quarta-feira, 31 de maio de 2006

Prejuízo de 17,5 milhões no 1º trimestre

Continua a saga da SAD nos prejuizos. Primeiro trimestre, mais 17,5 milhões, segundo comunicou hoja a SAD à CMVM. Ora se já eram cento e muitos milhões, agora são cento e mais...

Sinceramente, estou muito preocupado com o caminho financeiro do nosso clube e temo muito que nos venhamos a transformar num caso sério para vir a ser recuperado financeiramente. E todos sabemos que quando se bate no fundo financeiramente, o passo seguinte é o bater no fundo desportivamente...

Alguns, poucos, bons sinais: redução de 26% dos custos salariais e do passivo em 13%.

Muito preocupante ainda é que os capitais próprios são ainda inferiores a 50% do capital social (o que significa literalmente que mais de metade do capital social, isto é, do dinheiro que foi utilizado para constituir a SAD) foi desbaratado e perdido em investimentos ruinosos (ou em salários, ou em prémios...) e não criou mais riqueza, sendo neste momento de 20,3 milhões de Euros (enquanto o capital social é de 75 milhões de Euros... Tanto quanto eu saiba, no final deste trimestre a SAD tem de ter capitais próprios de pelo menos 50% do capital social, ou seja, 37,5 milhões de Euros, sob pena da SAD ser automaticamente encerrada! Se assim for, significa que estamos a 17,2 milhões de Euros de distancia desse valor. Se o Diego foi agora vendido por 6 milhões, faltam ainda 11,2 milhões de Euros para cobrir esse valor. E só depois disto é que a SAD pode começar a pensar em contratar algum jogador (decente) para a frente de ataque. Isto é, ainda faltam vender dois "Diegos" ou um "Lucho" para nivelar os capitais prórpios... Quem serão os próximos? César Peixoto? Quanto vale? Hugo Almeida? Quanto vale? Postiga? Sonkaya? McCarthy? Lucho? Pepe? Anderson?

E depois? E para onde caminha esta SAD?

25 comentários:

Anónimo disse...

É simples:

Vende-se O LUCHO, O QUARESMA , O MCCARTHY, O PEPE, O HELTON , O RICARDO COSTA, O HUGO ALMEIDA, O ANDERSON, O IBSON,E SE FOR PRECISO MAIS ALGUNS, e assim no teu proximo post, já podes dizer que O fcporto está com uma saúde financeira do caraças, tipo Real Madrid, mas depois não ganha a ponta de um corno.

Pavão disse...

Caro anónimo,
o problema da saúde financeira é muito importante. Vê o que se passa com os lagartos que andam pelas ruas da amargura: 2 titulos nos últimos 15 anos. Vê o que se passa com os lampeões em falência técnica desde o Jorge de Brito: 2 títulos nos últimos 15 anos. Vê o que se passa com os nossos vizinhos da avenida. Vê o que se passa em Guimarães. Vê o que se passa em Setúbal.

Queres isso para o FC Porto também?

O problema é muito grave. Um clube empresarial como o FC Porto tem de ter uma SAD. O problema é que a nossa SAD está prestes a ser encerrada se não obtiver rapidamente uma reviravolta nas suas contas.

Houve sucesso desportivo nestes anos? Com certeza que sim, todos o sabemos! A que preço? É simples: 55 milhões de capital social desbaratado e mais de 100 milhões de proveitos dos 2 anos dourados de 2003 e 2004.

A única solução é vender jogadores. Não sou eu que o digo. Foi a SAD que o disse em Janeiro/Fevereiro quando apresentou as contas do último trimestre de 2005.

E elas já começaram. Diego, já foi, com prejuizo de 1 milhão de euros sobre o preço de compra (mais 2 anos de salários...) e pouco amortizado, pois a amortização de um jogador faz-se usando-o! Ainda são precisos mais de 11 milhões de Euros para repor as contas dos capitais próprios, excluindo o prejuizo "crónico" do trimestre (e este deve ser pior porque as receitas são menores devido ao campeonato ter terminado muito cedo e não haver mais jogos desde meados de Maio até Agosto) e o dinheiro necessário para contratar mais jogadores, nomeadamente o tal ponta de lança que pelo que se pode ler na imprensa poderá custar, no mínimo, uns 5 milhões de Euros.

