quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

(a)final

Há a musica do "afinal havia outra". Mas ontem a música teve uma letra diferente. Afinal havia uma braçadeira com super-poderes, qual amendoim do Superpateta... literalmente!



De facto, o Mariano a que nos habituamos é um "Pateta": trapalhão, complicado, toma normalmente a pior opção que deve em cada lance. Foi assim ontem durante 60 minutos. Até que o "amendoim" saiu da cartola do treinador, ao tirar o Bruno Alves por lesão e passar-lhe a braçadeira de capitão. Nesse momento, o homem transfigura-se e começa a jogar bem, a fazer passes acutilantes e boas investidas no ataque, ora à esquerda, ora à direita até marcar um golão com o pé esquerdo. Depois de hoje e do jogo dos lagartos, acho que vou criar um grupo no FaceBook intitulado "Uma braçadeira de Capitão para o Mariano Gonzalez!"...

Em relação ao jogo, começou fraco com um sistema estranho (Mariano a 2º ponta de lança num 442?) mas o Pedro "do Gel" Proença conseguiu ver um fora de jogo onde mais ninguém viu no estádio (tambem não eram muitos) ou na TV e lá influenciou o resultado nesse sentido. Porque com esse golo o jogo seria diferente. Assim, aconteceu o que eu previa ontem: o aprendiz de feiticeiro André Villas Boas deu uma lição de bola ao bruxo-mestre Jesualdo e quase fazia a surpresa de nos eleminar (bastava que o palhaço de vermelho marcasse um pénalti que ainda estou para saber como não marcou, talvez lhe tenha faltado o folego para apitar, apesar de não o ser teve uma perfeita encenação para passar por uma falta) e continuo na minha: na próxima época, ou Domingos ou André!

De resto, espero não termos perdido o Bruno Alves alguns jogos mas em compensação "ganhamos" o NAC que, actuando pela primeira vez esta época no seu lugar de central, mostrou argumentos e não se mostrou inferior a qualquer um dos outros concorrentes (Maicon e Rolando), quanto a mim. O Miguel Lopes está a evoluir bem e julgo que será ele a compensar uma eventual saída do Fucile após o Mundial se isso acontecer, acho que ele vai lá - pelo menos, gosto mais dele que do Sapunaru.

O homem do momento continua a ser o madeirense Ruben Micael que depois de entrar organizou a equipa que até então, sob a batuta do Valeri, estava perdida em campo. Mais uma oportunidade perdida do argentino, mais uma vez demonstrou o falhanço da sua contratação - mais caro que o madeirense e não pega, este pegou de estaca...

E por isso, agora, a final que todos queremos a 20 de Março.

E agora, sábado o Leixões. Para ganhar, não pode ser de outra maneira, esperando por mais umas escorregadelas dos que vão (ainda) à nossa frente...

9 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Considero que o FC Porto acabou por ser feliz, tendo em conta naturalmente, o facto de mais uma vez, ter lutado não só contra um valoroso e aguerrido adversário, mas também contra as arbitrariedades da equipa da Apaf.

O jogo teve duas fases distintas, a antes de Rúben e a depois de Ruben.

Na primeira fase poucas foram as exibições positivas, depois quase todos cresceram.

Até o Mariano, jogador que decididamente não me cai no goto, explodiu e marcou um belíssimo golo.

Acho que o segredo está na braçadeira! Já havia sido assim no jogo da Taça de Portugal, onde também fez um golo portentoso.

Ontem quando recebeu a braçadeira de capitão, transformou-se num jogador de futebol!

Sr. Professor, que Mariano seja sempre o capitão!

Um abraço

Anónimo disse...

Túnel da Luz:

Sindicato critica silêncio do presidente da Liga

Evangelista fala em «danos graves no futebol português»

O presidente do Sindicato de Jogadores criticou nesta quinta-feira o silêncio do presidente da Liga, relativamente ao caso do túnel da Luz, que resultou (para já) em suspensões preventivas de Hulk e Sapunaru, jogadores do F.C. Porto.

