domingo, 23 de julho de 2006

Groningen-F.C. Porto, 2-2

Ensaio à Dragão???

O site do FC Porto considera que este foi um ensaio à Dragão! Discordo totalmente.

Eu sei que o jogo era a feijões e na pré-época... Mas mesmo assim, tudo tem limites.

Por exemplo, a contínua incapacidade de criar perigo nos últimos 30 metros de terreno tem de ser resolvida rapidamente, já vem da época passada.

A alteração do esquema táctico também não se compreende. Então é 334, é 343 ou é 433? Em que ficamos? Se estes jogos são para acertar rotinas e testar jogadores, não deveriam ter joagdo nos sistemas que ele usa? Ou vai deixar de usar e regressar ao tradicional 433? E o Pedro Emanuel, porque não jogou? E o Quaresma?

Enfim, fiquei um pouco triste e preocupado com o que vi hoje. E espectáculo, então, quase nada...

Um a um, uma ligeira apreciação:
Helton - Seguro, talvez pudesse fazer mais qualquer coisa no segundo golo.
Bosingwa - Bom a atacar, tendo até marcado, mas mau a defender: muitos passes errados e muitas vezes não estava no seu local, sendo dobrado uma série de vezes pelo Meireles e pelo Pepe.
Pepe - Igual a si mesmo.
Bruno Alves - Erro de casting ou erro administrativo não o terem vendido ao Inter na última época, se é que isso foi verdade. Falha muito, comete faltas perigosas, é inseguro e transmite insegurança, não serve para um "grande".
Ezequias - Não me encheu as medidas, mas não comprometeu. A rever.
Paulo Assunção - Igual a si próprio.
Ibson - Já lhe vi melhores jogos...
Raul Meireles - Um olho no adversário, outro no Bosingwa, outro no Bruno Alves e outro na construção do jogo da equipa. Gostei da sua exibição, esforçada, ajudando a defender e construíndo o ataque, marcou muito bem um livre directo que quase deu golo.
Alan - O Marítimo não aceita devolução, não está ainda dentro da garantia???
Setkioui - Sempre a mesma finta: corpo para dentro, bola para a linha, corrida. Maior parte dos centros, inconsequentes. Posso estar enganado, mas no nosso campeonato com equipas fechadas e defesas manhosos, não vai ter grandes hipoteses...
Jorginho - A ponta de lança? Peregrina ideia... Como ala já não é grande coisa, como apoio ao ponta de lança também não, mas jogar na área? Deve ter sido da chuva...
Suplentes:
Cech - Entrou mal, a perder muitas bolas e a fazer faltas, parece-me que a concorrencia o deixou nervoso. Com o passar do tempo serenou e ainda ameaçou a baliza contrária com um remate de belo efeito.
Anderson - O puto é mesmo bom, não engana! E com a bola nos pés lançado em corrida, ninguém o pára. Quando a idade o permitir melhorar um pouco os momentos em que deve fazer jogadas dessas com os momentos em que deve tocar a bola para um companheiro de equipa, temos aqui um fora de série.
Vieirinha - Para mim, o melhor extremo a seguir ao Quaresma, que está num nível à parte. O míudo tem bom toque de bola, boas arrancadas e velocidade, corre para a linha e procura centrar atrasado como mandam as boas regras, ajuda a fechar o flanco defensivo dele. A rever e a apostar mais, deixem lá o marroquino e o Alan em paz e sossego...
Adriano - O nosso melhor atacante actualmente, de longe. Mas com esta concorrência... Dois sempre lesionados (Bruno Morais e Sokota) e um ausente (Mac)... Neste sistema de jogar só na frente de ataque não rende tão bem como quando tem alguém, nem que seja o Jorginho, ao lado. Gosto dele, mas precisamos de um matador, de "Jardel" muito depressa...

FICHA DO JOGO

Euroborg Stadium, em Groningen

Árbitro: Roelof Luinge
Assistentes: Wijnand Rutgers e Patrick Langkamp


GRONINGEN:
Roorda; Matthijs, Sankoh, Kruiwijk e Van der Linden; Lindgren, Buijs, Levchenko e Lovre; Salmon e Nevland
Jogaram ainda: Florén, Stefano Seedorf, Svejdik, Van Loo, Suarez, Kuqi, Cornelisse e Van de Laak
Treinador: Ron Jans

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Ezequias; Paulo Assunção «cap.», Raul Meireles e Ibson; Sektioui, Jorginho e Alan
Jogaram ainda: Vieirinha, Cech, Adriano e Anderson
Treinador: Co Adriaanse

Ao intervalo:
1-0
Marcadores: Nevland (13 e 64m), Adriano (59m) e Bosingwa (90m)

26 comentários:

Anónimo disse...