É muito dinheiro. E não é vendendo o Sonkaya ou o Ricardo Costa que se consegue esse dinheiro todo. Eu já me conformei... Algum dos bons vai sair. Quaresma, Lucho, Pepe, não sei. Mas tenho muitas dúvidas que fiquem todos...

Anónimo disse...

Ainda falam mal do Benfica, nós estamos com contas equilibradas, já damos lucro e dentro de 10 anos o passivo é ZERO!!!

O Vieira é o maioral, o Pinto só quer roubar os otários e encher a marmita.

Viva o Glorioso!!!

Pavão disse...

Ainda há crentes... Lampeões com contas equilibradas? Nem que na mouraria festeje o S.João ou o S. Tiago-mata-mouros isso acontecerá...
É que mais de 200 milhões de passivo (tradução: DIVIDAS) não é equilibrio, é falência!

Anónimo disse...

ENtão a instituição está com as contas equilibradas ?!

Se os credores aceitassem acções como pagamento, tipo Manuela Ferreira Leite...

Anónimo disse...

Pavão:

Depois do sapo enorme que este blog teve que engolir no que diz respeito ao nosso treinador (a propósito, foste para a rua festejar ou ficaste em casa com dor de corno como os lampioões, agora voltam à carga com a questão das contas, porque pura e simplesmente acham que esta SAD não presta.

Claro que só lêm o que lhes interessa, ou seja, este blog porta-se tal e qual como o Record que em vez de referir que os prejuízos diminuiram(mesmo com a eliminação da Liga dos Campeões), a massa salarial diminuiu, o passivo diminuiu como em nenhum outro clube, vem dizer que o FCP ainda apresenta prejuízos.

Claro que quando se fizerem as contas finais e se vir que o último exercício afinal deu lucro, MESMO EM ANO DE ELIMINAÇÃO DE LIGA DOS CAMPEÕES, o que é que este blor ressabiado e anti-sad vem dizer?? EXACTAMENTE O QUE O RECORD VAI DIZER QUE FOI GRAÇAS Á VENDA DE PASSES DE JOGADORES!!!!

Gostava de saber qual o clube português que é melhor gerido que o FCP, isto quando todos os relatórios especializados, vide o Deloitte&Touch, afirmam que o FCP está à frente a todos os níveis. Como diria o sportinguista Costinha, o FCP está anos-luz à frente dos outros clubes.

Mas enfim, temos aqui uns cromos que acham que faziam muito melhor, ganhavam as carradas de títulos que ganhámos nos últimos anos e ainda conseguiam pôr as contas da SAD todos os anos a dar lucros infindáveis!!!

Tenho muito orgulho no meu clube e nestes dirigentes que tornaram o FCP o clube português mais ganhador dos últimos 40 anos. Até nas outras modalidades desportivas!!!

SÓ PODE TER SIDO POR INCOMPETÊNCIA!!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo,

Permita a este anónimo que, com a devida vénia, subscreva na integra tudo aquilo que sabiamente disse.

Anónimo disse...

O penúltimo anónimo disse quase tudo o qua havia para dizer.

De facto, o Pavão (e companheiros de blog) depois de andarem o ano todo a massacrar o Adriaanse e a idolatrar o Diego, na falta de bola a rolar, vem agora atirar-se às contas do FCP. Haja decoro.

Ao Pavão ficam ainda as seguintes questões:
1. Qual é o Clube do Mundo (Chelsea e poucos mais à parte) que não necessita de vender jogadores para sobreviver?
2. Desde quando o FCP deixou de ganhar títulos por ter vendido jogadores de classe: lembra-se do Futre depois da TCE; lembra-se do Rui Barros depois da STE; lembra-se do Madjer pela mesma altura and so on and so on...
3. Faz ideia (pelos vistos não) das consequências legais do facto de os capitais próprios de uma sociedade serem inferiores a metade do seu capital social?

Acresce um pedido: vá a uma farmácia (ou a um supermercado) e peça um comprimido para a pirose, a sua é tanta que até doi.

Aproveite o sol e vá arejar.

Pavão disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pavão disse...

