quinta-feira, 19 de junho de 2008

A FORMIGA TEM CATARRO?

A máscara caiu à Direcção do Vitória de Guimarães. Até agora, tal clube tinha tido uma postura política e moralmente correcta, distanciando-se das manobras sujas de secretaria da agremiação da 2ª circular. Os seus dirigentes, inclusivamente, declararam à comunicação social que aguardavam serenamente o desfecho do processo uefeiro, sendo que consideravam mau para o futebol português que o Porto fosse excluído, já que tinha sido campeão indiscutível. Pedro Xavier, um histórico do clube, manifestou até publicamente a satisfação pela admissão portista, dizendo que não gostava de vitórias de secretaria.
Todavia, hoje ficámos a saber que, afinal, o comportamento dos seus dirigentes é ainda mais execrável que o dos sarracenos, por incrível que pareça. Afinal, estavam convencidos que tinham, sem o merecer, 6 milhões no papo e que iam abater o passivo às custas do tri-campeão, de quem, aliás, tinham levado uma goleada histórica em casa. Como abutres, esperaram que os infiéis fizessem o seu trabalho sujo e levassem com a ignomínia toda em cima. Paralelamente, mostravam-se publicamente desinteressados e manifestavam até solidariedade a quem queriam apunhalar pelas costas. Se as manobras dos seus novos amigos resultassem, eles seriam os principais beneficiados e continuariam a ser "uns gajos porreiros", e os outros seriam os sacanas. Simples e eficaz.
Após a 1ª decisão, já se lambuzavam com os milhões que vislumbravam no horizonte. E por isso, na reunião de 2ª instância opuseram-se a um requerimento do Porto, que ia no sentido da UEFA esperar pela decisão do CJ da FPP. Em tal requerimento, o Porto aceitava que, caso perdesse o recurso interno, fosse aberto, na próxima época, novo processo na UEFA, semelhante ao presente. Com essa recusa (obviamente secundada pelos seus compinchas) demonstraram claramente duas coisas: a primeira, é que se estão a borrifar para a justiça e para a verdade desportiva. Queriam era uma decisão (desfavorável ao Porto, claro) para já. A segunda é que não acreditam que, para o ano, fiquem em posição de jogar a Liga dos Campeões outra vez.
Ficámos assim todos a saber em que lado da barricada esse clube se posiciona. Espero que a nossa SAD tenha tomado as devidas notas e aja em conformidade. Exige-se corte de relações institucionais, pelo que risquem tal clube da lista de empréstimos. Querem Alans? Peçam aos amigos o Mantorras... Para o vosso nível chega e sobra.

10 comentários:

Basaúla disse...

Caro Sr. Azulão,

Antes de mais, dizer que sou de Guimãrães, adepto e sócio do Vitória Sport Clube.

Li com intresse o post que escreveu e não reisiti a deixar aqui os meus comentários.

Em primeiro lugar, cumpre dizer, claramente, que em momento algum o Vitório traiu quem quer que fosse bem como não adoptou qualquer comportamento menos digno ou menos correcto fosse para com o Fc Porto fosse para com o Sl Benfica, fosse para com qualquer uma das entidades que regulam o futebol a nivel interno ou europeu.

O Vitória limitou-se a fazer o que sempre faz. Agir de acordo com os seus interesses. É, aliás, o que faz quem tem dignidade e honra.

Percebo que tal comportamento seja mal interpretado por aqueles que se movimentam no futebol com base em regras de conduta menos próprias ou de acordo com compadrios firmados em casas de alterne e locais de igual calibre.

Não é esse, felizmente, o modo de actuar do meu Clube.

Quanto às retaliações que pede à Direcção do seu clube, entendo que cairão em saco roto, porque imagino que à frente de um clube da dimensão do porto esteja gente capaz de discernir entre o que é um comportamento desonesto e o que e um simples exercício de um direito.

Em todo o caso, e na eventualidade de haver as tais retaliações são benvindas, antes jogar com menos e piores jogadores do que desonrados.