«Acho que o presidente da Liga é inteligente, compreende esta mensagem e acho que lhe ficava bem pronunciar sobre o assunto. No futebol português, estamos habituados ao silêncio de alguns dirigentes sobre temas nucleares», disse Joaquim Evangelista, citado pela agência Lusa.

O líder do Sindicato defende que a morosidade do processo «está a causar danos graves no futebol português, numa altura em que a crispação é tão grande». «Foi ele próprio (Hermínio Loureiro) que no início do mandato como presidente da Liga disse que o que mais importava era os jogadores, os treinadores e os árbitros. Neste caso, tem que se lembrar dos jogadores», acrescentou Evangelista.
in Maisfutebol

__________

Só agora ?!

Tão Frouxo ?!

Anónimo disse...

O ex/arbitro José LEIRÓS no JN, considera que ficaram por marcar DUAS GRANDES PENALIDADES a favor do FCP (ambas sobre MICAEL).

Ainda bem pois já estava a pensar que estava senil e não conhecia as regras...

Anónimo disse...

HULK, vai para o 13º jogo de castigo nem Pepe, que não foi provocado e foi brutal com o adversário no chão....

E que falta nos faz este jogador.

Anónimo disse...

Fiqueicom a sensação que estamos a construir OUTRA GRANDE EQUIPA, apesar do empate/paixão.

Anónimo disse...

Braga no Dragão para ser campeão!!!!!!!!!!!!

BRAGAAAAAAAA!!!

António Pista disse...

E lá serão goleados, metal Orlandos Sás e Rubens Micaeis que levam para cima de 6!


http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Anónimo disse...

1. Cenas do último episódio: os assistentes de recinto desportivo têm algo a ver com o que ocorre na zona de ligação - balneários/campo, inscreve-se nas suas funções, como legalmente estabelecidas, assegurar a segurança numa zona onde não há - por princípio - espectadores? Inclinamo-nos a responder pela negativa.

2. Prossigamos a nossa saga sempre sem seguranças e com dúvidas.

3. Vejamos se o Regulamento de Competições (RC) da LPFP diz algo sobre os assistentes de recinto desportivo. No artigo 18.º, afirma-se que compete aos clubes, na qualidade de visitados, assegurar a manutenção da ordem e disciplina dentro dos seus recintos desportivos, antes, durante e após os jogos neles realizados, mediante policiamento e vigilância adequados. De seguida, adita-se que, sem prejuízo das competências das forças de segurança, as tarefas de controlo de acesso, vigilância, acompanhamento e distribuição de espectadores pelos diversos sectores podem ser exercidas por assistentes contratados pelos clubes visitados ou considerados como tal. Espectadores é, também aqui, como na lei, a palavra-chave. Onde não haja espectadores parece não haver necessidade de assistentes desportivos.

4. Isso mesmo é de alguma forma confirmado pelo artigo 20.º do RC, que estipula quem, durante o tempo regulamentar, (só) pode entrar e permanecer na zona entre as linhas exteriores do terreno de jogo e as vedações e na área de ligação entre o campo e os balneários. Ora, no elenco das pessoas aí referidas, que vão desde o delegado da Liga até aos funcionários de apoio às acções de promocionais dos patrocinadores da Liga, passando, entre outros, pelos delegados ao jogo, médicos, massagistas, treinadores, jogadores suplentes e fotógrafos da imprensa, não há referência aos assistentes de recinto desportivo. Todavia, o artigo é bem claro (dir-se-ia em contraposição) em prever a presença dos agentes das forças de segurança. E, espero que aqui ninguém tenha dúvidas, uma coisa são as forças de segurança, outra, bem diferente, são os assistentes de recinto desportivo.

5. Ou seja, no final do episódio de hoje, julga-se que também o RC da LPFP não determina, nem mesmo parece admitir, a presença de assistentes de recinto desportivo nos "túneis".
JOSE MEIRIM in PUBLICO


OU seja stewards não são agentes desportivos e a pena de Hulk e Sapunaru não deve exceder os 4 Jogos.

Anónimo disse...

pista isso é nome de gente ?!