Caros anónimos, eu atiro-me às contas hoje/ontem porque foi quando elas foram publicitadas. Mas também me atirei da última vez que elas foram publicadas, procurem no arquivo. É um facto que os directores da SAD ganham prémios de milhões de Euros apesar da SAD ser altamente deficitária. E não sou eu que o digo, nem o avante lagarto. É a própria SAD que o diz, nesses mesmos relatórios que apresenta. E eu não concordo com isso, que querem voçês?, acho que se há divididas devem ser pagas e quando não houver mais dividas e o dinheiro sobrar, aí até poderei concordar com prémios. Porque não são ordenados, são prémios extra-ordenados, que já não são nada maus, por sinal!
E quem disse que a resolução do problema dos capitais próprios passa pela venda de jogadores não fui eu, nem o avante lagarto, foi a própria SAD no relatório anterior a este, confirmando-o neste quando diz que nunca fechou um ano com prejuizo nas transferências de activos...

Quanto às consequêcias legais do problema dos 50% dos capitais próprios, estas passam pura e smimplesmente pela dissuloção da SAD. E, suponho eu, da perda de tudo o que ela tem de activos: passes de jogadores e treinadores! Pelo que além do prejuizo do clube, maior accionista da SAD, passa também pelo prejuizo de milhares de accionistas como eu que compraram acções a 5 Euros e veriam as mesmas desaparecerem do mercado pela dissolução da firma! Era muito bonito e boa gestão, não haja dúvidas... Sem contar que sem jogadores não há mais titulos desportivos, porque o FC Porto-clube só tem dos juvenis para baixo, já que os juniores, os extintos Porto B's e plantel principal são activos da SAD...

Quanto às comemorações, felizmente que eu não comemoro jogadores ou treinadores ou directores, comemoro as conquistas do meu clube. Felizmente tambem que a mim (como aos outros participantes do blog) tal não nos tolda a visão e sabemos distinguir muito bem as coisas.

Parece-me que claro que reassabiados, aqui, só os anónimos, que não conseguem ver a tempo as coisas que acontecem pelos sinais de fumo que vão surgindo... Eu apenas me limito a comentar factos, tão concretos quanto indesmentiveis, motivo porque não há braços a torcer. Os factos que comentei sobre o treinador ou sobre joagdores ou sobre os jogos são concretos, aconteceram, são reais. E por isso perdemos jogos e dinheiros. Também ganhamos? Sim, mas se isso chega para alguns se exibirem aos mouros, para mim isso é o "serviço mínimo", é a obrigação de quem tem o maior orçamento, das melhores condições de treino e o hábito de ganhar sempre. Por isso é que critico os falhanços, porque estes notam-se mais nestes casos. Falhar no AZ Alkmaar é fácil. Falhar no FC Porto é proíbido. Percebem? Não? Continuem a ler o avante lagarto e nunca perceberão...

Anónimo disse...

Caros,

Deixem-me clarificá-los que o ano fiscal só termina a 31 de Dezembro e como tal, ainda muita agua vai correr por debaixo da ponte.
Os jogos e prémios da Champions, os jogos do campeonato e a eventual venda de jogadores (Cesar Peixoto, McCarthy) irão concerteza ajudar a reestabelecer as contas da nossa SAD.
Mas todos podemos contribuir. Como?
Tendo as quotas em dia, comprando alguns artigos nas lojas FCP, fazendo sócios do clube os nossos amigos adeptos, entre outras possíveis atitudes.

Anónimo disse...

Pavão,

A sua resposta é bem o sinal de que não alcança com facilidade o que o rodeia.

Ponto um - a dissolução, ao contrário do que afirma, não é o único caminho para uma sociedade que tenha os capitais próprios abaixo de metade do capital social; vá ler o Código das Sociedades Comerciais e depois escreva.

Ponto dois - A que «factos concretos» é que se refere? Às exibições miseráveis do vosso idolo Diego? Às entrevistas indecorosas do Pai do vosso ídolo Diego? Ou será à conquista do Título e da Taça? Sabe quantas vezes isso aconteceu na história do FCP?

Ponto três - A sua conversa do orçamento é própria de um lagarto encartado ou de um lampião desesperado. Que eu saiba o FCP foi campeão europeu duas vez (sabia disso?), ganhou uma Taça Uefa (lembra-se?), ganhou uma Supertaça Europeia e duas Taças Intercontinentais e não tinha, bem longe disso, o maior orçamento das provas em questão. Já agora, sabe há quanto tempo se anda a dizer que o modelo de gestão do FCP está esgotado? Por umas razões ou por outras, desde há cerca de 30 anos, e, no entanto, deve ter-se apercebido que temos ganho uns títulozinhos ou não será assim? Estes factos concretos passaram ao lado do seu olho clínico?

