quarta-feira, 10 de maio de 2006

Parece mentira, mas é verdade...

aqui
"Adeptos do V. Setúbal no Jamor com preservativos e vinho de mesa

O V. Setúbal quer fazer da final da Taça de Portugal, frente ao F.C. Porto, uma verdadeira festa e, como tal, colocou à venda dois «packs», denominados Emoção e Paixão que, entre outros acessórios, estão apretechados com preservativos e vinho de mesa.
(...)
Pelo mesmo preço, para os adeptos mais atrevidos, daqueles que gostam de assentar arraias bem cedo na zona do recinto, surge o «pack» Paixão, regado com 3 litros de vinho de mesa e o preservativo Bonfim, para passar as horas que antecedem o pontapé de saída. Eis os utensílios que pode adquirir neste curioso «pack»: «vinho de mesa (3 litros), 2 copos verdes, manta de piquenique, preservativo Bonfim, tshirt do Jamor e transporte para o estádio.»"


Mais prudente seria distribuirem uma pipa de vinho a cada um e algumas pastilhas de Kompensam... O vinho seria para ficarem tão grogues, que nem veriam o festival de golos que vão empacotar.
O Kompensam para quando acordarem da bebedeira e verificarem que afinal a Taça foi passear para o Norte...

P.S.: até agora não me pronunciei sobre alguns comentadores que aqui vêm dizer que este é um blog anti-Porto (pois penso que a melhor forma de responder a essas insinuações, é o silêncio) mas penso que por honestidade intelectual sou obrigado a faze-lo.
Pois bem, se este é um blog Anti-Porto, é porque alguns não estão habituados a viver em democracia. A opinião é de cada um e deve ser respeitada tal como é emitida.
Nem sempre concordo com o que se escreve neste blog (quer os outros bloggers, quer os comentadores) e no entanto nunca os apelidei de anti-portistas.
Aos que escrevem neste blog, conheço-os pessoalmente desde há muitos anos e sei que são Portistas desde o berço. Já sofremos muitas vezes juntos pelo Mágico Porto. Lembro-me de na minha infância ter assistido ao Porto-Juventus da Final da Taça das Taças com o Pavão e sei bem qual o nosso estado de espírito no final do jogo. Estavamos orgulhosos pela prestação do nosso Porto, mas arrasados pela injustiça do resultado.
Com o Azulão, desde há uns bons anos a esta parte, ao meu lado nos estádios, quer nas Antas, quer no Dragão, quer em outros estádios. Mais tenho a certeza que a nossa amizade foi cimentada pelo simples facto de ambos sermos Portistas.
E lembro-me das nossas discussões sobre o Capucho, a quem eu chamava "Mama" e que ele defendia. Mandava-me sms sempre que o Capucho marcava golos do estilo "Mama 1 - clube adversário 0".
Mas é assim a vida... Se todos tívessemos a mesma visão das coisas, que seria deste mundo?
Quanto a mim, "apenas" continuarei a escrever o que me vai na real gana. Quer queiram ler, quer não queiram. Porque o que me interessa é o prazer de desabafar como Portista aquilo que ma vai na cabeça. Quanto ao resto são fait-divers.
E se há coisa que não incomoda nada à minha consciência é que me chamem anti-portista. Mas absolutamente nada.
Porque há palavras que não têm nível para atingir a minha integridade moral.
Respeito todos os que são da minha família Portista.
Porque somos todos diferentes e todos iguais. Diferentes na personalidade, na forma de estar, no comportamento, etc, e iguais porque somos Portistas.
E não pensem é que perderei mais tempo com esta discussãozinha, qual Ribeiro e Castro a pedir Congressos e eleições directas no CDS todas as semanas, só porque discordam dele.
O que me interessa é falar do Mágico Porto e no Domingo levar a Taça para casa (que agora até fica a 5 minutos do Jamor, pois como já o disse, agora sou como um Muçulmano na Bósnia)pois mais uma vez dar-me-á um gozo especial passear por estas ruas da Capital do Império com um sorriso de orelha a orelha e com o grito:
POOOOOOOOOOOOORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

7 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que às vezes há um bocadinho de radicalismo a mais nos posts, mas daí a ser considerado um blog anti-Porto vai uma distância maior que da Terra a Plutão.
A paixão é mesmo assim, à vezes leva-nos a dizer coisas que, se bem pensadas, talvez não fossem ditas, ou se-lo-iam, mas doutra maneira.O futebol é assim, vive de paixões e a paixão é sempre radical.
Também eu sou, há muitos anos um "muçulmano na Bósnia". Sou do tempo em que quando dizia que era do F.C.Porto, recebia como resposta um hhhããããããã???
Agora é um consolo ouvi-los ranger os dentes cada vez que falam de nós.
Dragão Maronês exilado na Mourama

Anónimo disse...

De facto não é um blog anti-porto. Mas os ares de Lisboa estão a dixar-te avariado.

Viva o Porto

Anónimo disse...

Tenho 48 anos, sou filho e neto de Portistas que receberam, a seu tempo, os emblemas que premiavam os sócios mais antigos. Ainda criança, lembro-me de rezar no estádio da Antas quando o F.C. Porto precisava de algum tipo de ajuda dívina para ganhar, e de chorar quando a ajuda nao vinha. Ví morrer Pavão. Tive a honra e glória de vestir a camisola deste clube.
No entanto, acho que o Adriaanse é uma pessoa sem carácter ( lenços brancos, não ví...), um treinador medíocre,(mesmo não falando do currículo de um treinador de 60 anos sem títulos) não me esquecí da vergonhosa participação na Liga dos Campeões, na derrota em casa com o Benfica, na quase eliminação da taça em casa. E isto só para abreviar.
Serei também anti-portista?

