça, tivemos jogadores toda a época em sub-rendimento e mesmo assim os treinadores na altura não foram tão criticados (nem sequer perto) como foi Adriaanse.

A conversa do caviar e da sardinha não cola. A diferença é clara e salta aos olhos de qualquer um: o Sr não gosta do nosso treinador, e não quer, a nenhum custo, dar-lhe qualquer tipo de mérito por tudo o que fez de bom no nosso Clube, preferindo dar ênfase ao que pode ser criticado pela negativa, num comportamento típico de qualquer jornalista do avante lampião.

Eu falo por mim, sei quando devo criticar o clube, mas adoro quando critico alguem do nosso clube e esse alguem me deixa ficar mal. Adoro porque é sinal que aconteceu o melhor para o Porto.
Critiquei Adriaanse em várias decisões. Em muitas delas provou-me que eu estava errado. E dei o meu braço a torcer, não continuei a arranjar desculpas, a procurar esqueletos no armário para provar que afinal eu estava certo e ele errado. Há quem ainda não tenha desistido de procurar. E adoro cada vez que esses tais engolem em seco. E vão continuar a engolir, com certeza, por mais que continuem a torcer para que este Porto nunca chegue a ser caviar.

Aníbal Letra disse...

Caro Azulão:
Eu não sou adepto de fanatismos nem de um Porto a uma só voz. Eu não alinho nisso... e nunca alinharei. Se há algo errado é preciso pôr o dedo na ferida. Mas o que tu fizeste nos últimos dois Posts, já para não falar em outros por aí abaixo é tudo menos criticar. É maledicência pura! E para mim maledicência é tudo menos crítica. Começas os Posts a insultar o treinador e insultar alguns jogadores e pensas que isso é criticar? Começas por chamar ao nosso Porto uma "Manta de Ratalhos" e propões-te a fazer uma crítica? Discorres sobre suposições de fretes e motivações e pensas estar a criticar quem?

O teu problema é com o treinador... mas vais ter que levar com ele pelo menos mais um ano!
Quantos anos estivemos a penar na

Falas em caviar... vejo nisso tiques de novo-riquismo e uma presunção de estar acima de qualquer um. Se calhar não te lembras mas andamos a comer caracois podres durante muitos anos. Se agora comes sardinha... há muito boa gente que passa cá uma fomeca. Não se trata de exigência... trata-se de bom senso, coisa que tu definitavamente, não tens.

Pavão disse...

De acordo com o que dizes, Azulão. A critica é saudável e construtiva e somos aqui livres de dizer aquilo que pensamos. E gostamos do nosso FC Porto tanto quanto qualquer outro, no mínimo... Eu próprio não concordei com a tua opinião quanto à ultima convocatória e disse-o de uma forma "civilizada", mas entendo e ACEITO a tua posição quanto à mesma.

Quanto à manta de retalhos e aos remendos, subscrevo aí a uns 90% o que dizes, pois afinal de contas foi aquilo que eu disse (e o Dragão também) ao longo de toda a época. Somos coerentes, que se pode fazer...

Quanto às criticas de taberna, fazes muito bem em passar por cima delas, foi o que eu fiz em determinada altura...

Apre disse...

Ora bem, gostei da metáfora da sardinha. O vosso nivel de exigência é internacional não nacional.

Obrigado pelas palavras de apoio do Azulão pelo Belenenses.

Anónimo disse...

Caro Azulão :

Para além de reiterar os exclentes posts antecedentes, permito-me chamar-lhe a atenção para o seguinte:

1- De facto, para quem exige conversas elevadas e depois apelida o nosso treinador de Horrendo e Abominável Holandes, e trata jogadores como amantes do treinador, é como o outro, olha para o que eu digo não olhes para o que eu faço. Isto a propósito de conversa de estrebarias, que é aliás o tom deste blog que se diz portista...