Ponto Quatro - Se é um guru da gestão desportiva porque não avança com uma lista às próximas eleições do clube? Isto de dizer mal e nada fazer...

Pavão disse...

Não sou contabilista, mas já li vários especialistas em economia dizer que se os capitais próprios forem inferiores a metade do capital social, a empresa cotada em bolsa é dissolvida, por isso vendo-lhe ao mesmo preço a comprei, se mais sabe agradeço que nos ilucide a todos sobre o assunto.

Quanto ao ano fiscal, pelo que li no próprio relatório da SAD, ele termina a 30 de Junho e não a 31 de Dezembro, em virtude da especificidade da actividade desenvolida não coincidir com os anos fiscais. O que é lógico e aceitável. O que não é aceitável, nem hoje nem nunca, é desbaratar todo esse capital em Léo Limas, Leandros (2), Cládio's ou até um tal de Joel N'Gako que foi comprado por quase 1 milhão de Euros ao Toulouse e deve ir para o Leiria a custo 0 depois de uma passagem pela Bulgária...

Os factos concretos foram todos aqui descritos: o endeusamento do Postiga como nº 10 e a posterior ostracização, os falhanços tácticos na Liga dos Campeões (é preciso relembrar os jogos do Inter em Milão, do checos no Dragão, do Rangers lá e cá?) ou dos jogos dos lampiões e dos lagartos no Dragão, ou do jogo dos lampiões no penico dos mouros? Ou a insistencia em deixar de fora o Paulo Assunção no inicio da época? Ou a insistencia no McCarthy ao longo da época com os muito produtivos resultados que se viram? Tudo isso são coisas que aconteceram, não as inventei nem contribui para as mesmas. São factos, aconteceram e foram criticados por isso mesmo, porque são da responsabilidade de alguém que nunca assumiu nada e sempre preferiu culpar os jogadores (o Meireles a dormir, o Baia que saiu, o Cech que foi enconstado depois de 5 jogos bons, etc, etc, etc) - leia os arquivos e encontra aqui neste blog tudo!

A conversa do orçamento pode não lhe agradar. Aceito, é um direito seu. Como é meu direito falar sobre isso. Acho que há coisas que não estão bem. Eticamente acho reprovavel o administradores atribuirem-se a si próprios prémios quando a SAD se encontra no estado financeiro que se encontra. Enquanto administrador do clube que eu adoro nunca aceitaria esse prémio nessas condições. Eu acho que é importante o FC Porto debater isso. Acho que é importante por a massa associativa a debater isso. É por sabermos todos tão pouco de economia que este país se encontra no estado que todos sabemos. Mais vale falar e discutir do que morrermos burros e falidos! Ao menos, podemos sempre tentar encontrar caminhos para a "salvação"!

Por último, e porque já o disse aqui uma vez, sei qual é o meu tamanho e sei-me medir. O meu espaço de intervenção nunca passaria por me apresentar numa lista. Seja contra esta SAD, seja a favor dela. Ao contrário de alguns anónimos que parecem não ter qualquer espirito critico, eu sei que um bom administrador não só sabe escutar criticas como sabe que elas são necessárias para o bom funcionamento e crescimento de uma firma. Perguntem ao nosso consócio Belmiro de Azevedo, por exemplo! É que por vezes, fazer alguma coisa em gestão é dizer que o "rei vai nú"!

Anónimo disse...

Caríssimo anónimo,

Eu sou o anónimo que subscreveu na integra o que disse no seu anterior comentário.
Volto cá para ...me repetir em relação ao seu comentário.

Sabe, dá-me a impressão, que o Pavão só concordará com a gestão do clube (que é apenas a melhor gestão de todos os tempos em todos os clubes da europa, senão mesmo do mundo) não quando, no mesmo ano, formos campeões nacionais, ganharmos a taça e vencermos a “Champoins”, mas sim e APENAS quando o fizermos, pelo menos, 5 anos seguidos....

É um critério...

Pavão disse...

5 anos ainda é pouco :)

Um dragão de gema não sabe conjugar a palavra der... derr... Um dragão de gema só sabe conjugar a palavra GANHAR SEMPRE e JOGAR BEM! E o meu medo, como o de muitos outros portistas, é que com estas contas e contabilidades qualquer dia não podemos comemorar vitórias por falta de comparencia...

