domingo, 9 de julho de 2006

Dragão mundial

Durante o mundial abstive-me de comentar aqui o desenrolar da prova.

Ao contrário do Dragão, que desde pequeno sei que é grande adepto da Argentina, e do Azulão, torci por Portugal. Verdade seja dita, não esperava nada de positivo pois tinhamos muitos jogadores em má forma fisica e/ou animica, sem ritmo de jogo. E tinhamos um mau treinador, que a partir do banco não sabe dar a volta a um jogo e falha muitas vezes na escalação da equipa em função dos adversários, pois aposta sempre numa equipa-tipo sem variar independentemente do adversário jogar de uma forma ou de outra, entre outros variados defeitos que tem, não descurando o facto de ser arrogante (por se achar superior, em contraponto à arrogância do Mourino por ser de facto superior).

Como é lógico, fui muito critico da selecção. De jogadores e de tácticas. O que não significa que não vibre com as suas vitórias. Porque o meu passaporte diz Portugal e quando vou ao estrangeiro ou falo com estrangeiros não gosto de ser associado a coisas desprestigiantes, já me basta a política e a economia para isso...

Até porque, como sócio e adepto do FC Porto, o meu grau de exigência é muito elevado. Não ficou satisfeito só por ganhar e sei analisar as coisas para perceber o que está mal apesar das vitórias de forma a que essa senda vitoriosa se mantenha. Se soubermos ver atempadamente o que está pior, o que pode ser reformulado, alterado e modificado de forma a nos tornarmos ainda mais fortes, só ganhamos com isso. Aliás, neste blog, é isso que se passa. As vitórias do momento não nos toldam a visão de que há problemas a serem superados e resolvidos, e por isso mesmo nesses momentos grandes em que ganhamos, para além de festejarmos temos ainda desassombro para ver - e dizer - o que está menos bem.

De resto, quanto às pequenas provocações que os meus colegas de blog aqui fizeram, gostei muito delas - tudo o que servir para me rir e desmascarar todos os mouros que por nada/poouco ganharem nos seus clubes terem adoptado a selecção como clube e o seleccionador que "afrontou" o PdC como "grande líder" são boas, incluindo relembrar grandes momentos como aquele jogo da Taça de Portugal onde o frangueiro (e por falar nele, já estava a achar estranho tantos jogos sem um peru como o de ontem....) não apanhou um penalti e o Baia defendeu aquele que deu a vitória ao FC Porto.

Por isso, fiquei satisfeito com o 4º lugar. Mas não estou extasiado nem ia para o aeroporto receber a equipa nem que vivesse no bairro de lata lá pegado! É que comemorações, no Porto, fazem-se quando se ganha. O resto são histórias de quem nunca foi campeão europeu (ou precisa de perguntar ao avô como era) ou de quem nunca foi campeão mundial...

36 comentários:

Anónimo disse...

olá

o texto é bom. pelo menos lúcido. infelizmente, o que muita gente, tu incluido, não consegue perceber é que eu (por exemplo) não apoio o scolari porque ele afrontou o PdC. é que o mundo n gira à volta do Porto, Portugal incluido. eu apoiei, em algumas coisas o scolari, porque ele foi capaz d bater o pé e decidir, por vezes o que era mais acertado para a seleccção.

claro que para vocês nós o apoiamos porque ele vos fode, e fazemos a festa porque vocês apoiavam quem abandonou o mundial nos 4os. mentira. apoiamos o scolari porque temos o melhor "streak" de vitórias da nossa história. por consecutivamente temos tido bons resultados a nivel de selecções - coisa que sempre havia sido intermitente.

acordem pessoal, o mundo está lá fora e nós ficámos em 4o lugar no mundial. com um frango do ricardo e com um gajo que olha demasiado para o umbigo. mas sim, chegámos lá, contra a vontade de muitos e para gáudio de quase todos.

abraços

Anónimo disse...

