quarta-feira, 12 de outubro de 2005

O PROCESSO

O processo é um delirante e genial livro de Franz Kafka, que recomendo, num breve apontamento literário, a todos os leitores deste blog, incluindo os descerebrados sarracenos que, masoquistamente, teimam em nos visitar. Deste livro, o que mais se destaca não é a qualidade literária do mesmo, mas a espantosa antevisão, com décadas de antecedência, do que seriam os processos sumaríssimos no seio da LPFP. Assim, tal como Joseph K., os amantes do futebol em Portugal nunca sabem qual o passo seguinte do processo, os fundamentos do mesmo e as rocambolescas voltas que o mesmo dá. A única certeza de quem lê o livro é que o pobre Joseph K. vai ser condenado. Pois bem, a única certeza do adepto do Porto é que o resultado de um sumaríssimo vai beneficiar o benfas. Se o Pedro Emanuel contesta, decide-se em 24 horas. Se o meio cérebro contesta, decide-se quando o benfas receber o Estrela da Amadora ou jogar para a Taça. Se um portista contesta, agrava-se-lhe a pena proposta. Se o Simulão contesta, pela primeira e única vez arquiva-se o processo. Ora digam lá que Kafka não descreveu muito bem os processos sumaríssimos?
E como é de análise literária que trata este post, sempre se pode encontrar mais uma fascinante ligação entre Kafka e o prsente processo sumaríssimo do futebol pátrio. Na verdade, é conhecida a ligação entre o escritor checo e a "beat generation". Pois bem, "beat" é precisamente a especialidade (a única, acrescentaria) do meio cérebro Petit. Coincidências quase arrepiantes...



PS - É espantosa a mente retorcida dos assalariados juízes da CD da LPFP. O processo do meio cérebro só existe porque o Porto se queixou. Sim, porque eles não viram. Mas já viram, tendo sido da sua iniciativa, a vingança do Medeiros sobre o meio cérebro, no mesmo jogo...

20 comentários:

Bakero disse...

Pois eu também recomendo uma leitura: o "Golpe de estádio" do Marinho Neves...
É fantastico como ainda antes do Apito Dourado, já o funcionamento do sistema estava descrito pelo Marinho Neves, que como se sabe, levou umas valentes porradas depois de ter tido a lata de escrever o seu livro "ficcionário".
O livro explica bem como é que o Reinaldo Tel...hum perdão, a personagem Rocky Balboa tratava de garantir as vitórias do "ficcionário" clube do norte nos finais dos anos 80 e inicio dos anos 90...

dragaovenenoso disse...

Bem, se vamos pela recomendação de livros, então recomendo uma revisão sobre a história de Salazar, na qual se identifica perfeitamente o que é e quem é o clube do regime. Além disso, Salazar descreve na perfeição os anseios dos portugueses: futebol, religião e novelas. Daí ter tornado o SLB o clube do regime e ter declarado o Eusébio como instituição de interesse nacional, portanto inegociável com quem quer que fosse. Já para não falar da panóplia de histórias que há sobre roubalheira nos jogos do SLB.

O Marinho Neves ficou foi com ciúmes, porque tb queria participar nas festanças e resolveu escrever o livro, que não sei quantos exemplares vendeu e onde: provavelmente todos abaixo de Coimbra.

Azulao disse...

Caro Bakero:

Não tendo a felicidade de seres portista, presumo seres um descerebrado sarraceno, logo a recomendação do livro também foi para ti.
Quanto à tua recomendação, deixa-me que te diga,desmiolado infiel, que o portista é um consumidor ávido de boa arte. Estamos habituados a grandes jogos de futebol, a finais, a golos. O tempo apurou-nos o gosto requintado. Compreenderás então que não consumimos o tipo de lixo que recomendas. Para tal, teríamos que ser submetidos a uma lobotomia pré-frontal, de formas a termos as capacidades cognitivas reduzidas ao nível de lampião.
Sugiro desta forma que te dirijas à Cova da Moura ou a outro qualquer bairro cultural onde predomina essa espécie de sub-humano conhecida como benfiquista (também serve o tasco do Barbas)e recomendes, nos intervalos das lições sobre "A arte de bem roubar sem ser apanhado pela bófia", a tralha que bem te apetecer. Isto, claro, se tiveres a felicidade de encontrar alguém que saiba soletrar.

dragaovenenoso disse...

Esta notícia mete nojo.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=685973&idCanal=11

A Liga tem as instalações no Porto, mas quem manda é um certo grupo recreativo de Lisboa, a capital do império, e que portanto, tem uma equipa do regime, que é conhecido como Sport Lisboa e Benfica.