Gostei: do Pepe: Bosingwa: Paulo Assunção; Meireles:ANDERSON;VIEIRINHA,(crime) deixá-lo ir;Adriano. Setkioui,razoável. mas de facto só lhe vi uma finta,(sempre para a direita, aquilo aprende-se rápidamente) mas ainda assim acima do que esperava dele...honra lhe seja feita;Ibson é bom (crédito): Cech é sério;... Enfim, Helton é bom? É, ok... Para esquecer, Bruno Alves (burro, que me perdoe),Jorginho, não consigo gostar do futebol dele, (pode ser muito bom rapaz, mas enfim). Faltam os outros todos. Ver vamos.

Francisco disse...

Totalmente de acordo com os comentários. O Bruno Alves e o Alan são uma desgraça. O Tarik Sektoui e o Ezequias não me convenceram. Mas quem me convenceu menos foi o treinador. Parece que anda a gozar com o pessoal. O Jorginho a ponta de lança não lembra ao diabo. Nem o Adriano sozinho lá à frente dá resultado.

Anónimo disse...

Só foi pena não terem lá estado os sócios do FCP que costumam assobiar a equipa! Aí o ramalhete estaria completo.

Francisco disse...

Ó crítico sem nome, sou sócio deste nosso CLUBE, com lugar cativo, e, além disso, adepto fervoroso há quase sessenta anos, vivendo com entusiasmo as vitórias e sofrendo amargamente com as derrotas e os insucessos. Em todas as modalidades.Não APENAS NO FUTEBOL. Mas, deixe-me confessá-lo, não sou daqueles para quem tudo está bem,manifestarmo-nos sempre como um «YES-SIR», abúlico e sem critério. Gosto do meu clube mas, porque sou livre, aponto para aquilo que me parece mal ou menos conseguido. E, se o caro «anónimo» pensar um bocadinho, sem facciosismos, olhe que o Pavão tem toda a razão nos comentários tecidos. Curiosamente, o meu filho ( outro sócio de há muitos anos) e eu, no fim do jogo de ontem, fizemos exactamente a mesma análise do Pavão. Por isso a minha intervenção. Quanto a assobiar a equipa, tenho por hábito primeiro analisar as tácticas e as estratégias utilizadas, só depois os executantes e, por fim,se quer que lhe diga, eu nem sei assobiar muito bem. Por isso também não sou dos que assobiam para o lado.

Mata-o-Mouro disse...

Não percebi a ideia de jogar sem avançado, foi fraquinho, mas gostei do Vieirinha e do Anderson acima dos outros. O regresso ao 433 não compreendi. O Bruno Alves... e o João Paulo.
Mas o que interessa é quando for a doer, o Co não invente.

Anónimo disse...

Sr. Francisco, estou completamente de acordo com o seus comentários, revejo-me em si; pois também eu, sou um adepto fervoroso, deste GRANDE F.C.PORTO há quase cinquenta anos, só não sou sócio,
porque resido longe e daí ter um maior sofrimento.
Saudações Portistas.

Francisco disse...

Meu caro "Dragão da Moita":
Basta ler as suas invectivas contra as intervenções neste blog dos mafiosos e intrometidos lampiões para se perceber o seu arreigado PORTISMO. Um grande abraço.
Compreendo-o muito bem, porque durante quarenta anos, por motivos profissionais, tive que viver no Alentejo, numa cidade onde éramos só cinco portistas. Hoje, felizmente, em Portalegre já são umas dezenas.
VIVA O NOSSO F.CLUBE DO PORTO.
É a nossa glória.
Saudações Portistas.

Di_Portista4ever disse...

O Porto não jogou grande coisa. Mas também, coitados dos outros, era a apresentacao aos socios, se perdessem era muito mau (!!!).

Anónimo disse...

Sr. Francisco:
Desde já agradeço as suas palavras de apreço. Infelizmente não posso comentar, neste e noutros blogs PORTISTAS com a assiduidade pretendida, porque o PC não é meu; mas sim da minha filha, logo só aqui posso vir, desde que haja uma oportunidade, dada por ela e que não são muitas. Um grande abraço.
VIVA O NOSSO GRANDE F.C.PORTO!
É o nosso orgulho.
Saudações Portistas.

O Situacionista disse...