Um portista explica aos macaquitos enxofrados de chulé e tinto azedo (i.e. toda a maralha sub-humana que andou entretida todo o Mundial a invectivar contra o FCPorto e porquê não se sabe, sabem eles como sua trampa encefálica funciona e daí não sei se sabem...) a sua relação com a selecção nacional e o seleccionador:

1) O dito seleccionador é um rematado imbecil.
É-o porque é e porque mal sabe falar português, porque tem mau gosto em relação a tudo o que é de gostar: música, comida, artes etc. (se tivessem de falar com ele, sobre o que iriam falar?).
É-o poque disse que admirava Pinochet que matava o seu povo em massa nos estádios do Chile ( e assim moralmente e politicamente estamos conversados.).
É-o porque pertence áquela classe de brasileiros arrogantes, autoritários e corruptos: herança da ditadura e prepotência dos coronéis (não é por acaso que lhe chamam o sargentão).
É também dos mais chauvinistas de um dos países mais chauvinistas do mundo ( C. A. Parreira e Zagallo acompanham-no aqui).
Resumindo este ponto: é burro e grandessíssimo grunho.

2) o Figo - Quer ser espanhol, porque agradeceu a bota de ouro em francês primeiro, por deferência e depois em castelhano e esqueceu-se de ser português. Assim como se esqueceu quando embirrou com o seleccionador que queria ver os jogadores do FCPorto a estoirarem-se em jogo particular da selecção em vésperas de meia-final da LC contra o Corunha (já agora: toma!).
Porque conspirou e fez conspirar colegas contra a convocação do mágico Deco já então português.(por ser do FCPorto, porque quando saíu já não havia problemas como atesta o fervor das multidões de adeptos no estádio que lhe fazem vénias, os mesmos que meses antes lhe queriam acabar com a carreira por ter dado uma bota ao árbitro que o expulsou por ter sofrido falta).
Acho o Figo um grande jogador, o maior jogador português, talvez, desde Eusébio, o mais influente sem dúvida da última geração como o foram Futre no seu tempo e como será Deco a partir de agora, mas, como se viu, não está isento de fazer e dizer disparates.

3) Um jornaleco perguntava que nome se haveria de dar a esta selecção. Se "Os Magníficos", se "Os Conquistadores", se outa merda qualquer.
E que tal "Os Mourinhos", "Os Mourinhados" ou "A Mourinhama"?. Sim, porque sem eles a mula gaúcha não tinha ganho nada (mas o que é que ele ganhou, afinal?).
Sem os jogadores que ganharam a LC("ganharam",aí está!), a abécula já estava a milhas a fazer companhia ao Luis Loureiro e ao Rogério Matias em vez de aos inicialmente preteridos Maniche, R. Carvalho e Nuno Valente.
Diz-se que não há jogadores do FCPorto na selecção mas eu contei 10 (com o J. Andrade incluído) daqueles que ganham enfim, coisas...
Digo isto porque jogador do FCPorto ganhador continua a ser, em Portugal, jogador do FCPorto porque para cima não há mais nada. A não ser que queira fazer uns tustos em final de carreira...
Houve, nas selecções mais prolíficas, um traço identitário, qualquer coisa que as distinguia: Em 66, Eusébio, em 86 Futre e o FC Porto Campeão europeu, nos noventas e até 2000, a "Geração de Ouro" e agora o quê? Mourinho, claro!

4) Sobre o maior guarda-redes português de todos os tempos e jogador com mais títulos em todo o Mundo, já nem falo porque já se disse o que havia a dizer e quem não entendeu também não tem entendimento (será basicamente um inimputável, coitado). Agora que o Quaresma teria dado um jeitão contra a França com os seus centros de trivela (nem que fosse só por isso), lá isso teria. O que é que fez Boamorte afinal?
Pauleta esteve fora, Postiga idem, N. Gomes também (fez birra) H. Almeida teria dado jeito...

5) Apesar de um histórico e meritório 4º lugar, a selecção provou ser apenas sofrível ( como a C. do Sul ou a Turquia há 4 anos).
Teve o grupo mais fácil de todos onde nunca fez um bom jogo (tirando alguns momentos de Deco contra o Irão).
Nos três jogos seguites teve uma vitória (melhor jogo mas muito atípico por causa da arbitragem), um empate (não conto o desempate por penalties por não serem demostrativos da qualidade de jogo de uma equipa) em que jogou pior que uma Inglaterra com 10 jogadores na maior parte do tempo, e uma derrota. Saldo de 1 (um!) golo marcado (por Maniche contra a Holanda)e um sofrido.
No pior Mundial de sempre, Portugal não foi muito melhor; foi apenas sofrível e contou com muita sorte à mistura. Não vejo nenhum mal nisso e, por isso congratulo a selecção pelo alcançado, mas fica-me a ideia de que podiam fazer melhor assim como o podiam fazer melhor todas as outras grandes selecções que provaram ser ineficientes contra este futebol feio, defensivo e cínico que caracterizou este Mundial.
Há quem atire pedras a Mourinho, mas o certo é que o futebol do FCPorto que ele treinou era excitante e produtivo. Nada como o de agora.