É que ao contrário do que sucede no seu Clube (que sem mais se conformou com a primeira condenação de corrupção desportiva em Portugal), aqui prezamos muito a nossa honra.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Meu caro Basaúla (nome de jogador de segunda divisão),

Os teus argumentos são do mais fino recorte, mas só pegam em quem não pensa um sequer minuto.

Responderei um por um aos teus motivos:
1 - O Vitória não só traiu, como tem um comportamento digno de abutre e de equipa de segunda.
O comportamento digno e correcto de qualquer equipa, era esperar que a UEFA decidisse dentro dos parametros normais, sem qualquer tipo de influência e depois actuar com o que foi decidido. Ao definir que pretende recorrer, só tem o comportamento igual ao dos sarracenos lampiões, ou até mesmo pior, pois quer-se aproveitar na secretaria daquilo que não conseguiu em campo, tal qual o Belenenses fez com o caso Mateus e faz agora o Paços Ferreira. Se entendes isto um comportamento digno ou correcto, estou esclarecido quanto aos teus princípios.

2 - "O Vitoria limitou-se a defender os seus interesses." É isso mesmo que dizes. Interesse. Interesse e não mérito, porque o que o Vitória está a ser é mesmo interesseiro.
O Vitória, em campo, alcançou o terceiro lugar, o que dá acesso à pré, não alcançando mais, porque não teve mérito. Porque no jogo crucial contra o Porto apenas levou 5.

3 - "por aqueles que se movimentam no futebol com base em regras de conduta menos próprias ou de acordo com compadrios firmados em casas de alterne e locais de igual calibre", sempre direi que o ecrã para onde olhas deve ser um espelho, uma vez que te deves andar a referir aos pedidos, graxa e tentaiva de desvirtualização dos resultados desportivos pepetuada pelo Vitória antes do jogo de Guimarães. Foi o Presidente e o Vice no camarote do Dragão a abraçar Pinto da Costa. Foi a mentalização generalizada dos seus adeptos quanto à encomenda do resultado contra o Porto e não vi nenhum a importar-se que o Porto facilitasse nem nenhum incomodado pelo facto do Porto ter entrado com a segunda linha. Bem pelo contrário. Foi o pedido mais que generalizado de ajuda para esse jogo.
E quanto ao facto de frequentarem casas "menos lícitas", aconselho-te a conheceres melhor os teus dirigentes.
Quanto às movimentações, estamos conversados.

4 - "imagino que à frente de um clube da dimensão do porto esteja gente capaz de discernir entre o que é um comportamento desonesto e o que e um simples exercício de um direito".
Pois é meu caro, quem muito fala pouco acerta.
Uma no cravo, outra na ferradura.
Os meus dirigentes, para uma coisa são pessoas com regras de conduta "menos próprias ou de acordo com compadrios firmados em casas de alterne". Para te continuarem a manter vícios, são "gente capaz de discernir entre o que é um comportamento desonesto e o que e um simples exercício de um direito".
Mais uma vez o tal interesse, i interessismo, falou mais alto e quanto a este argumento, acho que está tudo dito.

5 - Ao contrário do que sucede consigo, que naõ é capaz de discernir estratégia de condenação, capaz de aferir que perante o que se vê tem de haver desconfiança nas instituições e que o Porto sempre teve a certeza que poderia aproveitar o Recurso do seu Presidente. Mas honra, meu caro, honra é uma pessoa ser honrada. Não é dizer hoje uma coisa e amanhã outra.
Não é como quando desceram de divisão, que disseram que foi uma vergonha o comportamento do Belenenses face ao Gil Vicente e que se fosse o Vitória, que não aproveitaria e que pretendiam, na mesma, jogar na segunda.
Mas hoje entendemos essas palavras. Se em vez de ficar em terceiro do fim, ficassem mesmo na linha de água, se calhar teriam actuado como hoje fazem.

Defender interesses? Sim, interesses. Mas o interesse dos interesseiros, dos abutres, daqueles que, normalmente, vivem com o mal dos outros.

