domingo, 19 de novembro de 2006

HOJE É DOMINGO

Os nossos prezados consócios e companheiros de aventura do Blog "Portogal" apresentam semanalmente um post, certamente inspirado, pelo menos o título, no belíssimo poema de Vinicius de Moraes: «Porque hoje é Sábado», post esse onde dissertam sobre vários assuntos de muito interesse, clubístico e não só. Daqui lhes endereço as minhas sinceras felicitações.
Vem isto a propósito de epigrafar o meu post de hoje com a referência «Hoje é Domingo».
E não é por ser domingo que venho falar da vitória desnecessariamente sofrida sobre a Académica, a lembrar o percalço estúpido que sofremos em Braga numa jogada similar à que deu origem ao golo da Briosa. Numa equipa como a nossa não pode haver desconcentrações que dão origem a golos inaceitáveis. Julgo, aliás, que o Helton podia ter feito mais na jogada do golo. Como julgo também que ainda vamos ter um desgosto com as jogadas que, às vezes, ele faz com os pés! Por outro lado, ontem, se o Lisandro tem sabido aproveitar as oportunidades de que dispôs e não tem sido tão perdulário, tínhamos tido um desafio muito mais desafogado. O Jorginho, que esteve tão bem em Setúbal, não parecia o mesmo. Que se passa?
Interessante é a forma como os comentadores e jornalistas de ontem e de hoje ( o Rui Orlando será débil mental? se não é parece, porque imita muito bem; aquela cara de grão de bico com lunetas não dá uma para acaixa!), a forma como querem pôr em causa o primeiro golo do Porto: para uns o Quaresma ajeitou ligeimente a bola com o braço, para outros o Postiga estaria(!!!) ligeiramente em fora de jogo! É tudo uma questão de ligeireza.Valha-lhes Deus.
Também não é por ser domingo que me vou referir ao fracasso lampião nas terras arsenalistas. É bem verdade que um balneário "blindado", como tem sido tão referenciado por vieigaristas, sacristães e acólitos, no clube ou fora dele, na comunicação social ou fora dela, dê azo a afirmações como as que o treinador proferiu no fim do prélio. Assim como as do seu "desgastado" (palavras suas) chefe.
É sim por ser domingo que venho lembrar dois acontecimentos que me tocaram fundo na minha alma de DRAGÃO:
1- A coragem, serenidade e múnus sacerdotal do capelão da cadeia de Pinheiro da Cruz, que, depois de ter passado o que passou, se prontificou a regressar de imediato para junto dos demais reclusos e soube perdoar aos sequestradores. Nortenho de gema, portista ferrenho e convicto, comemora pelas ruas da povoação as vitórias do seu e nosso FC do Porto! Em terra de mouros!
2- Também registei a notícia de um velho (até parece que eu sou novo!) centenário aqui do Norte para quem as maiores alegrias, apesar da vetusta idade, são as vitórias e as glórias do seu e nosso querido Clube.
Porque hoje é domingo, venho lembrar estes dois exemplos que me enchem de orgulho. Acho que o nosso clube, nosso e deles, deveria estar atento a estes testemunhos de fé clubista e demonstrar-lhes um reconhecimento público, sei lá, oferecendo uma presença num jogo do clube ou uma outra forma qualquer (aceitam-se sugestões!!!) de modo a mostrarmos que o clube não é só a SAD e os accionistas, mas são, principalmente e sobretudo, estes milhares de adeptos anónimos que tanto sentem e vibram com os êxitos e vitórias gloriosas como sofrem desoladamente com os insucessos das suas cores. Aqui fica o alvitre.
Porque hoje é domingo...

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo Portista o que dirias sobre um encontro nacional dos blogs oficiais do FCP? tens alguma coisa a dizer? envia um e-mail para blog_fcpmirandela@hotmail.com e deixa a tua opinião.

Todos Juntos somos mais FCP.

www.fcpmirandela.blogs.sapo.pt

bLuE bOy disse...

Olecas...
Ora com que então, 9 de avanço, a conta que Deus fez... lol
Já não me lembrava de sofrer assim tanto num jogo do meu FC Porto, ainda por cima, tive que o acompanhar via rádio e via Vodafone Live... fosga-se, já não tou habituado a estas 'modernices' e fico stressado que até me dá um nó cego... mas pelo que fui ouvindo e lendo, vitória mais que merecida... para a única equipa que correu para ganhar!
Quanto ao tal suposto golo, sinceramente pela tv, não posso dizer SIM ou NÃO... se o árbitro não marcou, aceitasse; se marcasse, tb se aceitava. Já quanto ao tal fora de jogo, é fora de jogo, nada a dizer.
Daqui a 50 anos, o que vai rezar na história é que o FC Porto venceu por 2-1... tudo o resto, são histórias de embalar.
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

PS - afinal, já sabem a data do leilão ou não?... eu estou mesmo interessado no plasma... lol