sábado, 6 de maio de 2006

REMENDADOS vs MANTA DE RETALHOS

As impressões que retiro do jogo de hoje entre a nossa manta de retalhos e os remendados são as que se seguem.
Em primeiro lugar, as impressões negativas. Desde logo, o facto de Paulo Ribeiro não ter jogado um minuto que fosse, de forma a sagrar-se campeão. Penso que foi o único do plantel a não conseguir esse desiderato. Para quem trabalha com e como os outros e já que o H3N1 resolveu jogar com esta equipinha que hoje vestiu de aul e branco, não se compreende. Ou melhor, se pensarmos no tacto com que o laranja podre lida com os jogadores, está tudo dito.
Em segundo lugar e já em jeito de rescaldo da época, passo a analisar uma série de jogadores que não têm qualidade para ficar na próxima temporada, como hoje demonstraram (mais uma vez). Vou categorizá-los da seguinte forma:
- Categoria "A eterna esperança adiada": Hugo Almeida e Ivanildo. Tinham piada com 16 anos e augurava-se-lhes um grande futuro. Com 17 a mesma coisa. Passaram a séniores, idem. Mas chega a uma altura em que as criancinhas deixam de ter piada. É o caso. Hugo Almeida é o maior barrete dos últimos anos. Não basta ter um remate potente, se está calibrado para as hortas situadas atrás dos estádios. Não basta ganhar bolas de cabeça, se estas vão direccionadas para os espectadores da quarta fila. Trapalhão, não domina uma bola em condições. Dispensa é o caminho a tomar. E o que dizer de Ivanildo, que sistematicamente tira o lugar a Lisandro? Não finta ninguém, não se aguenta nas canetas, não remata. Boa vontade não chega para ser jogador do Futebol Clube do Porto.
- Categoria "abro uma garrafa de champanhe cada vez que parte a perna":
Tomo Sokota (Chacota, para os amigos). Já foi chão que deu uvas, essa história de contratar na lampiolândia só para chatear. Chacota era mau para o benfas, para nós é muito mau. Das poucas vezes em que não está lesionado, mais parece. Mexe-se menos do que eu quando estou a dormir e marca menos golos do que o Baía. É daqueles que se paga para alguém o levar.
- Categoria "onde estavam, estavam muito bem": Jorginho e Alan. Mais dois que só na cabeça do felizardo a quem calhou na rifa vir treinar o Porto são melhores do que o Lisndro. O primeiro deve ser amante do treinador. Joga na direita, na esquerda, a nº 10 (para ele, o amiguinho Co abre uma excepçao), onde calhar. Fazer uma jogada de jeito é que é mais difícil... Quanto a Alan... bom, o rapaz até finta umas coisas e lá correr corre ele. Mas não centra uma bola em condições, é incapaz de endossar uma bola como deve ser e a rematar então... Tem boas intenções, mas não as sabe realizar. Dois casos típicos de reis em terras de cegos, nos seus anteriores clubes, de onde nunca deveriam ter saído.
- Categoria "Deus me livre e guarde": Bruno Alves e Sonkaya. Aceitam-se donativos para ajudar a comprar os bilhetes de avião para Grécia e Turquia, respectivamente. Entraram directamente no rol restritíssimo daqueles que, de tão maus, envergonham a camisola do Clube.

Como nem tudo é mau, venham as coisas positivas. Antes de mais, Ibson. Mais um recital de técnica e visão de jogo. Como temos muitos jogadores fabulosos, como o Jorginho, e um treinador de prestígio e currículo invejável, que consegue ver mais do que todos os outros, Ibson só em jogos a feijões pode mostrar todo o seu potencial. Não me canso de dizer que, para mim, é o melhor do plantel.
Dpois e claro está, Anderson. Adriaanse gosta muito de colocar um jogador na bancada depois de grandes jogos. Fez isso com Cech e muitos outros. No caso de Anderson, mandou-o para a equipa B, até porque com craques como Ivanildo e Alan à sua frente, ainda tem muito que aprender. Já tnha deslumbrado no pouco que o vimos jogar e hoje deu-nos a cheirar todo o arsenal de que dispõe - fintas, passes de primeira, arrancadas explosivas como aquela que quase dava um golo genial,à Gaúcho. Depois disto, obviamente não será convocado para a final da Taça.
Lisandro - Constitui provavelmente o mistério mais insondável deste ano. Segundo melhor marcador da equipa, tem uma raça igual à do Ninja Derlei, com quem foi logo comparado no início da época. Mas com mais técnica. Depois do Natal, foi saneado misteriosamente e substituído sistematicamente por Alan e Ivanildo. Até podia jogar como 2º ponta de lança, mas o temível McCarthy ou o portentoso Hugo Almeida são sempre opções prioritárias. Marcou um golaço, igual a muitos outros que as referidas duplas têm marcado.

14 comentários:

a_viver_desde_1982 disse...