Caro Pavão,

De facto, num aspecto estou totalmente de acordo consigo.
Não se entende a alteração do sistema táctico para 4x3x3.
Não dá mesmo para entender.
Acresce que, na minha opinião, a justificação dada pelo destreinador ainda agrava mais a questão.
Efectivamente, diz o destreinador, que este sistema pode ser importante na Champions.
Mas, pergunto eu,...os jogos da Champions não são, à partida, os mais difíceis ?
E, então, nos jogos mais difíceis, não devemos utilizar o esquema mais rotinado, mais treinado, em que jogamos em todos os outros jogos ?
Não entendo.
É que se me disserem, o ideal é não jogar nos jogos mais difíceis em 3x3x4 e passar a 3x4x3, sendo que, conforme a dificuldade, o 4 do meio campo pode ser mais ou menos defensivo ou ofensivo, aí eu estou totalmente de acordo.
Agora, o 4x3x3 não me parece que faça sentido, senão numa situação perfeitamente excepcional.
E JAMAIS com o Bruno Alves !!!
Relativamente ao Anderson e ao Vieirinha, o destreinador é um especialista a lapidar diamantes.
Estão nas mãos certas.
Vão fazer furor, especialmente, o primeiro.

lucho disse...

dispensava o alan e o bruno alves, era esta a mh decisão! grande jogo de anderson, uma verdadeira estrela!!

Anónimo disse...

Se o Francisco e o seu filho assim como o Pavão fizeram a mesma análise então é porque só pode estar correcta. É que tanta luminosidade junta só pode ser respeitada! Eu não sei se não sabe assobiar. Sou é capaz de apostar que no Domingo, na apresentação aos sócios, vai haver assobios. Vai uma aposta!!

Francisco disse...

As provocações anónimas resvalam na couraça da minha indiferença!...
Aprendi desde menino (e já não sou assim tão novo) que um homem afirma-se a dar a cara. Mas, se calhar, estou ultrapassado!...Ele há tantas luminárias escondidas1...

Pavão disse...

Olhe, estou como o Francisco, que deve ser da idade do meu pai (sócio com mais de 50 anos, desde 1949) pois também não sei assobiar lá grande coisa! Mas posso lhe garantir que pelo menos não fico sem aplaudir o nº 9 este ano, pois felizmente o Mac já se foi... Assobiar, não assobio, mas também não aplaudo qualquer um! Para além do Mac que não ia receber o meu aplauso, quem quiser que adivinhe aquele(s) que não vão por mim ser aplaudidos... Umas pistas: um começa por A e deve ser o último a ser apresentado, outro por J, outro por B, outro por A e mais outros dois por S... Os restantes, merecerão os meus aplausos e expectativas de uma época muito positiva, se lhes deixarem, claro está!

E domingo lá estamos...

Francisco disse...

Julgo que o Pedro pôs o dedo na ferida.
Sinceramente, das duas uma: ou eu não percebo nada de futebol ou alguém anda a gozar.Deixam ir o Nelson, arrastam tempos infindos a novela Kromkamp e, por fim, vão buscar o Sonkaya! Agora contratam o Ezequias e deixam fugir o Miguelito. Quanto aos reforços holandeses estamos conversados. Parece que este ano ainda estão mais apostados no disparate. Que ficaram a fazer o Sokota, o Postiga, o Alan, o Bruno Moraes? Porque não se apostou forte em alternativas ao Hesselink? É evidente que com o Ronald Koeman a treinador do PSV e os mafiosos vermelhos de cá, por trás, (gostava de saber qual é a comissãozinha!), o Hesselink nunca virá. Virá talvez outro Sonkaya de refugo para encostar às boxes e dar oportunidade para muitas desculpas depois.
Outro exemplo que não percebo. De facto devo ser muito azelha em negócios: ontem li que um nosso atleta juvenil foi vendido,julgo que para o Inter, por 400.000 euros.Um avançado em quem os estrangeiros acreditam, nós, com carência de avançados (para mais nossos)deixamo-los ir! Não está mal pensado, não senhor.
Não gosto dos lagartos. Apesar de melhores do que os execráveis, também não são muito melhores. Mas uma coisa tenho que reconhecer:sabem apostar na formação e as contratações que fazem obedecem a critérios e a ponderada estratégia. Podem não resultar, devido às contingências do futebol, mas não tem nada a ver com a anarquia que grassa no nosso clube, principalmente de há dois anos a esta parte e que é verdadeiramente inconcebível!
Só "luminárias" em estado de decrepitude trocam os Pedros Mendes por Postigas, contratam Sokotas e deixam fugir quem vale a pena.
Quando escrevia no meu blog «douroazul», enalteci a obra do nosso Presidente. Agora começo a ter sérias dúvidas se não atingiu já o prazo de validade.Há negócios esconsos que me deixam perplexo.
E uma coisa que sempre detestei foi a de me quererem fazer passar gato por lebre.
Todos os senhores da SAD podem ser muito portistas, ter um entranhado amor ao clube (do que duvido), mas tenho a certeza de que não é maior que o meu e o de milhares e milhares de associados, muitos dos quais tiram à boca, deles e dos filhos, para seguirem o seu PORTO.
E os senhores SADistas, feitos SÁDicos, a fazerem negócios de treta! Haja decoro!

