quarta-feira, 26 de outubro de 2005

O REGIME - pequeno apontamento histórico.

É do conhecimento de todos que a história de Portugal e a história de Espanha estão umbilicalmente ligadas. No desporto, o mesmo sucede. Ambos os países saíram há algumas décadas de um longo período ditatorial, onde, no desporto e tal como no bloco de leste, uma agremiação foi eleita (da capital, claro) como A Instituição. Cumprindo esse desiderato, tais agremiações tudo ganhavam por decreto. Para esse fim, todas as armas eram legítimas. Assim, em Portugal, Salazar não deixou sair Eusébio para o Inter, já depois do mesmo ter sido desviado dos rivais da 2ª circular. Em Espanha, Di Stefano, contratado pelo Barcelona, foi resgatado por Franco e imposto ao Real Madrid sem apelo nem agravo. E muitos outros exemplos poderiam ser dados.
Pois bem, a história continua e desenvolve-se. Apesar de, aparentemente, se tratar de duas democracias, em certos sectores ainda se nota um claro défice democrático. O futebol é um bom exemplo. No nosso País, os jogadores do Porto são "sumarissimizados" a torto e adireito, bastando para tal "empertigar-se" (sic o relatório arbitral) contra um adversário. Os da Instituição, por sua vez, vêm os castigos ser reduzidos ao mínimo, escolhendo a melhor ocasião para limpar o cadastro. Os desconhecedores da história Ibérica poderiam pensar que só em Portugal se passam casos destes. Pois enganam-se. No pretérito fim de semana Messi, do Barcelona, é castigado por causa de uma amarelo mal mostrado. As imagens televisisvas ilibam-no completamente. O clube pede a despenalização. Na mesma jornada, Beckham é expulso por enxovalhos ao árbitro e assim não jogaria na Corunha. A Instituição pede a despenalização. E, tal como cá, o treinador afirma que acredita na despenalização, afirmando que o castigo vai ser retirado. É tal a sua confiança (certeza), que convoca o jogador apesar do castigo. Pois bem, qual o fim da história? A Comissão Disciplinar lá do sítio mantém o castigo a Messi e despenaliza o britânico... É caso para dizer que há nódoas e resquícios do Regime que custam a desaparecer.


PS - apesar da despenalização, os peseteiros tornaram a perder... os opositores do regime do Mágico Deco ganharam.

15 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

É por isso que sou CONTRA a EQUIPA do REGIME. Por acaso é o Benfica. Podia ser o Sporting, ou outro, mas teria de ser da capital. No entanto, se estudarmos a difusão p+reconizada pelos media da altura, só podia ser mesmo o Benfica. Por isso, eu assumo ser contra a EQUIPA DO REGIME, que é o BENFICA. Que equipa senão a do regime goza de regalias, como por exemplo pagar dívidas com acções que não existem ? E os castigos aos jogadores então nem se fala. É de facto chocante mas verdadeira esta comparação com Espanha. Há a equipa do Rei - o Real Madrid e depois há os outros, como o Barcelona. Em caso de dúvida são sempre prejudicados. Vi o jogo da passada semana entre o Real e o Valência e o árbitro meteu água em lances importantes, como penalties. Mas a tendência foi sempre caseira e mesmo assim teve de expulsar dois do Real por serem insurrectos. Mas a Real Liga tem tb destas coisas misteriosas de despenalizar jogadores expulsos... é o futebol Ibérico...

Anónimo disse...

Surreal, o que se passa nesses dois paises. Mesmo assim, a APAF e os seus trogloditas nao irao longe!!

Bakero disse...

Que piadão! Começando por Espanha, ainda ontem o Barcelona foi beneficiado por 1 penalty absurdo que o fez ganhar o jogo. E este ano anda com muitas ajudas...depois, até alteraram os regulamentos de modo a permitir que esse Messi, argentino de nascimento, pudesse contar como "espanhol" de modo a não ser extra-comunitário. Quem é então beneficiado!?
E em Portugal, não me façam rir! Não pensem que conseguem apagar 20 anos de roubalheiras, viagens ao Brasil e escandaleiras! São vocês que estão envolvidos na história dos "quinhentinhos", são vocês que estão envolvidos nas viagens ao Brasil, são vocês que estão envolvidos nas "frutas para dormir", é o vosso presidente que é arguido no processo "apito dourado". Que grande lata!

O Dragao disse...

O nosso pode ser arguido, no processo apito dourado. Caso não saibas, para ser arguido não é preciso muito. Numa multa de trânsito, também se é Arguido.
Agora os lamps, como tu, têm um presidente (o Vale Tudo) que foi preso.
Têm outro, o Kadafi dos Pneus que foi condenado (não é Arguido, é condenado, não há aqui presunção de inocência) por roubo.
E se queres Arguidos, pergunta ao corrupto Veiga em quantos processos ele é Arguido...
Pergunta...

Anónimo disse...

Se fosse só isso. Têm mais dois, o Vítor Santos e o Damásio, que declaram nas finanças o ordenado mínimo, têm helicóptero/avião pessoal, casas e muito mais e chegam ao ponto de dizer à boca cheia que têm prejuízo. Deviam ter é vergonha. No final vão todos para a casa do Vítor Santos no Algarve, Figos, Xinas e o raio que os partam conviver todos felizes quando há gente a passar fome no país.

Anónimo disse...

Aliás, gostava de saber como o Benfica se predispõe a ajudar o Vitória de Setúbal se não tem dinheiro nem para "mandar tocar um cego". Só se a lei do mecenato perdoa dívidas...

Bakero disse...

Pois, mas esses ex ou actuais dirigentes do Benfica, são arguidos, foram acusados, ou o que quer que seja, de julgamentos que nada têm a ver com futebol. Nenhum deles é ou foi acusado de ter alterado a verdade desportiva, de corromper árbitros, etc. Não comparem o que não tem comparação...

Anónimo disse...

este porco do vaqero ou o caralho que o foda devia era ir lá dar comentários para os sites lá da laia dele, mas acho que nem para isso têm habilidade

Anónimo disse...

Vá, não se pode insultar assim as pessoas. Temos de lhe dizer as verdades, mas de uma forma educada, senão estamos a baixar ao mesmo nível.

Caro Bakero, o que dizes não tem pés nem cabeça. Um condenado é condenado seja qual for o crime. Se está ligado a clube desportivo é evidente que o clube também é afectado porque fica associado a esse criminoso. Vamos ver até que ponto se desenvolve o "apito dourado". Ainda não passou daqui, mas vai chegar à capital do império... por outro lado ninguém me convence que não é também uma manobra de distracção no que respeita ao processo casa pia. Esse é que mete "peixe do grosso". E se formos por aí fora, então nem se pode falar do assassinato de Sá Carneiro, arquivado por várias vezes, com especialistas estrangeiros a jurarem a pés juntos que foi um atentado. Agora existem certas provas que estão fechadas a sete chaves, pois há ligações a políticos ainda no activo.

Além disso, um árbitro nem precisa de ser comprado para beneficar uma equipa. Basta não gostar da outra. Hoje em dia o que se diz à boca cheia nas divisões inferiores é que tentam evitar que os árbitros prejudiquem a equipa. Por aí já dá para ver a idoneidade deles.

E o que me fez rir mais foi um anjinho papudo que veio dizer que lhe apareceram umas meninas no quarto... AHAHAHAHAHAHAH. Deve ser para tapar os olhos à mulher. Se esse anjinho entende que é um suborno, há uma boa solução: passa a ir com a mulher para o hotel.

Anónimo disse...

"No nosso País, os jogadores do Porto são "sumarissimizados""...E PORKE SERÀ? SERÁ POR NADA FAZEREM? K ANJINHOS, principalmente o BRUNO "CABEÇADAS e PONTAPÈS" ALVES!!! Este post é a opinião de um tipo k professa o segundo grande mal do planeta a seguir à ditadura, o FANATISMO!!!! UM ARTIGO DIRECCIONADO!!!

Anónimo disse...

Esse benfas do Bak sei la o que, nao tem mais nada a fazer senao vir aqui ao Dragao chatear?
Ou rendeu-se ao Dragao? Mais, ele sabe e tem consciencia que o Benfas dele é a Instituição ca do Sitio.
Bak meu caro, deixe as hipocrisias fora deste Blog

Anónimo disse...

Que eu saiba, ninguém aqui mostrou alegria por o Bruno Alves ter tomado a atitude que tomou. Aliás, só mostra a imaturidade dele e falta de formação. Por muito que nos provoquem num jogo nunca devemos responder... principalmente se os árbitros não gostarem de nós. Sei isso por experiência. Além do mais, toda a envolvente pode transtornar os jogadores. O que ele fez foi lamentável, reprovável, foi castigado e que me recorde o FCPorto não recorreu. Este acontecimento não tem nada a ver com os do ano passado, em que sistematicamente castigaram a equipa do FCPorto. Até de filmes se serviram, facto inédito por estas bandas. Já o Simulão foi filmado de "muito longe" e arquivou-se o processo. O que se passou no jogo com o Estoril no Algarve também se "arquivou". Ah, e não nos esqueçamos dos processos "pendentes" sobre jogadores durante os dois anos e meio que o Mourinho treinou o FCPorto, que chegavam a durar três ou mais meses, para os impedir de jogar contra a equipa do regime. Queixas temos todos.

Artigos direcionados têm os jornalecos da capital do império. Até "O Jogo" tem de ter capas diferentes no Norte e no Sul para vender na capital.

Quem fica a ganhar no meio disto tudo é o Braga, porque ao atacarem o FCPorto, distraem-se dos restantes. Eu fico contente; sempre assumi que, a não ganhar o meu clube, ao menos que ganhe um clube do Norte.

Anónimo disse...

A história não mente e apesar de tudo o que os seus adeptos possam dizer, O SLB, em Portugal e o Real Madrid em Espanha, são simbolos de 2 ditaduras que perduraram quase 50 anos. Obviamnete que os clubes em si não podem ser responsabilizados por as respectivas ditaduras os terem utilizado a seu bel prazer como símbolos do Portugal Salazarista e da Espanha Franquista. Da mesma forma que isto é verdade, também o é o facto de o FC Porto e o FC Barcelona serem simbolos da luta contra o centralismo e o ferreo xontrolo das capitais de cada pais. Talvez por isso mesmo estes sejam os meus 2 clubes favoritos.

Anónimo disse...

I N T E R M I L A N O

G R A Z I E ! ! !