Parece que afinal nos começamos a entender...

Anónimo disse...

Alguém me poderá informar onde encontrar imagens do equipamentos para a proxima época?Já todos os apresentaram,menos nós...

Anónimo disse...

Pavão,
Que paciência tens tu pra aturar estes "anônimos"... Se ainda é preciso explicar-lhes esta é porque já não têm salvação. Falta-lhes uma capacidade que até há bem pouco tempo se pensava ser apenas humana (descobriram agora que os Gervásios tb demonstram tê-la): a capacidade de prever o futuro e planear acções com base nessa previsão.E quando assim é nem vale a pena perder tempo.

Anónimo disse...

Pavão:

Desculpe lá, mas o seu conceito de espírito crítico é diferente do meu, o seu conceito de espírito crítico identifica-se com o insulto baixo e reles que foi feito durante TODA a época ao treinador. Nada de positivo lhe foi apontado, quando ganhava não fazia mais do que a sua obrigação, quando perdia era um burro e tapado.

Portanto, pode crer que não me identifico nada com este pseudo espírito crítico que aqui grassou durante toda a época.

Depois essa do "ver antes de todos o que os outros não vêm" traduz bem a arrogãncia típica de quem pensa ue sabe tudo. Infelizmente, e por isso tenho tanto prazer vir aqui auscultar a vossa azia,todas as vossas sábias previsões saíram furadas. Afinal de contas, o homem nem é tão burro assim e sabe algumas coisitas de futebol ao ponto de ter conseguido fazer do nosso clube campeão e vencedor da Taça num sistema que muito experts juravam que era impossível dar vitórias.

Portanto, não venham com essa do espírito crítico porque não há maior acriticismo do que o bota-abaixismo puro. A não ser que considere os ortodoxos comunistas que estão todos anos a gritar ABAIXO O GOVERNO como excelentes críticos só porque criticam o satus quo vigente.

Aliás, essa é a tarefa mais fácil, dizer mal, mas saber esperar pelo tempo certo ( como nós, os ditos anónimos) sempre vos pedimos, para terem paciência porque havia coisas positivas que indiciavam que estávamos a construir uma grande equipa, isso é que é dificil.

Ou seja, quem teve espírito crítico fomos nós os anónimos, quem viu que este treinador não era tão mau como os Avantes e este blog pintavam, fomos nós. Nós é que fomos contra a corrente boata abaixista. Se seguissem a vossa opinião nada teríamos ganho esta época, Bosingwa, Pepe,Meireles, etc, assobiados por tantos energúmenos no Dragão, não seriam os jogadores imprescindíveis que hoje são. mas na altura o que era preciso era tentar provar que esta SAD voltava a falhar na escolha do treinador, e por isso fizeram de quase tudo para tentarem alcançar os seus objectivos. Só faltou mesmo matar o homem!!!!

Mas no fim os fortes venceram, todos reconheceram o mérito elevado de Co Adriaanse na consquista de um feito histórico, a ^5ª dobradinha da nossa história. Todos, menos aquela aldeia irredutível de pseudo críticos composta por Pavão e Azulão, que, de facto, nada mais têm que se agarrar senão às contas da SAD que manifestamente apresentam claras melhorias na descida dos custos de exploração.

Enfim, não há maior arrogância do que persistir no erro, como alguém disse este ano só os burros não aprendem e infelizmente há muitos burros por aí e que ainda por cima se dizem mais críticos e inteligentes que os outros.

Anónimo disse...

" Paulo Jorge Pereira (sobre o pavilhão Américo de Sá):

Era arrepiante. Há dias. Manuel Arezes dizia que necessitávamos de ter um sitio em que entrássemos em campo, olhássemos para o marcador e víssemos lá 5-0. Nós não temos isso e o ABC tem. Entra em campo e vê lá 5-0, porque joga perante um público que motiva a equipa, que chateia o adversário. É uma pena não termos isso hoje. Apesar de Santo Tirso ser um palco maravilhoso, não conseguimos ter um público como o de Braga, que oprime e que é castrador para o adversário.

Rui Rocha (sobre a sua carreira no FC Porto):

E o melhor momento foi o título no "Américo de Sá". Lembro-me perfeitamente. Em cada degrau da bancada havia duas filas de pessoas. E guardo esse jogo bem vivo na memória porque eu gostava muito que o FC Porto voltasse a ter um pavilhão, onde os seus sócios possam ir ver as modalidades, tal como acontecia antigamente."

