sexta-feira, 10 de março de 2006

Bem me parecia

Venham-me lá com o politicamente correcto do “É Portugal, somos todos portugueses…” o tanas. Quantos deles é que torcem pelo Porto, seja em que competição for? Quantos não terão ficado amuados com as vitórias do Porto nas competições europeias? E mundiais? Quantos não davam um dedo para que o Porto não tivesse sido derrotado em todas elas? Quantos não usam aqueles cachecóis que em vez de enaltecerem o próprio clube dizem mal dos outros? Então não me venham dizer que eu não sou patriota, que é Portugal que está em causa e blá, blá, blá. Não é Portugal que está em causa! É uma cambada de brasileiros, um treinador holandês, e mais uns que apareceram lá para ver a bola. Portugal é a selecção e eu cá não sou capaz de torcer por gajos vermelhos e pronto. Não há nada a fazer. Lembro-me de ter tentado, nos idos anos de ... sei lá, num célebre jogo contra o PSV. Eu e o meu irmão (lagarto). Combinámos que íamos torcer pelo Benfica (até me custa escrever isto), afinal era Portugal e tal e couves. O jogo começa e à medida que se vai desenrolando desistimos, já estávamos a gritar mesmo pelo PSV e não havia nada a fazer. Dessa vez tivemos sorte. E claro que nunca mais tentei torcer por quem não consigo. Vai contra a minha natureza. E a favor daqueles gajos sou absolutamente incapaz de torcer.

Ontem lá tiraram os cacheóis da naftalina e é vê-los ainda todos orgulhosos pela rua e com os cachecóis espetados nos vidros do carro (e até na porcaria dos biombos do open space aqui mesmo no trabalho, arghhhhh) . Foi uma proeza comparável às vitórias contra o Porto certamente, fizeram a mesma festa. Então se for com um golo telecomandado melhor ainda. Mas terá sido assim um feito assim tão grande e eu não dei por isso? Ganharam alguma coisa? Passar dos oitavos de final dá direito a alguma taça, a alguma medalha, por acaso? Se dá, digam-me por favor porque eu desconheço. É que eu pensei que este tipo de comemorações fazia sentido quando se ganha efectivamente alguma coisa, no mínimo quando se vai à final que nos dará a possibilidade de ganhar alguma coisa. E a essa duvido que cheguem. O próprio treinador não estava à espera disto, é preciso dizer mais?? E espero que não cheguem mesmo mais longe senão ninguém os atura. É que isto de ser portista em Lisboa, nascida e criada em Lisboa tem muito que se lhe diga e às vezes só me apetece gritar: "Deixem-me em paz!!!!!" Vamos mas é deixá-los continuar a viver do passado com as emoções das taças dos anos 60 quando ainda nenhum de nós tinha nascido. Deixem-nos viver à sombra do Eusébio por muitos e bons anos, de preferência eternamente.

E que raio é que o homem queria dizer com aquela frase sublime:

"Porque nós somos intérpretes daquilo que nós pensamos que eles pensam..." é impressão minha ou está completamente xéxé?? Alguém traduza, por favor.

Ps.1 Sempre simpatizei com o Barcelona, é a minha cidade favorita, já estive dentro do estádio que é lindo... escusado será dizer que agora ainda simpatizo mais!

Ps.2 Desculpem o bater na mesma tecla mas estava com esta atravessada. E agora, concentremo-nos em Setúbal.

10 comentários:

Anónimo disse...

DEUS NAO DORME MESMO!!! Agora eh que se vai reeditar o magico 7-1 de ha uns anos atras.

Estou farto de ouvir a porra dos benfas.

O H3N1 que nao durma hoje.

Anónimo disse...

Vamos ver a Orquestra Sinfónica de Barcelona contra o grupo de Zés Pereiras da 2ª Circular. Lá barulho fazem, e muito. Quanto a música... te-la-emos, mas em Catalão.

Anónimo disse...

Susana: se é para bater no benfas, não tens que pedir desculpa!!!

.:GM:. disse...

Hoje à noite lá estarei em Setubal a torcer pelo grande Porto.

Relativamente ao Benfim3rd4, ontem só apetecia andar de caçadeira de canos serrados na rua...

O Dragao disse...

Bem vinda Susana, já estavamos com saudades tuas...

Anónimo disse...

o porto é uma m&R#4

Anónimo disse...

Assino por baixo o teu Ps1. Já estive no complexo desportivo do Barcelona e realmente tal como dizem os culés, aquilo é muito mais que um clube. Obviamente que para nós esta eliminatória contra os vermelhos da 2ª circular é como um jogo contra o Real Madrid, para um adepto do Barça. É para ganhar e mais nada. E já agora quanto à questão do apoiar o SLB por patriotismo, é uma parolice saloia, porque ninguém é obrigado a apoiar um clube com o qual se tem uma rivalidade histórica de décadas, só porque é do mesmo país. Perguntem a um adepto do Barça se apoia o R. Madrid na CL, ou a um adepto do Manchester se apoiou o Liverpool, por exemplo na quarta-feira. A resposta é: Nem mortos.

Anónimo disse...

kinkas.. foi 7-0! levaram 7-0 em vigo..abraço

Anónimo disse...

nasceste em lisboa...foste criada em lisboa...e vives em lisboa e claro és da adeptos do FCP...faz todo o sentido... eu qualquer dia tb viro adepto paí dos glasgow rangers ou do Ajax...

JFFR disse...

Susana, eu percebo-te.