quarta-feira, 12 de outubro de 2005

O PROCESSO

O processo é um delirante e genial livro de Franz Kafka, que recomendo, num breve apontamento literário, a todos os leitores deste blog, incluindo os descerebrados sarracenos que, masoquistamente, teimam em nos visitar. Deste livro, o que mais se destaca não é a qualidade literária do mesmo, mas a espantosa antevisão, com décadas de antecedência, do que seriam os processos sumaríssimos no seio da LPFP. Assim, tal como Joseph K., os amantes do futebol em Portugal nunca sabem qual o passo seguinte do processo, os fundamentos do mesmo e as rocambolescas voltas que o mesmo dá. A única certeza de quem lê o livro é que o pobre Joseph K. vai ser condenado. Pois bem, a única certeza do adepto do Porto é que o resultado de um sumaríssimo vai beneficiar o benfas. Se o Pedro Emanuel contesta, decide-se em 24 horas. Se o meio cérebro contesta, decide-se quando o benfas receber o Estrela da Amadora ou jogar para a Taça. Se um portista contesta, agrava-se-lhe a pena proposta. Se o Simulão contesta, pela primeira e única vez arquiva-se o processo. Ora digam lá que Kafka não descreveu muito bem os processos sumaríssimos?
E como é de análise literária que trata este post, sempre se pode encontrar mais uma fascinante ligação entre Kafka e o prsente processo sumaríssimo do futebol pátrio. Na verdade, é conhecida a ligação entre o escritor checo e a "beat generation". Pois bem, "beat" é precisamente a especialidade (a única, acrescentaria) do meio cérebro Petit. Coincidências quase arrepiantes...



PS - É espantosa a mente retorcida dos assalariados juízes da CD da LPFP. O processo do meio cérebro só existe porque o Porto se queixou. Sim, porque eles não viram. Mas já viram, tendo sido da sua iniciativa, a vingança do Medeiros sobre o meio cérebro, no mesmo jogo...

19 comentários:

Bakero disse...

Pois eu também recomendo uma leitura: o "Golpe de estádio" do Marinho Neves...
É fantastico como ainda antes do Apito Dourado, já o funcionamento do sistema estava descrito pelo Marinho Neves, que como se sabe, levou umas valentes porradas depois de ter tido a lata de escrever o seu livro "ficcionário".
O livro explica bem como é que o Reinaldo Tel...hum perdão, a personagem Rocky Balboa tratava de garantir as vitórias do "ficcionário" clube do norte nos finais dos anos 80 e inicio dos anos 90...

Anónimo disse...

Bem, se vamos pela recomendação de livros, então recomendo uma revisão sobre a história de Salazar, na qual se identifica perfeitamente o que é e quem é o clube do regime. Além disso, Salazar descreve na perfeição os anseios dos portugueses: futebol, religião e novelas. Daí ter tornado o SLB o clube do regime e ter declarado o Eusébio como instituição de interesse nacional, portanto inegociável com quem quer que fosse. Já para não falar da panóplia de histórias que há sobre roubalheira nos jogos do SLB.

O Marinho Neves ficou foi com ciúmes, porque tb queria participar nas festanças e resolveu escrever o livro, que não sei quantos exemplares vendeu e onde: provavelmente todos abaixo de Coimbra.

Azulao disse...

Caro Bakero:

Não tendo a felicidade de seres portista, presumo seres um descerebrado sarraceno, logo a recomendação do livro também foi para ti.
Quanto à tua recomendação, deixa-me que te diga,desmiolado infiel, que o portista é um consumidor ávido de boa arte. Estamos habituados a grandes jogos de futebol, a finais, a golos. O tempo apurou-nos o gosto requintado. Compreenderás então que não consumimos o tipo de lixo que recomendas. Para tal, teríamos que ser submetidos a uma lobotomia pré-frontal, de formas a termos as capacidades cognitivas reduzidas ao nível de lampião.
Sugiro desta forma que te dirijas à Cova da Moura ou a outro qualquer bairro cultural onde predomina essa espécie de sub-humano conhecida como benfiquista (também serve o tasco do Barbas)e recomendes, nos intervalos das lições sobre "A arte de bem roubar sem ser apanhado pela bófia", a tralha que bem te apetecer. Isto, claro, se tiveres a felicidade de encontrar alguém que saiba soletrar.

Anónimo disse...