Desculpa lá a sinceridade Azulão, mas tu ainda consegues ser mais caustico e contudente que o MTS. Concordo com algumas coisas que escreveste mas acho que não há necessidade de massacrar sempre os mesmos. Na minha opinião, a manta de retalhos,como tu lhe chamaste, esteve bem e conseguiu ser em largos periodos bem superior ao 11 base do Boavisa. SOMOS CAMPEÕES CARAGO!!!

Anónimo disse...

Também não gosto nada do Jorginho, mas não sejas ingrato:

Ele marcou o golo mais importante da época. Achas isso pouco ?!

Guto disse...

Não percebo como se pode chamar "equipinha que vestiu de azul e branco" ao 11 do FCP que jogou hoje. Essa "equipinha" tinha um sr chamado Vitor Baia na baliza, tinha Ibson, tinha Lisandro, tinha Anderson, tinha Cech... Sinceramente, acho que o facto de não se gostar do treinador não é motivo suficiente para se criticar, enxovalhar e desvalorizar tudo o que o nosso clube faz.

E certamente para suportar a sua "teoria da conspiração" o resultado não terá sido o mais ajustado. A ver pelo seu post anterior, o Diogo Valente veio bem barato. Compramo-lo por um empate que não serviu de nada ao Boavista nem nunca serviria. Bom negócio não? A isto é que se chama falar antes do tempo.

Quanto ao post em si, concordo com algumas partes. A começar pelo Ivanildo e pelo Hugo Almeida. Oportunidades não lhes têm faltado e não se pode ser esperança a carreira toda. Ou passam a confirmação ou acabam por ter que ir fazer carreira para outro lado. E neste caso a 2ª situação é a que mais se aplica.

O Sonkaya realmente é muito mau. Só espero que haja alguem suficientemente distraído pra dar algum dinheiro por ele..! O Bruno Alves não é central para o Porto, apesar de achar que, ao contrário do Sonkaya, chega e sobra para qualquer outra equipa da nossa liga.

O Alan é o típico jogador de contra ataque. Não serve para uma equipa de ataque continuado como o Porto. O Jorginho é um bom suplente. Passou por uma péssima fase mas tem melhorado e já não é um jogador a menos, como foi muitas vezes esta época.

Quanto ao Lisandro, esteve sempre bem até à paragem do Natal. Quando voltou fez 4 jogos consecutivos a titular em que pouco ou nada fez. Ainda fez mais 4 jogos a titular (inclusivé contra o Sporting) e entrou em outros 6, mas não mais voltou a ser o Lisandro de 2005.

Anónimo disse...

o Sokota era só o melhor ponta de lança do benfica e talvez de portugal antes de se lesionar ainda no slb. o prob foi esse

Anónimo disse...

Assino por baixo excepto em relação ao Jorginho. Nessa tenho de concordar com o "onda verde ultras": é um bom suplente.
Tenho ainda a acrescentar:
- R. Costa (na categoria: "100% suor, 0% talento.". Não discuto o seu empenho mas só isso não chega. É preciso saber jogar)
- C. Peixoto (na categoria "já devia ter ido há muito". Ainda bem prá equipa que se lesionou. Obrigou o Co a desemprateleirar o Cech. Faz-me lembrar um penso que impede que a ferida sare mais rapidamente.)

GdI disse...

Não gosto nada do Adriaanse, e espero que vá com os anjinhos no fim da época...mas acho que exageraste nas criticas!

Só falta dizer que quisemos perder o jogo... jogamos razoavelmente, e não fora o golo em falta, ganhavamos o jogo...

CAMPEOES ALLEZ!

Nelson Carvalho disse...

Depois de ler o comentario do Azulão ate parece que afinal o FC Porto não ganhou campeonato..

Parece que afinal estamos em acerrima luta ao titulo de entrada na Champions da 2ª circular..

Parece que afinal o FC Porto não se apresentou no estádio do Bessa com um dos 11 mais jovens que há memoria no clube e mesmo assim demonstraram um talento e um brio profissional que faria corar de vergonha o plantel da epoca passada...

Enfim, cada cabeça sua sentença, mas há muita gente que não merece o clube que tem...

Nuno disse...

Concordo com tudo. Mesmo no caso do Jorginho. O tipo marcou o golo decisivo (do qual já vi a gravação umas 150 vezes e continuo a rir-me com o ccmentário do Miguel Prates a dizer que fora golo do... Ibson - ele que nem sequer estava a jogar) contra os lagartos e ainda bem. De resto, cointinua a não fazer a ponta dum corno em campo - é lento, trapalhão e não faz um remate de jeito. É pior ainda que o Alan, que pelo menos ainda finta e faz umas jogadas jeitosas, embora não tenha feito, em todo o campeonato, um único - umzinho! - cruzamento de jeito (e juro que não estou a exagerar).

O Sokota já veio podre para o Benfica, por isso...

Abraço. Vemo-nos no Jamor.

Anónimo disse...

Não posso aceitar que o Co convoque os miúdos e não tenha posto a jogar para que pudessem ser campeões, principalmente o Paulo Ribeiro que trabalhou toda a época com a equipa, simplesmente não consigo desculpar o facto de não ter metido os muidos, e tenha metido o podre do Sokota.
Enfim só mais um caso para que eu o consiga odiar ainda mais um bocado.