2- Pelo seu raciocínio, à pala da sua invocada habituação ao caviar e ao luxo, tudo é legítimo, nomeadamente e provavelmente o apedrejamento docarro do nosso treinador, seguramente a maior vergonha que tivemos este ano, aliás prontamente ampliada pela nossa amiga comuniação social, com amplas repercussões no estrangeiro. Sim, porque quem insulta da forma como este blog o faz, mesmo depois de sermos campeões, o treinador desta forma, não pode esperar que acreditemos que até este blog alguma vez venha a condenar os, esses sim , abomináveis actos das nossas claques para com Adriaanse.

3- Depois essa história do caviar é a maior falácia que há memória, e que justifica que se pergunte: Olhe lá, onde é que você estava quando foi o 25 de Abril? Seguramente não estava por cá ainda e por isso não sabe bem o que fomos. É que convém sempre não esquecer o que fomos e como nos tornámos no clube que somos. De uma coisa lhe garanto, para sermos o que somos hoje, um grande clube mundial nunca precisámos de apedrejar treinadores e assobiar/perseguir jogadores por falharem passes como este ano se viu e ouviu. Não me venham convencer que fui só eu que achei vergonhoso e asqueroso o que fizeram a Bosingwa, Jorginho e Bruno Alves. Isto é ser portista??? Á pala do caviar tornamo-nos o quê?

4- Depois graça a confusão entre crítica e insulto. Mas alguém aqui impede pessoas livres de exercerem o seu direito à crítica? Será que eu não posso criticar sem querer destruir, achincalhar, eliminar??? Mas serei eu o detentor da verdade para o fazer da forma como este blog fez durante toda a época??? Quantas vezes dou graças a Deus por haver alguém que sabe mais do que eu destas coisas da bola nos destinos do meu clube, porque se fosse eu este ano Pepe não seria o jogador fundamental que foi, Meireles idem, Bosingwa idem. Teria ido pela minha ainda parca percepção de que não eram jogadores para o FCP!!!

5- Não fizemos mais do que a nossa obrigação em ganhar a dobradinha? Lá está, deve ter muito poucos anos a ver o FCP, vá lá ao nosso historial e diga-me quantas vezes na nossa história ganhámos a dobradinha. Ou seja, nos anos anteriores também era nossa obrigação? Se era, porque não falámos desta maneira nessa altura?? O dizer-se isto é o mesmo que um filho todo orgulhoso por ter acabado o curso universitário ter recebido do pai como elogio : Não fizeste mais do que a tua obrigação.

É a postura de quem não quer dar mérito a quem o tem, é a postura do orgulho: "Enganei-me, afinal conseguiste aquilo que não acreditava que conseguisses, mas agora não dou o braço a torcer".

Vá assim pela sua vida fora, tanto pessoal como profissionalmente, e verá a quantidade de amigos que arranjará á sua volta.

Pavão disse...

Não sou advogado de defesa do Azulão (nem ele precisa...) mas sobre os comentários que vão sendo aqui colocados, deixo só três informações.

1. O ano passado o que aqui não faltou foram criticas aos treinadores, jogadores, tácticas e SAD. Muito mais do que aquilo que escrevemos este ano...

2. O apedrejamento do carro do H3N1 foi aqui criticado de forma veemente. Ninguém aqui concordou com isso e criticou-se quem entrou por esses caminhos que para além de prejudicarem o nome do clube só vieram reforçar a presença do treinador no seu lugar.

3. É engraçado que para tantos "comentadores" profissionais tão criticos e desgostosos do nosso blog, passem a vida aqui a ler e comentar. O marquês de Sade havia de gostar de deste s leitores... E já agora, porque será que estamos a chegar aos 190.000 visitantes???

Anónimo disse...

A má fama não deixa de ser má fama!! Lá que é afamado é, mas é pelas piores razões!!! Este é o blog dos portistas que ficaram com azia por sermos campeões!!!

Porque é impensável o abominável holandes não ser tão mau como por aqui o andaram a pintar!!!!

Aprendam a ver futebol e a ter cuidado com opiniões que se confundem com insultos!!!

Anónimo disse...

Pavão: "E já agora, porque será que estamos a chegar aos 190.000 visitantes??? "

Mais um tique lampiónico, similar ao eterno: "Nós somos 6 milhões!"

Anónimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»