quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Plantel 2011-12 - Fechado!



Acabou a brincadeira, pelo menos este ano. Agora, novidades só em Janeiro de 2012.

Como diz hoje Antero Henrique, o reforço de última hora foi mesmo Palito que acabou por ficar, tendo o FC Porto vencido o braço de ferro com o Chelsea. Falta ver qual será o rendimento desportivo do atleta...

Não houve ponta de lança novo, apesar dos insistentes rumores dos jornais sobre possíveis vindas de Stracqualursi, Funes Mori, Wagner Love ou Bendtner. Ninguém veio, pelo que desconfio que o ponta de lança nos próximos tempos será Hulk, já que Kléber mostra-se ainda um pouco verde. Aliás, com a "não" venda de Cebola, neste momento há uma dose de boa extremos (Varela, Cebola, James, Djalma) que permite libertar Hulk para outros terrenos. Veremos nos próximos tempos se terei razão nesta ideia.

No restante, apenas mais alguns acertos: Beto ficou, tal como Cebola e Walter. Orlando Sá foi vendido definitivamente, mas nem no site do FC Porto nem na CMVM há neste momento nenhuma noticia sobre os valores do negócio - apesar do site do Fulham dizer que foi uma transferência livre! Estranho...

Miguel Lopes ficou e agora para ser inscrito tem de ser libertado do seu contrato, pelo que ou passa meia época a treinar à espera até poder ser colocado em Janeiro, ou Vítor Pereira o repesca para o plantel ou, o que se calhar vai acontecer, o FC Porto vai ceder gratuitamente maihttp://www.blogger.com/img/blank.gifs um jogador...

Tiago Ferreira julgo que tem mais um ano de junior a cumprir.

Segundo o site do FC Porto, o plantel desta época é o seguinte:

1. Helton
31. Bracali
41. Kadu

4. Maicon
5. Palito
13. Fucile
14. Rolando
15. Rafa
21. Sapunaru
22. Mangala
26. Alex Sandro
30. Otamendi
. Danilo (só em Janeiro)

6. Guarin
7. Belluschi
8. Moutinho
23. Souza
25. Fernando
35. Defour

10. Cebola
11. Kleber
12. Hulk
17. Varela
18. Walter
19. James
20. Djalma
27. Iturbe




São 27 jogadores, 23 de campo e 4 guarda-redes, mais Danilo para chegar em Janeiro.

Saídas: Mariano Gonzalez (fim de contrato), Kelvin (emprestado ao Rio Ave), Sereno (emprestado ao Colónia), David (emprestado ao Trofense), Atsu (emprestado ao Rio Ave), Castro (emprestado ao Gijon), Falcao e Ruben Micael (Atletico Madrid), Sérgio Oliveira (Mechelen), Kiezesk (Roda), David Addy (Grécia), Orlando Sá (Fulham).

Vendas: 60M Euros [AVB (15M Euros, Chelsea), Falcao (40M Euros, Atletico Madrid) e Ruben Micael (5M Euros, Atletico Madrid), Fulham (0, Fulham)]
Compras: 42,5M Euros [Bracali (Nacional), Kleber e Djalma (Marítimo), Alex Sandro e Danilo (Santos), Iturbe (Cerro Porteño), Kelvin (Cruzeiro), Mangala e Defour (S.Liége)]

E é com este grupo que Vítor Pereira vai enfrentar os próximos meses de inicio de época. Para ganhar, como sempre! Porque somos Porto, a ganhar desde 1893...

NOTA - Afinal, ainda não estava fechada, Beto ainda foi transferido por empréstimo para o Cluj do nosso Jorge Costa, por uma época. Editado a 10.9.2011.

1 comentário:

Dragus Invictus disse...

Boa noite,

O mercado fechou, muitos de nós estávamos à espera da contratação de um avançado para o lugar de Falcao. Mas a vir tinha de ser um de qualidade, que de caras entrasse no onze.

Apesar de Pinto da Costa dizer que não precisava de substituto para o R9, o clube talvez tenha mesmo procurado mais uma solução de ataque, mas possivelmente as alternativas qualidade/preço não seriam as desejáveis.

Falcao saiu numa altura em que mercado estava a "mexer".
Nessa fase haviam mais opções de escolha, mas talvez pelo atraso do pagamento de Falcao e Ruben, não terá havido capacidade financeira para comprar Damião ... sim porque os outros não passaram de especulações.
Love já havia sido abordado, ainda Falcao estava no Porto.

O clube também tinha uma situação complicada para gerir, pois além de termos demasiados extra-comunitários e termos obrigatoriamente de colocar Walter para outro extra-comunitário entrar, sabe-se que Walter que na pré-época tinha pleno apoio do mister, está a viver um drama. A sua filha nasceu prematura, chegou a correr perigo de vida, e o atleta tem andado num vai e vem hospital - treino. Para piorar Walter teve uma pequena lesão.

Ora, sabemos como o nosso clube trata os atletas. Pinto da Costa nunca iria mandar o rapaz embora sem estabilidade.
O mesmo acontece com Rafa que estando a recuperar de uma lesão gravíssima que se calhar o irá impedir de voltar a ser o que era, também acabou por ficar.

Ruben foi apanhado quando Pinto da Costa puxou o tapete a Jorge Mendes, que assim deixou de ter qualquer atleta por si representado no nosso clube. Falcao mudou muito desde a renovação até às polémicas declarações.Cheira-me que houve dedo de Jorge Mendes.
Na selecção nacional, se não se põem a pau, ele vai minar aquilo. Ricardo Carvalho, um profissional exemplar não ia abandonar a selecção só porque ia ficar no banco um jogo. Esta é uma história incompleta.

De positivo deste fecho de mercado, temos o facto de Guarin e Alvaro permanecerem, e penso que vão ser empenhados e sérios na defesa da camisola.
Também de positivo temos o facto de nos termos livrado de muitos "monos", jogadores que jamais se afirmariam no clube.

Tive pena pelo empréstimo de Castro e Sérgio Oliveira, bem como como me entristece só ver 4 portugueses (Rafa incluído) no plantel.

Positiva também a inscrição do jovem goleador francês, Thibaut Vion, que havia sido contratado em Junho.

Vamos ter confiança no nosso mister, e contamos com os que cá estão, que terão o apoio da nação portista.

Somos Porto!

Abraço

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com