domingo, 9 de dezembro de 2012

Jogo 21 - FC Porto, 1 x Moreirense, 0 - Tudo muito fraquinho...

Imagem FC Porto
Este foi um dos piores jogos da época. Sem velocidade, sem garra, com imensos passes falhados, muita distancia entre as linhas da equipa e sem qualquer imaginação para ultrapassar o autocarro do Moreirense.

Valeu o golo providencial de Jackson, aos 71 minutos, quando eu - e muitos mais... - já começávamos a ver a coisa muito mal parada... Golo que surgiu de um dos 17 cantos que favoreceram o FC Porto e que foi o único onde o FC Porto criou perigo - é impressionante como desperdiçámos os cantos em jogadas inconsequentes e sem qualquer perigo.

Este é o FC Porto dos piores dias de VP da época passada. Que foi, em abono da verdade, a época quase toda. O que me leva a perguntar se o FC Porto que vimos a espaços este ano foi uma excepção ou foi um FC Porto mais maduro e evoluído fruto também de uma evolução do treinador. E inclino-me mais para a primeira opção do que para a segunda, lamentavelmente!

No jogo de ontem viu-se também outra coisa: a falta de opções no meio campo. Com apenas 5 jogadores de origem, ontem com um lesionado e outro castigado, jogaram os 3 sobrantes. E quando Lucho sai ao intervalo lesionado, VP (e nós...) olhamos para o banco e quem está lá para o meio campo? NINGUÉM! O que me leva também a questionar se o Tózé ou o Sérgio Oliveira (da equipa B) não seriam melhores do que não ter lá nenhum. O que me volta a fazer a pergunta: afinal, para que serve a equipa B? Quando se iniciou a época, assumiu-se que o plantel mais curto poderia ser compensado com a presença dos jovens B's quando necessário. Pois bem, até ao momento, nada... na falta de centro-campistas, nenhum é chamado. Na falta de uma alternativa a Jackson, não chamam Delatorre ou Vio - e para ser sincero, acho que qualquer um deles é melhor e mais eficaz que Kléber.

Enfim, que venham as férias de Natal depressa e que janeiro sirva para fazer os ajustes necessários ao plantel -  um médio e um ponta de lança, é o que precisamos para tornar a equipa mais competitiva. Assim, de repente, penso que o regresso do Paulo Machado e alguém como o Manucho (angolano do R.Valladolid e que passou pela formação do M.United) poderiam trazer mais competitividade à equipa e dar alternativas de jogo ao treinador (não é que ele saiba lá muito bem o que fazer com elas...) e tranquilizar um pouco mais os adeptos.


FICHA DE JOGO

FC Porto-Moreirense, 1-0
Liga, 11.ª jornada
8 de Dezembro de 2012
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.610 espectadores

Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Assistentes: João Santos e Ludovico Santos
Quarto árbitro: João Lamares

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, Lucho (cap.) e João Moutinho; James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Lucho por Kelvin (46m), Varela por Kleber (57m) e James por Atsu (90m)
Não utilizados: Fabiano, Iturbe, Miguel Lopes e Abdoulaye
Treinador: Vítor Pereira

MOREIRENSE: Ricardo Ribeiro; Paulinho, Ricardo Fernandes, Anilton e Augusto; Júlio César e Filipe Gonçalves (cap.); Pablo Olivera, Pintassilgo e Fábio Espinho; Ghilas
Substituições: Pablo Olivera por Wagner (73m), Pintassilgo por Castro (78m) e Júlio César por Renatinho (83m)
Não utilizados: Ricardo Andrade, Ricardo Pessoa, Rafael Lopes e Diego Gaúcho
Treinador: Jorge Casquilha

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Jackson Martínez (71m)
Cartão amarelo: Filipe Gonçalves (52m), Alex Sandro (62m), Mangala (77m), Fábio Espinho (85m)


PONTO DE SITUAÇÃO
16 vitórias, 3 empates, 2 derrotas
43 golos marcados, 12 sofridos
1 título conquistado, 1 título perdido, 3 títulos em disputa

Sem comentários: