sábado, 7 de novembro de 2009

A frase do dia

É de Rui Oliveira e Costa, famoso por falhar sondagens políticas e por ser xuxa e ainda lagarto, no jornal Público de hoje. Um falhado, por isso mesmo, mas ainda assim num momento único e irrepetível conseguiu dizer algo acertado uma vez na vida!

"O S******g dominou no tempo em que o futebol era um desporto, o B*****a quando passou a ser profissional e o FC Porto quando passou a ser uma indústria"


E é verdade. Nos últimos 50 anos, o SCP venceu 8 campeonatos, nas palavras do tranquilamente ex-treinador. Os lampiões nos últimos 30 terão vencido outros tantos, pouco mais ou menos, não sei o número certo nem me apetece ir contabilizar. E o FC Porto nos últimos 25 venceu 18, sendo que vai em 4 consecutivos, neste momento onde a especialização e industrialização do futebol é uma realidade incontornável na Europa e apenas para alguns em Portugal. Aliás, veja-se que este ano o FC Porto vendeu vários dos seus "quadros" formados internamente, sem quase terem passado pelo plantel principal, por preços muito interessantes - a industrialização é isto mesmo, produzir em quantidade para venda, não fazemos produção de subsistência como os lagartos.

E é exactamente por isso que vencemos mais que os outros, por mais dor de cotovelo (ou de cornos, como queiram) que isso provoque. A realidade está aí nas insuspeitas palavras de um mouro adversário.

2 comentários:

sts disse...

A observação do idiota é errada. Só há industria desde a 2ª metade da década de 90, mais ou menos 13/14 anos, e profissional já o era há 40 anos.

Pavão disse...

Cá está, não é assim tão errada quanto isso: 40 anos foram os anos 60 que foi quando o benfas começou a dominar, até aos 50 eram os lagartos. E só há cerca de 20 anos, mas mais propriamente desde os anos 90, é que o FC Porto se impos, os anos 80 foram divididos com o benfas e até os lagartos no principio dessa decada.

A afirmação está bastante interessante, para mim, e é muito aproximada da realidade futebolistica portuguesa.