terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

David Addy



Mais uma aposta para defesa esquerdo da equipa (a enésima nos últimos anos) e que espero não significar a saída do Alvaro Pereira no final da época.

Veremos o que vale o jovem de 19 anos oriundo do Gana (uma das maiores potencias do futebol africano) e campeão do mundo sub-20, que estava já a jogar na Europa, mas na fraca liga dinamarquesa.

A breve entrevista que deu ao site do FC Porto dá algumas indicações interessantes: humildade e sentido de excelente oportunidade que lhe bateu à porta. Tomara que não se deslumbre...

Em relação às entradas e saídas, tenho alguns comentários a fazer:
* Sapunaru - era esperada a saída depois dos incidentes do túnel (somados ao do avião na selecção) e não me admirei do empréstimo até ao final da época. O Miguel Lopes é boa alternativa ao romeno, defende tão bem como ele e ataca melhor.
* Ruben Micael - tem todas as condições para ser o novo "maestro" da equipa. E a equipa precisa de um jogador como ele. Bem contratado, espero que corresponda ao que tanto esperamos dele.
* David Addy - não esperava que entrasse nenhum defesa esquerdo, mas se não foi caro pode vir a ser um bom negócio desportivo e financeiro, vamos aguardar para ver.
* Prediguer - o segundo trinco consecutivo argentino que não vinga, não sei se no Dragão se com o treinador. Aliás, médios que não servem para o Jesualdo e que depois fazem sucesso são alguns, os mais recentes o Ibson (transferido por uns milhões no inicio da época para o CSKA depois de ter sido um dos melhores do Brasileirão) e o Bollati (que chegou à Selecção, foi um dos melhores do campeonato argentino e transferido agora para a Fiorentina) pelo que já não sei o que pensar se daqui a uns meses este médio mostrar credenciais ao serviço do seu novo clube. Mas era tambem expectável que saísse e pensei que viesse alguem para o seu lugar.

Tambem fiquei surpreendido por Hulk ter ficado. Pensei que acabasse emprestado a algum clube até ao final da época, de forma a rodar e até poder ser chamado à selecção que vamos defrontar na África do Sul. Chegou a falar-se do Inter e mesmo que não fosse nenhum "colosso" do futebol europeu, um clube de meio da tabela poderia ser interessante para ver o rendimento dele noutra liga. Assim, o risco de pagar ordenados a um jogador que só em Agosto deve volar aos relvados - com sorte... - é enorme: parece-me um mau negócio desportivo e financeiro manter o Hulk aqui nesta altura. Ou então será que estão a aguardar o castigo para ver até onde se estende e depois, se for caso disso, ele vai dar uma perninha para um clube do Brasil até Junho?

Tambem fiquei surpreendido por não entrar nenhum trinco. Pelo que vimos nos últimos jogos, parece que o Jesualdo descobriu no Tomás Costa o substituto do Fernando. Na minha opinião, cumpre mas não serve: é mais fraco que o Fernando e por isso não o estimula a melhorar e procurar ultrapassar-se, pelo que veremos mais do mesmo, isto é, um Fernando que no último ano piorou as suas prestações e um Tomás Costa trapalhão e pastelão.

Ultima preocupação: que se passa com o Bruno Alves? Será que ia ser vendido e por isso preservado neste jogo (depois de cumprir castigo no de sábado passado)? Espero que não haja mais histórias aqui tambem, o plantel precisa de estabilidade emocional para atacar estes ultimos 4 meses (Fevereiro, Março, Abril e Maio) com toda a força e recuperar a liderança do campeonato - e este mês é quase fundamental, com jogo contra o Braga e a primeira mão da LCE e terminando num novo jogo contra os lagartos a 28. União do plantel e concentração total nos objectivos e não dispersar atenções em castigos da Liga sobre o Hulk e questiunculas de balneário...

1 comentário:

Anónimo disse...

Jesualdo Ferreira abordou na sala de imprensa, no final do encontro com o Sporting para a Taça de Portugal, os castigos aplicados a Vandinho e Mossoró, do Sporting de Braga, na sequência de incidentes no túnel do Municipal bracarense durante o jogo com o Benfica para o campeonato.

«É para rir? O Mossoró vai ficar três jogos de fora, mas curiosamente joga com o F.C. Porto. É, com certeza, uma coincidência. Os jogadores do Sp. Braga que foram agora castigados, estiveram a jogar durante dois meses. Os do F.C. Porto não podem dar o seu contributo à equipa. Mas eu não queria falar dos túneis, porque os jogos ganham-se no campo», resumiu o técnico dos dragões, não adiantando mais nada sobre o tema
___________

Grande Professor!!!