Com o mal dos outros posso eu bem. Por isso boa sorte para a Pré, porque na Champions, aquela que inicialmente era destinada aos campeões e que já ganhamos duas vezes e somos recordistas de presenças, jogamos nós. Porque com mérito, ficaste a 23 pontos de distância, tal qual se impunha.

Passe muito bem...

Anónimo disse...

basaula, ja n levas alan, nem bruno moraes, nem o kaz e mais... o vosso torneio de verao ja nao conta com a participaçao do porto!
pergunta a tua direcçao se e verdade ou nao!
UM DOS QUE POR LA ANDA!!!

Anónimo disse...

Porque perder tempo a responder aos nossos inimigos e a gente menor.

Desprezem-nos, tal com se faz aos vermes, que é isso que eles são.

"Longa vida aos inimigos do FC Porto para que possam assistir às nossas vitórias"

Anónimo disse...

Por isso boa sorte para a Pré, porque......

Boa sorte????????????????????????

Espero que sejam logo eliminados à primeira que é o que merecem.

Anónimo disse...

Apoiado! 23 merecidos, e para o ano podem ser mais alguns...

Anónimo disse...

Socio PORTISTA
É mesmo isso. Aos nossos inimigos lampiões juntou-se agora os de guimaraes. O melhor que se pode fazer é não lhes dar importancia. Até porque precisamos deles para que possam assistir ás nossa vitorias. Como diz o ditado os cães ladram e a caravana passa. uns falam (ladram) outros trabalham e ganham. O resto não interessa. Venham é mais vitorias do nosso PORTO.
PORTISTA COM MUITO ORGULHO porque já dizia o nosso timoneiro podemos ganhar podemos perder mas o que será eterno é o nosso ORGULHO de SER PORTISTA

Anónimo disse...

Em primeiro lugar quero dizer que sou Vitoriano! E tenho algo a dizer sobre o "Portismo"

A verdade é que os adeptos do FCP não conseguem esconder o complexo de inferioridade que têm com o benfica!!! Não sou do benfica, aliás desprezo bastante esse clube, mas reconheco-vos esse complexo.
Senão vejamos: Os cânticos SLB fdp qdo marcam um golo...os títulos de posts que vejo neste blog, onde se nota uma satisfação maior no insucesso do slb, do que no vosso próprio sucesso...e muito mais...conheco muitos portistas!
São os adeptos mais obtusos e facciosos que existe. E se há alguma coisa de bom no facciosismo que também tenho, vocês não a possuem. São quadrados!!!
E, para terminar, não vos reconheço qualquer amor pelo clube capaz de perdurar numa má época desportiva...a isso chamo paixão oportunista! Adeptos que mostram uma paixão que, no fundo, não passa de uma farsa!

Lamento a generalização neste post, pois, é claro, há certamente adeptos íntegros no FCP.


Vitória Sempre!

Anónimo disse...

1. O FCP foi justo vencedor do campeonato 2007/08.

2.Os adeptos portistas não suportam que lhes seja lembrado que os «grandes», em particular o FCP, são protegidos pelo sistema, face a todos os outros clubes.

3. Nós, adeptos vitorianos, adoramos o nosso clube, não suportamos as dezenas de anos de perseguições (quem não conhece a história do Garrido?). Temos direitos, adquiridos pelas trafulhices/corrupção do FCP.

4.Os adeptos portistas têm que reconhecer que o Vitória não precisa de jogadores do FCP. O VSC é um clube ÚNICO: em Guimarães são todos anti-grande.

5.Eu, espinhense, com mulher e filhos portistas, sou VITORIANO. Ferveroso e devotado adepto do Vitória. Podemos levar 5 ou até 10, mas sou VITORIA ATE MORRER!

Vitoriano de Espinho.

Anónimo disse...

Vitorianos, sois a vergonha do norte, o vosso presidente é a pessoa mais foleira que conheço no futebol.O vosso lugar é na terceira...