terça-feira, 21 de março de 2006

Tudo isto é verdade... Mas...

In "O Jogo"
"Co Adriaanse é um treinador sem títulos. A ligeireza do currículo do técnico holandês do FC Porto tem sido sublinhada com alguma frequência, normalmente para questionar a sua escolha para orientar a equipa numa fase de transição, como a que esta temporada representa. Ora, ainda que a liderança isolada no campeonato e a presença nas meias-finais da Taça de Portugal certifiquem, para lá de qualquer dúvida razoável, a qualidade do trabalho realizado pelo treinador dos portistas, a verdade é que Adriaanse ainda não ganhou nada. Aliás, o jogo de amanhã representa uma excelente oportunidade para o holandês atingir a primeira final da sua carreira como técnico.

Esta é a segunda vez que Adriaanse vai disputar o acesso a uma final num jogo com o Sporting. Na última temporada, recorde-se, o holandês era o treinador do AZ Alkmaar, equipa que discutiu as "meias" da Taça UEFA com os sportinguistas. Depois de perder em Alvalade por 2-1, o AZ Alkmaar levou a eliminatória para o prolongamento e chegou até a estar em vantagem no marcador, mas acabou eliminado por um golo de Miguel Garcia, já em período de descontos. Co Adriaanse esteve literalmente a segundos de garantir a presença na sua primeira final, mas acabou eliminado.

Ao longo da carreira no futebol holandês, Adriaanse nunca conseguiu assegurar o acesso a uma final, nem a nível interno, nem nas competições europeias. O mais próximo que esteve de o conseguir foi ao serviço do Willem II, durante a temporada de 1999/2000, quando foi eliminado nos quartos-de-final da Taça da Holanda. É verdade que o Ajax venceria essa mesma prova em 2001/02, temporada em que Co Adriaanse foi o primeiro treinador da equipa de Amesterdão, mas na altura em que se disputou a final já era Ronald Koeman quem a orientava.

Nas competições europeias, a eliminatória disputada representa o momento mais alto da carreira do treinador holandês, que nunca antes tinha estado tão perto de atingir uma final. Três vezes afastado da Taça UEFA na segunda eliminatória e uma vez eliminado da Liga dos Campeões na primeira fase de grupos é o registo do treinador portista que, até por isso, deverá querer agarrar com as duas mãos a oportunidade que tem amanhã de atingir a primeira grande final da sua carreira.
"

É verdade, mas amanhã terá que deixar de ser.
A Co Adriansse foi-lhe dado pelo sorteio a possibilidade de demonstrar que é capaz de ganhar nos jogos grandes.
E nesta altura não há hipótese nem desculpa nenhuma para falhar.
Acredito que desta vez é de vez e que vamos derrubar os Lagartos.
Assim espero e acredito e por isso pelo:
Mr Co, por favor, não me desiluda mais uma vez...

1 comentário:

Anónimo disse...

tal como tu critico várias das opções tomadas ao longo da época pelo senhor Co, mas visto que ultimamente tem estado a cumprir há que lhe dar o beneficio da duvida.

Força Porto
Saudações Azuis e Brancas