Os nossos jogadores vão às selecções e regressam mancos, os do clube do regime até são poupados no jogo de Quarta-feira para não se cansarem muito. Depois dizem que somos facciosos.

Anónimo disse...

Não é preciso nenhum livro, a história vergonhosa da primeira metade do seculo XX Portugues, leva essa camada de irracionais, peço desculpa, de galinhas para o seu papel pidesco e salazarento. As galinhas, em periodo negro da historia de Portugal, eram a bandeira, conjuntamente com o fado e fatima, do atraso. Facto claro, do nosso subdesenvolvimento.
Sinal desta direita racista e facista, até tinham um animal de estimação... e com penas! Cuidado com a gripe das aves!...

JC Teixeira

Bakero disse...

Foi essa a história que os vossos avôzinhos vos contaram para justificar a razão para o FCPorto ter sido uma merd@ durante 90 anos? E para justificar a razão de já o Benfica ser campeão Europeu enquanto o vosso clube ainda andava a aprender a ser campeão de Portugal? Para justificar o facto de em 1985 vocês terem o brilhante pecúlio de 5 campeonatos e 4 taças de portugal?
E será que nunca ninguem vos contou as histórias das viagens ao Brasil? Do guarda Abel e suas mílicias? Dos quinhentinhos? Do Reinaldo Teles e sua "fruta para dormir"? Do vosso presidente ser arguido do Apito Dourado?

GM disse...

Gosto do Bakero... normalmente gosto de quem me faz rir... Esta personagem é hilariante pela sua imaginação fértil, pela sua capacidade inventiva, mas acima de tudo pela sua incapacidade matemática, aliás, à imagem dessa raça sub-desenvolvida que dá pelo nome de "lampiões". Prova disso, é que o Porto, até à data referida tinha ganho um total de 10 campeonatos de Portugal (mais precisamente 4 Campeonatos e 6 títulos de campeão da Primeira Divisão). Mais, 90 anos a ser uma "merda"?Para além disso, eu não vivo de história antiga, não vivo dos louros do passado, vivo antes do presente ou passado recente, e nesse período, quantos títulos ganhou o Porto nos últimos 30 anos? Quantos ganhou o Benfica? Quantos troféus internacionais ganhou o Benfica em toda a sua história e quantos ganhou o Porto?

Bakero disse...

Então vamos lá desmistificar essa conversa que após o 25 de Abril o FCPorto tem sido avassaladoramente superior ao Benfica...
Em relação a campeonatos: o FCPorto venceu 15 nos últimos 30 anos, o Benfica venceu 11...não é uma grande vantagem, pois não?
Taças de Portugal: Salvo erro, 7 para o FCPorto, 8 para o Benfica.
Competições Europeias: 2 Taças Campeões Europeus e 1 taça uefa para o Porto, nada para o Benfica (não incluo as supertaças europeias e as taças intercontinentais que têm o seu valor, mas não são bem uma competição, né?). Mas atenção, nestes últimos 30 anos o Benfica tb chegou a 1 final da taça UEFA e 2 finais da Taça dos Campeões Europeus...infelizmente perdeu-as...
Portanto há superioridade do Porto nos últimos 30 anos, mas os números não provam essa teoria que o Benfica só vencia no tempo da ditadura, nem que o FCPorto tem ganho tudo nos últimos tempos, pois não?

GM disse...

Passemos então aos factos históricos:

Salazar subiu ao poder em 1933 e aí permaneceu até 1968.

O Benfica, nesse período, ganhou um total de 14 Títulos de Campeão Nacional. O Porto ganhou somente 5.

Após o abandono de Salazar, por doença, em 1968, o Benfica ganhou 15 títulos, sendo que 7 surgiram nos 10 anos imediatamente a seguir fruto das tendências históricas. O Porto ganhou 15 também.

Nos últimos 20 anos o Porto ganhou 12 títulos, o Benfica 5, o Sporting 2 e o Boavista 1.

Antes de 1933 o Benfica tinha ganho 2 Títulos de campeão nacional. O Porto ganhou 3, tendo ganho inclusivamente o primeiro campeonato de Portugal, sendo os outros títulos desde 1921 sido distribuídos por Carcavelinhos, Belenenses, Sporting, Marítimo e Olhanense.

GM disse...

Conclusões: o Benfica ganhou aproximadamente 70% dos seus títulos nacionais durante a ditadura de Salazar e imediatamente após a mesma, continuando a ser protegido até sensivelmente ao 25 de Abril.

