segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Jogo 9 - FC Porto, 2 x SLB, 2



E aconteceu. Desde os tempos de Jesualdo que não tinhamos dois jogos seguidos sem ganhar. À 6ª jornada, depois de empatar na Vila da Feira, voltamos a empatar o jogo em casa com os lampiões.

É assim que se perdem campeonatos, já o disse na semana passada, a desperdiçar pontos com adversários mais fracos...

O FC Porto entrou com a melhor equipa (possível) e dominou absolutamente a primeira parte. Os números de jogo não mentem: 60% de posse de bola, 2 faltas cometidas para 16 sofridas, 1 remate sofrido para 12 efectuados, 3 cantos contra zero. O resultado de 1-0 foi apenas lisonjeiro, pecou por defeito.

Verdade seja dita: o árbitro, apesar de tendencioso e proteger os lampiões, não foi influente ao ponto de se dizer que o empate se deve a ele - tenho para mim que foi mais por falta de objectividade e qualidade do FC Porto que por qualquer outro motivo. Mas também temos de ver que Artur acabou o jogo imaculado disciplinarmente e na primeira parte poderia ter sido expulso - quer directamente quando levantou os pés com os pitões ao Guarin (se o árbitro considerasse "conduta violenta") ou pelo menos com o amarelo por "imprudência" (ver Lei 12 das Leis do Futebol em "Negligência, imprudência, força excessiva") e se tivesse visto o amarelo mais do que merecido pelo tempo que perdeu até ao golo do FC Porto aos 37 minutos (mais coisa, menos coisa, demorou quase 4 minutos a marcar os pontapés de baliza, cerca de 30 a 40 segundos por norma).

A segunda parte começou muito mal. Uma entrada amorfa, sem velocidade. Guarin estava cansado, Hulk ajudava cada vez menos e perdia e perdia-se cada vez mais em campo. As substituições deveriam ter ocorrido mais cedo, de forma a segurar o jogo com pulmão e não com passividade como foi a opção. Os lampiões, com o lançamento de duas galinholas frescas, conseguiram a recuperação. O FC Porto, atingido na dignidade, voltou ao comando, mas depois as pernas não ajudaram e o empate aconteceu como todos estavam a ver que ia acontecer.

A saída de Kléber, se foi por lesão, compreende-se. Mas temo que isso seja uma "história"... porque nem o vi pedir para sair (como vi pedir o Sapunaru quando entrou o Djalma para o seu lugar contra o Shaktar) nem me pareceu que estivesse a mancar ou agarrado a alguma perna. Começo a acreditar, isso sim, que há vacas sagradas no plantel...

Enfim, que na 4ª voltemos ao percurso habitual, é tudo o que peço e desejo - ganhar! E temos de recuperar no campeonato o tempo perdido nestas 2 jornadas...

FICHA DE JOGO

FC Porto-Benfica, 2-2
Liga 2011/12, 6.ª jornada
23 de Setembro de 2011
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 49.511 espectadores

Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: Bertino Miranda e José Ramalho
Quarto árbitro: Rui Costa

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Kléber e Varela
Substituições: Guarín por Belluschi (77m), Kléber por Rodríguez (80m) e Varela por Walter (86m)
Não utilizados: Bracalli, Maicon, Souza e Defour
Treinador: Vítor Pereira

BENFICA: Artur; Maxi Pereira, Luisão «cap.», Garay e Emerson; Javi Garcia e Witsel; Nolito, Aimar e Gaitán; Cardozo
Substituições: Nolito por Bruno César (69m), Aimar por Saviola (69m) e Cardozo por Matic (90+1m)
Não utilizados: Eduardo, Rúben Amorim, Rodrigo e Jardel
Treinador: Jorge Jesus

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Kléber (37m), Cardozo (47m), Otamendi (51m), Gaitán (82m)
Disciplina: cartão amarelo a Otamendi (9m), Luisão (40m), Javi Garcia (40m), Fucile (43m), Cardozo (43m), Alvaro (57m), Kléber (77m), Fernando (78m), Bruno César (89m) e João Moutinho (90+2m)

Ponto de Situação

6 vitórias, 2 empates, 1 derrota
18 golos marcados, 9 golos sofridos

1 comentário:

Filipe Araújo disse...

Já que o seu post foi bastante correcto, para portista, devo referir que sim, concordo que o artur não deveria ter feito aquele gesto, mas daí a ser expulso. Mas pela mesma ordem de ideias, também perceberá porque digo que o fucile deveria ter sido expulso, pelas duas simulações claras de agressão. Se quiser ser honesto, aceitará que houve várias simulações de agressão de jogadores portistas, e ainda, uma simulação de penalti, todas elas bem julgadas pelo árbitro jorge sousa (ex SD), mas sem nenhum dos jogadores levar o respectivo amarelo. Por isso, não percebo porque diz que o árbitro protegeu o Benfica.

No entanto, e apesar de achar que nós fomos mais prejudicados, não consigo ver um prejuízo/benefício significativo para todo aquele alarido do VP.

Cumps