terça-feira, 10 de novembro de 2009

A CONSTATAÇÃO DA ÚLTIMA TEIMOSIA DO SR. FERREIRA

"Três derrotas, zero golos, sempre sem Belluschi
JOSÉ MANUEL RIBEIRO

Esta época, houve duas versões básicas do FC Porto. Uma anterior e outra posterior ao jogo com o Chelsea para a Liga dos Campeões. Uma que ganhava e convencia, outra que perde e desconvence. A primeira com Belluschi, a segunda com todos menos ele. A partir da derrota em Londres, uma discordância entre Jesualdo Ferreira e os críticos, sobre o argentino, que só pode ser coincidência. Um profissional tricampeão não transportaria birras com jornalistas e comentadores - ou jogadores, eventualmente - para dentro do relvado.

Posta de lado essa hipótese tão, tão, tão absurda, mantém-se o facto. Três derrotas, zero golos, três jogos sem Belluschi. Nada que chegue para construir uma teoria honesta, porque - como alguém me lembrou recentemente - que maneira temos de saber o que sucederia com ele em campo? Mais uma ou duas derrotas nestas circunstâncias e talvez a estatística ajude ao debate, mas por agora nem o futebol miserável que o FC Porto vem jogando convictamente desde que abandonou o primeiro onze - com Belluschi - serve de argumento: o miserável de uns é a equipa "em crescimento" de outros.

Para o caso, muito improvável, de estar enganado sobre as birras do professor, aqui fica adiantado um duplamente inútil pedido de desculpas aos portistas. Se por um lado, a discordância em simultâneo com a mudança de rumo tem de ser coincidência, por outro não poderia haver perdão para quem contribuísse, nem que fosse por via indirecta, para o nível de indigência com que o FC Porto ontem lavrou os Barreiros."

Em "O Jogo".

2 comentários:

Anónimo disse...

Todos os jogos em casa, lá faço a minha caminhada em direcção ao estádio, mas ultimamente a vontade é cada vez menor. Acho que ainda vou porque a determinada altura sinto-me na obrigação de usufruir do dinheiro que gasto todos os anos no Dragon Seat. E a razão desta desmotivação nem são tanto as derrotas, afinal é futebol, mas o triste espectaculo que me vão proporcionar. Sem emoção, sem velocidade, sem vontade, sem jogadas ao nivel que se impoe a uma equipa da 1ª divisão. Saio de lá sempre chateado e ainda pago por cima... fantástico !!

Perante o desastre que está a ser o rendimento do nosso clube neste campeonato nacional, todos tentamos tirar algumas conclusões na esperança que alguma coisa mude. Porém, acho que vai ser muito dificil uma mudança ainda este ano, porque para mim o problema reside muito para além do treinador ou da motivação (falta dela) dos jogadores. Na realidade se analisarmos a transição desta época, concluimos que os lugares deixados em aberto não foram culmatados por elementos com a mesma qualidade; Cissoko = Alvaro Pereira; Lucho Gonzalez= Beluschi; Lizandro Lopez = Falcão. Em qualquer um dos casos o rendimento actual das entradas chega perto do valor das saídas. Estarão em fase de adaptação ? Será dificil.. a ver vamos.
Mas para além deste facto, temos ainda todos os outros reforços que chegaram, nomeadamente para o meio campo: Prediger; Valeri, cujo valor para serem alternativa à primeira linha, também é dúbio.
Nao adianta enumerar o resto das entradas, porque esses não jogam, nem servem para criar alguma competitividade dentro da equipa na luta pelos lugares. Salvou-se de todas as entradas uma lufada de ar fresco, com um jovem cheio de vontade, Varela.

Resumindo, quer-me parecer que o FCPORTO, desta vez comprou nomes de saldos, com preços de craques. Em cima da hora, foi ao mercado de uma forma pouco estudada e atrevo-me atabalhoada para buscar solucções para as saídas.

Não adianta o dinheiro recebido, se não apresentarmos resultados no campeonato, com a máquina pesada que temos, vamos ao fundo em pouco tempo.

E concluo porque já vai longo, sem rapaziada com valor e empenho, não iremos conseguir resultados nem bom futebol.

Saudações Portistas

Anónimo disse...

O Porto deixou já o ano passado sair jogadores importantes e não contratou à devida altura... Mas disfarçou... Este ano com a saida dos 2 melhores jogadores (Lucho e Licha) não conseguimos repor a qualidade... Assim temos no plantel jogadores tão fracos como Mariano, Guarin, Tomaz Costa, Sapunaru...

O pior é que estão cá há mais que uma época e mesmo não convencendo ficaram!!!!!

E sinceramente, o Bellushi ainda não convenceu assim tanto, comparado com o Lucho, vale mto menos!...

Isto, não falando no Valeri... que desilusão!

Só o Falcão, das aquisições novas, convence!... Mto pouco e menos 1 penta!...

Rui Jorge