Esta notícia mete nojo.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=685973&idCanal=11

A Liga tem as instalações no Porto, mas quem manda é um certo grupo recreativo de Lisboa, a capital do império, e que portanto, tem uma equipa do regime, que é conhecido como Sport Lisboa e Benfica.

Os nossos jogadores vão às selecções e regressam mancos, os do clube do regime até são poupados no jogo de Quarta-feira para não se cansarem muito. Depois dizem que somos facciosos.

Anónimo disse...

Não é preciso nenhum livro, a história vergonhosa da primeira metade do seculo XX Portugues, leva essa camada de irracionais, peço desculpa, de galinhas para o seu papel pidesco e salazarento. As galinhas, em periodo negro da historia de Portugal, eram a bandeira, conjuntamente com o fado e fatima, do atraso. Facto claro, do nosso subdesenvolvimento.
Sinal desta direita racista e facista, até tinham um animal de estimação... e com penas! Cuidado com a gripe das aves!...

JC Teixeira

Bakero disse...

Foi essa a história que os vossos avôzinhos vos contaram para justificar a razão para o FCPorto ter sido uma merd@ durante 90 anos? E para justificar a razão de já o Benfica ser campeão Europeu enquanto o vosso clube ainda andava a aprender a ser campeão de Portugal? Para justificar o facto de em 1985 vocês terem o brilhante pecúlio de 5 campeonatos e 4 taças de portugal?
E será que nunca ninguem vos contou as histórias das viagens ao Brasil? Do guarda Abel e suas mílicias? Dos quinhentinhos? Do Reinaldo Teles e sua "fruta para dormir"? Do vosso presidente ser arguido do Apito Dourado?

.:GM:. disse...

Gosto do Bakero... normalmente gosto de quem me faz rir... Esta personagem é hilariante pela sua imaginação fértil, pela sua capacidade inventiva, mas acima de tudo pela sua incapacidade matemática, aliás, à imagem dessa raça sub-desenvolvida que dá pelo nome de "lampiões". Prova disso, é que o Porto, até à data referida tinha ganho um total de 10 campeonatos de Portugal (mais precisamente 4 Campeonatos e 6 títulos de campeão da Primeira Divisão). Mais, 90 anos a ser uma "merda"?Para além disso, eu não vivo de história antiga, não vivo dos louros do passado, vivo antes do presente ou passado recente, e nesse período, quantos títulos ganhou o Porto nos últimos 30 anos? Quantos ganhou o Benfica? Quantos troféus internacionais ganhou o Benfica em toda a sua história e quantos ganhou o Porto?

Bakero disse...

Então vamos lá desmistificar essa conversa que após o 25 de Abril o FCPorto tem sido avassaladoramente superior ao Benfica...
Em relação a campeonatos: o FCPorto venceu 15 nos últimos 30 anos, o Benfica venceu 11...não é uma grande vantagem, pois não?
Taças de Portugal: Salvo erro, 7 para o FCPorto, 8 para o Benfica.
Competições Europeias: 2 Taças Campeões Europeus e 1 taça uefa para o Porto, nada para o Benfica (não incluo as supertaças europeias e as taças intercontinentais que têm o seu valor, mas não são bem uma competição, né?). Mas atenção, nestes últimos 30 anos o Benfica tb chegou a 1 final da taça UEFA e 2 finais da Taça dos Campeões Europeus...infelizmente perdeu-as...
Portanto há superioridade do Porto nos últimos 30 anos, mas os números não provam essa teoria que o Benfica só vencia no tempo da ditadura, nem que o FCPorto tem ganho tudo nos últimos tempos, pois não?

.:GM:. disse...

Passemos então aos factos históricos:

Salazar subiu ao poder em 1933 e aí permaneceu até 1968.

O Benfica, nesse período, ganhou um total de 14 Títulos de Campeão Nacional. O Porto ganhou somente 5.

Após o abandono de Salazar, por doença, em 1968, o Benfica ganhou 15 títulos, sendo que 7 surgiram nos 10 anos imediatamente a seguir fruto das tendências históricas. O Porto ganhou 15 também.

Nos últimos 20 anos o Porto ganhou 12 títulos, o Benfica 5, o Sporting 2 e o Boavista 1.

Antes de 1933 o Benfica tinha ganho 2 Títulos de campeão nacional. O Porto ganhou 3, tendo ganho inclusivamente o primeiro campeonato de Portugal, sendo os outros títulos desde 1921 sido distribuídos por Carcavelinhos, Belenenses, Sporting, Marítimo e Olhanense.

.:GM:. disse...