Saudações Portistas

Aníbal Letra disse...

Desculpem-me... Eu sei que o blog é vosso, que a opinião é livre mas por favor: Retirem o símbolo e o nome do clube deste espaço pois isto tornou-se num Blog Anti-Porto!

Os últimos 2 posts são UMA VERGONHA! Nem me vou dar ao trabalho de os escalpelizar: UMA VERGONHA!

Anónimo disse...

O teu post é simplesmente lamentável Azulao. Ja tenho duvidas do teu Portismo. O odio a alguem (Co Adrianse) nao pode resvalar ate este nivel de enxovalhar a Nacao Portista. Ate concordo com algumas coisas que dizes no Post, mas sinceramente, o timing foi desajustado.
'
Vamos é apoiar o Magico Porto nesta final do Jamor.

Saudacoes Portistas!!!

Anónimo disse...

O AZULÃO E O PAVÃO TIVERAM QUE ENGOLIR UM SAPÃO AINDA MAIOR QUE OS LAMPS, PORQUE ESTES, APESAR DE TUDO NÃO SE DIZEM PORTISTAS COMO ESTES CROMOS QUE DURANTE ESTE ANO ANDARAM PARA AQUI A DIZER DISLATES!!!

TÊM A MANIA QUE SABEM TUDO DE JOGADORES E TREINADORES, E COMO TIVERAM QUE POR A VIOLA NO SACO EM RELAÇÃO A QUASE TUDO, AGORA VÃO LIBERTANDO AOS BOCADINHOS A AZIA QUE LHES FICOU DE NÃO TEREM RAZÃO!!!

CONFESSEM, PORRA, CONFESSEM QUE ATÉ NEM SE IMPORTAVAM QUE PERDESSEMOS O CAMPEONATO SÓ PARA VOCÊS JUSTIFICAREM A TRAMPA TODA QUE PARA AQUI ANDARAM A ESCREVER DURANTE O ANO TODO!!!

CONFESSEM QUE VOS CUSTOU A ENGOLIR ESTE CAMPEONATO, CONFESSEM QUE NUNCA IMAGINARAM QUE PEPE, MEIRELES, QUARESMA,ASSUNÇÃOE E ADRIANO SE PUDESSEM TORNAR NOS JOGADORES QUE SE TORNARAM !!!! COM ESTE HORRENDO TREINADOR QUE TEVE A DESFEITA DE ENSINAR A ALGUNS DITOS FABULOSOS TREINADORES PORTUGUESES COMO SE DEVE JOGAR CONTRA EQUIPAS FECHADINHAS E NA RETRANCA!!!

ELE ERA O CARLOS BRITO QUE ERA BOM, MAS NEM À EUROPA O BOAVISTA LEVOU, MESMO COM JOGADORES COMO JVP, ELE ERA O VÍTOR PONTES QUE CONSEGUIU DESCER O VITÓRIA, ELE ERA O COUCEIRO QUE DESCEU O BELENENSES, ELE ERA O PESEIRO, ELE ERA O KOEMAN QUE VAI AGORA RECAMBIADO,TODOS ELES ERAM MELHORES QUE O NOSSO, TÍNHAMOS O PIOR TREINADOR DA HISTÓRIA DO FCP, MAS AFINAL, QUEM ESTAVA ENGANADO ERAM ESTAS CABEÇAS BRILHANTES DO PAVÃO E DO AZULÃO, QUE SABEM MUITO DISTO!!!!

CONFESSEM QUE SE ENGANARAM PORRAAA!!! NÃO SE PORTEM QUE NEM UNS MENINOS MIMADOS!!! VENHAM AQUI DAR A MÃOZINHA Á PALMATÓRIA E PEDIR DESCULPA POR NÃO TEREM RAZÃO NO TOM INSULTUSO, ACINTOSO, BAIXO, RELES, IRRACIONAL DAS VOSSAS CRÍTICAS!!!

É QUE SE EM ALGUNS ASPECTOS ATÉ PODERIAM TER RAZÃO, LOGO A PERDERAM COM ESTE ESTILO ASQUEROSO DE FAZER OPINIÃO!!!

P.S: ASSINA UM PORTISTA HÁ MAIS DE 30 ANOS QUE NEM NOS TEMPOS DE OCTÁVIO MACHADO ASSISTIU A TANTA PERSEGUIÇÃO A UM TREINADOR PELOS SEUS PRÓPRIOS ADEPTOS(?).

Anónimo disse...

Epá, tou totalmente de acordo contigo! Excepto talvez o Ivanildo. Incrível como o Ibson, o Anderson e o Lizandro não jogam mais

Wilson GS disse...

concordo com os anonimos e outros...eu também critiquei o homem algumas vezes por certas opções, mas também lhe reconheço muitas qualidades...e depois foi campeão, so por isso merece o nosso respeito...o gajo tem tomates, e não é como o Koeman que so faltava virar-se para os adeptos a pedir o onze "mais popular"