Se em vez de distribuir prémios milionários a administradores que ninguém conhece...( e com irmãos empresários de jogadores )

Se em vez de despedir treinadores antes da época iniciar e antes da época findar...( os argumentos foram os mesmos que serviram para segurar este )

Mesmo assim, bateria palmas sempre a quem não aceita ser mais um carneiro a dizer méé, e não aliena a sua inteligência.

Pavão, estou contigo e com todos aqueles que, muito amando o FCP, não deixam de dizer o que pensam.

Viva o FCP !

Anónimo disse...

Deves ser um dos supermorcôes que está com um ganda melão ó José!!!

Pavão disse...

Caro anónimo, e então eu é que uso insulto reles e baixo??? Melão? Porquê?, porque disse a verdade de mais um acto de gestão falhado do PdC?, o pavilhão para o andebol, basquete e vólei? Ou a piscina para os nossos golfinhos? Dinheiro para torrar em jogadores de 2ª ou 3ª cujos empresários são irmãos de dirigentes (ou filhos, antes da zanga...) sempre houve...

Enfim, como diz o Bracarense, é a última vez que vos respondo porque salvação só na próxima encarnação... Méééé...

Anónimo disse...

MÉÉÉÉÉ É ESTE BLOG AVANTE CAMARADA!!!

ABAIXO O GOVERNO PORQUE SIM!!!!

GOVERNO NA RUA PORQUE ESTÁ TUDO MAL!!!!

MÉÉEÉÉ É QUE FAZES PAVÃO!!!

ESTE BLOG PASSOU O ANO TODO A FAZER MÉÉEÉÉ!!!

CUREM-SE ARROGANTES QUE PENSAM QUE SABEM MAIS E AMAM MAIS O FCP QUE OS OUTROS!!!

ADMITAM QUE SE ENGANARAM, BASTAVA DIZER ISTO, AFINAL O TREINADOR DO FCP FOI MELHOR DO QUE VOCÊS PENSARAM!!!

ADMITAM, SEJAM HUMILDES QUE É O QUE VCS NÃO SÃO!!!

Anónimo disse...

Tem que ser um lampião a explicar como se dá a volta ao texto? Ok, eu explico:

Os capitais próprios são 20 milhões e o capital social é de 75 milhões, o que dá um rácio de cobertura de 27%. Para atingir os 50%, basta baixa o Capital Social para 40 milhões, ou seja, cerca de metade. Quem fica chateado são os acionistas, quem investíu mil, de reprente vê-se com 500 na mão, o que é um roubo descarado.

Pavão disse...

Agradeço a explicação do lampião comentador de serviço, mas essa não é alternativa apresentada nos relatórios trimestrais que a SAD apresentou à CMVM, pois em nenhum dos dois últimos relatórios onde este problema é abordado essa solução da diminuição do capital social foi colocada. Em ambos sempre foi apontado o caminho do aumento dos capitais próprios, o que significa duas coisas: uma, diminuição das despesas, o que se está a suceder, felizmente; duas, aumento das receitas, que deixa entender que será feito à custa da venda de alguns jogadores até 30 de Junho, data de encerramento das contas do ano fiscal.

Mas obrigado por participares de forma civilizada neste fórum de discussão do FC Porto. Fossem assim alguns anónimos que por aí (p)ululam...

Anónimo disse...

No último relatório em que a questão é abordada directamente está escrito o seguinte:


A nova redacção dada ao art.º 35.º do Código das Sociedades Comerciais pelo Decreto-Lei n.º 19/2005, de 18 de Janeiro, veio alterar profundamente as consequências da verificação de uma insuficiência do capital próprio correspondente à perda de metade ou mais do capital social, deixando esta situação de constituir fundamento de dissolução da sociedade, “seja ela automática ou consequente de sentença proferida a requerimento de algum interessado”.

O Conselho de Administração tem intenção de convocar uma Assembleia Geral Extraordinária, dentro dos prazos legais, para discussão e aprovação das propostas que vierem a ser apresentadas, as quais poderão passar pelas seguintes alternativas:

a. Redução do capital para cobertura dos resultados negativos acumulados;
b. Entradas dos accionistas que permitam manter, pelo menos, em dois terços a cobertura do capital;
c. A conjugação das duas alternativas.