Conclusões: o Benfica ganhou aproximadamente 70% dos seus títulos nacionais durante a ditadura de Salazar e imediatamente após a mesma, continuando a ser protegido até sensivelmente ao 25 de Abril.

O domínio do Benfica diminuiu drásticamente à medida que os anos foram passando e a ditadura foi fazendo cada vez mais parte do passado. É óbvio que os vícios e os costumes estavam fortemente instituídos na sociedade portuguesa pelo que o decréscimo deste domínio e destas influências provou ser um processo moroso.

Após o 25 de Abril, o Porto é claramente a equipa Portuguesa mais forte a nível nacional e internacional. No período da Democracia e da Igualdade de Direitos, o FC Porto é indubitavelmente o grande representante de Portugal, futebolisticamente falando.

O resto é história antiga como tinha referido anteriormente. O resto faz parte das tendências governamentais e do típico governo ditatorial, como aconteceu em Espanha com o Real Madrid. Isto são factos mais que comprovados e mais que falados, não são rumores e suspeitas ao ar lançadas e incomprovadas.

Bakero disse...

Isso não são factos porque nunca ninguém provou que a relação entre o Benfica ter ganho muitos titulos durante a ditadura se deveu ao facto de haver uma ditadura! Ou o Salazar era um grande benfiquista? Ou, verdade seja dita, a ditadura tentou encostar-se ao clube que o povo gostava, ao clube que honrava Portugal pela Europa fora? Porque o Benfica foi bicampeão Europeu e atingiu 5 finais da TCE em 8 anos...os tentáculos do Salazar também se alastravam à Europa? Querem ver que Eusébio, Coluna, Simões, Torres não eram grandes jogadores?
Mas claro que o 25 de Abril descentralizou o país, não digo que não. Por isso o Porto, o Boavista, o Braga, etc cresceram e o Benfica e o Sporting decresceram e clubes como o Oriental, o Atlético e o carcavelhinhos basicamente desapareceram...
E mais: o vosso período de domínio é transparente e claro? Não é, por isso existe o apito dourado, por isso se sabe todas as histórias sobre vocês e o vosso presidente...

Anónimo disse...

Eu não gosto de mencionar nomes ou seres...
Mas a "capacidade de analise" deste ser é deveras puritana! Contudo, gostava que me diga de quem o Vale e Azevedo foi presidente?
Esta galinha de nome, foi preso e culpado em tribunal. Não esquecer esta pequena minúcia... Para um ser com "capacidade de analise", é muito grave!

JC Teixeira

Bakero disse...

O Vale e Azevedo foi preso por roubar o Benfica. Não por corromper árbitros e desvirtuar a verdade desportiva...

Anónimo disse...

Este treinador do Porto é uma merda. Não gosto que a minha equipa faça de palhaço para haver espectáculo. Se não sabe mais, que faça as malas e se ponha a andar, porque o pessoal não gosta destes espectáculos ainda por cima em casa.

Anónimo disse...

apoiado...tambem acho que ele deve é ir treinar para o circo, porque espectaculo é no circo, não foi com palhaçadas que chegámos onde chegámos nestes ultimos anos, isto é uma ofensa para nós, ainda por cima não tem palavra, é um palhacito que disse á umas semanas atras que se visse lenços brancos ia-se embora, e ontem no final do jogo quando o reporter o confrontou com isso disse que nunca tinha dito nada disso.
Falta de classe...

Anónimo disse...

Custa mais aos defensores de Adrianse comentar, eu como sou contra desde o inicio, não me custa nada, pois desde a pré-epoca que eu tinha visto que ele é talvez o pior treinador do mundo.
Como já tinha dito na semana passada eu seria o primeiro a mostrar lenços brancos e não fui o unico, longe disso. Mais vale tarde que nunca.

Anónimo disse...

É O LIVRO PREFERIDO DO VALE TUDO E AZEVEDO, O GENIAL INVENTOR DAS EXPRESSÕES «OS PERDEDORES» DEDICADA À LAGARTADA, E «OS REGIONAIS», ESTA ULTIMA DEDICADA AOS ANDRADES E MUITO BEM MESMO, PERFEITAS, ASSENTAM-LHES QUE NEM UMA LUVA A AMBOS!!!!!

JÁ AGORA TOMEM LÁ QUE ANDAIS ESQUECIDINHOS:

DERROTA HUMILHANTE EM CASA POR 2-0!!!

SLB SLB SLB SLB SLB

PINTO DA COSTA OLÉ, TOMA LÁ!!!!

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.