Anónimo disse...

Caro Dragão, Azulão, Pavão:
Naturalmente que temos muito em comum a começar com um grande paixão: O FCPorto. Temos a possibilidade de participar neste sempre animado blog, cordialmente, mesmo com opiniões diferentes, honra seja feita. Como dizem os franceses "et vive la difference". Todos somos portistas. No entento, não me levem a mal o seguinte desabafo, que vem no seguimento do que tentei dizer anteriormente:

Tenho ficado muito desapontado com o que tenho visto na blogosfera portista. Mas não é só nos blogs.
Co Adriaanse revolucionou o futebol do clube e vai ficar na história pela lufada de ar fresco que trouxe - um método realmente novo e o futebol de ataque que sempre quis ver no FCP. Trouxe disciplina e um futuro promissor aos nossos jovens jogadores, que já são cobiçados por essa Europa fora. Foi campeão. Ontem, na RTPN, interrogado sobre qual o melhor treinador do ano, Rui Moreira respondeu... Manuel Machado. Mas estes opinion-makers são os tais que queriam ver no clube o V. Pontes, o Couceiro ou o C. Brito. Esses colossos de grande currículo não cometeriam o grande erro de Adriaanse, que não criou uma grande equipa de geração espontânea. Por semelhante pecado, Adriaanse estará sempre à prova.
Esses são os tais que diziam que o Pepe, Meireles e metade da equipa actual não tinham categoria para o FCP".

Os ingleses, que inventaram o jogo, chamam aos adeptos os "supporters", ou seja, traduzindo à letra, os que apoiam. A minha pergunta é: Afinal apoiam alguma coisa? A impressão que dá, agora mais velada, é que não apoiam ninguém. Desde a SAD ao presidente, passando pelo treinador e jogadores.
É por isso que digo que certas pessoas podem ser portistas, mas não são adeptos do clube.
____________________________________
Eu sei o que apoiam: o passado. Sobretudo o que deu certo. Assim é mais fácil, não arriscam nada.
____________________________________
Adivinhei desde cedo o sucesso desta jovem e admirável equipa (Está aí o histórico dos blogs para confirmá-lo). Eu, e muitos outros felizmente, não gosto de fantasmas de outras eras, mesmo as mais recentes, e sou adepto do grande F. C. Porto.
Obrigado. Saudações Portistas e vamos à dobradinha!

O Dragao disse...

Meu caro ladylover,
Aqui está uma boa forma de se promover uma discussão.
No entanto penso que há um pequeno engano no seu dicurso e aqui falarei apenas por mim. Independentemente de quem esteja à frente do Mágico Porto como treinador, estarei lá sempre para apoiar.
Critiquei como ninguém o Eng. Fernando Santos. Mas mais que ninguém, seguramente. No entanto, por uma questão de consciência e porque penso que nas horas difíceis é que se deve estar presente, nas duas últimas épocas do Eng, não perdi um único jogo que fosse nas Antas.
E até os meus amigos me questionavam porquê eu sendo um super crítico do Eng., fazia tudo por tudo para não perder um jogo. A resposta era simples: Sou Portista, não sou pelo Eng., pelo Oliveira, pelo Adriansse, pelo que quer que seja.
O Porto continuará quando este senhor ou qualquer outro sair.
Lembro-me quando o Futre abandonou o Porto para ir para o At. Madrid em que o meu irmão passou a torcer pelo At.. Na altura critiquei-o porque deixando de envergar a nossa camisola, que me interessa para onde eles vão. O mesmo me sucede hoje em dia com o Mourinho. Faz parte da história e quero mas é que ele se vá encher de moscas.
Como sabemos Futre regressou a Portugal para o Benfica, foi apresentado num jogo da Taça na Luz num jogo contra o Porto e logo se virou para os adeptos lampiões dizendo "a ganar".
O mesmo acontecerá ao Mourinho e a outros.
Quem veste a minha camisola, apesar de ser alvo de críticas, a equipa e aquela camisola terá sempre o meu apoio. Sempre.
Por isso discordo quando dizes que não apoio. E porque partes de uma base que me parece errada.
Porque mesmo aqueles que não apoiam a SAD, O presidente, passando pelo treinador e jogadores (que não é o meu caso, pois defendo muitos destes que referes) tal qual dizes, apoiam a equipa e isso é que é o importante. Apoiam o clube, o nosso Mágico Porto.
De qualquer forma, aquele abraço e venha lá a dobradinha...

Anónimo disse...

Caro Ladylover, (e demais leitores)

pço desculpa por ter lido o seu post para o "Dragão, Azulão, Pavão", mas parece-me que, em traços gerais, ele enferma de um problema silogístico. Isto é, partindo do princípio que ser campeão nacional no FCP é "histórico", não posso deixar de concordar consigo. No entanto podemos ver a situação por outro angulo e, aí sim, temos história no FCP - a eliminação na 1ª fase da Liga dos Campeões, 2 derrotas para o campeonato com o Benfica no mesmo ano, não ganhar um "dito" clássico em casa - .
Como vê, as opiniões são como as vaginas, cada qual tem a sua.

Saudações

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»