Anónimo disse...

Excelente análise Francisco. É por isso que acho que esta época não pode começar sem que a direcção e a equipa técnica façam aquilo que qualquer pessoa com dignidade faria: despedirem-se. Ai que saudades daquele tempo em que mudavamos de treinador três vezes numa temporada e mesmo assim ganhavamos o campeonato. Espera lá! Isto nunca aconteceu, pois não? Terá sido um sonho ou fizemos a dobradinha o ano passado. Eu lembro-me de estar nos Aliados e no Jamor a festejar títulos. Mas andava enganado. Devia era estar em casa a pensar no futuro do meu clube. A magicar por que razão nós não vendemos o Sokota; porque não fomos buscar o Nelson e o Miguelito. Este Presidente está a perder qualidades com a idade - não é Francisco. Por isso a partir de agora só aceito opiniões de sócios com menos de 10 anos. Ainda estão no estado puro. E as crianças dizem sempre a verdade. Diz uma criança para o pai: "Ó pai, porque o público no Dragão assobia a equipa se nós ganhamos o campeonato e a taça". Diz o pai:"Cala-te filho. Não percebes nada. Não estás a ver que o Nelson foi para o Benfica e eles ainda podem ficar com Miguelito."

Anónimo disse...

Ó Anónimo:
É fácil comentar, com e sem razão,
quando se o faz no anonimato, não
seria melhor dares a cara?
VIVA O GRANDE F.C.PORTO.

Pavão disse...

Querem saber porque é que as contratações andam a dar para o fraco outra vez ou porque é que o presidente quase não esteve na Holanda durante o estágio?

Eu explico...

Mulher nova!

Morena, com as formas todas no sitio, na casa dos 30 anos! Estava hoje, terça-feira dia 25 de julho, às 8 da noite, a acompanhar a "senhora" na Zara do Dolce Vita em frente ao Dragão! Ela escolheu umas roupas, experimentou-as, ele esperou e foi dando umas dicas pelo telemovel para colocar uma noticia no site sobre a capa da Bola que mentiu hoje e no final sacou de uma nota de 50 euros do bolso para pagar a despesa e lá foi à sua vidinha... Isto ninguém me contou, vi com os meus olhos, eu e muita gente que por lá andava!

É isto, brinquedo novo e o FC Porto é que paga...

O Situacionista disse...

Caro Pavão,

Devidamente assinado (como sempre faço), permita-me que lhe diga o seguinte - não duvido do que diz que viu.
Agora, fazer da vida pessoal (do dia a dia), de quem quer que seja, notícia...vou ali e já venho.
Ainda para mais para fazer associações/especulações, no mínimo, perfeitamente abusivas.
Aliás, até lhe digo mais, se o presidente foi ao Dolce Vita em frente ao Dragão, certamente deveria querer esconder-se...

Quanto aos demais comentários, e com todo respeito pelas opiniões do Francisco e do Pavão não posso deixar de considerar que são opiniões que me fazem, como dizer..., espécie.
Especialmente do Francisco.
E porquê ?
Por ser o menos novo.
Porque o Francisco é do tempo em que quem era portista era REALEMTE portista !!!
Daqueles que eu dou ESPECIAL valor.
Mas eu critico-o por isso mesmo.
Devia saber melhor do que ninguém aquilo que nós éramos (clube de província) e aquilo que nós somos (bi-campeões da europa e do mundo).
Tem comparação ?
E quem nos levou ao topo do mundo ?
Nem vou responder...
E para não ir mais longe, como diz o anónimo, nós acabamos de fazer a dobradinha no último campeonato.
Com uma equipa e um treinador NOVOS !!!
(E não me venham dizer que também foram contratados pelo Mourinho. Como me dizem muitos portistas. Pergunto logo, o treinador foi ? O Heltón ? O Cech ? O Ibson ? O Jorginho ? O Luxo ? O PAssunção ? O Lisandro ? O Adriano ? O RMeireles ? O Quaresma ? Chegam ???)
Por isso, apesar de muito apreciar o Miguelito, de não ter dúvidas ele ir para os vermelhos, de muito gostar do Nelson que fez os três primeiros jogos pelos vermelhos, porque penso que não foi minimamente ofensivo, apenas utilizou um humor tremendamente mordaz, eu gostaria de dizer, que o comentário do último anónimo é SIMPLESMENTE DELICIOSO !!!
Caro, anónimo, muito obrigado por tão fina ironia !!!!
A qual traduz um ideia com a qual estou 200% de acordo.

