sexta-feira, 3 de março de 2006

O caso DIEGO...

Diego tem sido relegado para a bancada pelo Co, por imposições tácticas.
O jogador não tem convencido todos os Portistas e é tema de debate entre nós.
Quanto a mim, sou um aficcionado do futebol de Diego e não consigo entender quem não consegue dar uma margem de manobra a um jogador que acaba de perfazer 21 anos apenas.
É que temos um treinador que dá todas as margens de manobra a Jorginho, apesar de este ter sucessivos jogos fracos, medíocres mesmo.
Temos um treinador que dá todas as margens de manobra a Ivanildo, apesar de este ter consecutivos jogos inconsequentes.
E temos um treinador que quando Diego jogava, por vezes muito bem, era a 1.ª opção para substituição. Que quando Diego jogou uma vez mal, foi mandado para a bancada nos jogos seguintes.
Relembro que no início da época tivemos grandes jogos com Diego, Ibson e Lucho no meio campo. Era um regalo ver o Porto jogar.
Aí, o treinador, precisava de um número 10 (tão desesperado andava que transformou Postiga em 10) e que depois de ver alguns minutos de Diego frente ao Espanhol, num jogo amigável no Dragão ficou logo convencido.
Agora o treinador já não precisa de um número 10 na equipa, apesar do meio campo completamente desorganizado que apresenta na construção de jogo.
Agora já não precisa do Diego. E alguns críticos que dizem? Que Diego ainda não mostrou o futebol de que vinha rotulado, etc, etc...
Mas este miúdo de 21 anos já mostrou o que era capaz. E em relação a ele, os críticos já não dizem que é um miúdo. Querem que ele seja o Deco das últimas épocas no Porto, esqucendo-se da transformação que ele teve de passar.
Atiram com as atoardas que a equipa é jovem e que Co está a criar uma equipa de futuro e "coerentemente" o Diego não serve porque não demonstrou nada, apesar dos seus 21 anos.
Diego não teve a possibilidade de jogar 10 jogos seguidos a titular, como outros têm e, muitas vezes, apesar de estar a realizar grandes exibições.
Mais, temos jogos em que após a saída do Diego, nunca mais chegamos à baliza do adversário, no entanto o rapaz não é o que pintavam dele.
E agora dizem que Diego deve estar calado. Ele está, o Pai é que não está e bem, no meu ponto de vista.
Se o filho tem um treinador que diz que não conta com ele no sistema táctico que (mal) adopta. Se diz que não precisa de um número 10. Se Diego sabe que até renovaram o contrato ao treinador, o que quer que ele faça? Que fique como um museu a dizer que quer ficar porque "ganha bem pra caramba"?
Claro que Diego, neste estado, quer sair para poder mostrar o seu futebol. É sinal que é um insatisfeito.
A verdade é que já vi Diego fazer grandes jogos quando jogava regularmente (com direito a ser o 1.ª substituido porque ninguém brilha mais que o Co) o que agora não o deixam.
E se tiverem que deixar sair o Diego, vai ser uma das maiores asneiras que irão ser cometidas no nosso Mágico Porto. Porque ele tem futebol e muito. É só dar-lhe tranquilidade e pô-lo a jogar regularmente como no início da época (que em 3 jogos consecutivos foi considerado "o melhor em campo", para quem não se recorde).
Mas como não sou eu que mando...

8 comentários:

Anónimo disse...

TENS TODA RAZÃO !! O texto ta simple e conclusivo, 5 estrelas.
Para mim, os 3 jogadores que preenchem o meio campo são: Assunçao, Lucho e DIEGO, que curiosamente foi com estes que o Porto praticou o melhor futebol de toda a epoca.

Pavão disse...

Só pergunto uma coisa. Quem foi o melhor jogador na última e desastrosa época do FC Porto? Quem era o "farol" que apesar de tudo guiava a equipa em campo? Uma coisa eu sei... Não era o Tulipa Negra!

Anónimo disse...

Digam-me uma coisa... Preferiam o Diego ou o Carlos Alberto? Eu digo: 1000 x o Carlos Alberto. Este sim, uma asneira mandá-lo embora. Agora o Diego?? Para mim é muito fraquinho. Sempre que pega na bola, ou espera pela falta ou vira o cu ao adversário. É um tipo lentinho lentinho a pensar... e para agravar as coisas tem tiques de vedeta!!!! Com a mania que era um craque no Brasil...O Deco aos 20 anos no Salgueiros já mostrava futebol por todos os lados. Por mim pode ir.

Anónimo disse...

"Diego, em contrapartida, só esta temporada já foi utilizado em 19 jogos, sete dos quais completos e 12 dos quais como titular. Ao todo, esteve em campo 1279 minutos. Ora, quem já jogou durante um pouco mais de 21 horas dificilmente se pode queixar de falta de oportunidades para se afirmar na equipa ou para crescer no futebol europeu. A verdade é que Diego não tem correspondido às enormes expectativas que o clube depositou na sua contratação para suceder a Deco no meio-campo portista. A fase de adaptação ao futebol português já passou, os problemas físicos que marcaram o início da temporada também e, apesar disso, Diego nunca se afirmou como indispensável. Em vez de reclamar a titularidade como um direito de berço defendido com unhas e dentes pelo pai, Diego devia tratar de a reclamar com futebol. O mais provável é que volte a ter oportunidades de o fazer e o melhor é que as aguarre. Até para poder escolher para onde vai, se continuar tão determinado a sair. "
Jorge Maia "O Jogo"

Anónimo disse...

Concordo com tudo, é um escandalo o Diego não ter lugar nesta equipa, vê-se que falta um 10 de raiz.

Aníbal Letra disse...

Diego tem lugar é no Ramaldense!!!! Alguém já viu o Diego fazer dois jogos seguindos em condições??? Ainda por cima está armado em estrela de Hollywood??? Quer saír?? Faça o favor... logo que o carcanhol cante no banco!!!! Diego não sabe jogar sem bola, não se desmarca, não defende, é um jogador fraco tacticamente!!! Só quem não percebe de futebol pode idolatrar quem só tem uma imagem a defender. O Diego ainda não tem pedal para isto... pode vir a ter mas ainda não tem. Ou tem paciência e baixa o mocho no banco ou não vai dar na vida!

Anónimo disse...

O Dieguinho que cresça, o FCPorto é para homens e não para canalha.

Anónimo disse...

Olá...meu nome é Guilherme, sou brasileiro e torço para o Corinthians.. o time do Carlos Alberto e um dos maiores rivais do Santos, ex-time do Diego. Não tenho acompanhado muito os jogos do campeonato português, confesso que assistia muito mais no ano passado, mas é estranho ler algumas criticas sobre o Diego, pois mesmo ele sendo um "carrasco" do Corinthians junto com o Robinho (hoje no Real Madrid), tinha que admitir que ele é um ótimo jogador..Ele era mesmo muito "estrela" desde os 17 anos, quando surgiu, mas não se intimidava e sempre se mostrou um ótimo jogador..Já sobre o Carlos Alberto, a torcida do Corinthians não tem muito o que comemorar..desde que voltou ao Brasil, ainda não mostrou todo futebol que tem, com exceção de algumas partidas, mas hoje ele é reserva do Roger e Ricardinho e disputa a posição de "3ª opção" com o jovem Rosinei (que saiu das categorias menores do Corinthians)... Pena que não sou dirigente, mas poderia propor uma troca entre Carlos Alberto e Diego, o que acham?!?!

Saudações