O domínio do Benfica diminuiu drásticamente à medida que os anos foram passando e a ditadura foi fazendo cada vez mais parte do passado. É óbvio que os vícios e os costumes estavam fortemente instituídos na sociedade portuguesa pelo que o decréscimo deste domínio e destas influências provou ser um processo moroso.

Após o 25 de Abril, o Porto é claramente a equipa Portuguesa mais forte a nível nacional e internacional. No período da Democracia e da Igualdade de Direitos, o FC Porto é indubitavelmente o grande representante de Portugal, futebolisticamente falando.

O resto é história antiga como tinha referido anteriormente. O resto faz parte das tendências governamentais e do típico governo ditatorial, como aconteceu em Espanha com o Real Madrid. Isto são factos mais que comprovados e mais que falados, não são rumores e suspeitas ao ar lançadas e incomprovadas.

Bakero disse...

Isso não são factos porque nunca ninguém provou que a relação entre o Benfica ter ganho muitos titulos durante a ditadura se deveu ao facto de haver uma ditadura! Ou o Salazar era um grande benfiquista? Ou, verdade seja dita, a ditadura tentou encostar-se ao clube que o povo gostava, ao clube que honrava Portugal pela Europa fora? Porque o Benfica foi bicampeão Europeu e atingiu 5 finais da TCE em 8 anos...os tentáculos do Salazar também se alastravam à Europa? Querem ver que Eusébio, Coluna, Simões, Torres não eram grandes jogadores?
Mas claro que o 25 de Abril descentralizou o país, não digo que não. Por isso o Porto, o Boavista, o Braga, etc cresceram e o Benfica e o Sporting decresceram e clubes como o Oriental, o Atlético e o carcavelhinhos basicamente desapareceram...
E mais: o vosso período de domínio é transparente e claro? Não é, por isso existe o apito dourado, por isso se sabe todas as histórias sobre vocês e o vosso presidente...

Anónimo disse...

Eu não gosto de mencionar nomes ou seres...
Mas a "capacidade de analise" deste ser é deveras puritana! Contudo, gostava que me diga de quem o Vale e Azevedo foi presidente?
Esta galinha de nome, foi preso e culpado em tribunal. Não esquecer esta pequena minúcia... Para um ser com "capacidade de analise", é muito grave!

JC Teixeira

Bakero disse...

O Vale e Azevedo foi preso por roubar o Benfica. Não por corromper árbitros e desvirtuar a verdade desportiva...

dragaovenenoso disse...

Este treinador do Porto é uma merda. Não gosto que a minha equipa faça de palhaço para haver espectáculo. Se não sabe mais, que faça as malas e se ponha a andar, porque o pessoal não gosta destes espectáculos ainda por cima em casa.

Anónimo disse...

apoiado...tambem acho que ele deve é ir treinar para o circo, porque espectaculo é no circo, não foi com palhaçadas que chegámos onde chegámos nestes ultimos anos, isto é uma ofensa para nós, ainda por cima não tem palavra, é um palhacito que disse á umas semanas atras que se visse lenços brancos ia-se embora, e ontem no final do jogo quando o reporter o confrontou com isso disse que nunca tinha dito nada disso.
Falta de classe...

Raul disse...

Custa mais aos defensores de Adrianse comentar, eu como sou contra desde o inicio, não me custa nada, pois desde a pré-epoca que eu tinha visto que ele é talvez o pior treinador do mundo.
Como já tinha dito na semana passada eu seria o primeiro a mostrar lenços brancos e não fui o unico, longe disso. Mais vale tarde que nunca.

Anónimo disse...

É O LIVRO PREFERIDO DO VALE TUDO E AZEVEDO, O GENIAL INVENTOR DAS EXPRESSÕES «OS PERDEDORES» DEDICADA À LAGARTADA, E «OS REGIONAIS», ESTA ULTIMA DEDICADA AOS ANDRADES E MUITO BEM MESMO, PERFEITAS, ASSENTAM-LHES QUE NEM UMA LUVA A AMBOS!!!!!

JÁ AGORA TOMEM LÁ QUE ANDAIS ESQUECIDINHOS:

DERROTA HUMILHANTE EM CASA POR 2-0!!!

SLB SLB SLB SLB SLB

PINTO DA COSTA OLÉ, TOMA LÁ!!!!

Anónimo disse...

Hey, you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a christmas gift site/blog. It pretty much covers gift ideas for christmas related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

Roberto Iza Valdes disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Iza Roberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.