Corey Taylor disse...

n me apetece tar a argumentar muito a esta hora pk ainda tou de ressaca de uns concertos k fui ontem mas para responder ali ao amigo anonimo o k digo é pco mas suficiente...
por acaso ja pensaram que temos a melhor selecção desde ha muitos anos atras (so tenho 22 anos por isso para mim foi a melhor selecção k ja vi ate hj).. por + merito k eu keira dar ao scolari n csg pk tem varios jogadores campeoes europeus e mundiais pelo fcp, tem um k ate ja é bi campeao europeu, tem jogadores k jogam em grandes campeonatos europeus..temos uma grande selecçao (peca apenas por n ter um matador de area) k sinceramente n axo k seja inferior a kk uma no mundo por isso o 4º lugar pra mim é mt mt pco pk (sou portista cm mts aki) eu so festejo com o caneco na mao e msm dps de ter o caneco gosto ainda de apontar as falhas pk n nos basta ser os melhores...temos k ser mm mt melhores.. como treinador continuo a nao gostar do scolari pk axo k kk adepto de bancada faria um trabalho igual (ou ate superior) ao dele mas tenho k dar a mao à palmatoria k o homem conseguiu fazer k os portugueses tivessem orgulho na bandeira e no país (os brasileiros sao mm assim) e tb pk travou uma luta anti-PdC e anti-mourinho é levado ainda hj ao colo como sendo mais um heroi k afronta a mafia nortenha..
4º lugar n é mau...mas n me venham dizer k é bom ao ponto de se fazer a festa miseravel k se fez hj (tava tao interessado nisso k ate preferi tar a ver o Tour de France).. um bem haja a tds

Francisco disse...

Aplaudo e concordo contigo, Pavão.
Também concordo com a análise do Frei Morais.
Só os imbecis, os mal-formados e os fundamentalistas alienados, incapazes de ver um palmo para lá do que a sua estupidez permite, só esses é que não concordarão. Mas desses não reza a história.

Bakero disse...

Eu concordo que o Scolari tem defeitos, que o Figo tem defeitos, que a nossa senhora do Caravaggio tem defeitos, mas daí a desejarem a vitória da Argentina como vi neste blog é algo inacreditável. Porque uma coisa é dizerem-me "aquilo são apenas jogos de futebol e não sou menos Português por não querer saber dos resultados da selecção", outra coisa é efectivamente estarem interessados que Portugal PERCA!
E quanto ao Ricardo, também eu farto-me de rir com as frangalhadas dele, tal como já muito me tenho rido com as frangalhadas do Baía. Sim, bem sei que o Moretto é um asno, escusam de vir com essa...
E só mais uma coisa: eu não apoio a selecção porque o meu clube não me dá vitórias (sou do clube mais titulado de Portugal e nos últimos 2 anos festejei 3 títulos), mas sim porque é o meu país e a minha selecção. Independentemente do treinador, jogadores, etc.

Anónimo disse...