Anónimo disse...

Muito obrigado caro situacionista. Mas confesso que agora tenho que dar razão ao Pavão. Se for verdade aquilo que ele diz sobre o nosso Presidente proponho que em Assembleia Geral seja adicionado aos estatutos uma norma que impede os presidentes do nosso clube de andarem com mulheres de 30 anos e morenas. É de elementar justiça que o Presidente do FCP não possa ter um relacionamento porque isso afectará as contratações do nosso clube. Permita-me que exemplifique com o caso do Benni. A partir deste momento responsabilizo pessoalmente a senhora de 30 anos vista na Zara pela venda do Benni por apenas 2,5 milhões de euros. Essa senhora está a dever-nos pelo menos mais 2,5 milhões de euros. E estou a ser benevolente porque acho que podiamos perfeitamente vender o Benni por 20 milhões para o Dinamo de Moscovo.

P.S.: Alguem tem fotos da morena que me possa enviar!

Jorge Mota disse...

Desculpem, gostaria de saber se posso colocar um link do vosso blog num que eu criei e já agora o contrário obrigado.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Francisco disse...

Sempre tive uma certa animosidade contra a «anonimosidade», mas, enfim, a gente nem sempre tem do que gosta.E quanto a «situacionistas», lidei com muitos durante mais de trinta anos e por isso sei o que valem.
Aceito perfeitamente que os meus prezados consócios e simpatizantes do nosso clube não partilhem das minhas opiniões e que achem boa a aquisição do Sonkaya (recomendada pelo treinador,aliás), que entendam o Bruno Alves como um excelente central, que considerem o Alan um jogador fundamental,etc, etc. Se todos tivéssemos as mesmas opiniões, se vivessemos uma crença unanimista,não seríamos DRAGÕES, mas lampiões.
Ponho em causa (apesar da dobradinha que não enjeito, de que me orgulho mas não serve de forma alguma de peneira para tapar o sol), ponho em causa são os dinheiros malbaratados, as contratações disparatadas e, sobretudo, que me queiram impingir gato por lebre, como já disse.
Quanto ao nosso presidente e ao que penso dele, aconselho a ler o meu blog "douroazul", pouco activo desde a minha grave doença no passado ano.Um dia destes vou recomeçar.
UM ABRAÇO E VIVA O PORTO!

Jorge Mota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge Mota disse...

Com todo o respeito pelo Pavão e pelo Francisco quero aqui dizer que estou em total acordo com o que foi dito pelo Sitacionista e pelo anónimo.
Em todas as equipas que tivemos, e falo em especial das campeãs, existiram más contratações, é uma questão de ir verificar. E o que o Francisco está a tentar fazer, talvez por não gostar do treinador, é dar demasiado enfase às más contratações deste treinador, isto apesar dele ter conseguido uma das poucas dobradinhas da história do clube.
E é disto que tenho medo, que os poucos sócios (felizmente)que parecem não ter dado o braço a torcer, entrem "com duas pedras na mão" para qq jogo do FCPorto e a equipa volta a passar por momentos de instabilidade. Aproveitam qq coisinha (como o esquema tactico experimentado num jogo de TESTE) para já começar a dizer mal e fazem isto pq depois podem não ter opurtunidade, como aconteceu o ano passado em que no fim enfiaram a viola no saco.
Não quero ofender ninguém, mas esta é a minha opinião. Sou sócio á 15 anos, tenho lugar anual e sou pelo menos tão portistas como todos vocês.
Espero que aguardem para criticar no fim se realmente for um fracsso o ano desportivo porque se assobiam durante os jogos podem crer que só estão a prejudicar a equipa e consequentemente o clube.

Um abraço.
http://portistasdebancada.blogspot.com/

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»