Vou me abster de comentar o início deplorável dos escritos do Frei Morais, para me concentrar em suas conclusões, bem como no artigo de referência.
É minha opinião também que um quarto lugar não estimula muito à comemoração, e tb considero esse mundial o mais ridículo de todos (talvez compare-se ao da Itália, em 90, mas não acredito).
Mas há de se perceber alguns fatos:
- As equipes (principalmente européias) anunciaram definitivamente que esse vai ser seu estilo de futebol até que se encontre tática que supere a retranca descarada. Exceção de Portugal, Holanda e, talvez, Alemanha, as outras não se importaram em jogar futebol de verdade.
- Estão dizendo muitos "se's" aqui: "se o Mourinho isso...", "se o Quaresma aquilo", "se o Scolari aquilo outro".. então entro eu também na onda: Se todas as seleções tivessem jogado a 100% Portugal tinha sido eliminado nas oitavas de final. Entre os candidatos ao título estariam Brasil, Argentina, França, etc., como sempre. Mas isso não ocorreu, então não me parece viável ou inteligente o uso do "se", partícula condicionadora da qual a História não faz uso.. não importa o que TERIA acontecido, porque não há como saber (visto que não aconteceu, e ainda não conheço um profeta vivo a quem se possa dar confiança). Importa, sim, o que aconteceu. Portugal jogou "médio-alto" (já jogou melhor, mas também já foi muito mais lastimável) e atingiu a quarta colocação. O Brasil jogou ridiculamente (e me recuso a falar aqui do potencial dessa seleção) e se fodeu, justamente.
- Portugal não se rendeu, graças a Deus, ao estilo de jogo retranqueiro das outras seleções. E olha que o Felipão tem fama de formar zagueiros violentos. Por outro lado, está se mostrando como sendo uma Argentina Européia (como gosto de chamar) no melhor sentido da expressão. Estão jogando com manha, marra, ardilosamente, usando o árbitro, catimbeiros, e isso não é qualquer um que sabe fazer, e podem tornar-se ainda mais fortes sabendo fazer bom uso disso.
Continuem a criticar, mesmo nas vitórias, porque a perfeição exige chatice, e ser chato é algo que todo bom torcedor sabe fazer desde pequeno.
Abraços.

Anónimo disse...

Gostei, bakero.

Anónimo disse...

Bem escrito Pavão. É certo que ganhamos uns jogos com o Scolari (uns jogos, porque taças ainda não vi nenhumas), mas não é menos certo que a senda das vitórias só foi atngida quando começou a usar a base da equipa feita pelo Mourinho. Por isso é que ele nunca varia a equipa - o Mourinho não lhe liga a dizer para meter A ou tirar B...
O sargentão não tem agilidade mental para fazer uma alteração quando ela se impõe. Se o jogo corre bem, ganhamos, se corre mal, já foi. Perdemos o jogo com a França como perdemos a final do Euro 2004 com a Grécia e o jogo com a Alemanha foi mais do mesmo.
O Ricardo voltou ao seu melhor e frangou mais um - já estava preocupado, pensei que o rapaz andasse doente!

Anónimo disse...

Quem fala assim, não é gago!

Os podres apareceram no ultimo jogo do mundial para o clube do esterco scolari... vieram tarde, mas vieram a tempo.

Enfim... um selecionador apoiado pelo povao, essencialmente pela guerra com o FCPorto.

Roam-se de inveja animais! PAra o ano cá estamos rumo ao BI!!!!!!

FCPorto te amo!

Anónimo disse...

olá

muito bem douglas. aposto que não és do FCP, mas poderei estar bem enganado.

abraços

Anónimo disse...

Ó bakero!
Ainda andas por aqui?
Desaparece , vai comentar para os blogs e sites benfas, não és bem-vindo aqui, tem vergonha e desaparece! Desaparece! Desaparece!DESSAPPAARRECCEE!!!!.

Anónimo disse...

ó Joaquim Varela!
O que disse ao Bakero, aplica-se integralmente a ti. DEEESSSAAAPPPAAARRREEECCCEEE!!!!!!!Tem vergonha e DDDEEESSSAAAPPPAAARRREEECCCEEE!!!!.

Anónimo disse...

O Zidane foi o melhor jogador (bailarino) dos últimos 10 anos. Devia era ter acertado a cabeçada no corno italiano na tromba, para o deixar desfigurado. Era menos um sacana a chamar árabe ao pai(que foi treinador dos lagartos...lembram-se, Materazzi,que inclusive na altura chegou-se a falar na vinda do filho para central?).

Anónimo disse...

É, concordo com o Frei Morais na generalidade. Um 4º lugar num mundial não é nada mau. Nas meias finais estava a selecção anfitriã, um outsider (Portugal) e duas equipas adoradoras do cattenaccio. Enfim, é uma tática de m... para jogos de m... Quem fica a perder são os espectadores que pagam para ver espectáculo, o que não sucede. O mais engraçado é que os árbitros continuam a pactuar com estas táticas m... que só ajudam a destruir o futebol. Só gostaram aqueles que ganharam, porque de futebol aquilo não tem nada. Não é por acaso que o futsal tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos... é mais recente e às tantas não tem tanto mafioso lá misturado (ou ainda não lhe deitaram as unhas).

Só assisti aos jogos de Portugal porque tinha a emoção acrescida de ser o meu país. De resto, os jogos não foram grande coisa. O da Holanda foi excepcional. Dez faltas, nove cartões amarelos, enfim... o tal presidente da coisa que se chama FIFA a dizer que o árbitro não presta e nada se faz... é mau demais para ser verdade.

Contra a Inglaterra, deu-me um certo gozo ganhar-lhes. Sabe bem f* o juízo quando eles nos fizeram perder a meia-final em 1966. Talvez alguns não saibam, mas Portugal tinha ganho os jogos todos do seu grupo e os tinhosos dos ingleses não; por isso eles é que tinham de se deslocar ao estádio ond Portugal jogava; as bestas mudaram as regras (tal como o seu rei anormal que criou a igreja protestante, só para ter várias gajas e matá-las a seu bel-prazer) e obrigaram a selecção a fazer uma viagem de uma data de horas para jogar no dia seguinte. Mais uma vergonha da m* da FIFA.

Finalmente estive de acordo com o selecionador de PORTUGAL. No final do jogo com a Legião Estrangeira disse que o árbitro tinha estado muito bem, tinha cumprido às risca as instruções fornecidas. Foi um jogo de m* com um penalty muuuiiitoooo forçado e com uma equipa de m* que pode jogar muitíssimo mais a jogar na retranca. E o c* do arbitro a deixar. Ora porra!! Isto não é nada, é uma frustração de jogo para os adeptos e para os que assistem (salvo os chauvinistas dos franciús, hipócritas de m* que correm com os emigrantes, mas quando jogam bem futebol já os deixam ficar). E depois nem sei o que comentar quanto aos assobios ao Cristiano Ronaldo. Não sei o que o rapaz fez para o odiarem tanto, até criaram um site para anunciar que votassem contra ele.


Hoje gostava que as duas selecções perdessem mas como não era possível, ganhou talvez a mais tinhosa de todas. p.q.p as duas, pois não gostava de nenhuma. >:-P

(...ainda assim deu-me um certo gozo ver os chauvinistas muito tristonhos...)

Para terminar, é como o Mourinho disse antes de vencer a Liga dos Campeões: " esta competição não está feita para uma equipa portuguesa a vencer
". Ele conseguiu. Mas ele também é único... deve ser por isso que os ingleses de m* não o gramam.

Agora vou ao site dos gajos que não gramam o Cristiano Ronaldo insultá-los.

Anónimo disse...

Este mundial foi muito pobre, nao se viu futebol de grande qualidade, houve um jogo ou outro que foi agradavel, mas foi muito centrado no aspecto tactico, faltou magia.
Quanto a Scolari concordo com as criticas que se tem feito dele, so o acho bom no aspecto psicologico da equipa. De resto acho-o um jogador, joga com o povo portugues, mas depois diz no seu Pais que somos racistas. Joga com os jogadores dando-lhes credito total a quem o bajula, Maniche esteve quase a ser excluido inicialmente porque disse qualquer coisa que ele nao gostou e teve de pedir perdao.
Quanto a Vitor Baia, ja se falou muito, mas gostaria de salientar aqui, em comparacao, o que fez o treinador alemao com Oliver Khan, impos o o guarda redes que achou melhor, mas nao desrespeitou Khan, pondo-o inclusive na final, para lhe reconhecer o merito e dar-lhe a possibilidade de ter um fim digno de quem muito fez pela seleccao alema.
Baia merecia igual tratamento.
Dai a grande revolta pela injustica que a federacao lhe esta a fazer.

Anónimo disse...

Tudo como antes, no quartel em Abrantes... Ou seja, continuamos a ganhar 'carradas' de ... NADA !!

Mas fazem-se recepções apoteóticas... Bem ao estilo de Angola !!

Anónimo disse...

Ao anônimo:

Não, não sou portista. Na verdade sou brasileiro, torço pelo Clube de Regatas Vasco da Gama.

Anónimo disse...

Sou portista mas concordo com o Douglas. E mais vos digo que, é muito desagradável ver a incapacidade de dar a mão à palmatória. E até parece que o FCP do Mourinho não era uma equipa defensiva. Francamente!

Pavão disse...

Defensiva, a equipa do Mourinho? Com dois pontas de lança, dois médios ofensivos e um lateral muito ofensivo? Imagina... 5 jogadores vocacionados e com liberdade de atacar e era defensivo! Paulo Ferreira atacava muito. Deco e Maniche eram médios ofensivos, como eram o Aleinitchev e o Carlos Alberto, sendo que este às vezes era segundo ponta de lança. Depois na frente tinha sempre o Ninja, o Mac ou o Postiga. E isto para jogos mais perigosos, porque havia ainda a versão 433 onde jogava mais aberto ainda...

Cara Helena, dar a mão à palmatória é não dizer que o Mourinho era defensivo. Diga-me que ele obrigava os atacantes a defender, fazendo o pressing alto de forma a provocar o erro no adversário na zona defensiva dele. E diga-me que deixava por vezes o adversário controlar a bola para avançar mais no terreno e depois de lhe roubar lançava contra-ataques venenosos com o lançamentos geométricos do Maniche ou passes de génio do Deco para a corrida do Ninja. Mas isso, por mais defensivo que lhe queira chamar, é futebol do melhor que se jogou.

Mourinho é grande e tão cedo não haverá outro!

Anónimo disse...

Eis o motivo pelo qual estou indignado, por a nossa Selecção não ter ido mais longe no Mundial:
1º Ricardo - O melhor G.R. do mundo e arredores (não é verdade Schulári?), fica na história dos mundiais; pois defendeu,com luvas, 3 penaltis contra a selecção Inglesa.
2º Miguel - Um dos melhores laterais direitos do Mundo, daí o interesse de vários clubes de nomeada.
3º Ricardo Carvalho - Um dos melhores centrais do Mundo.Há dúvidas?
4º Fernando Meira - Um excelente central, fez um Mundial muito bom.
5º Nuno Valente - Um dos melhores defesas esquerdos da Europa (mesmo sem jogar durante largo período da época) um dos indespensáveis. Não é verdade Schulári?
6º Costinha - O indespensável (puxa-saco) do Schulári, mesmo não jogando e sem estar na melhor forma fisica.
7º Figo - O melhor jogador Português (outro puxa-saco), de todos os tempos. Dúvidas?
8º Maniche - Está entre os eleitos para o melhor do Mundial, palavras para que?
9º Pauleta - Este sim, o elo mais fraco (porque insistiu nele Schulári?). Adeus.
10º Deco - Um dos melhores jogadores do Mundo. Têm dúvidas?
11º Cristiano Ronaldo - O melhor jogador jovem do Mundo (não fossem os frequentes mergulhos), que pena.
12º Simão Sabrosa - Bom jogador, meio mundo atrás dele. Afinal para onde vaí? Inglaterra? Depois dos mergulhos do Cristiano, não sei não.
13º Petit - Bom jogador, azar no 2º golo da Alemanha.
14º Helder Postiga - Uma nulidade (nem sequer tem lugar no FCP), não entendo!
15º Ricardo Costa - Bom central, não comprometeu, a rever no futuro.
16º Nuno Gomes - Porque não jogou mais tempo? Estáva lesionado? Se
estáva, porque o convocou o Schulári?.
Sobre os outros convocados, não comento.
Somos uma das melhores Selecções do Mundo. Daí a minha frustração, pelo 4º lugar alcançado neste Mundial-2006. Agora independentemente das vossas cores clubisticas, estão ou não de acordo , srs. comentadores?

Francisco disse...

Para os idiotas lampiões qualquer lugar é bom,mesmo muito bom, mesmo que seja o 4º lugar, mesmo que seja o primeiro dos últimos, fora do pódio, mas o que é que isso interessa? Não foi assim, quando há três anos ganharam, sabe Deus como, a Taça de Portugal e proclamavam aos quatro ventos que eram os campeões da Taça? Para os famintos até o cheiro da comida
lhes enche a barriga!
Livre-nos Deus de um adepto como o Douglas.Vá destilar o seu anti-portismo indisfarçável para outro lado! Dispensamo-los bem-.

Anónimo disse...

Quando Portugal perdía com a França. o Scolas olhava para o banco e o que vía? Lixo!!!

Se ele pudesse jogar com o Cristiano à direita e o Quaresma à esquerda com o Hugo Almeida no centro, apoiado pelo Deco, porque não o fez?????

Ah! Já sei, nem todos estavam lá.

Anónimo disse...

Boa Francisco.. continua aí a comemorar seus titulozinhos portugueses do teu clube... continua com sua postura medíocre e análises ainda piores a respeito de uma seleção. Não posso exigir muito de ti, um que ainda não sabe o que é ganhar um mundial. Não me impota o seu clube, assim como não me importam outros quaisquer que não o meu, então não me venha com acusações esdrúxulas Não fiz, nesse tópico, qualquer comentário a respeito do FC Porto, então vá doer-se na casa do caralho que ganhas mais.
Insisto: Portugal fez uma boa Copa, e até merecia mais, mas ainda não é a melhor seleção do mundo. Além do mais, falta-lhes ainda (com todo o respeito, mas é verdade) exeriência. Quer queira quer não, são novos ainda nos mundiais, tendo participado apenas de 4 edições. Têm bons clubes, mas também não me lembro (posso estar enganado, mas é que realmente não me lembro, então, à vontade para criticar isso) de nenhum time português campeão do mundial interclubes.
Se servir de exemplo, temos por aqui um clube que talvez conheçam, o Corinthians (odeio esse clube) que possui muitos títulos nacionais, mas não consegue se sair bem em competições internacionais. Parece-me um pouco com a vossa seleção que, aesar do bom desempenho nos cameonatos europeus, não logra sair-se bem no Mundial. É aenas uma analogia que me passou agora, mas arece servir. Não é minha intenção denigrir a vossa seleção, muito pelo contrário, a tenho em excelente conta.

Francisco disse...

Você tem toda a razão, caro Douglas, quando afirma que em termos de selecção não sei o que é ganhar um campeonato do mundo.Se nem um campeonato da Europa fomos capazes de ganhar! Como não o conseguimos em 2004 nem em 2006,com as condições vantajosas de que dispusemos, não sei quando será!
Agora no que respeita a clubes, você, que até é adepto dum clube brasileiro com que simpatizo, anda muito mal informado. Para seu esclarecimento em relação a Taças Intercontinentais, por enquanto... já conquistámos duas, o que não é de desprezar! E para mais uma completa elucidação da sua parte, acrescento que o vosso endeusado seleccionador Scolari o pouco que conseguiu fazer fê-lo à custa de uma estrutura e de um naipe de jogadores forjados pelo José Mourinho no meu FCPORTO.
Já agora um conselho, uma vez que o seu passatempo é intervir num blog com o qual não se identifica ( deixe-me que lhe diga que quando o vejo por aqui me ocorre sempre uma saída de um seu conterrâneo meu amigo que, em situações esquisitas como são as suas intervenções, exclamava «não sei,não, camarada,mas aqui há gato»:
Porque é que você não se aperfeiçoa um pouco mais na escrita e no estilo, procurando a fluência que lhe falta. Quando se tem algo a comunicar aos outros deve fazê-lo com correcção e sem as aleivosias que escorrem da sua prosa confusa,mal explícita e cheia de erros e palavrões. Para escrever o que escreve talvez fosse melhor frequentar os blogs de outras cores que são useiros e vezeiros em utilizar essa linguagem de carroceiros, muitas vezes a coberto do anonimato que é a forma mais covarde de extravasar todo o ódio e todos os complexos de inferioridade.
Aí é que se encontra com a sua rapaziada. Força.Não se envergonhe.

Anónimo disse...

Faz força, amigo, ra tentar entender, mas não frite demais os miolos pra não impregnar o ambiente com o mau cheiro. Escrevo como me convém, e aqui não me parece, cabe dizer, um local desinado a intelectuais, não cabendo usar de escrita or demais elaborada, o que dificulta o entendimento de quem lê. Além do mais, sou brasileiro, e embora o dialeto varie um pouco, nunca tive problemas para me comunicar com outros de teu país. fica contente por eu ainda me dar ao trabalho de usar algumas palavras do seu vocabulário (muitas não coincidem com o daqui) no intuito de facilitar a comunicação entre mim e os outros que cá vêm. Mas se queres algo elaborado, procura leitura mais adequada: Sartre, Parsons, entre outros.
Outra coisa: não vejo motivos para me abster de aqui vir. Me agrada saber como outras pessoas encaram o futebol, principalmente pessoas de outros países, e Portugal torna a coisa mais interessante por, no final das contas, tratar-se do mesmo idioma, e por eu ter amigos portugueses (torcedores do Porto, Benfica, entre outros mais).
Peço desculas se te ofendi com a questão dos títulos mundiais. Apesar de ter sido minha intenção provocar-te naquele momento, não havia razão para tal, menos ainda quando eu deveria ter-me lembrado da minha simpatia pela seleção portuguesa. Não sou chegado a conflitos por motivos de futebol, e não intento começar agora. Sou mais adepto da colaboração no futebol. Inclusive, um amigo que ai nasceu e mora, viu, logo depois da derrota de Portugal frente a França, uma reportagem que mostrava os brasileiros aqui espalhados, vestindo as cores de sua bandeira, e chorando o infortúnio (e injustiça, na opinião da grande maioria dos brasileiros), e ficou comovido, segundo ele. E pensando nisso, peço-te desculpas se o ofendi, e tentarei ser menos agressivo em escritos posteriores. No entanto, ainda acho que sua reclamação quanto à escrita não procede.
Agradeço a correção quanto aos títulos por vocês conquistados, e realmente não são desprezíveis. Título algum, na minha opinião, é desprezível. Apesar de não me agradar (não é o vosso caso) os torneios interclubes da FIFA, mas isso é outra questão.
Fica assim então, por enquanto.

Anónimo disse...

Ó Douglas! Não vês que estás a mais neste blog? Desaparece vai comentar para outros que não sejam PORTISTAS. Tem vergonha e desaparece! DEEESSSAAAAPPPPAAARRREEECCCEEEE!

Anónimo disse...

Estou contente.
Estou contente porque até não fizemos má figura no mundial.
Estou contente porque vivo no estrangeiro, e como alguém disse aqui não é pela nossa performance política ou económica que temos orgulho de ser Portugueses.
Estou contente por o rezador à Nossa Senhora do Cara... bom não sei pronunciar-lhe o nome que os meus estudos de italiano ainda são precoces continuar na selecção, e sabem porquê?
Eu explico:
O saudoso Pedroto percebeu em boa hora que a paz no futebol português só pode ser podre e só beneficia o lisboismo. Por isso a declaração de guerra que muito bem foi seguida pelo P. Costa.
Depois de tudo o que o Porto ganhou nos últimos anos, a continuação da guerra contra o lisboismo carece de argumentos convinventes e é exactamente aí que a estupidez cabeçorrística nos presta um grande serviço ao pôr na selecção alguém que faz isso por nós.
Se eu fosse lisboista começava a pôr seriamente a questão de saber se por trás da escolha do AHG não andará subreptícia a mão do P. Costa.

Anónimo disse...

Muitas pessoas acham que fizemos o melhor mundial da historia..eu so vi 2 o de 98 em que nao participamos ( tambem por, culpa dos franceses...) e o de 2002 que foi uma grande vergonha!!!
Tambem vi o Euro2004 e as duas derrotas contra a superpotencia do futebol, a Grecia...
Eu vi os jogos de Portugal, assim como vi outros jogos..e nao gostei!!!
por isso irrta-me ver que fazem a festa com o 4° lugar e ainda querem que o Chcolari fique..
nao havera outros treinadores?? nao deve ser dificil encontrar treinadores com odio ao FCP....

Anónimo disse...

Dragão da Moita, aprende a dizer outra coisa e começo a pensar no teu caso.

Anónimo disse...

Ó Douglas, Vai-te e não voltes, não vês que não és bem-vindo aos blogs PORTISTAS, para provocares o FCP, vai comentar para outros Blogs e não estes. DESAPARECE!

Anónimo disse...

não me lembro de ter provocado o FCP em momento algum. Lê melhor os posts.

Anónimo disse...

Quando dizes, " titulozinhos portugueses do teu clube...", isto é um elogio???. Se não tens conhecimentos sobre o GRANDE FCP; porque vens para aqui comentar?.

Anónimo disse...

Nice! Where you get this guestbook? I want the same script.. Awesome content. thankyou.
»

Anónimo disse...

anonymous, vái pró c..., ok!

Apre disse...

Muito bem Pavão subscrevo integralmente a tua integridade.

Anónimo disse...

deve ser elogio, já que apreciam tanto os títulos de vosso clube a ponto de não se importarem com um 4º lugar no mundial..